rede ex aequo

Olá Visitante04.jul.2020, 02:55:45

Autor Tópico: Emagrecer - Dicas [Porque eu consegui!]  (Lida 5620 vezes)

Emagrecer - Dicas [Porque eu consegui!]

dre_o

• Visitante
Olá caros colegas! :)

Como todos sabemos, ser da "classe LGBT", não é o único motivo de ser alvo de bullying.
Infelizmente, ter um pouco de peso a mais, (e a menos também!), também é um motivo bastante "usado" pela nossa sociedade.

Antes de mais....

Este tópico refere-se a dicas, (que eu próprio usei e de certa forma esquematizei através de pesquisa e bom senso), para quem quer perder peso e atingir a sua forma ideal.
No entanto, isto é, como referido, à base de opiniões pessoais, experiências próprias, e claro, um pouco de pesquisa profissional.

Ora bem!
Por onde começar??

O que vais precisar?

* Muita força de vontade *
* Uma caderno e uma caneta *
* Mais força de vontade! *

Primeiro! Vamos meter na cabeça que, ao contrário daquilo que nos é dito, emagrecer e ficar em forma não é só desporto, nem passar fome!
Nem pouco nem mais ou menos.
O esforço está mais na parte alimentar, nunca saltando refeições e nunca descartando a actividade física de forma equilibrada!
E reparem, eu disse actividade física e não desporto.

Mas vamos por partes:

* Planeamento

* Alimentação

* Actividade Física

* Conclusões

Vamos a isto! Mente aberta!

* Planeamento *

O primeiro passo é um trabalho de mente.
Há que planear a dieta. Com tempo.
Saber o porquê de querermos perder peso, como nos imaginamos, o quão bem nos vamos sentir connosco.
Nem que seja um objectivo fútil, não interessa. É algo pessoal, é algo vosso e que apenas vocês têm que saber.

Quando? Durante quanto tempo? Qual o objectivo?

Quando?

Ninguém deve começar uma dieta de um dia para o outro.
Quantas vezes já não dissemos: "A partir de amanhã estou de dieta!" e resultou?
Pois... Se não foi 0 vezes, está lá perto!

Na minha opinião, devemos planear a nossa dieta com pelo menos 15 dias de antecedência. Devemos ter tempo para pensar, reflectir, realmente anotar tudo o que queremos fazer e atingir. Nunca é demais planear algo assim.
E antes de começarem efectivamente a dieta, devem aproveitar os últimos 3 dias antes para abusar. Literalmente. Não quer dizer que o tenham que fazer ou que devam mas podem. Abusem. Comam as batatas fritas como se não houvesse amanhã.

Dica: Se quiserem planear para breve, comecem só em 2014... Deixem passar o Natal, aproveitem os docinhos. :)

Durante quanto tempo?

Isto é muito importante!
Quando queremos ficar em forma, devemos planear mais que uma dieta! Uma dieta não vai resultar! É preciso ir por fases, passando à dieta seguinte quando se atinge o objectivo.
Este "quanto tempo" não é definido num curto espaço de tempo. Pelo contrário. Devemos alargar, dentro de limites, este tempo.
Como assim?

Ex.: Perder 2kg num mês é perfeitamente possível. Então vamos alargar isto.
Sei que num mês consigo perder 2kg mas vou ter dois meses para o fazer. Em vez de perder 2kg em Janeiro, vou ter entre o início de Janeiro e o fim de Fevereiro para perder estes 2kg.

Porquê que se faz isto? É uma questão psicológica de expectativas. Sabemos que num mês é possível. Ou seja, em dois vamos tentar concretizar este objectivo.
Ao perder 2kg vamos ficar imensamente felizes. E se perdermos 3kg? Mesmo não planeado?
É mesmo isso: Factor surpresa. Sobe a nossa auto-estima.

Concretizando este objectivo, passamos à próxima dieta, o próximo objectivo.
Dependendo das características da pessoa, defini-se objectivos SEMPRE perfeitamente possíveis de concretizar.
Não vale a pena sonhar muito alto para depois levar uma tacada e perder a auto-estima.

Importante: Não existem pausas entre nem durante dietas!

Qual o objectivo?

O título fala por si, does it not?

Temos que definir vários objectivos, como referido acima.
Definir também um objectivo final. O chamado GOAL.

