rede ex aequo

Olá Visitante28.out.2020, 03:21:40

Autor Tópico: Olá sou novo aqui/ Como encontrar lgbt sem me expor demasiado?  (Lida 1525 vezes)

Olá sou novo aqui/ Como encontrar lgbt sem me expor demasiado?

Offline Marko

• *
  • Novo Membro
  • Género: Masculino
Olá a todos!

Sou novo aqui, (inscrição feita hoje) mas devo ser mais velho que a maioria porque já tenho 30 anos!
No entanto estou a viver situações que são muito novas para mim.

Desde os 13 anos que sei que tenho (pelo menos) alguma atração por homens.
No entanto depois de ser vitima de bullying durante parte da minha infância, (entre os 8 e os 11 ou 12) a última coisa que queria era ser chamado  "p********" ou "maricas", logo no momento (com 12/13 anos) quando o meu corpo começou a crescer e já conseguia de alguma forma livrar-me de ser vítima dos meus colegas.
Eu sabia (que tb gostava de rapazes), mas tinha sentimentos de culpa, que aos poucos fui ultrapassando, sem no entanto ter contado nunca a ninguém que era bi.
Fui crescendo, tive uma adolescência "normal", já ninguém me chateava como quando era mais novo. E já não passava pela cabeça de ninguém que eu pudesse ser outra coisa que não hetero.
Tive algumas namoradas, nada de sério. Entrei na faculdade tive mais algumas namoradas, algumas amigas coloridas, em particular tive 3 relacionamentos mais sérios que duraram vários meses ou um ano, além de uma mulher que era minha amiga de quem gostei durante anos sem que se tivesse passado nada.
Com as minhas duas primeiras namoradas mais a sério pensei que estar com elas me iria fazer esquecer o meu lado homossexual. Na altura em que namorei com a terceira já me conhecia melhor e já sabia que iria sempre gostar (também) de homens e tinha muita vontade de lhe contar essa verdade acerca de mim.
Na verdade acho que o não lhe ter podido contar isso foi o que estragou um pouco a nossa relação, ás vezes eu sentia necessidade de falar sobre isso e sempre desejei poder falar com a pessoa que amava de tudo sem segredos, contudo nunca fui capaz de contar porque tive medo que ela não comprendesse ou deixasse de gostar de mim, ou se sentisse traída (apesar de eu nunca a ter traído), ou que sentisse que eu a estava apenas a usar como fachada, por isso nunca contei, e saber que tinha um segredo e que não lhe podia contar, e que se ela soubesse a verdade sobre mim talvez me deixasse, fez com que eu não conseguisse avançar na relação para um compromisso ainda mais sério que era o que ela queria, e foi o principio do fim.

Também nos anos da universidade e nos anos que se seguiram tive as minhas primeiras experiências homossexuais, coisas muito raras e muito efémeras de durarem menos de um dia e sempre muito longe de casa onde ninguém me pudesse conhecer, excitantes, mas sem serem algo que eu valorizasse muito como experiência pessoal, eram coisas demasiado superficiais, que me satisfizeram um pouco a curiosidade sem no entanto me fascinarem e que por isso não voltei a repetir.

Há pouco mais de um ano fiz um amigo, que se foi tornando cada vez mais intimo. Algumas coisas nele levaram-me a pensar que ele podia ser gay ou bisexual. A princípio não me importei com isso, mas depois pus-me a imaginar várias vezes que se ele fosse gay ou bi, eu também lhe podia dizer que era bi, e podíamos falar sobre isso e partilhar segredos e experiências e quando dei por mim estava a desejar que ele fosse bi e estava a apaixonar-me por ele.

