rede ex aequo

Olá Visitante28.fev.2021, 10:19:39

Autor Tópico: Homofobia na minha família  (Lida 1954 vezes)

Homofobia na minha família

Offline tee

• *
  • Novo Membro
  • Género: Masculino
    • Twitter
Hi. Antes de mais deixem-me apresentar-me, pois sou novo aqui. Sou o Tiago, vivo em Lisboa e tenho 20 anos.
Aconteceu a situação seguinte. Eu estou a viver com uma prima minha, sobrinha dos meus avós. Ela faz parte de uma Igreja Mormon, e eu por curiosidade decidi perguntar se os Mormons aceitam a homossexualidade, estava curioso sobre qual a sua posição em relação ao "tema". Ora, isto desencadeou uma discussão enorme, com a minha prima a dizer que ser homossexual é uma aberração, chegando a comparar ser homossexual a ser-se deficiente físico/ mental. Eu, não concordando minimamente com isto, disse-lhe que a sua mentalidade me faz impressão e não percebo como ainda pensa assim, que não podia comparar coisas assim pois é ridículo. A discussão arrastou-se da parte dela, com argumentos do gênero "não é normal porque há sempre um que faz de mulher" "até existem homens que fazem implantes de seios" etc.., basicamente a discussão estava já a chegar ao tema da transgeneridade(?), mas para ela é tudo do mesmo. Eu quase que desatei a chorar, faltava pouco.
Bem, eu estou a partilhar isto convosco pois ela é uma figura maternal para mim, pelo menos até isto sempre o foi. Esta discussão abalou-me imenso, pois uma pessoa que prega que se deve respeitar e aceitar os outros ter uma atitude destas, é para mim um verdadeiro acto de hipocrisia. Desde que isto aconteceu que me distanciei dela, não sei, parece que a vejo com outros olhos. Sou bisexual, não assumido perante ela, e ver alguém por quem eu tenho tanto carinho e consideração dizer estas coisas com tanta agressividade magoou-me muito e mudou a forma como me relaciono com ela.
Decidi partilhar a minha história aqui, pois de certeza que alguns de vós terão passado por situações idênticas. Sinto que preciso de algum apoio para ultrapassar esta situação, e pensei logo na rede ex aequo.
Obrigado por lerem. :)
    "I don't want to come back down from this cloud, it's taken me all this time to find out what I need."

ritmo

• Visitante
    hey Tiago espero que te sintas melhor ao teres desabafado e bem vindo já agora (:
    devo dizer que obviamente que não sou a pessoa mais qualificada para te responder a isto mas já me vi numa situação bastante semelhante em termos familiares. certo dia surgiu um conversa sobre homossexualidade e apercebi me que a minha mãe que nunca julguei homofóbica tinha um grande preconceito em relação a lésbicas. bem isto desencadeou discussões que me magoaram imenso porque ela é a minha única familia com quem sinto uma ligação próxima, quase de confidencialidade. dói muito mas muito, não só por te atacar a ti mas porque é por uma das pessoas que mais gostas e de forma tão violenta.
    é totalmente compreensível que te afastas um pouco por um tempo e tua visão dessa pessoa seja diferente depois disto. o pouco que posso dizer é não caires no erro de te odiares nem a ti nem a essa pessoa, é dificil mas manter a paciência é muito importante e compreender que a forma como reagiram é fruto da ignorância no tópico ou de experiências menos felizes. perceberes quais as razões que a levam a pensar assim são muito importantes. tu podes tentar com que os teus familiares tentem pelo menos tolerar a situação (já nem digo aceitar) mas por vezes pode ser um processo muito demorado e falar com pessoas como tu para te lembrares que não estás a fazer nada de errado é uma maneira boa de ultrapassar isto e não caires no erro de te torturar mais do que já deves ter feito. podes tentar mudá los e educá los bem calmamente mas não podes força los a mudar, infelizmente.
    sei que a ajuda não é das melhores e que não é nada que não seja senso comum mas é o que te posso dizer. a melhor das sorte mesmo *

Offline mau_feitio

• Membro Ultra
      • Género: Feminino
      • Sou fascinada pelo sincero!
      Eu sabia, aceitar-me como lésbica, não seria tão facil. Não por conta da sociedade, nem dos amigos, mas por conta de alguns membros da minha família. Afinal eu sempre fui aquela, que nunca ligou para opinião alheia e nem gostava que metessem o nariz na minha vida. Mas  sempre fui criada para gostar de homens e quando descobri que não era aquilo de que realmente gostava, senti como se estivesse a violar alguma lei, senti uma culpa enorme.Mais tarde vi que não era. Aos poucos entendi, que eu  tinha nascido desse jeito, nascido parar amar e respeitar uma mulher e não um homem como sempre me disseram. Antes era difícil lidar com o preconceito, hoje já não é mais, porque o melhor remédio é ignorar os, que pensam que ser heterossexual é motivo de orgulho(apesar de serem familiares).Lamentei dizer-lhes,mas levaram o seu tempo a aceitar. Hoje em dia estou bem com alguns deles e os que ainda não sabem...bem,não os considero assim tão próximos ao ponto de lhes contar algo tão íntimo.
        ''É difícil esperar por algo que talvez nunca aconteça,mas é muito mais difícil abrir mão quando isso é tudo o que queremos"'

Offline uhrh9

• *
        • Novo Membro
        Eu sabia, aceitar-me como lésbica, não seria tão facil. Não por conta da sociedade, nem dos amigos, mas por conta de alguns membros da minha família. Afinal eu sempre fui aquela, que nunca ligou para opinião alheia e nem gostava que metessem o nariz na minha vida. Mas  sempre fui criada para gostar de homens e quando descobri que não era aquilo de que realmente gostava, senti como se estivesse a violar alguma lei, senti uma culpa enorme.Mais tarde vi que não era. Aos poucos entendi, que eu  tinha nascido desse jeito, nascido parar amar e respeitar uma mulher e não um homem como sempre me disseram. Antes era difícil lidar com o preconceito, hoje já não é mais, porque o melhor remédio é ignorar os, que pensam que ser heterossexual é motivo de orgulho(apesar de serem familiares).Lamentei dizer-lhes,mas levaram o seu tempo a aceitar. Hoje em dia estou bem com alguns deles e os que ainda não sabem...bem,não os considero assim tão próximos ao ponto de lhes contar algo tão íntimo.

