rede ex aequo

Olá Visitante18.out.2019, 04:43:45

Autor Tópico: 20ª Formação de Coordenadores - Castelo Branco - 14 a 16 de março  (Lida 1047 vezes)

 
20ª Formação de Coordenadores - Castelo Branco - 14 a 16 de março
#0

Offline rede ex aequo

  • *****
  • Administração
  • Membro Elite
    • rede ex aequo
Olá Leiria, vamos reabrir o grupo local nesta bela cidade?  ;D

A rede ex aequo - associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes realizará de 14 a 16 de março, em Castelo Branco, a 20ª Formação de Coordenadores e Candidatos a Coordenadores/Fundadores dos Grupos Locais de Jovens da associação.

A formação terá início às 21:00 do dia 14 (sexta-feira) e prevê-se o seu término às 18:30 de dia 16 (domingo).




O que são os grupos locais da rede ex aequo?

Os grupos locais da rede ex aequo são espaços onde, através da educação não formal, são abordadas temáticas que ainda carecem de conhecimento e entendimento na nossa sociedade ou que estão associadas a tabus, estereótipos e discriminação. Os temas principais das reuniões são orientação sexual; expressão e identidade de género; sexualidade; coming out; relacionamentos entre pais e filhos LGBT e vivências dos jovens LGBT.

Atualmente existem grupos ativos em três cidades e regiões do país: Lisboa, Porto e Sintra, mas os mesmos já funcionaram noutras cidades como Setúbal, Beja, Bragança, Cascais, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Faro, Leiria, Vila Real ou Viseu, podendo e devendo ser reabertos, e podem ser criados mais em qualquer outra cidade ou local (desde que haja o mínimo de 3 candidatos a Coordenadores dispostos a frequentar a Formação e que as candidaturas sejam aprovadas pela direção da associação).


Porquê ser Coordenador?

Um Coordenador de um grupo local da rede ex aequo é um voluntário entre os 16 e os 30 anos que após frequentar a formação irá tornar-se facilitador em reuniões periódicas sobre temas que importam à juventude LGBT. Um coordenador trabalha, apoiado num manual, em equipa e em rede.

Uma equipa de coordenação pode ainda desenvolver outros tipos de atividades extra e enveredar por outras iniciativas sociais e culturais de informação e educativas se tiver disponibilidade e motivação.

Se ainda não existe um grupo de jovens da associação na tua cidade ou região, e se queres ajudar a criar um, a rede ex aequo está interessada em dar-te todo o apoio necessário para fazê-lo. Basta arranjares no mínimo mais 2 pessoas, além de ti, independentemente da orientação sexual e identidade de género, com idades entre os 16 e os 30 anos (1/3 da equipa deverá ter entre 16 e 26 anos, inclusivé).




A quem se destina a formação?

  • Coordenadores em funções
  • Candidatos a coordenadores de grupos locais
  • Candidatos a fundadores de grupos locais
  • Organizadores de clubes associados aos grupos locais
  • Outros interessados no projeto dos grupos locais

Caso o número de vagas seja preenchido, será dada a prioridade a coordenadores sem formação e candidatos a coordenadores/fundadores.


Quais os custos da formação?

A formação é gratuita para tod@s os participantes, no entanto existem outros custos não cobertos pela associação:

  • Alojamento (8€ por noite – inclui pequeno almoço)
  • Refeições principais
  • Deslocações

Para atuais coordenadores e organizadores a despesa de alojamento e deslocação é paga pela associação. Para candidatos, a despesa de alojamento e deslocação tem de ser paga, mas será reembolsada caso entrem em funções até dia 15 de abril de 2014. As despesas de refeição são sempre responsabilidade de cada participante.

Para questões de deslocação aérea, pedimos que entrem em contacto com a direção os jovens que se desloquem a partir dos Açores e da Madeira.




Convidamos-te a ler os seguintes links para mais informações:


Se quiseres inscrever-te preenche os seguintes formulários e envia-no-los para geral@rea.pt até ao dia 7 de março às 21 horas:


A tua inscrição será depois avaliada pela direção da associação, que entrará em contacto contigo. Para mais informações escreve-nos para geral@rea.pt.

A mudança de mentalidades começa com pequenas ações. Se queres dar o teu contributo para uma sociedade mais esclarecida e menos discriminatória no que diz respeito a questões de orientação sexual e identidade de género este apelo é para ti! Contamos contigo!

Até breve,
A direção da rede ex aequo =)



Esta ação de formação tem o apoio financeiro do Instituto Português do Desporto e Juventude.