rede ex aequo

Olá Visitante08.abr.2020, 03:39:58

Autor Tópico: [Debate] Monogamia: Mito ou Realidade?  (Lida 5647 vezes)

[Debate] Monogamia: Mito ou Realidade?

Cardo

• Visitante
RK  e TOMASBARAO, como referi atrás é apenas a minha opinião ;).

Offline fion@20

• Membro Total
    • Género: Feminino
    • "if i walk this way is a easier way home"
    Bem...as relacoes sao feitas por pessoas portanto ha tantos tipos de relacoes como ha de pessoas, right? Cliche q na minha opiniao tem sentido.
    Monogamia nao é um mito. Poligamia tambem nao. Poliamor tambem nao. Sao relacoes. Estas ultimas podem ser pouco convencionais? Sim, assim como relacoes entre pessoas do mesmo sexo ainda sao p muita gente.
    É a tal coisa. Defendo o amor seja ele de que forma for. Se um dia perceber q sou feliz c 2 pessoas e nao so c 1 como sempre imaginei, vou lutar por isso da msma forma como luto por qq coisa q valha a pena :)
    Havendo nao so amor mas tudo o q compoe uma relacao feliz, i'll.support it :)
    « Última modificação: 13 de Março de 2014 por fion@20 »
      "Não era um jogo porque 'isto' era, simplesmente quem era."
      (R.Ą)

Offline Endovélico

• Membro Sénior
      • Género: Masculino
      • Are we to hang our hearts on such little things?

O problema é que a tua opinião pode ofender, Cardo. Não me parece que este tópico seja do tipo do: para mim [uma relação aberta] é [uma relação], ou para mim não.
      Para todos os efeitos uma relação aberta é uma relação (no sentido da palavra).

Cardo

• Visitante

O problema é que a tua opinião pode ofender, Cardo. Não me parece que este tópico seja do tipo do: para mim [uma relação aberta] é [uma relação], ou para mim não.

Sou livre para expressar a minha opinião, assim como tu és a tua. Ofender? Não me parece, porque se quem tem uma "relação" a três ou quatro, ou vinte, e considera que é uma relação, nunca se sentirá ofendido, e apenas pensará: Este gajo é doido, e pertence ao seculo passado.  Se se sentir "ofendido" significa que bati nalguma ferida, talvez lá no fundo pense o mesmo que eu.

Mas seguindo em frente, dei a minha opinião pessoal, sobre o mito da poligamia, e da monogamia, se leres mais atrás verás isso mesmo, e a opinião em relação ao meu modo de viver
        Spoiler (clica para mostrar/esconder)
        foi um complemento apenas.

Estamos numa sociedade livre e todos temos direito ás nossas opiniões, desde que, sejam baseadas naquilo em que acreditamos e vivenciamos. O resto é conversa ;).

Abraco.

Offline Endovélico

• Membro Sénior
          • Are we to hang our hearts on such little things?

Sou livre para expressar a minha opinião, assim como tu és a tua. Ofender? Não me parece, porque se quem tem uma "relação" a três ou quatro, ou vinte, e considera que é uma relação, nunca se sentirá ofendido, e apenas pensará: Este gajo é doido, e pertence ao seculo passado.  Se se sentir "ofendido" significa que bati nalguma ferida, talvez lá no fundo pense o mesmo que eu.

Mas seguindo em frente, dei a minha opinião pessoal, sobre o mito da poligamia, e da monogamia, se leres mais atrás verás isso mesmo, e a opinião em relação ao meu modo de viver
          Spoiler (clica para mostrar/esconder)
          foi um complemento apenas.

Estamos numa sociedade livre e todos temos direito ás nossas opiniões, desde que, sejam baseadas naquilo em que acreditamos e vivenciamos. O resto é conversa ;).

Abraco.

És completamente livre de expressar a tua opinião. Não disse o contrário.
          Apenas disse que podes ofender quando dizes que uma relação aberta não é relação.

Cardo

• Visitante
            Sim Endovélico, mas se leres bem verás que digo: Para mim não é relação, cada um que pense por si próprio ;)

Offline SM

• Membro Total
              • Género: Feminino
              • Amante de animais, vegetariana, dorminhoca 🐱🎵
              Sim Endovélico, mas se leres bem verás que digo: Para mim não é relação, cada um que pense por si próprio ;)

Não acho que o Cardo tenha dito nada de mal, não estou de acordo com a sua opinião mas não penso que tenha faltado ao respeito a ninguém. E eu já tive várias relações abertas.
                " Cara Florbela, se me conhecesses, não te terias suicidado."

