rede ex aequo

Olá Visitante17.out.2019, 04:47:22

Autor Tópico: "Foca assuntos LGBT? Começo a ver amanhã"  (Lida 1110 vezes)

"Foca assuntos LGBT? Começo a ver amanhã"

Offline Mar1na

• *
  • Novo Membro
  • Género: Feminino
Olá  :)

Não sei se já existe um tópico semelhante, mas pelo que vi não encontrei nada..

Tenho reparado cada vez mais em comentários deste estilo "na série X focam um assunto LGBT".. "a sério? Ah então vou passar a ver"..

Não percebo porque raio isto acontece e gostava de saber a vossa opinião.. Se me dizem que foca o assunto LGBT a minha primeira pergunta é como é a série. Não sou grande fã de séries cómicas, logo não iria ver uma série tipo "Dois Homens e Meio" ou "Teoria do Big Bang" ou algo desse género (com som de pessoas a rir) só porque falam de assuntos LGBT!

O mesmo com livros, filmes, peças de teatro, seja o que for! Se o tema não me atrair, não vou ver só porque meteram um casal homo/trans.. Tal como nenhum dos meus amigos heteros me diz "olha vamos ver o filme Y porque tem um casal hetero?".. Eu sei que não é exactamente a mesma coisa, porque assuntos LGBT são muito menos abordados, mas caraças.. Há coisas homo muito más e muitos amigos meus homossexuais ficam a ver aquilo até ao fim, só por causa do casal..

Se alguém me conseguir explicar isto.. Para mim se é uma porcaria não vejo.. Óbvio que gostos são relativos, não é essa a questão.. É pessoas verem algo até ao fim que não estão a gostar, só por existir um assunto LGBT!

Deixem a vossa opinião  ;)

Offline Urixy

• *
    • Novo Membro
    • Género: Masculino
    • "Hard Mode" e sem cheats, Viver e não vacilar ;)
    Concordo contigo Mar1na.

Lá por abordar temas lgbt não quer dizer que são interessantes, e às vezes até chegam a ser um pouco enfadonhos. Falo por mim que vi uma série totalmente lgbt (QAF) e não a acabei pois a meio da 2ª ou 3ª temporada aquilo já me estava a aborrecer. É claro que nos filmes por exemplo a minha atenção dirigi-se para esse tema, mas se não gostar da sinopse ou do inicio do filme, não me obrigo a ver.

O mesmo acontece com filmes ou livros de fantasia/magia (que eu gosto muito) mas há filmes que são só parvos e nem me dou ao trabalho de ver :P

Cumprimentos
    Urixy
      "Tudo o que existe tem uma finalidade, nós só temos de a descobrir!" ;)

Offline fion@20

• Membro Total
      • "if i walk this way is a easier way home"
      eu admito que quando me falam de um filme ou série com temática lgbt o meu primeiro instinto é ver ver ver, porque tenho sempre curiosidade em saber como é que abordam o tema. E sim, já vi alguns até ao fim, mesmo sem me atrairem minimamente, porque eu sou assim...fico sempre com a esperança inocente de que no ultimo minuto aconteça algo que faça todo o filme valer a pena..ridiculo, i know!! :p

mas concordo contigo Mar1na...não faz de todo sentido termos que ver algo só por ter temática lgbt...mas acho que às vezes se o fazemos é porque tentámos de certa forma encontrar sempre algo que nos identifique...muitas das pessoas não se identificam com as personagens lgtb que aparecem nas séries, que felizmente são cada vez mais diversificadas, e por isso cada vez que há uma série ou filme novo vêem-no na tentativa de agora sim encontrarem algo com que se possam relacionar minimamente...não sei...provavelmente nada disto faz muito sentido, maaas é apenas um pensamento abstrato :p
        "Não era um jogo porque 'isto' era, simplesmente quem era."
        (R.Ą)

Offline tomasbarao

• Orador(a)
        • Membro Sénior
          • Tomás Barão
        Normalmente quando vejo que há uma personagem lgbt fico feliz. É muito bom haver diversidade! Só não fico muito interessado em ver porque não sou pessoa de séries e filmes, vejo muito pouco. E agora como cada vez há mais...

