rede ex aequo

Olá Visitante01.nov.2020, 00:47:55

Autor Tópico: Como funciona a HRT (Para transgeneros MtF) em Portugal?  (Lida 5049 vezes)

 
Como funciona a HRT (Para transgeneros MtF) em Portugal?
#0

Kaiser

  • Visitante
Boas tardes!

Eu tenho andado a pesquisar este assunto mas a verdade é que encontro muito pouca informação actualizada que seja relativa a Portugal, a minha questão é simples, como funciona a terapia hormonal para trangeneros MtF cá em terras lusas? Nomeadamente...

  • Tempos médios de espera antes de começar
  • Substancias usadas (Se são utilizados ambos Estrogénios e Bloquiadores de testosterona ou só estrogénio)
  • Se é possivel adquirir as substancias necessárias para auto-medicação (não recomendado obviamente, considerada mais uma medida drastica que outra coisa  :wor)
  • Se ainda é necessário fazer a chamada "prova de vida" (procedimento antiquado, potencialmente perigoso e até letal) durante um ano, é que se tal for necessário o meu plano é simplesmente usar bullshit pelo caminho todo  :wor, ou auto-medicação se possível[ gatekeeping nunca funcionou malta e até já matou outras pessoas na mesma situação que a minha  :-X/li]
Entre outras.

Agradeço já em adiantado a toda a gente que tenha alguma informação que possa dar  :)
« Última modificação: 1 de Março de 2014 por Kaiser »

    Como funciona a HRT (Para transgeneros MtF) em Portugal?
    #1

    Offline T-Rex

    • *****
    • Associad@
    • Membro Ultra
    • Género: Masculino
    • Hakuna Batata!
      • Um gajo trans a falar de cenas
    Eu não sou MTF (sou o oposto, FTM :P) portanto o que vou dizer pode não estar completamente correto, mas tanto quanto sei a HRT para mulheres cá em PT é feita mais ou menos da mesma forma que se faz em outros locais. Inclui um antiandrogénio (aka bloqueador de testosterona) e estrogénio (acho que não faria sentido nenhum tomar estrogénio sem nenhum tipo de T-blocker, acho que isso é daquelas coisas que já não se faz em lado nenhum, felizmente).

    Tempo de espera: depende muito da equipa que te estiver a acompanhar. Conta com, no mínimo dos mínimos dos mínimos, pelo menos 6 meses para te recomendarem ires ao endocrinologista. Mas normalmente demora mais do que isso. Tens umas quantas "fases" de espera antes de chegares à HRT: consultas com os psicólogos e psiquiatras (esta é a fase mais "complicada", visto que os médicos podem "arrastar-te" durante o tempo que eles entenderem :-\ ), depois tempo de espera para uma consulta com um endocrinologista (que também pode demorar meses, infelizmente. Por exemplo, a minha psicóloga ficou de me marcar consulta no endo este mês, mas a fila de espera é tão absurdamente longa que ela diz que não me garante que consiga marcar consulta para antes de setembro! [smiley=bomba.gif] :inq), depois tempo de espera enquanto esperas pelos resultados dos testes físicos... enfim, senta-te e pega num livro (ou 2, ou 7) porque isto vai demorar.

    Sobre a "prova de vida", tanto quanto sei já não se faz. Aliás, isso é considerado muito pouco ético hoje em dia - é como tu disseste, é potencialmente perigoso e pode colocar a tua vida em risco porque vivemos nesta linda sociedade que nos odeia. Eu não tive de fazer essa prova de vida, nem nunca as médicas que me acompanham mencionaram nada em relação a isso (by the way, eu estou a ser acompanhado no Magalhães Lemos, não sei se noutros hospitais farão a coisa de modo diferente).

    Sobre a auto medicação, tanto quanto sei é relativamente fácil encontrares estrogénio sem receita médica porque o estrogénio não é uma substância controlada na europa (não sei quanto aos T-blockers). Mas, como tu já apontaste, isto não é nada recomendado! Podes causar danos irreversíveis no teu corpo e graves problemas de saúde! Auto medicação, seja com hormonas ou outra coisa qualquer, é sempre má ideia.

    PS: para quem não sabe, HRT = Hormone Replacement Therapy. Em português, terapia de substituição hormonal, é um tratamento que uma pessoa trans pode fazer para masculinizar ou feminizar o seu corpo através de hormonas sexuais masculinas ou femininas, respetivamente.

    Como funciona a HRT (Para transgeneros MtF) em Portugal?
    #2

    Offline Xain

    • *
    • Novo Membro
    • Género: Masculino

    Olá Kaiser também sou nova por estas bandas e já passou algum tempo desde 2014, e estou com as mesmas duvidas que tu, desde o momento que fizeste o post, até a esta presente data, conseguiste evoluir e aumentar o teu conhecimento?
    Se possivel gostava de poder falar contigo se ainda frequentas o fórum.
    Aguardo resposta e obrigado.

       

      Tópicos relacionados

        Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
      6 Respostas
      2544 Visualizações
      Última mensagem 23 de Outubro de 2008
      por Andreia.
      4 Respostas
      1538 Visualizações
      Última mensagem 24 de Fevereiro de 2014
      por Regis Solis
      3 Respostas
      1427 Visualizações
      Última mensagem 14 de Outubro de 2016
      por Rainbow_Maker
      Lojas MtF em Portugal

      Iniciado por DianaSalvado Geral

      6 Respostas
      1197 Visualizações
      Última mensagem 26 de Maio de 2018
      por DianaSalvado
      0 Respostas
      4988 Visualizações
      Última mensagem 10 de Março de 2019
      por rede ex aequo