rede ex aequo

Olá Visitante05.mar.2021, 20:00:51

Autor Tópico: Masculinidade & Efeminidade  (Lida 8831 vezes)

Masculinidade & Efeminidade

Offline Imaterial

• Membro Sénior
  • Género: Masculino
  • Go ask Alice, I think she'll know
Eh, só mudei para "efeminado" porque o fórum censura "bicha" e torna-se chato no fim, continuo a achar que a discriminação é real, que este tópico iniciou num tom que me soou menos positivo e até foi entretanto criado um tópico que exemplifica muito do que eu disse chamado algo tipo "as opiniões do cláudio ramos" (e não me refiro apenas à opinião do próprio cláudio).

Concordo com algumas coisas que disseste, nomeadamente a semântica de "discriminação" estar a misturar-se entre "exclusão" e "escolha" no tópico, e toda a cena de sermos sinceros com os outros.

De resto, o foreveralone não tem porque se sentir discriminado, ninguém lhe retirou o direito a uma opinião, apenas foi comentado que parte da forma como se expressou podia passar facilmente ofender/inibir terceiros. Já disse e volto a dizer, durmam com quem queiram mas se possível distingam entre "não me atrais fisicamente/não estou interessado" de "és mesmo irritante e pareces uma gaja" porque há formas menos agressivas de se ser sincero.
    It all starts when you sink into his arms and ends with your arms on his sink

Cardo

• Visitante
    Ser feminino não significa sequer que se seja homossexual. Não percebo a associação.

V24

• Visitante
      Não suporto mulheres masculinas. Podem sê-lo se quiserem. Para além de que algumas acham-se superiores à lésbica/bi feminina e tentam impor-se ou desvalorizar a feminilidade. O que é uma atitude profundamente misógina que não se entende em que sente atracção por mulheres.
      Desiludi-me imenso com o meio LGBT. Parece que são raras as mulheres bonitas e femininas nesses meio. É triste.
      Por outro lado, respeito profundamente a coerência do indíviduo transgénero que com coragem efectua a transição. Isso é de louvar e lógico.
      « Última modificação: 11 de Agosto de 2014 por Sakura-Ch4n »

Offline T-Rex

• Associad@
        • Membro Ultra
        • Hakuna Batata!
          • Um gajo trans a falar de cenas
        Ahhh.., o que é que a transexualidade tem a ver com isto? (Digo transexualidade em vez de transgenerismo porque foi referida uma transição, que é algo mais especifico da transexualidade mas não necessariamente do transgenerismo). Expressão de género =\= identidade de género. Podem haver homens trans efeminados e mulheres trans masculinas.

Em relação ao resto do tópico, não entendo a hostilidade às chamadas "b*****" ou "camionas". Okay, podem não ser o tipo de pessoa com que se dão melhor, mas dai a criar generalizações e mais estereótipos dentro da população LGBT... Epah, não. E ainda: se os homofóbicos pegam nas bichas e nas camionas para  continuarem a ser homofobicos, a culpa é apenas dos homofóbicos, não das bichas ou camionas. Cada um é como é, não faz sentido nenhum estar a impor modelos de comportamento.

Majad

• Visitante
        Eu acho mas é que todas as pessoas deviam de se deixar afetar tanto pelo comportamento dos outros.

Não faz sentido absolutamente nenhum estar a perpetuar esteriótipos, sejam quais eles forem, especialmente quando quem os perpétua são pessoas da comunidade LGBT (incluindo simpatizantes).

É um bocado triste, de facto, ver alguns posts neste tópico.