Ex.:
Peso actual - 80kg
Objectivo - 70kg

Os vários objectivos é aquilo referido acima nas várias dietas que devem ser planeadas.
De acordo com as características da pessoa, deve-se definir os objectivos graduais até atingir o GOAL.

* Alimentação *

A parte mais difícil, é verdade.
Mas é um facto. Não vale a pena negar: Sem mudanças nos hábitos alimentares, não dá.

Para mim isto foi uma batalha muito difícil.
Eu sou uma pessoa que adora comer. Ainda por cima, trabalhando na área da cozinha, podem imaginar o frete.
Mas foi possível. Perdi 10kg em mais ou menos 3 meses e vou perder mais porque ainda não atingi o peso ideal.

Vamos dividir este tópico em sub tópicos para uma melhor organização!
Sendo eles:

* A fórmula "secreta"
* A lista proibida
* As regras de ouro
* O dia da asneira

* A fórmula "secreta" *

O único "segredo" do emagrecimento é: O número de calorias que ingerimos deve corresponder apenas à quantidade de energia que precisamos para viver.

Devemos comer para sobreviver e não viver para comer. Keep that in mind.
Há que saber dizer "basta!". O nosso corpo não precisa, provavelmente, de metade das coisas que ingerimos diariamente.

* A lista proibida *

Calma, ninguém vai passar fome!
Mas há coisas que têm que ser cortadas da nossa alimentação diária.
Muitas das coisas vocês já sabem e muitas vezes nem ligam. E durante o dia dizem "é só desta vez".
Não, nunca é "só daquela vez".  Uma vez SÃO vezes. Daí ser necessário uma reflexão antes de embarcar nesta jornada.

O que contêm a lista proibida?

* Fritos - O pior inimigo, nem é preciso comentar!

* Refrigerantes - Esqueçam. Nem aquela coca-cola, nem aquele Ice Tea, nem o sumo que diz que é 100% natural... Nada! Água. Muita. Sempre. (Chá, tendo em conta que é ÁGUA.)

* Bolos, doces, gelados, pastelaria em geral - É preciso dizer mais? Isto são bombinhas directas para o nosso organismo armazenar como gordura.

* Salgados tais como enchidos, os lanches, aquelas coisas maravilhosamente boas - Ups, forget about it. Só para terem a mínima noção, 50% da constituição da massa do lanche (massa brioche), é manteiga pura. Gordura vá.

* Lacticínios Gordos - Meeeeh, nop. Não digo que tenham que ser magros (light), mas optem sempre por algo mais leve.

Eu sei, é difícil mas é mesmo assim.
O nosso organismo não precisa disto.
Não estou a dizer que vão deixar de comer estas coisas para sempre mas preparem-se para cortes.

* As regras de ouro *

Primeiro... sim, são mesmo de ouro. Isso nem é questionável.

Vou enumerar uma lista e explicá-las. Não são nada de outro mundo. São coisas tão banais que até vão dizer "Oh, isso não resulta."
Claro que resulta, aliado com tudo o resto.

Eis-las:

* Comer no mínimo de 2h em 2h, máximo 3h. - É mesmo muito importante! Deixar o corpo sentir fome é um GRANDE ERRO.
Se ele sente fome é sinal que algo está mal. E importante: Pouco de cada vez.
Imaginemos: Às 8h tomo o pequeno almoço, uma meia de leite e um pão de cereais com queijo. Acabo de comer às... 8h30, suponho.
Okay, então entre as 10h30 ~ 11h30, convém comer algo, como por exemplo, uma maçã e um iogurte líquido.
É um exemplo. Há várias opções mas o princípio é o mesmo.

* Beber água, SEMPRE! - Às refeições, entre refeições, sempre. Nem vale a pena tentar contornar este regra.

* Não comer nos períodos de tempo entre as refeições - Depenicar, picar, petiscar... o que lhe quiseram chamar... está proibido.
Às vezes pensamos que "é só um bocadinho." Grão a grão... enche a galinha o papo! ;)
Portanto, no my friends. No.
Se nos alimentarmos bem nas refeições principais não vamos sentir a necessidade de comer porque não vamos ter fome. A isto chama-se gula! Se sentirem gula, bebam água, chá. Eduquem a vossa mente. Não estou a dizer para substituírem refeições por água! NADA DISSO. Eu refiro-me aos períodos entre as refeições, ou seja, os períodos em que já nos alimentamos e suprimos a necessidade básica da fome.

