rede ex aequo

Olá Visitante09.jul.2020, 19:25:26

Autor Tópico: pedido de ajuda- preciso de companhia  (Lida 1619 vezes)

pedido de ajuda- preciso de companhia

Anthe

• Visitante
olá a todos, eu sou um rapaz de 26 anos pansexual a viver em braga, e apesar de cá viver há 1 ano e meio, mal consegui fazer amigos. não tenho ninguém com quem pasar tempo e estou com cada vez mais solidão devido a tal. a minha única companhia sao os meus 3 colegas de quarto, que estão quase sempre no seu canto da casa e mal tenho chances de passar tempo com eles. fazem ideia onde eu possa encontrar alguém com quem passar tempo nem que seja uma ou duas vezes por semana? obrigado por tudo.

Sent from my W100 using Tapatalk

Offline Bezier

• *
    • Novo Membro
    • Género: Masculino
    Olá Anthe,
    Não conheço nada de Braga por isso não te posso sugerir locais. Mas participares por aqui no forum já é um bom começo. Existe uma secção do forum especificamente para Braga onde podes contactar com mais gente dessa zona: https://www.rea.pt/forum/index.php?board=28.0
    Não desanimes, participa e vais ver que eventualmente vais acabar por conhecer algumas pessoas  ;)

Offline nevertoolatetobehappy

• Associad@ Honorári@
      • Membro Elite
      • Be yourself. Be happy. Be nice.
        • Tiny Ripple Hope
      olá a todos, eu sou um rapaz de 26 anos pansexual a viver em braga, e apesar de cá viver há 1 ano e meio, mal consegui fazer amigos. não tenho ninguém com quem pasar tempo e estou com cada vez mais solidão devido a tal. a minha única companhia sao os meus 3 colegas de quarto, que estão quase sempre no seu canto da casa e mal tenho chances de passar tempo com eles. fazem ideia onde eu possa encontrar alguém com quem passar tempo nem que seja uma ou duas vezes por semana? obrigado por tudo.

Sent from my W100 using Tapatalk

Olá Anthe,

Estive a ler atentamente o que escreveste e apesar de não ter formação académica nem experiência profissional na área de psicologia, vou tentar usar a minha experiência enquanto voluntário da rede ex aequo como daquilo que aprendi na minha vida, para te tentar ajudar.

Felicito-te por teres dado este passo de pedir ajuda, que em si já é um grande passo! Pedir ajuda aos nossos amigos, familiares ou profissionais, não é um sinal de fraqueza ou de que és "maluquinho": é sinal de que reconheceste que o problema não está a resolver-se e que queres mudanças.

Gostaria de fazer uma pergunta: acreditas que seres pansexual está a ter impacto na tua incapacidade de fazeres amigos, ou que ao invés é um problema distinto e separado? Caso a pansexualidade esteja a condicionar a tua integração em grupos e processo de socialização, sugiro-te em primeiro lugar tentares contactar pessoas de Braga aqui do fórum e/ou reunires-te com elas, podendo assim construir ao teu ritmo laços de amizade e apoio com jovens que estão perto de ti e que provavelmente já passaram ou estão a passar por dificuldades em viverem de forma positiva a sua sexualidade.

Dito isto, e falando agora da solidão de que falaste, tenho algumas sugestões para te fazer. Disseste que a tua única companhia são os teus 3 colegas de quarto e que tens poucas oportunidades de passar tempo com eles. Já pensaste em marcar com eles uma saída para tomar um café, ir a um jantar, saírem à noite, darem um passeio, fazerem desporto, irem ao cinema, irem a um concerto, fazerem geo-caching, etc. etc. Caso os teus colegas não o pretendam fazer, tens sempre a oportunidade de sair de casa e participares em actividades que envolvam contacto com outras pessoas (ex.: voluntariado, clubes, comunidades, etc.). As possibilidades são muitas e a não ser que estejas limitado por impossibilidades físicas (ex.: deficiência) ou mentais, elas estão todas ao teu alcance! Por isso, faz um favor a ti mesmo e não te isoles!