Offline Imaterial

• Membro Sénior
          Obrigado por colocares em palavras os meus pensamentos, Safir

Offline nevertoolatetobehappy

• Associad@ Honorári@
            • Membro Elite
            • Be yourself. Be happy. Be nice.
              • Tiny Ripple Hope
            Como já emiti uma opinião semelhante sobre a masculinidade e feminidade no tópico do Cláudio Ramos, vou ser muito breve:

A masculinidade e feminidade de que aqui falamos estão relacionados com expressão de género e como tal acho que seria bom distinguirmos esta da orientação sexual, pois são questões diferentes: não são apenas os LGBT que escolhem estar ou não com alguém em função da maneira de falar, andar, vestir, etc, mas também pessoas com outras orientações sexuais. Relativamente aos rótulos (ex: b****) que existem na sociedade para categorizar formas de expressão de género, são a meu ver de evitar, pois regra geral são negativos e julgam pessoas indiscriminadamente (ou seja, categorizam alguém em função de estereótipos, segmentando a própria comunidade LGBT e frequentemente são olhados pelas pessoas como uma fraqueza ou algo cómico).

Cada um de nós, a nível físico, sente-se atraído por pessoas em função não só do corpo em si mas também pela expressão corporal, e não vejo porque razão nos devemos sentir mal porque gostamos mais de alguém que é mais masculino ou feminino... O problema surge em querermos impor a nossa visão do que é atraente às outras pessoas, pedir-lhes para não terem uma expressão de género da qual não gostamos, ou seja, em suma, não aceitarmos diferentes formas de expressão de género, generalizarmos e até às vezes construirmos uma visão do perfil psicológico e emocional da pessoa em função da expressão de género.

Por isso para mim é simples: aceitem e valorizem a diferença.
            « Última modificação: 2 de Agosto de 2014 por nevertoolatetobehappy »
              "Our deepest fear is not that we are inadequate. Our deepest fear is that we are powerful beyond measure. It is our light not our darkness that most frightens us."

V24

• Visitante
              Podem atacar a minha opinião se assim o desejarem. Não deixo de dizer o que penso, mesmo que me virem a cara ou me contraponham com mais ou menos agressividade.
              O que digo nasceu da minha experiência. Eu já fui discriminada por não ter "ar de lésbica" e ouvi isso da boca de pessoas lgbt que me eram chegadas. Por isso...não presumam que falo sem fundamento. Sei bem o que digo.
              As lésbicas masculinas é que são reprimidas? Tenham dó s.f.f.
              A mulher feminina não é fraca nem passiva. É mais forte pois vive em plenitude as qualidades do seu género.
              E com isto fiquem para já com o meu boa noite...

Offline Imaterial

• Membro Sénior
                A tua experiência = todas as lésbicas do mundo. Modesta.

Offline T-Rex

• Associad@
                  • Membro Ultra
                  • Hakuna Batata!
                  As mulheres masculinas são reprimidas, assim como os homens femininos. Qualquer pessoa que fuja aos papéis de género que lhes são enforçados é reprimida pela sociedade. Por acaso, a minha experiência diz-me o contrário do que a V24 reporta: conheço muitas mais lésbicas femininas do que masculinas, e as femininas apresentam mais tendência para se acharem "melhores" porque são "mulheres a sério" e não andam aí a "perpetuar estereótipos" (portanto, a mesma coisa pelo que passam os homens femininos) (não estou com isto a dizer que as lésbicas femininas são preconceituosas, eu nao conheço todas para poder afirmar uma coisa dessas :P )

"É mais forte pois vive em plenitude as qualidades do seu género." » em que sentido é que isto torna alguém mais forte? Não serão as mulheres masculinas mais fortes por terem de ir contra tudo o que a sociedade lhes impõe? (incluindo pessoas dentro da própria população LGBT) E que "qualidades do seu género" são essas? Porquê estar a jugar as pessoas com base nos papéis de género sociais/artificiais, e não no conteúdo da pessoa?

Offline algumacena

• *
                  • Novo Membro
                  • Género: Feminino
                  • 20 anos, margem sul
                  Não suporto mulheres masculinas. Podem sê-lo se quiserem. Para além de que algumas acham-se superiores à lésbica/bi feminina e tentam impor-se ou desvalorizar a feminilidade. O que é uma atitude profundamente misógina que não se entende em que sente atracção por mulheres.
                  Desiludi-me imenso com o meio LGBT. Parece que são raras as mulheres bonitas e femininas nesses meio. É triste.
                  Por outro lado, respeito profundamente a coerência do indíviduo transgénero que com coragem efectua a transição. Isso é de louvar e lógico.
                  same

Sent from my GT-S6802 using Tapatalk 2

Offline algumacena

• *
                    • Novo Membro
                    • 20 anos, margem sul
                    Só estiveste mal na parte do "(..) longe de mim". Também não acho nada atractivo raparigas masculinas, porque para isso estou com rapazes, no entanto, são pessoas, ainda que não seja o tipo de raparigas com que venha a ter uma relacção amorosa.. se houver respeito será mútuo e posso sempre estabelecer uma relacção até a nivel de amizade.