* Evitar, e sim, leiam BEM, EVITAR, pois não é obrigatório, mas evitar hidratos de carbono à noite. NOITE. Atenção: Os hidratos de carbono são muito importantes, pois são o alimento do nosso cérebro. Mas devem ser regrados. À noite, estes não são necessários pois nós vamos obter energia através do dormir. Mas durante o dia devem ser ingeridos, em quantidades MUITO moderadas. Dar mais prioridade aos legumes, carne branca, peixe. Não descartar os hidratos de carbono. Podem descartar, por exemplo, dois dias por semana, mas não mais que isso. São muito importantes para nós. Sem os ingerirmos, o nosso corpo começa a sentir fraqueza, necessidade de comer ainda mais.

Básicas, simples... efectivas.

* O dia da asneira *

O dia da asneira não é comer o que quisermos... lamento.

As pessoas tem ideia que o dia da asneira é:

* Usar e abusar
* Um dia fixo
* Sem limites

Não é. Tem limites, não é fixo, nem tem que existir.

Este deve funcionar com as seguintes regras:

* A asneira deve ser feita numa das refeições principais do dia e é um pequeno abuso tal como: Uma sobremesa OU um refrigerante, OU um pequeno frito. Atenção... sempre numa das refeições principais e apenas UM PEQUENO abuso. Pequeno mesmo.

* O dia não é fixo. A partir do momento em que se começa a dieta, os cortes tem que ser feitos. Nos primeiros tempos existem tentações. E este dia deve ser usado quando não aguentamos mais. E abusamos um pouco. UM POUCO.
Mas quando abusar de novo? De preferência nunca. Mas se acontecer, que seja o mais longínquo possível do anterior "dia da asneira". Por exemplo, passado uma semana. É uma questão de hábito. A pessoa acaba por nem sequer abusar mais.

* Actividade Física *

Tem que existir.
True.
Mas não falo de exercícios super mega ultra intensos, a soar como sei lá o quê. Falo de coisas simples, mas que só resultam aliado a tudo o que foi referido acima.
O ideal sim, é fazer um desporto mais regular, mas existe uma lista de coisas simples a fazer que ajudam muito a emagrecer aliado com a dieta.
São elas:

* Usar escadas. Normais. Não rolantes! Não aos elevadores.
* Caminhar o mais possível. Sempre que possam caminhar, que não tem pressa para chegar a algum lado, vão a caminhar. Eu comecei a fazer isso e senti muito a diferença.
* Se possível, caminhar após o jantar, 15 minutos. Ajuda na digestão. Não contribui MUITO para o emagrecimento mas contribui para um bem estar no corpo.

É uma questão de bom senso pessoal. :)
Caso queiram fazer um desporto mais regular mas não têm possibilidades para entrar no ginásio e afins: Caminhada e salto à corda.
Nem duvidem ;)

* Conclusões*

Espero que isto vos ajude.
Espero que sigam isto caso precisem.

Mais importante: espero que lutem por vocês.

Se quiserem, como forma de incentivo, postem aqui, o vosso objectivo. O peso que querem atingir, em quanto tempo. Passado esse tempo, vão se sentir felizes de o ter feito ao olhar para isto.

Um grande abraço.

Offline Mr Unchained

• Membro Vintage
    • Género: Masculino
    • Cada passo segue um ritmo!
    Eu já fiz tantas vezes isto, a última vez perdi 20 kg, mas voltei a ganhá-los por falta de motivação, por motivos que me deprimiram. Eu não acho que seja difícil perder peso, difícil é mantê-lo. Infelizmente por motivos de saúde não consegui mantê-lo, mas ainda não desisti de chegar ao meu objetivo entre os 68 e 70kg.

Obrigado pelo teu post :)
      Dá um passo a seguir ao outro sem medos, se tropeçares e caires, podes levantar e aprender andar melhor :)

Offline Coffee

• Membro Ultra
      • Género: Feminino
      Eu não percebo pq é que é dificil manter...

Eu emagreci uns bons quantos quilos e, mesmo depois de ter voltado a uma dieta normal, sem os exageros das ditas "dietas", nunca engordei uma grama -.-
      Ok, engordei dois quilos à pala da minha ex namorada que me alimentava a tostas mistas xD

Dificil é quando o corpo se habitua a um peso e nós queremos mais, que é o meu caso. Já experimentei tudo e mais alguma coisa e nada, nem uma grama.
      Por isso vá, quem tiver dicas milagrosas, acusem-se xD
        DC.

