rede ex aequo

Olá Visitante29.mai.2020, 18:04:05

Autor Tópico: [Debate] Monogamia: Mito ou Realidade?  (Lida 5743 vezes)

[Debate] Monogamia: Mito ou Realidade?

dre_o

• Visitante
Olá pessoas do fórum!
Como estão? Bem, espero eu!

Decidi neste dia abrir um debate sobre um tema que muitos de nós podemos ou não enfrentar quando conhecemos alguém: Monogamia! É um mito? Ou uma realidade?

O que acham? Vocês são a favor da Monogamia?
Definição: Acontece quando um indivíduo só tem um único parceiro durante um determinado período, ou seja, uma relação.

Acham que cada vez mais as pessoas estão contra ou a favor desta prática?
Qual a vossa opção neste campo? Tentariam mudar alguém com opinião contrária à vossa?

Desejo-vos um debate saudável! Mantenham a ordem, o respeito e acima de tudo, aprendam com opiniões diferentes!
Bom Debate!

Offline Forbidden

• Membro Ultra
    • Género: Masculino
    Mito nao e de certeza, visto que a maior parte das pessoas o fazem, e é o que acontece ha seculos...

A maioria continua a querer relaçoes monogamicas, acho que isso das relaçoes abertas ou a 3 ou o que seja ainda e uma pequena minoria. Cada um fez o que quer, e o que lhe fizer sentir melhor...

Offline SM

• Membro Total
      • Género: Feminino
      • Amante de animais, vegetariana, dorminhoca 🐱🎵
      Olá, em primeiro lugar gostaria de dizer que acho este tópico muito interessante, respeito a opinião de cada um e concordo com muitas coisas que já foram ditas :).
      Penso que as relações monógamas ainda são uma maioria (embora muitas vezes duvide de até onde existe realmente essa monogamia) e são as mais bem aceites na nossa sociedade.
      No entanto sou apologista das relações abertas, (estou maioritariamente com uma pessoa mas também posso estar com outras e a pessoa com quem estou faz exatamente o mesmo, sendo que cada uma de nós está a par do que a outra faz) por serem as que me enquadro melhor enquanto pessoa. Considero que existe respeito e sinceridade e fazem-me feliz.
      Não digo que para o meu futuro não queira uma relação monógama mas considero-me uma pessoa exigente que dá e exige muitos dos outros e enquanto não encontrar alguém que me preencha por completo, sou feliz assim  :).
        " Cara Florbela, se me conhecesses, não te terias suicidado."

Kaiser

• Visitante
        Boas noites!

Se não me engano creio ter visto um estudo cientifico que afirmava que "monogomia serial" era na verdade a verdadeira natureza dos relacionamentos humanos. Não sei se estará correcto ou não, mas é interessante ver uma perspectiva cientifica sobre o assunto.

Offline FilhoDeApolo

• Membro Ultra
          • "A Esperança é só uma distração."
            • Aeminium
          Claramente é a realidade, se a maioria pensa assim ou não na verdade, eu não sei, agora pessoalmente é me completamente impossível estar com duas pessoas ao mesmo tempo, nem que seja uma questão moral, mas muito mais do que isso. Sou muito menta aberta para os que me rodeiam, mas old fashion na minha vida privada...

Offline SM

• Membro Total
            Boas noites!

Se não me engano creio ter visto um estudo cientifico que afirmava que "monogomia serial" era na verdade a verdadeira natureza dos relacionamentos humanos. Não sei se estará correcto ou não, mas é interessante ver uma perspectiva cientifica sobre o assunto.

Estive a pesquisar a teoria e achei interessante e sim, talvez tenha o seu fundo de verdade, pelo menos segundo vejo à minha volta.  :)

dre_o

• Visitante
              Boas noites!

Estive a pesquisar a teoria e achei interessante e sim, talvez tenha o seu fundo de verdade, pelo menos segundo vejo à minha volta.  :)

Que teoria é essa? "Monogomia Serial"?
              Talvez seja interessante expor aqui no tópico.