Offline T-Rex

• Associad@
                      • Membro Ultra
                      • Hakuna Batata!
                      Também não acho nada atractivo raparigas masculinas, porque para isso estou com rapazes,

Porque é que uma rapariga masculina é equivalente a um rapaz? É uma lésbica que gosta de raparigas masculinas "menos lésbica"?

Eu entendo que as pessoas tenha os seus gostos. Okay, se as raparigas masculinas não te atraem, não te atraem, nada de errado nisso. Mas não deslegitimes o género delas, uma rapariga masculina não é um rapaz (assim como um rapaz feminino não é uma mulher)

Offline algumacena

• *
                      • Novo Membro
                      • 20 anos, margem sul
                      A masculinidade só me atrai nos rapazes, por isso para estar com alguém que a tenha estou com rapazes. (sou bi) Não quis descriminar ninguem de maneira nenhuma. Percebo que isto seja um assunto delicado, que raparigas masculinas venham argumentar e defender se deste mesmo, mas isto é a minha opiniao, nao um ataque. Mantenho assim a minha opinião. Cada um é livre de ser como é e dos seus gostos. Há que respeitar. Relaxem mais.

Offline T-Rex

• Associad@
                        • Membro Ultra
                        • Hakuna Batata!
                        A masculinidade só me atrai nos rapazes, por isso para estar com alguém que a tenha estou com rapazes. (sou bi) Não quis descriminar ninguem de maneira nenhuma. Percebo que isto seja um assunto delicado, que raparigas masculinas venham argumentar e defender se deste mesmo, mas isto é a minha opiniao, nao um ataque. Mantenho assim a minha opinião. Cada um é livre de ser como é e dos seus gostos. Há que respeitar. Relaxem mais.

Oi? Eu não sugeri que tu estivesses a atacar ninguém, e muito menos sugeri que as pessoas não fossem livres de ter os seus gostos (aliás, até o explicitei no meu último post). Só questionei essa ideia de que que as raparigas masculinas são equivalentes a rapazes. Estar a por em causa o género de uma pessoa por causa da sua expressão é algo que me mete imensa comichão e que chega a roçar a transfobia e o sexismo.

Ninguém devia estar aqui a defender a sua expressão, seja feminina ou masculina, mas para isso era preciso que ninguém atacasse/rotulasse/estereotipasse outras pessoas pela sua expressão. Todxs temos o direito de ser como somos.

Offline algumacena

• *
                        • Novo Membro
                        • 20 anos, margem sul
                        Da te comichao? Hm..Tens que ver disso entao. Pois a minha opiniao mantem se. Nao sejam hipocritas, se existem diferenças existem, nao é questao de rotular, o tema deste assunto é bem explicito, acho. A minha opiniao foi expressada e bem, so a leva para o lado ofensivo quem se inferioriza. Se eu so me sinto atraida por rapazes masculinos ou raparigas femininas.. Sao gostos! Nao desrespeito as pessoas por dizer que nao me sinto atraida por elas, acho. E para finalizar, conheço tantas raparigas masculinas que só andam com raparigas femininas e só se sentem atraidas por raparigas femininas.. Bem, sendo assim, sao contra si mesmas nao? Humm..