EllieDurden

• Visitante
                É um mito? Ou uma realidade?

Mito não será visto que a maior parte das pessoas escolhe esta forma de relacionamento

O que acham? Vocês são a favor da Monogamia?

Eu acho que as pessoas devem viver a sua vida como quiserem e como se sentirem melhor. Não faz sentido definir-me contra ou a favor.

Acham que cada vez mais as pessoas estão contra ou a favor desta prática?

Apesar de vivermos num paradigma social ainda repleto de pudor e tradicionalismos, as pessoas não têm mais do que se cingir às suas vidas e deixar os outros viver a sua.Cada individuo é dono de si. A isto chama-se liberdade sexual.

Cardo

• Visitante
                  É um mito? Ou uma realidade?

Mito não será visto que a maior parte das pessoas escolhe esta forma de relacionamento

O que acham? Vocês são a favor da Monogamia?

Eu acho que as pessoas devem viver a sua vida como quiserem e como se sentirem melhor. Não faz sentido definir-me contra ou a favor.

Acham que cada vez mais as pessoas estão contra ou a favor desta prática?

Apesar de vivermos num paradigma social ainda repleto de pudor e tradicionalismos, as pessoas não têm mais do que se cingir às suas vidas e deixar os outros viver a sua.Cada individuo é dono de si. A isto chama-se liberdade sexual.

Eu não sou contra, mas para mim não daria para viver assim num relação, não por ciumes, mas porque simplesmente não considero uma relação aberta uma relação, claro que cada um lá achará o que é para si uma relação.

Nas relações abertas não vejo amor, vejo erotismo, e acima de tudo medo de se ficar sozinho, dai ter-se alguem para ficar quando "já" ninguem nos quiser.... E infelizmente, ou felizmente, ou nada de uma coisa ou de outra, conheco bastantes "casais" praticantes dos relacionamentos abertos, embora digam que não se traem, porque a maioria sai-se com aquela do: Nada por separado, apenas juntos, alguns dão na mesma as suas facadinhas a "sós", pedindo segredo.... O que é triste, porque nem a relação aberta os salva da falta de amor na própria relação, ou aquilo que chamam de relação.

Isto em relação às relações abertas.

Agora poli amor é diferente, embora me faça confusão acredito que possa haver amor entre 2, 3 ou mais pessoas, embora pese, que para mim a acontecer isso, apaixonar-me por mais de uma pessoa, simplesmente não teria vontade de continuar com essa pessoa por mais que gostasse dela, sou tradicional nos relacionamentos com muito gosto, e acredito que o casamento  quando é, é para a vida inteira, numa relação fechadinha a sete chaves :). Até porque casamento significa isso mesmo ( no sentido literal), embora possa haver adaptações.

No fundo uma relação de amor, é do tipo dos meus avós que apesar dos 50 anos de casamentos, mais alguns de namoro, nunca "abriram" a relação, e cada vez se amam mais ;)
                  « Última modificação: 16 de Julho de 2014 por Cardo »

Offline Just_a_Guy

• *
                    • Novo Membro
                    Bem, este é daqueles assunto que sempre vem à baila quando se começa a conhecer alguém e até quando falo com amigos (hetero ou homo), porque há uma ideia generalizada de que os homossexuais são mais de relações abertas (um parceiro fixo e depois vão para a cama com quem querem), creio que é até um estereótipo muito marcado na comunidade gay (e que leva a esse comportamento quase automático pelos gays que saem do armário, isto é, se calhar até querem ser monogâmicos, mas acabam por ter relações abertas porque aparentemente como todos fazem... Acabam por fazer também, especialmente quando gostam tanto de alguém que aceitam esse comportamento por parte do parceiro para poder estar com essa pessoa).

Mas a realidade é que acontece com a mesma frequência no meio hetero, só que não é tão noticiado, porque "parece mal" uma mulher ter vários parceiros ou o homem que está casado andar a pular a cerca.
                    Enquanto que no meio homossexual falasse sobre isso sem grandes problemas, é um comportamento aceite, daí parecer que não há um gay monogâmico, que não é verdade.

Também, a bem dizer, monogamia é algo imposto pela sociedade actual, quase que "é o correcto", a tal coisa de um parceiro para a vida toda. A minha opinião pessoal é mesmo o vive e deixa viver, aceito sem problemas quem gosta de o fazer (e percebo as razões) eu por exemplo, gosto de ter um parceiro só. Se quero andar a ir para a cama com vários parceiros, então não estou numa relação.