Offline SM

• Membro Total
                http://revistanaipe.com/on-the-road/monogamia-serial/

Foi o artigo que li. Basicamente diz que o ser humano tem a "capacidade" de ser fiel a um determinado parceiro durante 6/7 anos e que depois "necessita" de arranjar outra relação. Ou seja, é uma fidelidade limitada e cíclica.

dre_o

• Visitante
                  Sem dúvida um artigo que pode mudar perspectivas.
                  Vou ler. Obrigado!

Offline Ulmos1991

• Membro Total
                    • "Faz tudo como se alguem te contemplasse"
                    Bem para mim a monogamia é bem real, até demasiado real, especialmente tendo em conta que cada vez mais pessoas optam por relações "abertas", ou de "amigos coloridos"... Para mim estar numa relação monogâmica significa que a pessoa com quem estou no momento me completa em todos os sentidos, sexuais, emocionais, psicológicos, enfim todos os que sentidos que se possam pensar, por isso a partir do momento em que começo a sentir necessidade de uma relação aberta ou de arranjar amigos coloridos para dar umas "escapadinhas" quando o meu namorado não pode é porque a minha relação já não está como deve de ser e já não há essa complementariedade que falei no inicio por isso mais vale seguir em frente do que estar a viver uma relação que já sei que nunca mais me vai completar e deixar-me feliz por estar com aquela pessoa.

Em relação ao artigo da "monogamia serial" não digo que não seja real, mas se tivessemos acesso a um artigo de base mais cientifica talvez fosse melhor (peço desculpa pela minha "desconfiança" mas eu sou uma pessoa das ciências e para mim tudo tem que ter uma base cientifica para que eu sinta alguma fidelidade do artigo).
                    No entanto pelo que eu vi no artigo que já postaram aqui acho que eu não me vou conseguir adaptar ao conceito porque eu sempre vi a relação como algo sério e duradouro, especialmente rest of the life, e não como algo que mudamos como quem muda de roupa interior, porque se isso acontecer acho que começamos a cair um bocado na promiscuidade e tal,
                    Mas os moldes que a nossa sociedade se encontra são cada vez mais inimigos de um relacionamento para a vida, no entanto eu ainda sou muito "conservador" e  "old fashion" no que toca a isso então ainda espero encontrar o meu "special one" e que seja para vida.

Spoiler (clica para mostrar/esconder)

Hugz and Kisses,
                    Ulmos/Jorge
                      "A vida é uma escalada mas a vista é maravilhosa"

Offline SM

• Membro Total
                      http://revistanaipe.com/on-the-road/monogamia-serial/

Foi o artigo que li. Basicamente diz que o ser humano tem a "capacidade" de ser fiel a um determinado parceiro durante 6/7 anos e que depois "necessita" de arranjar outra relação. Ou seja, é uma fidelidade limitada e cíclica.

É uma ideia interessante. O problema de qualquer conceito, ideia ou definição é que tenta sempre anular outros - e isso é ridículo.
                      As probabilidades são várias. As realidades são várias. Acredito na existência dessa monogamia serial mas ninguém é ninguém para dizer que os tipos de relacionamento com 40 anos (como a pessoa que o escreveu aí nesse artigo) não existem. Existem tanto quanto aqueles de 7 em  7 anos ou o que seja.

Mas isso remete-me para a conhecida "crise dos 7 anos". Eu compreendo que o ser humano, a seu tempo, necessite de alguma renovação, mas é porque nós crescemos portanto é natural que ao fim de alguns anos vejamos as coisas de uma outra perspectiva. Mas essa renovação, no caso, não significa necessariamente terminar com uma pessoa e seguir para outra.

Chamem-me maluca, chamem-me o que quiserem mas apesar de saber que o meio pode influenciar, em muito, os relacionamentos, também acredito que por vezes exista uma conexão maior que isso tudo.