Offline T-Rex

• Associad@
                          • Membro Ultra
                          • Hakuna Batata!
                          Acho que não estás a perceber o meu ponto. Eu não acho que haja mal em gostar de raparigas "assim" ou rapazes "assado" - gostos são gostos, não é isso que eu estou a debater. O que estou a debater é essa ideia de que "para ser rapariga tens de ser "assim", se és diferente mais valia seres um rapaz" - que é a ideia que está implícita quando dizes "para estar com uma rapariga masculina prefiro estar com um rapaz". Porque não dizer apenas como disseste no teu post anterior? "Se eu so me sinto atraida por rapazes masculinos ou raparigas femininas.. Sao gostos" » okay, nada contra, não vejo problema nenhum nisto. Eu próprio sinto-me da mesma forma (também sou bi, e também tenho tendência a gostar mais de masculinidade nos homens e feminilidade nas mulheres - embora hajam muitas exceções :P )

Agora, estar a por em causa o género de alguém, isso já não são gostos - é transfobia. E estar a dizer que as raparigas masculinas são "rudes, pouco polidas, etc" também não são gostos, são estereótipos e é algo terrível de se dizer, principalmente num fórum supostamente de apoio às pessoas LGBT.

Cada um gosta do que gosta, não faz sentido nenhum estar a impôr gostos só porque seria o "politicamente correto" - isso é uma parvoíce. Mas também não faz sentido nenhum estar a denegrir as pessoas um bocado mais transgéneras ("as raparigas masculinas são rudes, os rapazes efeminados só querem atenção", etc) só porque nao nos sentimos atraídxs por essas pessoas.

Offline algumacena

• *
                          • Novo Membro
                          • 20 anos, margem sul
                          Estás bem? Os teus argumentos não têm fundamento em nada do que eu disse. Esta conversa já perdeu o sentido lool.. Quer dizer perdes a razão e vais buscar coisas que eu nem disse? Tem piada. Um chazinho para relaxarem mais e arranjarem menos confusoes sff

Offline T-Rex

• Associad@
                            • Membro Ultra
                            • Hakuna Batata!
                            Estás bem? Os teus argumentos não têm fundamento em nada do que eu disse. Esta conversa já perdeu o sentido lool.. Quer dizer perdes a razão e vais buscar coisas que eu nem disse? Tem piada. Um chazinho para relaxarem mais e arranjarem menos confusoes sff

eu não estava a responder apenas a ti, estava a responder ao que se tem dito no tópico em geral ;) (fiz referência a outro post que não foste tu a escrever, mas subscreveste). Não sei bem em que sentido é que consideras que "perdi a razão", se quiseres elaborar, força.

Offline Dami

• Membro Sénior
                            O que eu penso em relação ao "para estar com um rapaz efeminado, mais vale estar com uma mulher", ou vice-versa, é que as pessoas apesar de colocarem as coisas em termos menos corretos, pensam da seguinte forma: "bem, se procuro masculinidade, prefiro encontrá-la em um rapaz", e não no sentido de pôr em causa o género de alguém ou dizer que as lésbicas masculinas são menos ou mais que as femininas por não se enquadrarem nos nossos padrões mentais ou de atração, como tentam fazer parecer. Até há casos em que há raparigas que são lésbicas mas que não apreciam a masculinidade em homens nem a feminidade em mulheres.
                            Mas também não faz sentido nenhum estar a denegrir as pessoas um bocado mais transgéneras ("as raparigas masculinas são rudes, os rapazes efeminados só querem atenção", etc) só porque nao nos sentimos atraídxs por essas pessoas.
                            Neste caso, concordo contigo, mas também temos de concordar com o seguinte, embora não sejam todos iguais, a maioria, por norma, faz a diferença. Isso depois depende da mentalidade de cada um, feliz ou infelizmente não podemos exigir que todos tenhamos a mesma capacidade de compreensão.

O ser humano é muito complexo para ser rotulado.
                            « Última modificação: 2 de Agosto de 2014 por Dami »

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                              Morangos com Açúcar & temática LGBT

Iniciado por girl_lx « 1 2 ... 42 43 » Geral

844 Respostas
                              181431 Visualizações
                              Última mensagem 23 de Agosto de 2013
                              por Blackdi
                              673 Respostas
                              180832 Visualizações
                              Última mensagem 23 de Maio de 2013
                              por Cardo
                              "Will & Grace"

Iniciado por Zombie « 1 2 ... 7 8 » Séries