rede ex aequo

Olá Visitante09.jul.2020, 19:13:04

Autor Tópico: Duvída sobre a minha sexualidade  (Lida 11762 vezes)

Duvída sobre a minha sexualidade

Agamemnon

• Visitante
Responder
Muito resumidamente, aqui vai a minha opinião/ sugestão:

Não é por achar alguém do mesmo sexo gir@/ interessante que faz de nós LGBT. Isso só prova que temos olhinhos na cara!  lol

Dou por mim às vezes a pensar:
Se uma rapariga "aprecia" outra rapariga, é uma invejosa qualquer
Se o mesmo acontece com um rapaz, "só pode ser gay" -.-'

Pessoas: Cresçam!

Spoiler (clica para mostrar/esconder)

Exacto! E se sentirmos um forte carinho e proximidade por outro homem pode ser "apenas" fraternidade. Ter vontade de expressar fisicamente o valor que outra pessoa constitui não tem de ser sexual.
« Última modificação: 1 de Outubro de 2013 por Boreas »

Offline Jonnhy Lalala

• *
    • Novo Membro
    Ola pessoal
    Tenho agora 17 anos e tenho duvidas em relação a minha sexualidade, pois nestes ultimos dois anos tenho tido sonhos homosexuais , apesar de nunca me ter interessado por rapazes, o unica coisa homosexual que fiz foram os experiencias com o meu primo, mas li que isso era normal...
    Enfim a aprtir dessas experiencias e outros sempre pensei que fosse bisexual, por que antes disto gosto de raparigas , ate ouve uma altura que pensava que era um perv qualquer porque era so preciso um arapariga aproximar se de mim que ficava excitado( o que nunca aconteceu com rapazes) , e sim , ja tive namoradas, e gostava imenso delas,ate se lembrarem de acabar comigo,continuando , o que me dexa inquieto sao os sonhos , por algum motivo so sonho com amigos meus , gente proxima de mim , o que nao acontecia com raparigas... e neste momento pareco que vivo numa encruzilhada de emoçoes , por um lado sinto me algo apaicxonado por uma amiga minha por outro estes sonhos deixa me desconfortavel, o pior é nao conseguir encontrar a resposta , qual é a minha verdadeira sexualidade!  J a me disseram para nao entrar em parafuso, a minha mae diz que gostara sempre de mim , e um dos meus melhores amigos diz me que acha pouco provavel ser bisexual ate , pois nunca quis ter nada a ver com rapazes , e ter estado loucamente apaixonado pela minha ultima namora ...
    Por favor concelhos....
    Obrigado

Offline __Miguel_

• Membro Sénior
      • Género: Masculino
      • À procura do outro que também sou eu.
      Boa noite, Jonnhy, e antes de mais, benvindo ao fórum.

Sugeria que desses uma vista de olhos a este tópico, caso ainda não o tenhas feito, para ver se consegues retirar alguma coisa que te possa ajudar, e em especial os meus últimos posts, para os quais remeto, para não me estar a repetir. Mas, para resumir, aqui vai: a adolescência é uma altura complicada para as hormonas; compreenderes-te leva tempo (a maior parte das vezes, muito mais do que gostaríamos; ainda esta semana, por exemplo, finalmente percebi algo sobre mim que me andava a atormentar há anos); e pensar demasiado num assunto faz-nos entrar em ciclos viciosos.

Isto dito, mais duas ideias, mais orientadas especificamente para o teu post: primeiro, o significado dos sonhos não tem de ser literal. Ou seja, lá por teres "sonhos homossexuais" (independentemente do teor dos sonhos) com amigos teus não significa necessariamente que isso queira dizer algo sobre a tua orientação. O sonhos, tanto quanto sei, têm a ver com as nossas experiências do dia-a-dia, e muitas vezes misturam-se temas completamente diversos de maneiras estranhas. Por exemplo, se tiveste uma experiência nova (tipo, andar de avião) e, no mesmo dia, viste algo insólito (tipo, acrobatas de circo a fazer uma rotina completamente original), podes por exemplo sonhar com anjos.

