rede ex aequo

Olá Visitante19.nov.2019, 13:22:26

Autor Tópico: Será que os gays e bissexuais pertencem mesmo a uma minoria?  (Lida 2635 vezes)

Será que os gays e bissexuais pertencem mesmo a uma minoria?

Offline icognita

• Membro Sénior
  • Género: Feminino
    • I ♥ ♀ and ♂
Acreditam nessa história de os gays e bi estarem em minoria em relação aos heterossexuais? Penso que estimam que 10% da população seja gay, mas acredito plenamente que sejam muitos mais. http://www.fotolog.com/eu_te_amooo/62097543/

Penso que devido principalmente à sociedade em que vivemos, os sentimentos são escondidos e reprimidos. Considero a nossa identidade sexual fluída, isto é há fases em que nos podemos sentir atraídos por homens, noutras por mulheres ou até por ninguém especial. Não é algo linear. Eu acho que se fossemos 100% livres de preconceitos e não houvesse o conceito de "anormal" a população iria revelar-se mariotamente gay/bi e a minoria hétero. Até há quem diga que o mundo caminha para a bissexualidade. http://www.tramadopormulheres.com.br/2011/01/21/o-mundo-a-caminho-da-bissexualidade/

Qual a vossa opinião? Acham que há mais héteros do que gays ou bis? Caminhamos para a bissexualidade?
« Última modificação: 11 de Março de 2014 por icognita »
    I ♥ ♀ and ♂   |    http://ilovewandm.blogspot.com

dre_o

• Visitante
    Eu concordo que haja mais homossexuais/bissexuais do que aqueles estimados, ou seja, mais do que os tais 10%.
    E creio que realmente a estimativa é baixa por causa do preconceito imposto pelas sociedades do mundo.
    Mas se realmente somos uma parte igual ou maior? Não sei. Não tenho argumentos que sustentem isso.

Quanto ao mundo caminhar para a bissexualidade?
    Hm, não sei, não me consigo acreditar muito nisso. xD

Offline Ulmos1991

• Membro Total
      • Género: Masculino
      • "Faz tudo como se alguem te contemplasse"
      Eu também concordo que a comunidade LGB possivelmente seja mais que esses tais 10% que já referiram e essencialmente pelos motivos que também já referiram, o preconceito da sociedade em relação à homossexualidade. No entanto o facto de sermos mais ou menos que os heterossexuais a mim não me diz grande coisa, não é por isso que deixo ou não de ser feliz como sou.
      E duvido seriamente que sejamos mais que os heteros porque se fossemos de certeza que a sociedade já teria mudado a sua mentalidade, não faria sentido continuarem a defenderem uma sociedade heteronormativa quando essa sociedade já não existe. But that is just my opinion.

Em relação ao mundo caminhar para a bissexualidade, estou como o Erxdan, não me vou pronunciar porque não tenho dados que apoiem ou refutem isso, no entanto também duvido seriamente nisso. A orientação sexual não pode ser vista como uma "tendência" que ora a "tendência/moda" é a heterossexualidade ora é a bissexualidade. Daqui a pouco diz-se que vamos caminhar para a homossexualidade xD
      But once again, just my opinion
        "A vida é uma escalada mas a vista é maravilhosa"

Offline Odra

• Membro Elite
        • Welcome to the Town of Gay! ;D
        Uma vez, o Dr. Quintino Aires, da TVI, disse que apenas 10% da população era exclusivamente heterossexual, ou seja, se formos ver a escala de Kinsey e desenhar-mos-lhe uma linha como a curva de Gauss, teremos 10% como totalmente hétero, 10% como totalmente homo, sendo os restantes 80% das pessoas, bissexuais, qualquer que seja o género pelo qual a atracção seja maior. Por isso, os bissexuais não são de todo uma minoria, mesmo que não se asssumam como tal.