Acabei por contar-lhe ao fim de uns meses... e ele era hetero, mas aceitou tudo muito bem. Apesar disso entretanto foi viver para outro país por motivos profissionais.
Essa experiência despertou em mim mais a minha necessidade de falar com alguém e de conhecer outras pessoas lgbt, principalmente b&g com quem pudesse falar sobre isto e comecei a procurar na internet.
Encontrei o "Experience Project" mas era tudo gente que vivia noutro país, normalmente noutro continente e que só falava inglês, foi um bom sitio para começar mas queria falar com alguém de Portugal, mais próximo da minha realidade.
Não encontrei nada, comecei a usar o chatroulette que não é o melhor sitio para encontrar alguém com quem conversar porque 95% dos utilizadores só estão interessados em se masturbar online, porém encontrei uma pessoa interessante.

Durante semanas falamos no skype até que um dia tive a oportunidade de o ir visitar (vive quase noutra ponta do país).
O único lugar para ficar era na casa dele era no quarto dele (não havia sala). As coisas aqueceram um pouco.
Passei as semanas seguintes a falar com ele no skype e telemovel 5 horas por dia.
Fui visitá-lo outra vez, apaixonei-me, como tinha começado a namorar com alguém decidi finalmente falar, contei a dois amigos e á minha irmã.
Aceitaram bem. Entretanto ele começou a ficar mais distante e um dia admitiu que já não sentia a mesma atração que antes. Foi um bocado repentino mas até lidei bem com isso, claro que custou um pouco, mas... a vida anda prá frente. E ficamos amigos...

E agora?
Agora que não namoro com ninguém não me apetece continuar a contar a mais gente que sou bi. Quando estava com ele sim, já planeava contar a mais dois amigos e ao meu irmão também, mas agora parece-me que já não tenho motivos para isso. E pelo menos já tenho amigos que sabem e com quem posso falar.
Gostava sim de conhecer mais gente lgbt mas sem me expor. Não me apetece conhecer gente em chats como o chatrandom ou chatroulette porque as pessoas só vão lá para engatar, pelo que ouvi dizer nos bares gay também é a mesma coisa.
Queria conhecer gente só para conhecer que pudessem ser amigos... que não pensem imediatamente em sexo, nem sequer que pensem imediatamente numa relação. Quero conhecer pessoas sem expectativas de sexo ou relacionamentos amorosos. Não me quero atirar de repente para uma relação com ninguém.

Alguém tem algum bom conselho sobre como posso encontrar gente sem me expor demasiado. Quero ser eu gerir o meu "coming out", não quero que seja algo que aconteça por acidente, e não tenho pressa nenhuma, quero contar a um amigo de cada vez quando estiver preparado.

E já agora conhecem algum forum como este para gente mais velha? É parece-me que há muitos adolescentes neste forum eu disse que tinha 30 anos porque o limite de idade para participar é 30, mas na verdade tenho 31, não me parece significativo a questão dos 30 ou 31 mas a verdade é que eu próprio me sentiria mais á vontade se soubesse que aquilo que eu escrevo é lido por pessoas com pelo menos 18 anos.

Espero não ter sido demasiado explícito nas coisas que escrevi...

Boa noite.

Fábio de Almeida

• Visitante
    Primeiro que tudo, é perfeitamente normal teres esses sentimentos aos 31 anos, especialmente após todo o teu historial. Não penses que vais tarde ou algo do género. ;)

Depois, também é perfeitamente normal não teres tanta vontade de te assumires sem alguém a teu lado. Comigo passou-se/passa-se exactamente o mesmo, e a muitos outros. No entanto, é bom teres tido a iniciativa de procurar e iniciar contacto com outros LGBT pois irá deixar-te mais à vontade com todos esses teus sentimentos, mas não penses que és o único mais velho aqui por estes lados, de todo! Basta começares a conhecer pessoal e verás ;) também é saudável a tua atitude de não te atirares "de repente para uma relação com ninguém". :)

Infelizmente, não há muitos meios LGBT em que possas conhecer pessoal minimamente decente à excepção da REA, ILGA... mas também creio que não precisas de mais pois vai-se conhecendo amigos de amigos e, eventualmente, chega-se a pessoas que não participam tanto por aqui.

Offline Marko

• *
      • Novo Membro
      Obrigado Fábio  :D... não sinto que vou tarde até porque eu não descobri agora que era bi, eu já o sabia e até tive algumas experiências como descrevi, mas nada de sério.