A única série que vi inteira foi o Queer as Folk. Ficava perplexo – quando parecia que já tinham abordado todos os problemas e todas as questões que uma pessoa lésbica ou gay pode ter na sua vida, lá aparecia mais outro. Muito bom mesmo, adorei... Exceptuando o facto de não existir bissexualidade na série, o que também me deixava um bocado incrédulo. :/

Que personagens é que têm aparecido por aí nas séries que sejam mais diferentes dos estereótipos?

dre_o

• Visitante
        Acho que nunca vi uma série/filme só porque envolve personagens/temas LGBT.

Pessoalmente sou mais fã do scifi, do fantástico, de animação. Se retratar personagens LGBT, okay, fico feliz porque é bom saber que as pessoas tentam cada vez mais ter uma mente aberta em relação a isso. Mas não é o que me faz assistir uma série/filme!

Offline Mar1na

• *
          • Novo Membro
          O que tenho gostado nalgumas séries é a naturalidade com que abordam o tema.. Não se focam no facto de ser um casal lgbt! É simplesmente um casal.. Um óptimo exemplo disso é a série  Lost Girl, em que a protagonista é bissexual.. [Mas não aconselho a série a quem não goste de fantasia! Tem monstros de todo o tipo xD]

Infelizmente, a maior parte das séries, ainda se forca demasiado em estereotipos.. Ainda no outro dia, estava na casa da minha avó e estava a dar na RTP1 - Bem vindo a Beirais [acho que é uma série].. E a meio aparece um casal de dois homens!

Entram numa pousada e a senhora da pousada fica confusa porque são dois homens e tinham reservado um quarto com cama de casal! Eles dizem que são um casal homossexual e a senhora fica toda atrapalhada [uma situação que, infelizmente, já me aconteceu várias vezes em pousadas da juventude].. A meio um dos homens diz que está enjoado porque veio a ler o catalogo da moda no carro [porque é o que todos os homens gays lêem?!].. Depois a senhora da pousada vai meter Elton John no quarto deles [porque todos os homens gays ouvem Elton John?! Ou será que pessoas lgbt só ouvem artistas lgbt?!]..

Eu acho que se tentam retratar o assunto com normalidade, não se deviam basear em estereotipos! Mas a maior parte das séries ou filmes tem este problema =/

PsyGirl_Av

• Visitante
            Penso que esta necessidade de encontrar séries com a temática pode advir de dois factores (entre outros claro): interesse pela abordagem do tema (uma vez que foi negligenciado durante muitos anos) e identificação com o tema.
            Agora a realidade é um pouco diferente, mas em anos mais negros, muito poucas eram as personagens LGBT da nossa televisão ou do cinema. Desta forma, e tamanha a raridade da temática, quando esta surgia existia uma certa estupefacção da nossa parte, surgindo logo a necessidade de ver a obra. Mais ainda, e tal como existem pessoas que gostam mais de cenas de acção, romance ou ficção científica, qual o mal de se gostar de cenas associadas a conteúdos LGBT? Para mais, quando nós próprios nos identificamos com essas personagens/situações.
            Da mesma forma que ficamos maravilhados com as aventuras do Batman, que nos fazem acreditar na justiça, ou com as reviravoltas amorosas das personagens da série o Sexo e a Cidade, qual o mal de nos deixarmos encantar por uma bela história de amor LGBT? Muitas das vezes, quando vivemos aprisionamos numa realidade preconceituosa e discriminatória, essas histórias de amor fazem-nos acreditar e continuar a lutar. Não sei quanto a vocês, mas ao longo da minha adolescência (e ainda agora) alguns dos meus melhores amigos foram séries e filmes - que me leva(ra)m por bonitas e loucas aventuras no meu imaginário.

Offline tomasbarao

• Orador(a)
              • Membro Sénior
                • Tomás Barão
              ▲ Bonita forma de expressares a tua opinião, PsyGirl_Av.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
              669 Respostas
              81585 Visualizações
              Última mensagem 17 de Abril
              por MónicaF
              14 Respostas
              10283 Visualizações
              Última mensagem 31 de Agosto de 2009
              por Kiko20
              7 Respostas
              1802 Visualizações