Acho que neste tópico cada um deve seguir os seus instintos e acima de tudo não se sentir pressionado por influências exteriores (é um pouco como descobrir-se homossexual, é um caminho para se descobrir) e ser fiel a esses instintos e fazer o que o faz sentir melhor.

Continuando, eu sou muito de: se eu gosto de uma pessoa, não sinto necessidade de procurar outra, afinal aquela é a pessoa que me faz sentir aquele "je ne sais quoi", tanto a nível físico, como psicológico, então fico naquela, se tenho este homem que é lindo de morrer e ainda por cima damo-nos bem como tudo e faz-me sentir bem, porque carga de água vou procurar outro corpo para me satisfazer? Além de que o sexo torna-se bem mais agradável, porque sinto que vai para lá do físico... :)
                    Isto sem contar com tudo o que quero partilhar só com aquela pessoa, chamem-me egoísta, mas é isto tudo que me faz ser monogâmico.

Até já experimentei ir para a cama com uma pessoa em que só sentia atracção física (estando solteiro, claro, não pensem que fui estando comprometido :P ), mas sentia não havia nada de mais para lá disso, depois arrependi-me, porque não tinha aquela coisa especial. Isto foi antes da minha relação longa, em que experimentei pela primeira vez relações com aquele "algo mais" e é como uma droga, pelo menos para mim.

Offline Soul Survivor

• Associad@
                      • Membro Sénior
                      Esta é uma questão muito interessante!

Eu acho que realmente somos educados para a monogamia desde que nascemos e é difícil alterar a forma de vermos as coisas e acabamos por recalcar sentimentos e desejos que nos são naturais, mas que nos dizem que são errados!

Acredito que todos somos poliamorosos, mas uns conseguem aceitar isso e outros recalcam certos sentimentos.

Tal como a sexualidade, as relação podem ser tão complexas como as próprias pessoas envolvidas.

Percebo que quando dizem que "uma relação aberta, não é uma relação", possa ser mal interpretado. Realmente é um preconceito, tal como alguém disse, igual a dizer que uma relação entre pessoas do mesmo sexo não é uma relação. A luta pela igualdade passa pela aceitação da diferença, mesmo que não a queiramos para nós!

PS - Apesar de pensar assim e acreditar no que escrevi, também eu fui e sou vítima da sociedade e do padrão de comportamentos certos e errados que nos são impostos, por isso nunca tive uma relação aberta e não sei se seria capaz de o fazer, neste momento. Projectamos nas relações o sentimento de posse e exclusividade, que apenas funciona para alimentar o ego e inseguranças do passado. Não digo com isto que não acredito nas relações monogâmicas, antes pelo contrário, acredito que funcione quando as duas pessoas vêm e sentem as coisas da mesma forma. Acredito também que há uma diferença entre: "sex drive, romantic love and attachment to a long-term partner".

(como disse Helen Fisher neste Ted Talk que aconselho verem: http://www.ted.com/talks/helen_fisher_tells_us_why_we_love_cheat/transcript)
                        you only see what your eyes want to see

Offline tomasbarao

• Orador(a)
                        • Membro Sénior
                          • Tomás Barão
                        Considero válidas todas as opiniões expressas aqui. Cada pessoa tem a sua forma de se relacionar. Mais tradicional ou menos tradicional, deve ser aceite. No entanto, acho que há por aqui alguma confusão quanto ao termo "relação aberta". Na minha óptica, numa relação aberta não há coisas recalcadas do tipo "não digas a ninguém". Defino a "relação aberta" como uma coisa saudável, em que as pessoas sabem o que estão a fazer, consentem, sentem-se realmente à vontade e não há constrangimentos; ao contrário do que foi dito aqui nalguns posts.

E acho que a falta de aceitação se deve muito a essas confusões, ao facto de as pessoas não terem contacto com essa realidade e terem, como é natural, alguns preconceitos. (Tod@s temos, quando não conhecemos algo).

E pensem também noutra coisa — Pessoa A + B pode dar uma relação aberta, mas A + C pode dar uma relação monogâmica. A forma que nós temos de nos relacionar é importante, mas creio que também varia consoante a outra pessoa com quem estamos, é um resultado das duas partes.  :) Por isso é que digo sempre que "uma relação é só e exclusivamente entre as pessoas envolvidas, tudo o que é de fora não interessa".