Acredito que os gays (e lésbicas), assumidos, sejam uma minoria, pois como vivemos numa sociedade heteronormativa e heterosexista, seja dificil para quem quer que seja se  assumir, se houver o medo de discriminação por parte dos restantes elementos da sociedade, tornando o ser hetero como o padrão.
          Estamos a fazer um jogo. Lançam-se os dados e quem obtiver maior pontuação faz uma pergunta aos restantes jogadores. Utilizaremos um dado com 20 lados. /roll 1d20

Nível de originalidade: o mais alto de todos!
          lol

Offline T-Rex

• Associad@
          • Membro Ultra
          • Hakuna Batata!
            • Um gajo trans a falar de cenas
          Uma vez, o Dr. Quintino Aires, da TVI, disse que apenas 10% da população era exclusivamente heterossexual, ou seja, se formos ver a escala de Kinsey e desenhar-mos-lhe uma linha como a curva de Gauss, teremos 10% como totalmente hétero, 10% como totalmente homo, sendo os restantes 80% das pessoas, bissexuais, qualquer que seja o género pelo qual a atracção seja maior. Por isso, os bissexuais não são de todo uma minoria, mesmo que não se asssumam como tal.
          Também já vi alguns artigos que confirmam essa ideia de apenas 10% da população ser um zero (exclusimamente hetero) na escala de kinsey. No entanto, a escala de kinsey tem uma falha que a meu ver é importante: mede o 'comportamento' sexual, não o desejo ou a identidade. Ou seja, alguém que se identifique como exclusivamente gay mas que tenha tido uma experiencia hetero, fica automaticamente a ser um 5 na escala, ou seja, passa a encaixar-se na categoria de 'bisexual'.

Eu acho que mais do que o nosso comportamento, o que define a nossa orientação é a forma como nos identificamos. O comportamento pode variar imenso entre pessoas com a mesma orientação; por exemplo, um homem gay pode manter relacionamentos com mulheres para tentar reprimir a sua homosexualidade, ou um homem hetero pode ter um relacionamento com um homem porque tem curiosidade.
          Mas será correto estar a categorizar um 5 ou um 1 como bisexual? Imaginemos uma mulher que encaixa no 5 (comportamento quase exclusivamente homosexual, muito raramente heterosexual), será correto eu estar a dizer "esta mulher é bisexual"? Se calhar ela reconhece essa componente "raramente hetero", mas acha que não é suficientemente proeminente para se guiar por ela e, portanto, identifica-se apenas como lésbica.
          Ou imaginemos um homem que encaixa no 1, mas sente que a componente homosexual é tão residual que não é suficiente para que tenha significado na vida prática e na identidade dele. Será correto estar a categoriza-lo como bisexual?...

Eu acho que o que realmente interessa não são os números da escala ou o comportamento, mas sim a identidade que a pessoa adota para si própri@. Existem muitas mais componentes além do comportamento... Aliás, a própria existência de uma "comunidade" LGB pode influenciar a forma como as pessoas se identificam. Vamos voltar a pegar naquele homem que é um 1 na escala; se calhar, numa sociedade em que não existisse esta "comunidade gay", esse homem até diria que sente atração (mesmo que residual) por homens. No entanto, se o disser está a adotar para si uma identidade bisexual que pode ter associado a ela alguns fatores que esse homem sinta que não se aplicam a si. E não estou a falar de estereótipos, mas sim algumas experiências que a maioria da população que se assume LGB partilha (por exemplo, o processo de auto-descoberta e coming out).
          Eu posso tentar dar-me a mim como exemplo prático disto que estou a tentar explicar... eu digo-me bisexual, mas se não existisse esta comunidade LGB, eu por esta altura provavelmente identificar-me-ia como hetero. Eu tenho uma componente homosexual bastante pequena (se bem que isso pode variar, a sexualidade é fluida, mas isso é outra história...) mas escolho aceita-la (e uso a palavra "escolho" apenas no sentido de escolher um rótulo, não de escolher a minha orientação) em parte porque já ando mais ou menos dentro da "comunidade" há alguns anos e já tinha construido para mim esta identidade como bisexual. Não sei se isto está a fazer sentido, mas é um bocado assim que eu vejo as coisas.

Mas pronto, isto tudo para dizer que não acho que lá por apenas 10% da população ser um zero na escala de kinsey, então apenas 10% da população é hetero e o resto é bi (ou gay). Eu acredito que existam bem mais LGBs do que os que estão assumidos e dos que aparecem nas estatísticas, pelas razões já apontadas em posts anteriores. Mas não sei se seremos uma "maioria", e acho que nunca vamos saber ao certo...

Sobre a humanidade caminhar para a bisexualidade, não sei. Não tenho argumentos contra ou a favor dessa teoria. Mas o artigo que a icognita deu não me convence. Aliás, não acho que seja um bom texto sobre bisexualidade de todo!

