rede ex aequo

Olá Visitante19.out.2019, 18:15:32

Autor Tópico: Misandria e misoginia na comunidade LGBT  (Lida 1321 vezes)

Misandria e misoginia na comunidade LGBT

HigherThanMe

• Visitante
Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, misandria é a aversão ou desprezo pelos indivíduos do sexo masculino, enquanto que misoginia é 1. Aversão às mulheres; 2. Repulsão patológica pelas relações sexuais com mulheres.

Já é bem conhecida a opinião daqueles que associam o feminismo à misandria ou o anti-feminismo à misoginia. Tenho uma certa curiosidade em saber o que é que vocês acham, já que ontem me deparei com um senhor de certa idade (devia ter os seus sessentas) que se dizia gay e misógino - falava mesmo para mim e as para minhas amigas com asco.

Uma lésbica tem mais propensão a ser misándrica (nem encontro a palavra no dicionário  ??? ) ou um gay a ser misógino do que os heterossexuais?  Alguém já teve sentimentos de aversão ao sexo oposto?

Offline Spektrum

• Membro Elite
    • Género: Feminino
    • [P]oiesis.
    Não lhe chamo aversão, até porque não me é patológico. Não vou dizer que morro de nojo se vir um pénis à frente, mas certamente não será algo que me agrade ver, da mesma forma que não me agrada ter de ver vaginas frequentemente, nos estágios. Tenho uma certa aversão a ter de olhar para os sexos das pessoas com as quais nada mais mantenho do que uma relação profissional/familiar/amizade (qualquer relação, excepto a relação conjugal e de amor). Mas não creio ser patológico, simplesmente pudor (e bom senso). Acho cruel invadir assim a intimidade das pessoas.

Misândrica ou não, não me imagino a interagir sexualmente com um pénis.

Ao estarmos a classificar as lésbicas/gays como misândricas/misóginos, estamos, em certo modo, a rotular a homossexualidade com uma patologia associada. Não sei até que ponto é que essas aversões serão, independentemente da orientação sexual, biológicas ou aprendidas/adquiridas socialmente (ou devido a algum evento traumático). Mas, se o tivesse de fazer, apostaria na condicionante ambiente/social. Nunca tinha ouvido falar de tais termos anteriormente.
    « Última modificação: 17 de Janeiro de 2014 por Spektrum »
      “Always be a poet, even in prose.”
      ― Charles Baudelaire

Offline FilhoDeApolo

• Membro Ultra
      • Género: Masculino
      • "A Esperança é só uma distração."
        • Aeminium
      Infelizmente mulheres sofrem misoginia por sexismo e machismo. Seja de homens hetero ou gays.
      Machismo e sexismo por homens hetero é o pão nosso de cada dia, mas fico triste por ver isso dentro da própria comunidade LGBT.
      Fiquei chocado por ver em Lisboa bares gays que não permitem a entrada de mulheres, e realmente deixou-me irritado este tipo de misoginia.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
        6 Respostas
        3053 Visualizações
        Última mensagem 26 de Outubro de 2011
        por Miguel★
        15 Respostas
        3369 Visualizações
        Última mensagem 9 de Julho de 2009
        por Gui303
        50 Respostas
        6260 Visualizações