Offline Odra

• Membro Vintage
        • Welcome to the Town of Gay! ;D
        Um tópico a ser seguido! :)
          Estamos a fazer um jogo. Lançam-se os dados e quem obtiver maior pontuação faz uma pergunta aos restantes jogadores. Utilizaremos um dado com 20 lados. /roll 1d20

Nível de originalidade: o mais alto de todos!
          lol

Offline pink panther

• Membro Total
          Pois..  eu tenho peso a mais e preciso de emagrecer. A minha altura e 1.68 e o meu peso e 69 quilos,  pronto..  nao sou muuittoo gorda mas tambem nao sou muitooo magra. Por isso uns meses atras fui falar com uma dietista, nao queria seguir uma daquelas dietas ridiculas de so comer saladas e frutas e sementes de algo.. E ela disse-me o seguinte, q eu tinha de comer cada tres horas algo de hidratos de carbono, evitar os doces,acucar, comer pao e massa integral, e so comer uma muuuuuiito pequena quantidade de gordura por dia. Ja estava a espera de ouvir q tinha de evitar os doces e as gorduras, e tambem ja tinha ouvido falar sobre pao integral q e melhor, nao engorda.. etc.. mas comer cada tres horas algo de hidratos de carbono, epah... ai.. eu fiquei assim um bocado com duvidas, hmmmm.... sera mesmo a melhor maneira ??
          Mas pronto, pensei... bem.. ela estudou pra isso, deve saber como se faz, e foi isso q eu fiz. Comecei a comer cada tres horas hidratos de carbono, e deu resultados, imediatamente comecei a perder peso, foi facil ate, e ao inicio sentia-me bem e tinha tambem mais energia. Pois... ao inicio, mas isso a uma certa altura mudou, comecei a sentir uma vontade muito forte de comer doces e gorduras, parece q so pensava nisso, e sentia-me um bocado agitada.  E fiquei assim uns tempos, a tentar ser forte e resisitir a tentacao dos doces e comida gordurenta.. etc... e todas as semanas ia perdendo peso, mas tambem semana apos semana ia sentindo-me mais.. nao sei explicar... diferente... com uma energia diferente.. um temperamento diferente... e tambem continuava a sentir a vontade do acucar e de gorduras, parece q cada vez mais. Ate q chega o momento q tens de ouvir o q o corpo precisa, sentia a vontade de doces e gorduras e pronto.. fui comer todos os doces possiveis e toda a comida mais gordurenta possivel, e fiz isso  ate me sentir bem, satisfeita, tranquila, estavel, e voltei ao peso q tinha, voltei aos 69 quilos.

Conclusao:  perder peso comendo cada tres horas hidratos de carbono nao resultou pra mim. Eu perdi peso muito rapido, rapido de mais, e nao e natural faze-lo assim. Por isso q comecei a sentir a vontade de doces e gorduras, porque estava abaixo do peso. Parece q soltou a energia fora do meu corpo e desequilibrou-me.

A melhor maneira pra perder peso e:

-Comer tres vezes ao dia, pequeno almoco, almoco, e jantar, nao mais, nao menos; e comer ate estares completamente satisfeita.
          - Comer proteinas, hidratos de carbono e gorduras, o corpo precisa de tudo, tambem gorduras.
          E ridiculo de um dia pra o outro parar de comer gorduras, tambem sao importantes, as gorduras dao energia, so q tens de comer com regra.
          - E depois usar a energia da comida, poe-te a mexer, faz desporto, qualquer exercicio fisico
          - E ter paciencia, perder peso leva tempo. As vezes ouves historias de pessoas q perderam.. sei la.. 20 quilos em 2 meses, mas depois meio ano mais tarde engordaram 30 quilos, Epah.. aposto q essas pessoas usaram o metodo de comer 6 vezes por dia hidratos de carbono.

E pronto foi esta a minha experiencia, pra mim nao funcionou o metodo de comer varias vezes por dia hidratos de carbono. Andei  desequilibrada e instavel porque estava abaixo do peso.
           Por isso eu nao aconselho aqueles q querem perder peso de faze-lo desta maneira. Okay.. deve haver pessoas q o fizeram e se sentiram bem com isso, cada um e diferente, mas falando por experiencia propria, nao.. nao acho q seja a maneira certa pra perder peso.

exemplos de atividades fisicas

« Última modificação: 14 de Setembro de 2014 por pink panther »
            i love girls who love girls who love boys who love boys

Offline Coffee

• Membro Ultra
            Olá pink panther!