Winterfell

• Visitante
                        Acho que tudo depende das pessoas; cada um é feliz à sua maneira e tem a sua orientação relacional , seja ela monogâmica ou não. Eu pessoalmente só consigo sentir-me atraído romanticamente por uma pessoa de cada vez, o que torna as relações poliamorosas algo impossível para mim. Já conheci algumas relações poliamorosas que funcionavam bem, porque todas as pessoas envolvidas gostavam umas das outras, mas também conheci algumas que não funcionavam tão bem porque nem todos os envolvidos gostavam da mesma maneira uns dos outros...
                        Mas o importante é mesmo que haja respeito e que as pessoas não sofram e sejam felizes :D

Offline random_dude

• Associad@
                          • Membro Total
                          Como já referiram no tópico, o importante é que cada um saiba aquilo que pretende e aquilo que o faz sentir-se realizado (o que, por vezes, não é fácil). Em qualquer relação, o importante é a comunicação e a confiança e convém que as partes saibam aquilo que cada um pretende para si e para a relação.

De um ponto de vista mais pessoal, eu sinto-me totalmente monogâmico, tanto que as emoções que sentia por um rapaz (ainda que já fossem residuais na altura) desapareceram por completo quando comecei a sentir emoções por outro. Sobre a parte de ter o mesmo parceiro para o resto da vida, já é futurologia, tanto pode acontecer como pode não acontecer mas, à partida, quando me envolvo com alguém é porque vejo ali algo sério e que pode durar e não uma mera situação de "vamos experimentar e ver no que dá." 

Offline searching_the_love

• Membro Total
                            Bem, monogamia não é mito nenhum, é algo tão real como a poligamia, relações abertas e outras formas de se viver a vida.

De resto para mim é simples: vive e deixa viver. Não julgo quem gosta de ter relações abertas ou relações com 2 ou mais pessoas. Acho que cada um tem é de fazer aquilo em que se sente melhor e à-vontade.

Offline Forbidden

• Membro Ultra
                              Que raio de pergunta, como e que pode ser mito se a maioria das relações no Ocidente são monogâmicas?  [smiley=confuso.gif]

ritmo

• Visitante
                                Acho que a maioritariamente a monogamia é uma questão cultural e uma instituição social. No passado provavelmente teria o seu propósito mas com o tempo isso começa a desvanecer se, nós ocidentais é que vivemos amedrontados com ideias de romance e a possível solidão. Crescemos com estes juízos sobre nós e uma forma de ver as pessoas bastante possessiva, uma espécie de egocentrismo.
                                Seria tão saudável e tão humano ter relações poligamicas. Cada um escolhe aquilo que deseja, não vejo o porquê de nos limitarmos a um espectro tão preto e branco.

Offline random_dude

• Associad@
                                  • Membro Total
                                  Porque é que seria mais saudável ser poligâmico em vez de monogâmico?

Offline muntyak

• *
                                    • Novo Membro
                                    Sinceramente, na minha opinião, acho que a monogamia e a poligamia sempre tiveram uma distribuição percentual e espacial relativamente estática ao longo das civilizações humanas. Há certamente muitos factores ideológicos e culturais a exercer pressão, mas eu acredito mais que a monogamia é e sempre foi a "versão" mais comum nas relações amorosas/sexuais humanas por razões biológicas e não tão culturais apenas. Evolutivamente, o ser humano ganhou com o surgimento generalizado da monogamia: é uma forma de garantir o controlo sobre a propagação dos genes, podendo escolher o parceiro/a mais adequado à reprodução e garantir que não há "múltiplos pais" para a prole de uma mesma fêmea. Mas, dado que estamos num mundo moderno, penso que cada um é livre de escolher o que o fizer mais feliz, e independentemente das influências culturais ou biológicas, eu sei o que quero para mim.
                                      Love, light, liberty

ritmo

• Visitante
                                      Porque é que seria mais saudável ser poligâmico em vez de monogâmico?

Não sei se era para mim, mas o que queria dizer era tão saudável quanto a monogamia.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        Mito dos esquerdinos?

Iniciado por absolut_ « 1 2 ... 11 12 » Geral

232 Respostas
                                        47750 Visualizações
                                        Última mensagem 14 de Novembro de 2012
                                        por Islander
                                        3 Respostas
                                        2180 Visualizações
                                        Última mensagem 16 de Janeiro de 2015
                                        por soraia_asd
                                        5 Respostas
                                        1670 Visualizações
                                        Última mensagem 16 de Junho de 2011
                                        por SoWhat