Não acho que os novos conceitos que surjam tentem anular os outros, apenas abrem novas perspetivas e modos de ver a questão possivelmente baseados em análises da população e de estatísticas (dependendo da seriedade do artigo - não sei se este é sério a esse ponto)  [smiley=confuso.gif].
                      Contudo, concordo que o ser humano não seja linear para que a sua vida amorosa se possa limitar e compreender através de um artigo - haverá pessoas que não se sentem bem em relações tenham a duração que tiverem, outras veêm-nas com prazos de validade, outras querem e acreditam numa relação para a vida, o ser humano é realmente muito complexo. 
                      É verdade é que também vai evoluindo e as pessoas vão tendo novos objetivos e ideias (porque muitas vezes assim a vida o exige) e numa relação convém que ambas as pessoas evoluam enquanto seres humanos e enquanto casal - acho que isso sim, é fundamental. Se houver a dita evolução e as pessoas sentirem-se bem, já é um grande passo para a relação ser duradoura. (Digo eu, mas a minha experiência em relações é próxima de 0)  lol.

Offline gusport

• Orador(a)
                        • Novo Membro
                        Gostaria de acrescentar algo que pode parecer ir um pouco para fora do tópico, mas vai mesmo acertar-lhe no seu cerne.

Há quem (não me lembro do nome) consiga reduzir as necessidades humanas a apenas 6:
                        Certeza
                        Incerteza/Variedade
                        Significado
                        Conexão/Amor
                        Crescimento
                        Contribuição

E que no fundo todas as nossas acções, anseios e emoções andam a balançar entre estas necessidades básicas. (É um exercício muito bom, vermos quanto tempo e de que forma nos dedicamos a cada uma delas diariamente)

Assim sendo, creio que poderá ser possível encontrar tudo isto numa relação monogâmica, como o poderá ser numa relação poliamorosa. No final, ficará o respeito pel@ outr@. No entanto, creio que muitas vezes não ouvimos as nossas verdadeiras necessidades, e acabamos por tampouco as expressarmos àqueles de quem amamos, e tentamos enfiar-nos em modelos de relações que não nos servem, como uma roupa pré-fabricada, que claro não assentará bem universalmente a todos os corpos que a vestem!

Isto tudo para dizer, que mais do que seguir um modelo porque o herdámos dos filmes da disney ou um outro porque imaginamos ser bom para nós por ser fascinante e libertador, no final, estaremos sempre nós e as nossas necessidades, que temos de saber ouvir e comunicar.

(Simples, mas tão difícil!)
                          Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro acorda. Carl Jung

Offline gusport

• Orador(a)
                          • Novo Membro
                          Sim, Nashville. Já diziam os gregos, e até em pedra (no templo de Delfos) escreveram: Gnothi Sauton - Conhece-te a ti mesmo.

E nem a propósito uma amiga postou isto no FB:
                          http://www.ted.com/talks/christopher_ryan_are_we_designed_to_be_sexual_omnivores.html
                          « Última modificação: 21 de Fevereiro de 2014 por gusport »
                            Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro acorda. Carl Jung

Offline tomasbarao

• Orador(a)
                            • Membro Sénior
                              • Tomás Barão
                            Bem, não tenho nada para acrescentar aqui, parece que este tópico é quase todo igual ao meu cérebro. :P A mentalidade do 8 e do 80... Nas relações, sim, existe, mas não só – isso acho que é a grande infecção no pensamento da maior parte das pessoas, e também acho que está muito ligada à parcialidade. Coisas que me chateiam particularmente e contra as quais luto (mas que agora não interessam para aqui, que já fica offtopic :P ).