Ou, se te dás muito bem com um ou outro amigo (e é sabido que, na adolescência, qualquer tipo de relação, mesmo de amizade, é vivida mais intensamente), passam bastante tempo juntos (o que é habitual, escola e afins) e (novamente, como é comum na adolescência - e não só) se durante o tempo que passam juntos alguém diz que outra pessoa ou alguma coisa "é gay/b***a/p*******o/etc.), o cérebro pode decidir "hey, e que tal sonhar com ter relações com o meu melhor amigo?". Junta uma pitada de stress no dia seguinte sobre o sonho, e tens um reforço automático (o stress potencia as ligações químicas no cérebro), que faz com que o tema do sonho tenha mais probabilidades de ser recorrente (e entra-se num ciclo vicioso, como já disse).

Segundo, o que te impede de teres algo com essa amiga? Ou, pondo a questão de outra forma, não vês futuro nessa relação (quer em termos físicos quer em termos emocionais)? E, indo mais longe e independentemente da resposta à questão anterior, consegues ver-te numa relação com um rapaz que não seja de amizade (ainda que seja do tipo "bromance", como o Turk e o JD, do "Médicos e Estagiários"/"Scrubs")? Esta é a resposta importante.

Eu, na tua idade, vivia um bocado numa dicotomia: pensava que não conseguiria apaixonar-me por um homem (pensava que não era sequer possível), e ao mesmo tempo que não conseguiria ter relações sexuais com uma mulher. Mas já aí admitia a possibilidade de sexo com um homem, e de não achar o ato impossível ou sequer algo fora do normal. Com o tempo vim a perceber que posso ser próximo de uma mulher sem me apaixonar por ela (tenho grandes amigas, mas de sexo nada, foi coisa que nunca me passou pela cabeça), e ao mesmo tempo vi que estava errado quanto à impossibilidade de poder amar um homem.

Que conste que, como já disse, a resposta a estas perguntas pode demorar bastante tempo, e precisar de bastante reflexão. Infelizmente, não te posso dar a resposta rápida que sei que sei que precisas. Se acho que podes ser bissexual ou homossexual tendo em conta o teu post? À primeira vista, diria que não. Poderá haver alguma curiosidade? Talvez, e não é nada que me espante, atendendo à tua idade (e ao facto de a sexualidade ser cada vez um assunto mais comum nas discussões do dia-a-dia). O que fazer com os sonhos e a confusão? Sinceramente, nada. Deixar "acalmar" a cabeça um bocado, para não estar sempre a pensar no assunto. Se for alguma coisa que venha a ser importante, eventualmente há-de fazer-se luz.

Espero ter ajudado. Alguma coisa, "apita".

Abraços
        "Se não experimentares, não sentes falta. Problema, problema, é mesmo quando tens saudades do que ainda não experimentaste..."

Offline dani345

• *
        • Novo Membro
        oi pessoal tudo bem? :) eu estou numa situação parecida...tenho 18 anos e desde à uns dias atrás sem razão aparente surgiu uma questão na minha cabeça que me está a deixar mesmo maluco, surgiu na minha cabeça a pergunta serei homo? ou serei hetero? quer dizer..eu sempre gostei de raparigas e sempre me senti atraído por elas...tive aquelas experiências com o meu primo e com um amigo, o meu amigo muitas vezes era ele que me pedia e implorava para ir para casa dele...ao inicio apenas nos maturbavamos-nos..mas depois ele quis sexo oral..e eu não queria mas deixei que acontecesse...não sinto atração qualquer por ele seja afetiva ou sexual mas o facto de ter feito estas coisas está a dar comigo em maluco...à pouco tempo tive uma relação com uma rapariga..eu sempre gostei de raparigas a minha vida toda...sempre me senti atraído e muito por raparigas...só fazia isto porque pronto era diferente do normal e eu experimentei...mas sempre me senti atraído por raparigas e sempre gostei de raparigas nunca olhei para um rapaz e pensei se gostava dele ou se ele tinha um bom r***..nada disso..mas desde À uns dias esta questão meteu-se na minah cabeça e está a dar comigo em tolo..agora nem consigo apreciar uma rapariga, não me excito com raparigas nem com rapazes..parece que traumatizei ao tentar encontar a resposta que quero...nunca pensei nisto porque sempre mas sempre tive a certeza que gostava de raparigas...sempre foi assim..mas agora tenho medo que tenha mudado ou que...não sei pessoal ajudem-me por favor :s nem nunca desejo fazer essas coisas..muitas vezes fiz só para não dizer não ao meu amigo...mas agora esta questão não me sai da cabeça e está a dar comigo em maluco... preciso muito da vossa ajuda pessoal..muito mesmo
        « Última modificação: 24 de Junho de 2014 por dani345 »

Anthe

• Visitante
          (Aviso já que posso não ser o melhor quanto a conselhos do género, mas gostava de deixar a minha opinião)

Se calhar apenas estás com medo de seres de um lado ou de outro, apesar de de momento não apreciares alguns aspectos de homens.