Tu queres socializar e isso é perfeitamente natural, visto sermos seres sociais. Mas antes disso, cuida de ti, preserva-te, dorme e come bem - vais ver que só isso já é muito e que sem isso é uma questão de tempo até sentires essa solidão a abater e nada a mudar. O nosso canto é de facto, por uns breves momentos, um local onde estamos seguros, onde pensamos que nada nem ninguém nos pode magoar ou desiludir, mas na realidade, a médio-longo prazo, o isolamento acaba por ser a razão pela qual a tua solidão vai persistir. Se saíres de casa, ou até mesmo fazeres um esforço para jantares em conjunto com os teus colegas e conversarem um pouco, estás aos poucos a criar uma rede de apoio que será muito importante nos momentos que estás mais em baixo e nos quais precisas de desabafar.

Espero ter-te conseguido ajudar de alguma forma. Se precisares de falar, estarei aqui ou então contactável via MP.

Força.

Um abraço,
      Tiago.
      « Última modificação: 22 de Junho de 2014 por nevertoolatetobehappy »
        "Our deepest fear is not that we are inadequate. Our deepest fear is that we are powerful beyond measure. It is our light not our darkness that most frightens us."

Anthe

• Visitante
        Os meus colegas de quarto nâo gostam de sair em geral, estão sempre cada um no seu canto e não fazem mais nada. Tento sair de vez em quando mas só me consigo entreter sozinho durante no maximo 1 hora ou pouco mais, como tal não me chega, pois preciso de estar com alguem para conseguir estar entretido durante horas a fim. Quanto a actividades que involvam outras pessoas, a unica que consigo fazer é ir uma vez por semana jogar cartas numa loja por perto de casa, porque trabalho durante o dia durante a semana. Quanto á minha sexualidade, estou completamente confortavel com ela e como tal ela não me prejudica de forma alguma.

• Associad@ Honorári@
          • Membro Elite
            • Tiny Ripple Hope
          Os meus colegas de quarto nâo gostam de sair em geral, estão sempre cada um no seu canto e não fazem mais nada. Tento sair de vez em quando mas só me consigo entreter sozinho durante no maximo 1 hora ou pouco mais, como tal não me chega, pois preciso de estar com alguem para conseguir estar entretido durante horas a fim. Quanto a actividades que involvam outras pessoas, a unica que consigo fazer é ir uma vez por semana jogar cartas numa loja por perto de casa, porque trabalho durante o dia durante a semana. Quanto á minha sexualidade, estou completamente confortavel com ela e como tal ela não me prejudica de forma alguma.

Olá Anthe,

Vamos por partes :)

Começando pelo fim, fico feliz por estares seguro quanto à tua sexualidade! ;)

Falando agora dos teus colegas de casa e das actividades, parece-me pelas tuas palavras que tu já conseguiste identificar o problema e que neste momento estás à procura de soluções. Não conheço a tua rede de amig@s, pelo que vou partir do pressuposto que não tens amig@s em número e com disponibilidade suficientes para se encontrarem contigo, pelo que acho que seria importante para ti interiorizares que mesmo que comeces agora a fazer nov@s amig@s, é um processo que vai demorar tempo e que irá exigir bastante de ti. Dito isto, parece-me claro que numa primeira fase deves tentar conhecer amig@s através de amig@s já tenhas, combinando encontros onde possam estar em grupo (fazer um desporto colectivo seria melhor que ir ao cinema, por exemplo), e paralelamente pura e simplesmente ir para locais com aglomerados de pessoas e começar a socializar (não há outra forma de dizer isto)...

Por último, gostaria de deixar a seguinte reflexão: essa necessidade que sentes de companhia existe por não estares bem contigo mesmo, sendo assim uma forma de te esqueceres dos teus problemas, ou é ao invés o resultado de uma necessidade genuína de aumentar a rede de amig@s? Estou a dizer isto pois não há amig@ nenhum neste mundo que possa ser mais amig@ de nós do que nós próprios...

