olá a todos, eu sou um rapaz de 26 anos pansexual a viver em braga, e apesar de cá viver há 1 ano e meio, mal consegui fazer amigos. não tenho ninguém com quem pasar tempo e estou com cada vez mais solidão devido a tal. a minha única companhia sao os meus 3 colegas de quarto, que estão quase sempre no seu canto da casa e mal tenho chances de passar tempo com eles. fazem ideia onde eu possa encontrar alguém com quem passar tempo nem que seja uma ou duas vezes por semana? obrigado por tudo.
Sent from my W100 using Tapatalk
Olá Anthe,
Estive a ler atentamente o que escreveste e apesar de não ter formação académica nem experiência profissional na área de psicologia, vou tentar usar a minha experiência enquanto voluntário da rede ex aequo como daquilo que aprendi na minha vida, para te tentar ajudar.
Felicito-te por teres dado este passo de pedir ajuda, que em si já é um grande passo! Pedir ajuda aos nossos amigos, familiares ou profissionais, não é um sinal de fraqueza ou de que és "maluquinho": é sinal de que reconheceste que o problema não está a resolver-se e que queres mudanças.
Gostaria de fazer uma pergunta: acreditas que seres pansexual está a ter impacto na tua incapacidade de fazeres amigos, ou que ao invés é um problema distinto e separado? Caso a pansexualidade esteja a condicionar a tua integração em grupos e processo de socialização, sugiro-te em primeiro lugar tentares contactar pessoas de Braga aqui do fórum e/ou reunires-te com elas, podendo assim construir ao teu ritmo laços de amizade e apoio com jovens que estão perto de ti e que provavelmente já passaram ou estão a passar por dificuldades em viverem de forma positiva a sua sexualidade.
Dito isto, e falando agora da solidão de que falaste, tenho algumas sugestões para te fazer. Disseste que a tua única companhia são os teus 3 colegas de quarto e que tens poucas oportunidades de passar tempo com eles. Já pensaste em marcar com eles uma saída para tomar um café, ir a um jantar, saírem à noite, darem um passeio, fazerem desporto, irem ao cinema, irem a um concerto, fazerem geo-caching, etc. etc. Caso os teus colegas não o pretendam fazer, tens sempre a oportunidade de sair de casa e participares em actividades que envolvam contacto com outras pessoas (ex.: voluntariado, clubes, comunidades, etc.). As possibilidades são muitas e a não ser que estejas limitado por impossibilidades físicas (ex.: deficiência) ou mentais, elas estão todas ao teu alcance! Por isso, faz um favor a ti mesmo e
não te isoles!
Tu queres socializar e isso é perfeitamente natural, visto sermos seres sociais. Mas antes disso,
cuida de ti, preserva-te, dorme e come bem - vais ver que só isso já é muito e que sem isso é uma questão de tempo até sentires essa solidão a abater e nada a mudar. O nosso canto é de facto, por uns breves momentos, um local onde estamos seguros, onde pensamos que nada nem ninguém nos pode magoar ou desiludir, mas na realidade, a médio-longo prazo, o isolamento acaba por ser a razão pela qual a tua solidão vai persistir. Se saíres de casa, ou até mesmo fazeres um esforço para jantares em conjunto com os teus colegas e conversarem um pouco, estás aos poucos a criar uma rede de apoio que será muito importante nos momentos que estás mais em baixo e nos quais precisas de desabafar.
Espero ter-te conseguido ajudar de alguma forma. Se precisares de falar, estarei aqui ou então contactável via MP.
Força.
Um abraço,
Tiago.