Já pensaste que talvez sejas bisexual, ou seja, gostares de ambos os sexos? Bisexual não quer dizer que não tenhas preferencia, também, por um sexo. Eu por exemplo sou pansexual mas tenho preferencia por homens e trans, tu podes ter preferencia por mulheres.

Claro que também podes simplesmente ainda estar a digerir as experiencias que tiveste. Eu sei que as primeiras vezes que experimentas algo sexualmente são algo confusas, mas creio que te sentirás melhor ao longo do tempo, desde que te acalmes :)

Pensa também que se aceitaste fazer o que o teu amigo pediu, pode ser porque ainda aceitas um bocado a ideia de gostares de homens. Se fosses completamente hetero, digo eu, não aceitarias de forma alguma. Mesmo que não sintas muita atracção, não quer dizer que não gostes, pois pelo que vi estás bastante preocupado e nervoso, e como tal não sentirás atracção.

Offline __Miguel_

• Membro Sénior
            OK, a ver se alguém da "velha guarda" pode dar uma dica. (Oh, dear... I feel old.)

Antes de mais, dani345, dá uma vista de olhos à minha resposta anterior (logo acima do teu post). Com algumas adaptações, creio que se aplica. Entraste claramente num ciclo de reforço automático, que te está a condicionar os pensamentos, e a fazer com que constantemente penses na mesma coisa. É como uma música dos Eros Ramazzotti, mal a começas a ouvir, passas o resto do dia a cantarolar, mesmo sem querer.

O primeiro que tens a fazer é deixar-te acalmar. O que te está a passar pela cabeça agora, e independentemente de qualquer significado profundo, é apenas o teu cérebro a agir como uma criança com um brinquedo novo: brinca com ele até estragar.

Passando agora ao "busílis" da tua questão: tu próprio dizes que nunca sentiste atração por homens, apenas por mulheres. E, em termos de orientação sexual, é isso que interessa, no final: se sentes atração ou não por determinado género.

Não interessa se experimentaste ter relações com alguém do mesmo sexo "por ser diferente do normal", ou se até gostaste dessas experiências: se, no final do dia, não te sentes física ou emocionalmente atraído por alguém do mesmo sexo, continuas a ser hetero.

Entretanto, convém que se diga que há uma diferença entre a orientação sexual em termos físicos e em termos emocionais. É perfeitamente possível a alguém que apenas se sinta atraído emocionalmente por mulheres possa, de tempos a tempos, apreciar contacto sexual com alguém do mesmo género. A sexualidade é terrivelmente fluída, e ninguém, ou praticamente ninguém, está num ponto extremo do espetro.

Termino como terminei a minha última intervenção: "O que fazer com a confusão? Sinceramente, nada. Deixar "acalmar" a cabeça um bocado, para não estar sempre a pensar no assunto. Se for alguma coisa que venha a ser importante, eventualmente há-de fazer-se luz."

Avisa, se precisares de alguma coisa.

Abraços
              "Se não experimentares, não sentes falta. Problema, problema, é mesmo quando tens saudades do que ainda não experimentaste..."

Offline zpo

• *
              • Novo Membro
              • One day more to revolution...
              Olá :)