Agora, depois de me ter apaixonado as primeiras vezes por homens as coisas são/estão diferentes.
      Não faço a mínima ideia se a próxima pessoa de quem vou gostar vai ser homem ou mulher ???, acho que estou mais aberto a todas as possibilidades. Seja qual for o género da pessoa, gostava era de encontrar alguém com quem ter uma relação duradoura e estável. Principalmente com um homem só me quero envolver se for para ter uma relação a sério, é que ter um relacionamento homosexual tem um custo social pesado, só vale a pena se a recompensa também for grande, e por recompensa grande quero dizer uma relação que me faça feliz, que me faça sentir mais completo.
      Claro que no princípio nunca se sabe como as relações vão evoluir, mas por isso mesmo é bom avançar devagar, ficamos a conhecer melhor a pessoa antes de nos envolvermos demasiado.

Quanto a ser velho demais, digo apenas para este forum, esta organização, afinal a REA é uma associação para jovens e eu já estou fora do limite de idade para participar no forum, pelas regras do forum acho que nem devia participar, mas não encontrei nehum forum assim na ILGA.

Quanto a conhecer pessoas na ILGA ou na REA, pois prefiro conhecer pessoas nos foruns, sem ir lá e sem dar a cara, e depois conhecer as pessoas presencialmente num grupo pequeno, não me apetece entrar pela porta da associação ou ir a uma atividade com montes de gente... pelo menos para já.

Offline theone111

• Membro Ultra
        Marko,

O facto de teres mais de 30 anos não impede a participação no forum. Recomendo, porém, leitura atenta das regras em https://www.rea.pt/forum/index.php?topic=3126.0 e que definas a idade correcta no perfil, como estipulado.

A questão da idade apenas te impredirá de participar em alguns projectos da rede ex aequo, ou tornar-te associado. Porém, o forum não é o caso  ;)

Relativamente ao forum para pessoas mais velhas, também não conheço. E sendo o público-alvo deste  jovens a partir dos 14 anos, é expectável que seja lido por menores. Assim, cabe a todos nós mantê-lo um sítio seguro.

Relativamente ao conhecer lgbt's, posso dizer que grande parte do pessoal que conheço foi precisamente por aqui, e não tenho razões para me arrepender. O facto de não poderes participar, por exemplo, nos grupos locais, não impede que possas arranjar amigos por aqui. Força!

Já agora, acabei por dar uma vista de olhos no "Experience Project". Gostei e agradeço a dica!
          E acredita, a vida é bastante melhor com bolachas! lol

Offline Marko

• *
          • Novo Membro
          Ainda bem que posso participar no forum. Já tinha dado uma leitura por alto ás regras por isso sabia que o limite era até aos 30 anos, mas por ter lido com pressa não tinha lido a frase até ao fim.

não é permitido no Fórum:
          "A utilização do Fórum por pessoas menores de 14 anos e por pessoas maiores de 30 anos, neste último caso se a sua participação for prejudicial para jovens LGBT, se não estiverem no Fórum por motivos de procura de apoio e/ou informação ou se não explicitarem a sua verdadeira idade no respetivo perfil de membro no Fórum;"

Neste momento a minha idade já está explicita no meu perfil, e antes disso tb falei disso no post que leste e que foi a minha primeira "intervenção" aqui no forum. Por isso, julgo que estou a cumprir todas as regras.

Sim, eu sei que o público alvo é bastante jovem, e concordo que se deva ter um certo cuidado especial na lingugem e no conteúdo, não costumo utilizar linguagem menos apropriada embora tenha notado que censuraram a palavra p*n*l**ro, é uma palavra da qual também não gosto, mas no contexto em que estava não me tinha parecido incorreto utilizá-la. De qualquer forma agora já sei.
          Quanto ao conteúdo, fui razovelmente vago mas a minha história já não é tão inocente e fofinha como algumas que li aqui.  :-[

Não sinto a necessidade de participar nos grupos locais, nem em atividades por isso, não poder participar não é problema...neste momento este forum é mesmo o que mais valorizo na plataforma da rea.