O meu processo é parecido com o teu.  So nao me tinha ocurrido a definição do sentimento de culpa. É curioso , (ou nao) a culpa associada a uma condição que não é  da nossa responsabilidade. realmente eu tinha mt vergonha do tema sexualidade e mesmo antes de concretizar a minha orientação ja me sentia culpada por nao querer namorado ou intimidades.
        « Última modificação: 22 de Março de 2014 por uhrh9 »

V24

• Visitante

O meu processo é parecido com o teu.  So nao me tinha ocurrido a definição do sentimento de culpa. É curioso , (ou nao) a culpa associada a uma condição que não é  da nossa responsabilidade. realmente eu tinha mt vergonha do tema sexualidade e mesmo antes de concretizar a minha orientação ja me sentia culpada por nao querer namorado ou intimidades.

Já disseram tudo por mim. Obrigada por postarem. É bom saber que não somos únicos ou "sozinhos no mundo"

Offline dianafg

• **
            • Membro Júnior
            Os meus pais quando lhes contei reagiram muito mal e tentaram arranjar mil desculpas para o que estava a acontecer. A confusão na cabeça deles é enorme e metem os pés pelas mãos no que toca a estes assuntos confundindo-os e misturando-os. O resultado é que acabam por fazer-me perguntas tipo 'mas tu não gostas de ser rapariga?', 'queres mudar de sexo?'... Tal como a tua tia misturou os assuntos. [smiley=muro.gif]
            Vais ter de ter paciência e força para superar! Eu por exemplo, já contei ha 6 meses e mantém-se tudo quase igual praticamente..

Mas nem tudo é mau! Ainda bem que recorreste à rede, e se tiveres amigos que fisicamente estejam contigo e te entendam, melhor ainda! Fala com eles sobre o assunto porque vais ouvir deles coisas positivas e palavras de compreensão que te vão manter com os pés assentes na terra ou seja que não tens nada de errado!  [smiley=sim.gif]

Offline SM

• Membro Total
              • Amante de animais, vegetariana, dorminhoca 🐱🎵
              Algo que também é muito desconfortável (não sei se vos acontece) é os vossos pais saberem da vossa orientação sexual (e vocês terem a certeza de que sabem) e eles não vos confrontarem de forma alguma com o assunto, preferirem fazer de conta que não sabem ou pensarem que vocês apenas não ligam a namoros. Isto acontece-me há anos com a minha mãe. A verdade é que (por enquanto) ainda não vejo a necessidade de me assumir aos meus pais e daí que contorno o caso falando de homossexualidade com a minha mãe, dando-lhe a minha opinião sobre o assunto (até porque tenho muitos amigos homossexuais) e ficamos por aí. Mas é um pouco desconfortável e faz com que a relação entre mim e a minha mãe seja distante.  [smiley=desconfortavel.gif]
                " Cara Florbela, se me conhecesses, não te terias suicidado."

S from Small

• Visitante
                Algo que também é muito desconfortável (não sei se vos acontece) é os vossos pais saberem da vossa orientação sexual (e vocês terem a certeza de que sabem) e eles não vos confrontarem de forma alguma com o assunto, preferirem fazer de conta que não sabem ou pensarem que vocês apenas não ligam a namoros. Isto acontece-me há anos com a minha mãe. A verdade é que (por enquanto) ainda não vejo a necessidade de me assumir aos meus pais e daí que contorno o caso falando de homossexualidade com a minha mãe, dando-lhe a minha opinião sobre o assunto (até porque tenho muitos amigos homossexuais) e ficamos por aí. Mas é um pouco desconfortável e faz com que a relação entre mim e a minha mãe seja distante.  [smiley=desconfortavel.gif]

Sim! Com metade da minha família acontece-me isso.

Mas com os que não fingem que não sabem ainda é pior que isso. Chegam a misturar estereótipos com insultos e dizem tudo isso com um ar de repugnância que me assusta. São diálogos sem nexo da parte deles que acabam comigo a dar-lhes as costas como resposta ( o que piora tudo mas enfim). Quando o estado de espírito é ameno só evitam falar do assunto ou fazem piadas parvas.  [smiley=desconfortavel.gif]

Isso acontece-me com toda a minha familia menos com a minha mãe, que ultimamente tem falado cmg sobre o assunto e tem-me apoiado bastante e até já me ajuda a escolher prendas para dar à minha namorada! :)
                Mas o resto da familia finge não saber e mandam bocas ou fazem piadas parvas e essas coisas todas...

V24

• Visitante
                  O meu pai age normalmente, a minha mãe tem dias...
                  Ora fala das coisas com uma normalidade razoável ou fica toda irritada.
                  Mas pelo menos ninguém me "insulta". Também com o meu feitio não seria sensato fazê-lo [smiley=bomba.gif]

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                    134 Respostas
                    26887 Visualizações
                    Última mensagem 29 de Abril de 2019
                    por carolinalg
                    Única pessoa homossexual na família?

Iniciado por sarinha « 1 2 ... 34 35 » Geral

693 Respostas
                    81552 Visualizações
                    Última mensagem 12 de Abril de 2015
                    por Blesia