Há já algum tempo que me tenho questionado acerca da minha sexualidade. Contudo, os meses passam e vou-me questionando cada vez mais e e as incertezas e o turbilhão de sentimentos aumentam consequentemente.
              Eu já li os posts presentes neste tópico, porém considero que a minha situação é consideravelmente diferente à que os outros membros apresentaram.
              Por onde começar...eu sinto atração física/sexual por homens. Em relação a isto não tenho qualquer dúvida, quando estou na rua reparo muito mais depressa de forma discreta num rapaz do que numa rapariga, actividades que requerem imaginação ou visualização de algo "estimulante" também recorro maioritariamente à minha atração pelo sexo masculino...só existem algumas excepções periodicamente.
              Bem, se eu considerasse que uma relação ou uma orientação sexual só tenha por base essa atração eu seria gay, podia ter alguns desvios, mas era essencialmente gay.
              Agora o problema está centralizado na atração emocional...não tenho aversão à um relacionamento homossexual, tal como acontecem em relação às raparigas, tenho as minhas "fantasias", e em relação aos rapazes cada vez mais, imagino como seria ter um namorado (figura de um ser utopicamente perfeito... :P), um "cuddle boy", momentos carinhosos que poderíamos ter (...).
              A questão é a seguinte, eu sinto que não consigo ter uma atração emocional por um rapaz...não sei porquê, mas sinto isso. As amizades mais próximas sempre foram e são com raparigas, e mesmo no círculo de colegas são poucos os rapazes...não perguntem o motivo, só sei que com o sexo oposto sinto uma ligação e uma atração emocional, uma proximidade que não sinto em relação às pessoas do mesmo sexo. Geralmente considero os rapazes irritantes, um bocado estúpidos e imaturo (não é que eu às vezes também não o possa ser...), bem é uma longa lista com diversas factores, que de forma natural "impede" que tenha um bom relacionamento ou proximidade com rapazes...não sei se sou eu que simplesmente tenho azar ou tenho problemas ahaaha...já pensei que isso poderia ser por eles serem hétero, mas também conheço um ou outro homossexual (muito poucos, na minha escola que eu saiba só há dois). No entanto, eles são o típico excêntrico "flamboyant" gay (que respeito quem o seja, nada contra), um pouco o indivíduo homossexual que "encaixa" nos estúpidos estereótipos da sociedade...mas também me "irritam" bastante e não consigo ter uma boa relação.....eu sei que existe pessoas gays que não são assim nem nada, até acho que a maioria nem o é, mas é como digo, não conheço nenhum pessoalmente.
              Se por um lado considero uma parte deles (Não querendo generalizar ou estereotipar!!) são uns "estúpidos", excessivamente brutos com o complexo de machismo, demasiado brutos e sem uma ponta de sensibilidade, e que só sabem falar de futebol e carros e não dá para ter uma conversa minimamente longa ou interessante sobre diversos temas como política, filosofia, a actualiade (.....), depois tenho experiência com o lado oposto, excessivamente fúteis, que só sabem falar de moda ou dos novos penteados e tirar selfies por tudo o que é lado (...).
              Se com os rapazes não consigo confraternizar, já com as raparigas é totalmente diferente! Se bem que algumas são também como o último caso dos homens que já referi...com elas consigo encontrar um equilíbrio de relacionamento e uma atração emocional totalmente diferente....mas sinceramente, tirando um caso o outro, porque também sei apreciar e tenho olhos, fisicamente falando não me atraem tanto :/

Portanto eu tenho estas dúvidas constantemente...a achar que num dia sou x, noutro sou Y (...) Depois questiono-me como é que posso ser gay se tenho esses sentimentos nutridos pelos rapazes grande parte das vezes, e mesmo quando não tenho não consiga criar uma grande amizade ou atração emocional com acontece com o sexo oposto....acho um bocado irónico isso acontecer  [smiley=desconfortavel.gif]

Tenho 17 anos e sei que ainda sou, mas sinto que essa incerteza toda está a causar vários danos...porque eu por mim já penso compulsivamente e tenho outras incertezas em outras assuntos. Eu sei que não devemos colocar rótulos em nós próprios, para viver um dia de cada vez, para esperar pela experiência, mas isso teoricamente falando parece simples, mas é desconfortável a sensação de não saber a minha orientação sexual. Ainda não tive qualquer tipo de relacionamento amoroso, portanto também não posso usar tal experiência como modo de clarificar a situação, até porque cada vez mais devido a tudo isso, tenho colocado cada vez mais a minha vida emocional/amorosa/familiar em segundo plano, tanto na actualidade como nas minhas projeções/objectivos para o futuro.