E quanto a conhecer gente, bom espero que isso vá acontecendo.

Já agora quanto ao "Experience Project" foi importante para mim, mas já gostei mais que antes, tem a vantagem de ser grande e diverso, mas chega a ser grande demais e tem algumas áreas mais sombrias, parece-me que os moderadores não conseguem ler tudo o que é escrito e aparecem algumas coisas que na minha opinião não deviam lá estar.

Offline R_M_P

• Associad@
            • Membro Sénior
            A rede ex aequo é um bom começo. Não precisas de te expor para conseguires desabafar e para teres "amigos" mesmo que estes sejam virtuais.  ;) As vezes ter algum para conversar é o suficiente para resolver muitos problemas :-)

Offline Bezier

• *
              • Novo Membro
              Bem vindo Marko,

Não costumo participar muito aqui no forum mas como me identifiquei com algumas das coisas que escreveste não quis deixar passar a oportunidade, em particular no que diz respeito ás regras/idades do forum e ao conhecer mais gente com quem simplesmente falar.

No início até me senti discriminado (!), também tenho mais de trinta anos, mas hoje compreendo que um forum deste género exista para dar suporte aos mais jovens. Se as coisas já são confusas para quem está nos trinta (para algumas, eu incluído), faço ideia para quem anda pela adolescência. Teria sido mais fácil se eu tivesse tido este recurso quando tinha 18 anos. Hoje é mais complicado, até porque não sou muito de me meter em bares e afins. E também não estou interessado em me expor sem justificação.

Infelizmente não encontrei nenhum forum ou website alternativo (entenda-se para quem é mais "velho") que se aproxime sequer da qualidade deste, o que só diz bem do excelente trabalho que aqui têm feito. E assim tenho-me ficado por aqui (sem ter tirado grande proveito - mas isso já é nabice minha). Não conheço outras maneiras de conhecer mais gente, que não as que já mencionaste. Nesse aspecto estou na mesma situação que tu. Talvez por isso esteja tão interessado neste tópico...

De qualquer forma bem-vindo e descansa que estás longe no top das idades.. Até ver, vou eu á frente  :-[
              « Última modificação: 1 de Junho de 2014 por Bezier »

Offline Marko

• *
                • Novo Membro
                Obrigado R_M_P e Bezier pelas respostas!

Sim R_M_P, concordo, aqui não tenho de expor a minha identidade para poder falar sobre algumas coisas das quais não costumo falar no dia a dia. Embora agora até já seja mais fácil falar afinal já tenho algumas pessoas que sabem que sou bi.
                E precisamente por não ter de expor a minha identidade é que me sinto mais à vontade aqui para falar sobre mim, e mesmo que seja só com amigos virtuais (até hoje não conheci pessoalmente ninguém daqui do rea) vale sempre a pena desabafar. De qualquer forma conto mais cedo ou mais tarde vir a conhecer algumas pessoas, só que não tenho pressa.

Bezier, sim fazia falta um espaço como este, com forum e chat para gente mais velha, porque as coisas não ficam mais simples só por se ter mais idade. E além disso não é fácil conhecer outras pessoas com a mesma orientação que não estejam apenas interessadas em sexo sem nos expormos. Vi sugerirem aqui sites de encontros mas tb não é coisa que me agrade muito.

De qualquer forma há muita gente com vinte e tais anos aqui com quem não me sinto minimamente deslocado a falar e existem também várias pessoas mais velhas, eu ainda só falei com umas 15 pessoas aqui e 3 tem 40 anos (ou mais) por isso eu sei que não estou no top das idades...

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                  "Expor-se"

Iniciado por Yumi « 1 2 3 » Apoio

44 Respostas
                  8778 Visualizações
                  Última mensagem 15 de Março de 2010
                  por deep green eyes
                  Amor sem sexo ou sexo sem amor?

Iniciado por Niniokoala « 1 2 ... 20 21 » Saúde e Bem-estar

412 Respostas
                  64147 Visualizações