Abraço,
          Tiago.
          « Última modificação: 25 de Junho de 2014 por nevertoolatetobehappy »
            "Our deepest fear is not that we are inadequate. Our deepest fear is that we are powerful beyond measure. It is our light not our darkness that most frightens us."

Anthe

• Visitante

Olá Anthe,

Vamos por partes :)

Começando pelo fim, fico feliz por estares seguro quanto à tua sexualidade! ;)

Falando agora dos teus colegas de casa e das actividades, parece-me pelas tuas palavras que tu já conseguiste identificar o problema e que neste momento estás à procura de soluções. Não conheço a tua rede de amig@s, pelo que vou partir do pressuposto que não tens amigos em número e com disponibilidade suficientes para se encontrarem contigo, pelo que acho que seria importante para ti interiorizares que mesmo que comeces agora a fazer nov@s amig@s, é um processo que vai demorar tempo e que irá exigir bastante de ti. Dito isto, parece-me claro que numa primeira fase deves tentar conhecer amigos através de amigos já tenhas, combinando encontros onde possam estar em grupo (fazer um desporto colectivo seria melhor que ir ao cinema, por exemplo), e paralelamente pura e simplesmente ir para locais com pessoas e começar a socializar (não há outra forma de dizer isto)...

Por último, gostaria de deixar a seguinte reflexão: essa necessidade que sentes de companhia existe por não estares bem contigo mesmo, sendo assim uma forma de te esqueceres dos teus problemas, ou é ao invés o resultado de uma necessidade genuína de aumentar a rede der amig@s? Estou a dizer pois não há amig@ nenhum neste mundo que possa ser mais amig@ de nós do que nós próprios...

Abraço,
            Tiago.

Creio que é ambos, tenho necessidade de passar tempo com pessoas visto passar o meu tempo quase sempre em casa, e alem disso ao mesmo tempo não estou bem comigo mesmo

• Associad@ Honorári@
              • Membro Elite
                • Tiny Ripple Hope
              Creio que é ambos, tenho necessidade de passar tempo com pessoas visto passar o meu tempo quase sempre em casa, e alem disso ao mesmo tempo não estou bem comigo mesmo

Olá novamente,

Ok. Então se calhar é melhor começar precisamente pelas razões pelas quais não te sentes bem contigo mesmo, pois têm influência em tudo o resto. Queres partilhar?

Abraço.

Anthe

• Visitante
                Se não te importares, eu posto qualquer coisa aqui amanhã, estou bastante cansado por hoje. Obrigado por tudo!  :)

• Associad@ Honorári@
                  • Membro Elite
                    • Tiny Ripple Hope
                  Se não te importares, eu posto qualquer coisa aqui amanhã, estou bastante cansado por hoje. Obrigado por tudo!  :)

Claro que não importo! De nada. ;) Dorme bem! :)

Anthe

• Visitante
                    Ora bem, primeiro de tudo, acho que as razões pelas qual não estou bem comigo mesmo podem ser resumidas ao meu passado.

Desde criança que fui isolado: Toda a gente me tratava mal na escola, os meus pais eram bastante duros e não me deixavam interagir com outros, e até há poucos anos eu era sempre isolado e focava-me em aprender a programar jogos de computadores. Era constantemente alvo de bullying, ao ponto que no 10º ano até me chegaram a cuspir na cara, além de me atormentarem constantemente até fazer alguns amigos a partir do 11º ano. Claro que mesmo assim mal estava com eles, excepto na escola, como tal nunca me desenvolvi muito.

Com tudo isto, a minha confiança em mim é muito baixa, estou sempre a culpar-me por tudo o que corre mal na minha vida e na dos outros, sou muito duro comigo mesmo, magoo-me emocionalmente facilmente, apesar de estar estavel quase o tempo todo, tenho necessidade em passar tempo com outros, sou muito socially awkward, preocupo-me mais com os outros do que comigo, e chegou a um ponto em que simplesmente não descanso depois do trabalho, passo o tempo todo a falar com as poucas pessoas que falam comigo pela internet.