Sinto que estou um bocado "sozinho" neste país à beira mar plantado ahahah, eu acho às vezes até considero que se conhecesse ou procurasse outros rapazes que fossem o "normal" gay (muitas aspas neste normal, mas penso que perceberam o que eu quis dizer) eu provavelmente conseguisse ter uma boa relação, mas é como tudo, os "se´s" não podemos nunca adivinhar. Já pensei em recorrer a sites de namoro online, mas considero que é um bocado uma "ordinarice". Tenho sempre  a sensação de que um conhecimento por lá será algo forçado...recorrer a um site acaba por ser algo limitador e um pouco frustrante.
              Conhecer alguém que "aparece" na nossa vida, ao "natural" por andar nos mesmos meios que eu, ou daqui a um ano que ande na mesma faculdade parece muito mais interessante e genuíno, mas algo que não se tem revelado muito proveitoso e parece ser mais improvável, até podem andar por aí muitos "como eu", mas ninguém desconfia de ninguém.

Se chegar à conclusão que na realidade sou homossexual não tenho problemas em relação à isso, nem ao facto de me aceitar, acho se for o caso vai ser um processo que vai demorar o seu devido tempo, mas que penso que vai ser simples, porque já estou mentalizado e tenho pensando várias vezes nisso....isto porque eu na realidade vou continuar a ser mesma pessoa, não vou mudar a minha vida, nem a minha forma de estar ,nem os meus gostos e muito mais em virtude da minha orientação sexual, acho que não tem lógica, e só mais uma característica, não é o que me define é apenas mais uma característica como o facto de ter nascido com cabelo castanho escuro (...). Independentemente de ser gay, bi, hetero (...) não vou andar a espalhar nem a colar na minha testa porque eu sou muito mais que a minha orientação sexual. (espero que este último parágrafo não aparente que estou numa fase de negação ou assim, ou que tenho alguma aversão, porque não é definitivamente o caso).

Por fim, queria agradecer a quem teve paciência para ler isto tudo e a quem me quiser ajudar e dar os seus conselhos.

Fiquem bem! :)
              « Última modificação: 4 de Julho de 2014 por zpo »

Offline Caty Elric

• **
                • Membro Júnior
                • Género: Feminino
                Por fim, queria agradecer a quem teve paciência para ler isto tudo e a quem me quiser ajudar e dar os seus conselhos.

Fui aquela pessoa que teve paciencia e digo que ate te entendo um pouco ja tive uma fase assim, neste momento tenho atracao forte por homens mas eles irritam-me imenso apetece-me matar aqueles que me fazem mal e isso , mas isso e so conversa.
                E eu ja fui tambem alguem que tinha alte obssesao por uma rapariga e pensei que era lesbica mas nao sou percebi que nao tenho intresse no meu sexo mas sim no oposto.
                Quanto a ti zpo esta questao tens que resolve-la vais dar em doido com isso e estas a ficar um adulto nao tarda nao e bom teres essas duvidas da tua orientacao sexual acho que nao e bom para o teu futuro.
                Ja falaste com algum amigo muito proximo que confies sobre isso? Ou tentar dizer de forma discreta sem dar muito alarido porque nao e facil falarmos com alguem que conhecemos realmente.
                Isto sao conselhos quem realmente decide es tu espero que resolvas isso

Ps: Estou neste forum porque gosto das pessoas ca quero ajuda-las e conhecer pessoas diferentes por isso espero nao ser julgada por ser hetero e estar aqui.

Thought

• Visitante

Fui aquela pessoa que teve paciencia e digo que ate te entendo um pouco ja tive uma fase assim, neste momento tenho atracao forte por homens mas eles irritam-me imenso apetece-me matar aqueles que me fazem mal e isso , mas isso e so conversa.
                  E eu ja fui tambem alguem que tinha alte obssesao por uma rapariga e pensei que era lesbica mas nao sou percebi que nao tenho intresse no meu sexo mas sim no oposto.
                  Quanto a ti zpo esta questao tens que resolve-la vais dar em doido com isso e estas a ficar um adulto nao tarda nao e bom teres essas duvidas da tua orientacao sexual acho que nao e bom para o teu futuro.
                  Ja falaste com algum amigo muito proximo que confies sobre isso? Ou tentar dizer de forma discreta sem dar muito alarido porque nao e facil falarmos com alguem que conhecemos realmente.

