Olá membros da REA.
Este projecto foi algo que surgiu quase como de repente assim na minha mente.
É uma pequena grande ideia que quero usar para dinamizar o fórum. Para dinamizar os membros. E para dinamizar o nosso movimento dentro da sociedade. Desde já, deixo claro que este projecto é algo realizado por âmbito pessoal. Está aberto a todos os membros que participem neste fórum, sem restrições.
Começando, explico em que consiste o projecto e o porquê.
Este projecto consiste em escrever um livro, que seria escrito por todos os membros que participam no fórum da rea.
Este livro abordaria um tema, uma linha de história lógica, e seria formado por excertos escritos pelos membros como resposta a este mesmo tópico. Se organizado de forma correcta e se os membros que nele participem se comprometerem com as regras do projecto, o mesmo pode levar à publicação de um livro real, escrito por todos nós que queremos participar.
Se calhar muitos de nós gostam de escrever, como eu gosto, e muitos de nós gostariam de ter algo publicado em formato real, ou seja, um livro real. E se calhar, esta é a tua oportunidade.
Estruturação do Projecto
Como foi dito, esta história seria composta por excertos publicados neste mesmo tópico por todos os membros que quiserem participar no projecto.
Não é necessário qualquer tipo de inscrição. Apenas criatividade, seriedade e paciência!
Regras teriam que ser seguidas. Terá que existir coerência entre os excertos publicados, o tema terá que ser abordado de forma verdadeira, a linha de lógica terá que ser seguida. É simples. Apenas trabalhoso. Tudo o que é escrito tem que ser lido, entendido, interpretado, para que se escreva um "novo" excerto de forma a dar uma continuidade lógica à história.
Regras
Regras são necessárias. Como é óbvio, isto será escrito por muita gente, (assim espero), daí não podermos ter a máxima liberdade para escrever o que quisermos.
Quais seriam estas regras?- Género Real, ou seja, a história não terá que ser baseada em factos reais, mas terá que ser escrita com base na realidade, sem qualquer tipo de ficção.
- Seguir a linha narrativa, para que haja sempre concordância. Começando com narrador participativo, será a história toda participativo.
- Concordância de factos, daí sendo importante ir lendo tudo o que é escrito. Não podemos distorcer os factos uma vez que foram escritos. Falo de factos, como idades, descrições físicas de personagens, locais, etc. Várias pessoas terão a necessidade de descrever personagens/locais nos seus excertos, e as pessoas seguintes obrigatoriamente terão que seguir essa linha. Ou seja, num excerto se "a Laura tem cabelo loiro" no outro não pode "ter o cabelo castanho".
- Anonimato, pelo que nenhuma pessoa deve ser mencionada, nenhuma cidade, país, local específico, associação. Os nomes das personagens não devem ser associados a figuras públicas. Não haverá problema mencionar nomes de marcas, produtos.
- Uma vez escrito um excerto, não pode ser alterado. Excepto se for para corrigir erros ortográficos, de concordância e afins. Mas nunca para alterar o conteúdo da história, ou poderá entrar em conflito com os que estão escritos a seguir.
- Usar uma escrita séria, lógica, correcta, sem "smiles". Trata-se da elaboração de um livro. Tem que ter nexo. Não "disparatar" por assim dizer.
- Moderar a nossa opinião. Isto é muito importante. Lembrando que será escrito por muita gente, temos que moderar a nossa opinião ao escrever. Não podemos tornar nada demasiado pessoal nem demasiado superficial. O controlo é fundamental para que a coerência entre excertos esteja em sintonia.
- Proibido o uso de palavrões de forma excessiva, de descrição de cenas sexuais/violência explícitas e discriminação contra qualquer tipo de raça, etnia, religião, orientação sexual e identidade de género.
- Cada excerto, deverá ter pelo menos 5 linhas e não deve exceder mais de 30 linhas.
- Podem postar as vezes que quiser mas nunca fazendo double-post, ou seja, postar duas vezes seguidas.
Pronto, são algumas regras, e sei que algumas delas dão trabalho, mas também, apenas participa quem quiser, certo?
Sendo uma das regras quebradas, o post em questão será apagado e por consequência, os seguintes terão que ser apagados também pois irão entrar em conflito com a coerência da história. Por isso, peço desde já aos participantes que ao ler, se o post anterior entrar em conflito com as regras, que "reportem" ao próprio membro para alterar o excerto.
Queremos um trabalho bem feito, certo?
Desde já, muito obrigado a todos os que leram e desde já obrigado a todos os que vão mostrar interesse em participar.
Todos tão convidados. Nenhum excerto irá precisar de aprovação. É tão simples como responder ao tópico e escrever.
Peço-vos também que todas as respostas a este tópico que não contribuam para a continuação da história, sejam feitas em
spoiler.
Podem também usar o seguinte tópico para comentários:
[Projecto] Livro REA [Comentários]Também podem o tópico acima para
consultar os factos revelados sobre as personagens.
Os mesmos estão em
spoiler para quem quiser ler. Na minha opinião, tira um pouco de misteriosidade à história mas é para garantir a coerência do projecto.
A história
O tema, será um que todos nós LGBT, passamos.
Quer tenha sido difícil ou não, todos nós passamos ou queremos/vamos passar por um processo de
Coming Out.
É sobre o que vamos escrever. Dêem asas à vossa imaginação. Escrevam. Imaginem que um dia este livro pode ser publicado e o teu nome pode estar lá.
Eu vou começar com o meu excerto. Após isso, anseio ver os vossos, para que no fim, os possamos ligar e realmente formar uma história. Mais uma vez explicando, porque penso que não é demais: Isto é uma história só. Os excertos vão ser unidos uns aos outros para formar uma história só, um livro. Nada de excertos "únicos" e "independentes". É um livro com vários autores.
O livro vai acabar quando este tópico tiver 1000 respostas. A resposta número 1000 será o último excerto. É da responsabilidade de todos os autores escreverem os excertos de forma a que tudo seja coerente, para que o enredo do livro tenha nexo e lógica.
Mais uma vez,
é trabalhoso, mas imaginem o gosto que será realmente ter um livro escrito por nós: membros da REA.
Objectivos do projecto
A visibilidade da REA claro. Afinal de contas, temos que nos integrar na sociedade certo? Todos nós temos que contribuir para o mundo em que vivemos. Somos um grupo, lutamos pelo mesmo. Os passos têm que ser dados.
Ao iniciar este tópico dei o primeiro passo.
Serás tu a dar o próximo?----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"
Era de manhã. A chuva batia na janela com uma força tremenda. Parecia mais um dia para ficar na cama. Afinal de contas, porque me haveria de levantar? Licenciado há mais de 6 meses, sem emprego, sem objectivos, sem um rumo. O que vou eu fazer da minha vida? A única decisão que consigo fazer é se me viro para a esquerda ou para a direita enquanto estou enrolado nos lençóis.
Acho que até essa decisão me custa a tomar. Escolhi levantar-me. Preparar-me para mais um dia de rotina.
Mais um banho, mais um pequeno almoço em frente à televisão. Mais uma manhã no computador a jogar algo que me vai acabar por aborrecer. Quando vai a minha vida mudar?
Nada do que fazia parecia ter qualquer impacto naquela rotina que me matava todos os dias por dentro. Nada parecia mudar, o tempo passava mas eu ficava no mesmo sítio, quase que como preso.
Levantei-me e olhei pela janela. Chovia. Mas pela primeira vez em dias, comecei a ver um raio de Sol entre as nuvens. Não das nuvens do céu, mas sim das nuvens da minha vida."