Além disso cada vez menos confio nas minhas capacidades. Programo há 14 anos e já tento fazer jogos há 12, e nunca consegui lançar nada por mim mesmo. Além disso, não me acho tão competente como muitas pessoas me dizem. Mas se calhar isso é porque nunca consigo sentir que a minha vida está bem, sinto-me inutil constantemente.

EDIT: Esqueci-me de mencionar isto, eu em geral também reprimo ao maximo todos os meus sentimentos. Quando não estou bem, normalmente aparento estar neutro, e o meu corpo fica "adormecido".
                    « Última modificação: 25 de Junho de 2014 por Anthe »

Offline theone111

• Membro Ultra
                      Prometo desde já uma resposta mais prolongada (fora do horário de expediente  :-X)...

Como informático, entendo que às vezes passemos demasiado tempo ao computador em vez de estar com pessoas. Da tua parte, isso será um problema?
                        E acredita, a vida é bastante melhor com bolachas! lol

Anthe

• Visitante
                        Prometo desde já uma resposta mais prolongada (fora do horário de expediente  :-X)...

Como informático, entendo que às vezes passemos demasiado tempo ao computador em vez de estar com pessoas. Da tua parte, isso será um problema?

Bastante. Aliás, é tanto um problema que me mudei para Braga apenas para poder ter um amigo meu a fazer-me companhia durante o dia. Eu trabalho em casa, e como tal passo o tempo quase todo em casa.

Offline theone111

• Membro Ultra
                          Endereçando a questão da confiança, é perfeitamente normal que as pessoas achem que és melhor que o que na verdade acreditas. Aliás, o facto de ser informático para as pessoas comuns implica que tenhas que saber hackear satélites e arranjar televisões, certo? lol

Não dês demasiado valor a isso... Por outro lado, não sejas o primeiro a dizer que não és capaz. Erra primeiro, se precisares. Da minha parte, quando me pedem algo que julgo não ser capaz, aviso que nunca trabalhei com ___ ou desconheço ____, mas acabo por tentar... Tipicamente corre bem ;)

Na altura em que me mudei para Castelo Branco também foi complicado o não conhecer ninguém... Felizmente fui morar com estudantes (que também não eram de sair muito) mas por intermédio deles, acabei por conhecer outras pessoas... Pode demorar um pouco, mas acaba por acontecer.

Como também não era muito extrovertido junto de estranhos, as desculpas para evitar pessoas iam surgindo naturalmente... "Estou cansado", "tenho que trabalhar", "estou ocupado"... Sempre que possivel, tentava manter-me no quarto, onde não tinha que "aturar" pessoas...
                          A determinada altura percebi o erro... Deixei de trazer trabalho para casa e comecei a passar mais tempo na sala com o resto do pessoal. Tal facto, além de me dar algumas skills sociais (que bastante falta me faziam), aproximou-me dos colegas e ainda gerou histórias para mais tarde recordar ;)

Muito importante: define um horário de trabalho e NÃO trabalhes depois disso. Deixa o computador em paz e vai, por exemplo andar um pouco... Depois, em vez de ires para o teu canto, vai para a sala. Sempre te vais cruzando com pessoas, o que deverá melhorar... E quando estás com algum dos colegas de casa e quiseres sair um bocado, convida... "Vou lá abaixo beber café, querem vir?". Não custa nada e mesmo que não funcione, gera-se proximidade.
                            E acredita, a vida é bastante melhor com bolachas! lol

Anthe

• Visitante
                            Endereçando a questão da confiança, é perfeitamente normal que as pessoas achem que és melhor que o que na verdade acreditas. Aliás, o facto de ser informático para as pessoas comuns implica que tenhas que saber hackear satélites e arranjar televisões, certo? lol

Não dês demasiado valor a isso... Por outro lado, não sejas o primeiro a dizer que não és capaz. Erra primeiro, se precisares. Da minha parte, quando me pedem algo que julgo não ser capaz, aviso que nunca trabalhei com ___ ou desconheço ____, mas acabo por tentar... Tipicamente corre bem ;)

Na altura em que me mudei para Castelo Branco também foi complicado o não conhecer ninguém... Felizmente fui morar com estudantes (que também não eram de sair muito) mas por intermédio deles, acabei por conhecer outras pessoas... Pode demorar um pouco, mas acaba por acontecer.