Ps: Estou neste forum porque gosto das pessoas ca quero ajuda-las e conhecer pessoas diferentes por isso espero nao ser julgada por ser hetero e estar aqui.

Caty acho que nunca vais ser julgada por estar aqui antes pelo contrário e gostava de futuramente ver este fórum ainda mais movimentado por todo o tipo de pessoas do "bem"  :D

Offline zpo

• *
                    • Novo Membro

Obrigado por teres lido  :)
                    Pois, certamente que não é bom para o meu futuro, daí a querer tentar "descobrir" alguma coisa, mas parece tão difícil/confuso chegar a uma conclusão...
                    Sim, já falei com a minha melhor amiga (única pessoa), mas é como tu dizes, é um assunto um bocado difícil e acabo sempre por divagar, e ela nisso foi excelente, deu-me total apoio para qualquer situação, só que é aquela coisa...por mim muito que ela me apoia ele não "percebe" nem sabe o que estou a sentir, porque ela nunca passou pela situação...Pois a resposta está em "mim" o problema é chegar lá, às vezes questiono se sou que complico ou se é a vida que é irónica

Ps: Neste fórum não tem qualquer lógica seres julgada pela tua orientação sexual  :) 

Offline __Miguel_

• Membro Sénior
                      Peço desculpa na demora, mas tenho estado um bocadinho com falta de tempo. Felizmente entrei de férias ontem... hehe

@zpo: Curiosamente, quando comecei a ter as minhas dúvidas, passei exatamente por uma fase como a que estás a passar: sentia atração física por homens, mas não emocional, e vice-versa em relação a mulheres. E, curiosamente (ou não), na altura tinha 17 anos. Os dias passavam-se a ter pensamentos em relação a homens quando estava (ou queria ficar) excitado, a não imaginar que pudesse alguma vez vir a ter um namorado, a pensar como é que seria quando casasse com uma mulher, porque sabia que não teria atração física por ela, e a bater com a cabeça nas paredes a tentar perceber o que é que se estava a passar.

Não vou dizer que sei que és isto ou aquilo. Se nem tu ainda chegaste a nenhuma conclusão, eu então, que apenas te conheço por este pequeno excerto da tua alma, não posso chegar também a nenhuma conclusão.

O que te posso dizer é isto: vai chegar um dia em que essas dúvidas que tens vão desaparecer de um momento para o outro, e simplesmente vais saber. Eu soube no momento em que dei o meu primeiro beijo a um rapaz (depois de ter passado meses a arranjar coragem para o fazer, e dois anos de tormento interno): a química que houve entre nós fez-me imediatamente pensar "Yep, é isto de que gosto.", logo seguido de pensamentos do género "mas por que raio é que eu tinha duvidas?".

Não digo que seja assim contigo (quer para um lado quer para o outro), mas vai chegar a uma altura em que  essas dúvidas desaparecem. Só ainda não chegou a hora. Não desesperes.

Agora, em relação a gostos, só posso dizer que cada um tem os seus. Não aprecias nem o tipo de pessoa que passa a vida a tirar selfies e a falar de moda nem o tipo de pessoa que só fala de futebol e de carros. E isso é perfeitamente válido, independentemente da tua orientação sexual. Eu, por exemplo, dou-me melhor com geeks/nerds, e tenho encontrado alguns, incluindo a minha cara metade :)

Espero que este post ajude. Manda-me uma PM se tiveres mais alguma questão, pode ser que possa ajudar.

Cumps.

Miguel

basenji

• Visitante

Tenho 17 anos [...]

zpo, se me permites, acho que está aí parte do teu "problema" :) O teu post revela uma maturidade, introspecção e capacidade de expressão que não são comuns em pessoas da tua idade. Consegues olhar para os teus sentimentos de forma descomplexada e reconheces que uma orientação sexual não é apenas sentir-se atraído fisicamente por um determinado género, mas que existe também um lado de atracção emocional que tens de encarar. [Sou da opinião que a expressão 'orientação sexual' é um pouco infeliz no sentido em que dá precisamente a impressão que é apenas uma questão de atracção física; ou então que no dia-a-dia não estamos suficientemente cientes de tudo o que o termo 'sexualidade' engloba...] Apenas isto já te dá um grande avanço em relação à maior parte dos rapazes da tua idade (e alguns mais velhos também...). Como as raparigas normalmente amadurecem emocionalmente mais cedo, é normal que sintas que consegues ter discussões que vão para além do superficial. O que não significa que rapazes não sejam capazes do mesmo, apenas de que o momento em que conseguem ter percepção e articular este tipo de coisas surge noutra altura no tempo.