Ora, vamos lá ver:
          Responder
          a bissexualidade entre as mulheres é uma questão ligada a mais tenra infância,
          a implicar que a bisexualidade feminina é fruto de experiencias durante a infância - NOPE
          Responder
          ser heterossexual é limitar-se a menos de 50% do que o prazer sexual pode oferecer
          por essa lógica, o mesmo se aplicaria a ser homosexual? De qualquer forma, discordo completamente, há imensas formas de vivenciar o prazer sexual independentemente do género do nosso parceiro. Estar a fazer uma divisão tão rigida entre "comportamento homosexual" e "comportamento heterosexual" parece-me aberrante.

Além disso, o artigo começa por falar da bisexualidade feminina, depois passa para descrições sobre como é que se experiencia o prazer sexual (implicando que a orientaçao sexual assenta na forma como experienciamos a sexualidade) para depois acabar a dizer que afinal a orientaçao sexual depende mais do acesso à informação e dos rótulos?... É um bocado confuso e incoerente...

Offline Skar

• Associad@
          • Membro Júnior
          Os estudos do Kinsey são antigos... e os 10% vêm daí.
          (edit: vêm sim! thanks, wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Kinsey_Reports#Sexual_orientation)

Uma das críticas é que as amostras dele são pouco uniformes, e por isso e por eu ser um entusiasta da net, achei interessante um artigo de opinião online do New york Times que se baseia em dados públicos da Google e outros gigantes da net para chegar a uns 5% de população homossexual.
          O que acho mais fixe aqui é que qualquer um pode fazer/verificar pesquisa deste tipo!

Offline João Santos

• **
            • Membro Júnior
            Caminhar para a bissexualidade? Epá, isso não faz qualquer sentido. Eu sei que sou gay e conheço mais gays que bissexuais. Daí achar que não há assim tantos bissexuais como parece (infelizmente, até porque se todos fôssemos bissexuais podia ser que desaparecessem os preconceitos idiotas vindos de ambos os lados). E apesar de eu já ter visto neste fórum preconceitos relativamente à bissexualidade (e fiquei bastante incrédulo com o que vi, se dissessem isso à minha frente corriam o risco de ouvir algo menos bem educado da minha parte uma vez que não tolero discriminação seja de que tipo for), não me parece que alguém que seja bissexual prefira dizer que é gay (aliás, eu quando era adolescente comecei por achar que era bissexual e só depois aceitei que de facto só sentia atracção física por gajos).
            As percentagens de homossexuais, bissexuais e heterossexuais são e têm sido as mesmas ao longo da História, a única diferença é que como a discriminação tem sido combatida, há cada vez menos problemas em as pessoas reconhecerem as suas orientações sexuais e em se assumirem. Quanto aos estudos efectuados, o problema é que apenas nos dão a percentagem de pessoas homossexuais/bissexuais que reconhecem que o são.
            E quanto às pessoas bissexuais, pode haver muitas a procurar reprimir a sua atracção por pessoas do mesmo sexo uma vez que também sentem atracção por pessoas do sexo oposto, ou seja preferem pensar que são heterossexuais e procuram ter uma vida exclusivamente heterossexual.

diabo_a_quatro

• Visitante
              Penso que não. Vou fazer umas contas que nada têm de científico mas diria que se formos 10 por cento assumidos/as, mais 10 por cento com casamentos de fachada, uns 20 por cento que não sabem e todos/as aqueles que querem experimentar mas têm medo... não, não diria que somos uma minoria  ::)

Offline JY

• *
                • Novo Membro
                Há quem diga que só 10% da população é exclusivamente heterossexual. Agora daí a afirmar que o resto das pessoas ou são gays ou bissexuais, não sei...

Offline searching_the_love

• Membro Total
                  Dizer que a heterossexualidade pode estar em minoria, é como dizer que 10% da população é gay/bi de certeza absoluta. Em suma, estimativas e especulações.

diabo_a_quatro

• Visitante
                    Deve andar nos 50/50  lol

Offline carolinalg

• Moderação Geral
                      • Membro Elite
                      • Género: Feminino
                      • call it Magic... call it true...
                      Contando com os LGBT que vivem no armário, acredito que sejamos cada vez menos uma minoria, mas sim uma fatia bem composta da sociedade!
                        - carolinalg -

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                        734 Respostas
                        83386 Visualizações
                        Última mensagem 21 de Setembro de 2014
                        por Thought
                        265 Respostas
                        47618 Visualizações
                        Última mensagem 3 de Janeiro de 2011
                        por Bc
                        4 Respostas