Como também não era muito extrovertido junto de estranhos, as desculpas para evitar pessoas iam surgindo naturalmente... "Estou cansado", "tenho que trabalhar", "estou ocupado"... Sempre que possivel, tentava manter-me no quarto, onde não tinha que "aturar" pessoas...
                            A determinada altura percebi o erro... Deixei de trazer trabalho para casa e comecei a passar mais tempo na sala com o resto do pessoal. Tal facto, além de me dar algumas skills sociais (que bastante falta me faziam), aproximou-me dos colegas e ainda gerou histórias para mais tarde recordar ;)

Muito importante: define um horário de trabalho e NÃO trabalhes depois disso. Deixa o computador em paz e vai, por exemplo andar um pouco... Depois, em vez de ires para o teu canto, vai para a sala. Sempre te vais cruzando com pessoas, o que deverá melhorar... E quando estás com algum dos colegas de casa e quiseres sair um bocado, convida... "Vou lá abaixo beber café, querem vir?". Não custa nada e mesmo que não funcione, gera-se proximidade.

Bem, eu já vivo em braga há 1 ano e meio e até agora fiz um grande total de 2 amigos que vêm cá a cada 5a feira. Não consigo convidar ninguem a saír, quase nunca estão disponiveis. Também não posso estar na sala visto que é o quarto de um de nós e seria chato estar sempre lá, além de que não me cruzo com ninguem visto que estão sempre nos seus quartos.

Horário de trabalho, tenho-o definido, e trabalho de vez em quando depois disso, porque quero lançar o meu proprio jogo. Mesmo quando não trabalho nunca sei o que fazer, tou demasiado cansado para jogar e se for passear lºá fora so consigo me "entreter" durante pouco tempo, porque estou sozinho.

Quanto a desculpas para não sair ou passar tempo com pessoas, eu nunca uso nada disso, excepto se tiver em horario de trabalho. Estou quase sempre disponivel para saír, mas tais eventos são raros, como mencionei.

Quanto a eu me achar cada vez pior no que faço, tem a ver vários factores, sei que em geral sou decente, mas epa, muitas vezes desiludo tanto eu como o meu chefe.

Offline pms.morgado17

• *
                              • Novo Membro
                              Olá Anthe ( porque não apanhei o teu nome ),
                              Desde já quero dizer que o Tiago pelo que me parece é um bom amigo, conselheiro e ouvinte. especialmente bom ouvinte porque a melhor capacidade de uma pessoa para ajudar é o dom de saber ouvir.
                              Eu não meus quero meter na conversa entre os dois visto que foram os únicos a falar no tópico :-P mas como o Tiago diz, tu tens as ferramentas para melhorar a tua situação. Eu mesmo já passei e ainda passo por algumas coisas que referiste e houve uma coisa que o Tiago falou que me chamou à atenção.

Responder
                              essa necessidade que sentes de companhia existe por não estares bem contigo mesmo, sendo assim uma forma de te esqueceres dos teus problemas, ou é ao invés o resultado de uma necessidade genuína de aumentar a rede der amig@s? Estou a dizer pois não há amig@ nenhum neste mundo que possa ser mais amig@ de nós do que nós próprios...
                                Eu espero que as minhas palavras te toquem em sítios que as mãos não conseguem..

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                6 Respostas
                                2481 Visualizações
                                Última mensagem 3 de Junho de 2013
                                por recomeçardenovo
                                8 Respostas
                                1440 Visualizações
                                Última mensagem 9 de Outubro de 2011
                                por Rescue
                                7 Respostas
                                1552 Visualizações
                                Última mensagem 21 de Dezembro de 2011
                                por _Sharika_