Deduzo que estejas no ensino secundário, próximo de entrares no ensino superior. Na universidade terás com certeza oportunidade de contactar com muitas mais e variadas pessoas do que na tua escola. As pessoas crescem e amadurecem, e as identidades individuais começam a ficar mais definidas (não para todos infelizmente  ::), mas para muitos). Aposto que encontrarás pessoas, incluindo rapazes, com quem poderás estabelecer relações mais profundas. Não só estarás entre pessoas mais maduras, como terás contacto com muitas mais pessoas, aumentando as hipóteses de encontrar pessoas com quem tenhas coisas em comum. E terás muito tempo para experimentar e resolver as dúvidas que tens. No meu caso, desenvolvi muitas mais amizades (e mais profundas e duradouras) durante o tempo na universidade do que nos tempos do ensino básico/secundário.

Além disso, é como dizes: qualquer que seja a conclusão a que chegues em relação à tua orientação, isso não muda a pessoa que és. A tua identidade está e sempre estará em constante mudança; não há pressa nenhuma em colocar um rótulo definitivo em algo que nem sequer define quem és.

Em resumo, sim, és bastante novo e não tens necessidade de estar a impor rótulos a ti próprio nesta altura. Creio que o teu problema estará em parte num desfazamento em termos de maturidade em relação aos teus colegas, algo que verás que irá diminuir com o tempo. Bem sei que uma resposta deste género (que basicamente se resume a 'deixa lá que isso passa' num tom que espero seja menos condescendente ;) ), mas é a minha opinião sincera que com o tempo não só ganharás mais confiança na pessoa que és e do que gostas, como te aperceberás da diversidade das pessoas que te rodeiam, e que não incluem apenas grunhos que só falam de futebol ;)

Offline zpo

• *
                          • Novo Membro
                          Obrigado pelas vossas respostas Miguel e basenji :)

Miguel, não tens nada que pedir desculpa. Por acaso até é algo curioso, mas o melhor é realmente saber que não sou o único a passar por estes sentimentos em concreto :) Pois, em relação a ter uma experiência ser realmente a melhor maneira de descobrir é verdade, mas primeiro é preciso conhecer alguém que valha a pena ahaha

basenji, realmente nunca tinha pensado nisso, mas agora que o dizes tenho que dizer que tem a sua lógica  [smiley=sim.gif]
                          Eu sei que não necessito de rótulos, mas é sempre inquietante não conseguir definir-me...

Novamente, obrigado pelos conselhos! Acreditem, é sempre bom sentir-me compreendido e saber que ao longo do tempo possa então conseguir descobrir.

WebSoul

• Visitante
                            Olá!!!
                            Eu quando apresentei-me no fórum apresentei-me como uma rapariga que gostava só de rapazes mas sempre senti-me atraída por meninas também. Isso começou a acontecer desde dos meus 13/14 anos e eu a pouco tempo é que estou a tentar assumir para mim mesma primeiro. Ate os meus amigos mais chegados já tinham suspeitas porque sou uma mulher que não tem preconceitos, não vejo maldade, apenas o que a pessoa é no seu interior e essa parte para mim não tem sexo mas sim a sua alma, o seu coração e os seus sentimentos/pensamentos.
                            No entanto estou com um pequeno conflito em mim mesma porque tenho receio de contar aos meus pais porque eles já sofreram muito na vida e eu não queria dar esse "desgosto" (pensando da parte deles). Já disseram-me que eu poderia era ocultar ao máximo e se eles apanhassem ai sim dizer a verdade. No entanto contei a minha melhor amiga e amigo e aceitaram na boa ate dizeram que já desconfiavam a muito tempo e que faz parte da minha maneira de ser.

O que acham o que eu deva fazer para ajudar-me?

