rede ex aequo

Olá Visitante25.nov.2020, 00:22:38

Autor Tópico: Como criam as vossas personagens?  (Lida 1655 vezes)

Como criam as vossas personagens?

Offline miúda esquisita

• Membro Elite
Oi malta! Decidi criar este tópico porque como aspirante a escritora sei que nem sempre é fácil criar personagens. Por isso gostava de saber como o fazem, se usam algum "truque", se decidem á sorte, etc. No meu caso depende do que surge primeiro: uma personalidade ou um nome.Se eu já tiver pensado um personagem para uma história que já tenho delineada na minha cabeça procuro letras soltas para o nome da personagem mas se for começar uma história e de repente me surge um nome, uma profissão, uma idade construo facilmente o resto. Uma coisa que eu tento sempre é harmonizar naminha mente a relação mente/personalidade

Offline rowenarav

• *
    • Novo Membro
    • Género: Feminino
    Isto pode ajudar se souberes ler inglês: http://fuckyeahcharacterdevelopment.tumblr.com/post/50825149893/character-sheets-and-character-creation
    são fichas de criação de personagens. Caso não saibas, podes sempre procurar por elas no google. Eu não sei de nenhumas em portugês :/

Offline icognita

• Membro Sénior
      • Género: Feminino
        • I ♥ ♀ and ♂
      As minhas personagens costumam ser inspiradas em alguém que conheço ou baseadas em mim. Acabo por passar algumas características física e psicológicas que essas pessoas têm e depois vou adaptando à história.

Neste tumblr podes encontrar dicas sobre personagens ou escrita: http://eus2escrever.tumblr.com/search/personagens
        I ♥ ♀ and ♂   |    http://ilovewandm.blogspot.com

Offline Mr Unchained

• Membro Vintage
        • Género: Masculino
        • Cada passo segue um ritmo!
        Penso sempre em personalidades fortes, penso primeiro no aspecto psicológico e só depois com o aspecto físico. Inspiro-me em pessoas que admiro ou em características que eu gostava que os que me rodeiam tivessem.
        Acho que no fundo de certa forma as pessoas reflectem um pouco de mim e de quem me rodeia.
        Eu acho que és das coisas mais prazerosas é dar corpo a uma personagem  :)
          Dá um passo a seguir ao outro sem medos, se tropeçares e caires, podes levantar e aprender andar melhor :)

Offline fmateus

• Membro Sénior
          • Género: Masculino
          • Music and Cinema Lover.
          Eu geralmente crio as personagens de fora para dentro, começo por delinear o seu físico, os seus atributos e o aspecto visual.
          Depois, a partir do físico atribuo as suas qualidades e traços da personalidade.
          Por fim, o nome, que é a coisa mais difícil para mim --''
            "O tempo é a razão da nossa existência"

Offline miúda esquisita

• Membro Elite
            Eu gosto muito de escrever contos e penso sempre em primeiro lugar na história. Só quando já tenho grande parte da acção delineada na minha mente começo a pensar nas personagens e aí primeira preocupação é dar-lhes nome. Uma técnica comum sempre que quero "baptizar" uma personagem é reparar num promenor que me agrade numa mulher tarente (brincos, mala, verniz, etc) e depois procuro um carro com essa cor e conforme as letras da maticula desse carro começo a pensar em nomes para a personagem.
            Prefiro esvolher primeiro o nome porque gosto de construir personalidades que eu ache que condigam com os nomes.

Offline unfold

• *
              • Novo Membro
              Esta é a parte mais difícil para mim. Em termos de atributos físicos é fácil porque me baseio em pessoas que conheço ou que vejo, mas em termos de características psicológicas torna-se mais difícil principalmente quando quero aprofundar temas que não domino mas que fazem todo o sentido estar presentes no livro. No meu caso decidi ter o apoio de uma psicóloga para me ajudar a clarificar alguns padrões e para lhe dizer o que pretendo que cada personagem represente e transmita pois não estava a conseguir avançar em algumas partes devido a dúvidas mais "científicas". Também vou precisar que ela me ajude a rever algumas acções das personagens para que as acções coadunem com as suas características mentais/emocionais, porque uma coisa é cada ser humano ou cada personagem poder ser imprevisível e outra muito diferente é, por exemplo, um/a psicólogo/a estar a ler o livro e concluir: "Não, uma pessoa x não se comportaria assim ainda que haja imprevisibilidade." Sem dúvida que esta parte é a que me deixa a deitar fumo pelas orelhas.  lol
                Non non non.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                48 Respostas
                18932 Visualizações
                Última mensagem 23 de Agosto de 2010
                por Safira
                502 Respostas
                77860 Visualizações
                Última mensagem 29 de Julho de 2013
                por livre_na_mente
                206 Respostas