Não tenho nenhum curso no assunto mas tenho muita experiência (má, por sinal) com diversas dietas.
            Realmente nunca tinha ouvido falar nessa de comer hidratos de carbono de 3 em 3 horas mas faz um certo sentido. Do que disseste comias hidratos de carbono e conseguiste emagrecer e só engordaste pq desististe da dieta comendo doces e gorduras?
            Bem, é suposto, em qualquer dieta, existir uma refeição ou um dia, dependendo, para comeres aquilo que mais gostas para equilibrares os acessos de doces e gorduras. O facto de esse dia/refeiçao não existir é estranho =/

Por outro lado, queria comentar os teus conselhos. Comer apenas 3 vezes ao dia é péssimo para quem quer perder peso. Aliás, comer até ficar satisfeita ao jantar é o pior que podes fazer para emagrecer. Deves sim tomar um bom pequeno-almoço  e um bom almoço. saudável mas com proporções que não te deixem sem fome mas, a partir dessa hora do almoço deves começar a reduzir o que comes e a quantidade. Lanchar e jantar apenas sopa costuma ser o indicado. Não deves comer um bom jantar porque a partir das 17/18h o metabolismo começa a diminuir a sua velocidade e tudo o que comes é assimilado e não é gasto.
            Comer apenas 3 vezes ao dia é o outro erro que não deves cometer. Comer poucas vezes ao dia desacelera o metabolismo e faz aumentar a necessidade do teu organismo por açucar e aumenta os teus desejos por maus alimentos. Por isso deves comer de 2-2 ou 3-3h  para que mantenhas os níveis de açucar. Evidentemente não podes comer este mundo e o outro de 3 em 3 horas mas deves comer pouco e muitas vezes ao dia para que o metabolismo acelere.

Tu deves deixar de comer gorduras numa dieta, ou melhor, evitá-las. Deves manter apenas a gordura intrinseca ao alimento em si. Por exemplo a carne em si tem uma certa percentagem de gordura por isso deves retirar a gordura à volta da porção de carne e grelhá-la, por exemplo e não fritá-la. É nesse sentido. O azeite deve sempre fazer parte da dieta. Comendo essa gordura intrinseca dos alimentos com bons hidratos de carbono, nomeadamente os integras, limitam a absorção de ambos e mantêm.te saciada por mais tempo.

No resto concordo em tudo  ;D

Boa Sorte na demanda =)
              DC.

Offline beatrizdn

• **
              • Membro Júnior
              Vou começar a fazer isso a partir de hoje, estou com 70kg quero ir para os 60kg. Queria ver se perdia 2 por mês , e chegar ao fim de junho com o peso pretendido. Ginásio + alimentação * check!

Espero q resulte!
                It's so hard to do And so easy to say»  Ben Harper

Offline Maped

• Membro Elite
                • :)
                Eu ultimamente tenho andado com muito apetite, não sei porque !  Cortar nos alimentos é algo dificil para mim... Mas já como menos pão do que antes... Optei por cereais de manhã... passadas 2/3 horas do pequeno-almoço tomo um iogurte líquido. O mais crítico é quando fico por casa... Ou se não tiver nada para fazer  :-X

Neste próximo mês vou começar a fazer exercício físico. Uma coisa que me deixa triste é a desmotivação inerente ao exercício físico mesmo gostando de desporto. Parece que há uma força que me convence a não me mexer, não pode ser ! Desistir é fácil logo não é opção.

Wish me luck !
                  There's a fire starting in my heart
                  Reaching a fever pitch, and it's bringing me out the dark.

See how I'll leave with every piece of you
                  Don't underestimate the things that I will do.

Offline mau_feitio

• Membro Ultra
                  • Sou fascinada pelo sincero!
                  Posso dizer-vos que até há uns 4 anos atrás mais ou menos ,eu tinha mais 32 kg do que tenho agora (actualmente com 62/63) [smiley=orgulhoso.gif] e consegui emagrecer apenas por mudar os meus hábitos alimentares. Demorei uns 3 anos e pouco a perder esse peso todo,mas consegui fazê-lo de uma maneira saudável. Para dar continuidade a esse trabalho todo em Outubro do ano passado inscrevi-me no ginásio ;D
                  « Última modificação: 1 de Fevereiro de 2014 por mau_feitio »
                    ''É difícil esperar por algo que talvez nunca aconteça,mas é muito mais difícil abrir mão quando isso é tudo o que queremos"'