WebSoul

• Visitante
                              Olá!!!
                              Eu quando apresentei-me no fórum apresentei-me como uma rapariga que gostava só de rapazes mas sempre senti-me atraída por meninas também. Isso começou a acontecer desde dos meus 13/14 anos e eu a pouco tempo é que estou a tentar assumir para mim mesma primeiro. Ate os meus amigos mais chegados já tinham suspeitas porque sou uma mulher que não tem preconceitos, não vejo maldade, apenas o que a pessoa é no seu interior e essa parte para mim não tem sexo mas sim a sua alma, o seu coração e os seus sentimentos/pensamentos.
                              No entanto estou com um pequeno conflito em mim mesma porque tenho receio de contar aos meus pais porque eles já sofreram muito na vida e eu não queria dar esse "desgosto" (pensando da parte deles). Já disseram-me que eu poderia era ocultar ao máximo e se eles apanhassem ai sim dizer a verdade. No entanto contei a minha melhor amiga e amigo e aceitaram na boa ate dizeram que já desconfiavam a muito tempo e que faz parte da minha maneira de ser.

O que acham o que eu deva fazer para ajudar-me?
                              Se queres contar, eu acho que o devias de fazer.

Pelo que percebo, acho que vives já fora da casa dos teus pais (se estiver incorreto, corrige-me), por isso, caso eles levem isto super a peito, não terás problemas no que toca "onde vou eu viver agora". Esse é um dos problemas fora da janela caso levem a mal as notícias.

Todos nós já sofremos na nossa vida, e vamos continuar a sofrer. É algo que não dá para evitar, por isso não uses isso como uma desculpa para não dizeres aos teus pais que és bi ou que gostas também de mulheres.

Eu acho mesmo que deverias de contar se é isso que de facto queres. Até teres a certeza que queres contar, eu acho que não devias de dizer nada que é para depois não te arrependeres.

Se tens dúvidas sobre contar, então não contes. Só porque tens uma sexualidade diferente ou porque também gostas de mulheres, não quer dizer que tenhas que contar aos teus pais. Eu por exemplo não vejo motivo para tal da minha parte. :)

Ainda vivo com os meus pais. Obrigado pelo teu conselho :)

Majad

• Visitante
                                Se vives com os teus pais então não sei mesmo se deves dizer ou não. Não sei mesmo.

WebSoul

• Visitante
                                  Se vives com os teus pais então não sei mesmo se deves dizer ou não. Não sei mesmo.

Acho que primeiro devo ganhar consciência da situação e primeiro assumir a mim mesma com o tempo. Já estou a receber apoio desde ontem a noite e fico muito agradecida pelo apoio que estão a dar-me neste momento.

Majad

• Visitante
                                    Acho que primeiro devo ganhar consciências da situação e primeiro assumir a mim mesma com o tempo. Já estou a receber apoio desde ontem a noite e fico muito agradecida pelo apoio que estão a dar-me neste momento.
                                    Podes, deves fazer isso.

Se te perguntarem o que se passa dizes apenas que estás a passar por um periodo de pensamento/instropeção. Isso não é desviar o assunto se te perguntarem o que se passa, pois é o que estás mesmo a fazer neste momento.

WebSoul

• Visitante
                                      Acho que primeiro devo ganhar consciências da situação e primeiro assumir a mim mesma com o tempo. Já estou a receber apoio desde ontem a noite e fico muito agradecida pelo apoio que estão a dar-me neste momento.
                                      Podes, deves fazer isso.

Se te perguntarem o que se passa dizes apenas que estás a passar por um periodo de pensamento/instropeção. Isso não é desviar o assunto se te perguntarem o que se passa, pois é o que estás mesmo a fazer neste momento.

Exactamente!!!! E esse processo leva o seu tempo porque depende da experiência da pessoa e de como se sente de momento. Estive a pensar em ir a uma psicolga para ajudar-me a lidar melhor com isso mas mais em relação aos meus pais porque a mim mesma está a fazer todo o sentido. Antes pensava que seria possível gostar dos dois sexos mas com o passar do tempo comecei a ver de forma diferente e faz todo o sentido na minha cabeça e no meu coração.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        MInha namorada duvida!

Iniciado por Lorena Apoio

6 Respostas
                                        4620 Visualizações
                                        Última mensagem 16 de Agosto de 2013
                                        por jagga
                                        11 Respostas
                                        8755 Visualizações
                                        Última mensagem 9 de Setembro de 2009
                                        por Fetch!
                                        0 Respostas
                                        3757 Visualizações