Normalmente quando amig@s minhas/meus me pedem conselhos sobre relacionamentos... Eu não tenho muito a dizer, pois só tive um único relacionamento na minha vida (o actual), mas noto que a maior parte dos problemas que me contam têm sempre qualquer coisa relacionada com o resto da sociedade, quando a relação, na minha opinião, é suposto ser só entre as pessoas envolvidas. Ou seja, eu acho que quando duas (ou mais) pessoas se amam dessa forma especial, têm que construir a sua relação do zero, de uma folha branca. Construí-la segundo os seus gostos, as suas necessidades, o que se sentem confortáveis, com regras, sem regras... E essa construção tem que ser completamente isolada e independente de todas as ideias que a sociedade nos mete na cabeça.

A monogamia é só uma das ideias dominantes, mas já tantas vezes vi outras ideias chatas a toldarem os relacionamentos dos meus amigos e das minhas amigas... Por exemplo, ideias sobre como se deve comportar um rapaz e como se deve comportar uma rapariga numa relação. Ideias de que num relacionamento tem que haver sempre sexo... Uma panóplia interminável de preconceitos. "Libertem-se!", é o que eu digo sempre, é o meu conselho final.  :)

V24

• Visitante
                            Acho que a monogamia é bem real. E se uma relação entre duas pessoas está bem e há amor, nem há espaço para pensar em mais ninguém.
                            No meu caso, se nem aturar uma pessoa consigo quanto mais várias??? Help xD

Offline SM

• Membro Total
                              No meu caso, se nem aturar uma pessoa consigo quanto mais várias??? Help xD

É uma verdade indiscutível.  lol

Offline alexa87

• Membro Total
                                • If life is so short....

"Now that homosexuality is going mainstream, the homos are feeling a lot of pressure to fit into the hetero mold. Somehow, embracing the established norms of monogamy and legal marriage makes us feel 'more equal.' We're having to ask ourselves-- just because it's available, should we conform?"

Agora que a homossexualidade se tornou mainstream, os homossexuais sentem muita pressão para se inserir nos modelos heterossexuais. Parece que ao ser-se a favor das normais estabelecidas de monogamia e a instituição do  casamento, nos sentimos 'mais iguais'. Agora, temos de nos perguntar, devemos conformar-nos só porque está ao nosso alcance?

source: Humans of New York.
                                  take a chance to be different

Cardo

• Visitante
                                  Apesar de haver muitas "relações" abertas
                                  , existem muitas mais relações monogâmicas, sem terceiros.

No entanto, nos ultimos anos tem vindo a crescer a ritmos alucinantes a poligamia.

Se é bom ou mau, não sei, mas eu, não me revejo, nem nunca me revi numa relação desse tipo, porque, para mim não faz sentido, e acredito no amor a dois eterno.

Offline tomasbarao

• Orador(a)
                                    • Membro Sénior
                                      • Tomás Barão

Tenho dois amigos que têm uma relação aberta, e seria muito mau da minha parte dizer que eles não se amam, ou dizer que não é uma relação, uma vez que ser "relação" ou não, isso são eles que definem. E como se amam e têm uma vida "normal" (quero dizer, fazem todas as coisas que é comum nas relações monogâmicas que são as da maioria), não vejo porque não há-de ser uma relação.

Isso era a mesma coisa que eu dizer "como são dois rapazes, não considero uma relação", certo...?

;)

Offline rk

• Membro Sénior
                                    E memo que nao facam as coisas "normais" da maioria monogamica, nao deixa de ser uma relacao. As pessoas têm que comecar a entender que nem tudo cabe dentro das caixas q lhes puseram a frente desde criancas, muito menos a vida/estilos de vida das outras pessoas.
                                    Viva o amor, apresente ele as formas que apresentar :)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                      Mito dos esquerdinos?

Iniciado por absolut_ « 1 2 ... 11 12 » Geral

232 Respostas
                                      48378 Visualizações
                                      Última mensagem 14 de Novembro de 2012
                                      por Islander
                                      3 Respostas
                                      2209 Visualizações
                                      Última mensagem 16 de Janeiro de 2015
                                      por soraia_asd
                                      5 Respostas
                                      1698 Visualizações
                                      Última mensagem 16 de Junho de 2011
                                      por SoWhat