Offline Mr Unchained

• Membro Vintage
                    • Cada passo segue um ritmo!
                    Eu ultimamente tenho andado com muito apetite, não sei porque !  Cortar nos alimentos é algo dificil para mim... Mas já como menos pão do que antes... Optei por cereais de manhã... passadas 2/3 horas do pequeno-almoço tomo um iogurte líquido. O mais crítico é quando fico por casa... Ou se não tiver nada para fazer  :-X

Neste próximo mês vou começar a fazer exercício físico. Uma coisa que me deixa triste é a desmotivação inerente ao exercício físico mesmo gostando de desporto. Parece que há uma força que me convence a não me mexer, não pode ser ! Desistir é fácil logo não é opção.

Wish me luck !

O meu dilema, cortar em alimentos é-me super dificil, cortei na quantidade que comia.
                    Mas o que mais me irrita é também a desmotivação ao desporto, porque dou por mim muitas vezes a desejar ir correr, mas nunca o faço, nem sei bem porquê... Nem é uma questão de falta de vontade, sei lá, talvez seja preguiça não sei  :-X
                    Este mês de Janeiro só consegui perder 2kg  :-\
                      Dá um passo a seguir ao outro sem medos, se tropeçares e caires, podes levantar e aprender andar melhor :)

eslabón

• Visitante
                      Eu há cerca de um ano tive um problema de saúde, pelo que emagreci 2 kg. A partir daí fiquei entusiasmada e resolvi tomar medidas para continuar a emagrecer. E não foi muito difícil, bastou-me mudar alguns hábitos alimentares, nomeadamente a quantidade de comida ingerida. Já perdi 14 kg em um ano!

Como de tudo um pouco - até mesmo doces. Mas só fora de casa e sempre acompanhada para poder partilhar o doce com alguém (amigos ou familiares). E só como doces uma vez por semana, no máximo duas vezes. Até há pouco tempo também comia frequentemente pizza (só uma vez por semana) mas agora estou a cortar, até porque já estou um pouco enjoada.

Como disse, como um pouco de tudo - vivo com os meus pais e era chato estar a fazer comida separada. Mas em poucas quantidade. De facto, como o almoço num prato de sobremesa! E resulta! Diminui consideravelmente a quantidade de comida e não sinto fome porque como frequentemente. Quando como fora de casa divido a comida do prato em três e deixo ficar pelo menos a terceira parte.

Diga-se que eu já tinha dois bons hábitos: não bebo refrigerantes e como sempre a sopinha da mãe à noite. Isso eu já fazia e continuo a fazer.

Entre as refeições faço lanchinhos, normalmente um ou dois de manhã e sempre dois à tarde. Aí como uma peça de fruta ou bebo simplesmente um copo de leite. Também bebo chá verde. Não é milagroso, mas ajuda. Conseguem-se ver os resultados!

Não tenho objectivos semanais ou mensais definidos. O meu único objectivo é pesar menos da próxima vez que me pesar. Assim fico sempre contente pois mesmo que perca poucos quilos, a verdade é que perdi alguma coisa. E foi assim que em Dezembro, mesmo com os doces de Natal, celebrei 1,2 kg perdidos.

Recentemente comecei a tomar umas cápsulas à base de colagénio para combater a flacidez. São um bocado caras, mas é algo importante que se deve fazer sempre que se pode fazer esse esforço.

Assim, os meus conselhos para quem quer emagrecer são:

1) Não comam demasiados fritos nem comida com muita gordura.

2) Não cortem com os doces de forma brusca pois mais tarde ou mais cedo o corpo vai pedir doces (eu fiz outras dietas e era isso que me acontecia)

3) Emagrecer deve ser tarefa para ser pensada a longo prazo. Entrar em dietas malucas não leva a lado nenhum. Perder e manter peso significa reeducação alimentar. Sem mudarem os hábitos alimentares, sinto muito, mas não conseguem.

4) Façam caminhadas, corram, andem de bicicleta, mexam-se. Eu fazia ginásio mas agora estou lesionada e deixei de fazer. Exercício não é suficiente, mas ajuda.

5) Bebam chá verde. Não exagerem na dose porque pode fazer mal, mas bebam três a quatro chávenas por dia.

6) Se tencionam perder mais do que dez por cento do vosso peso, tomem comprimidos à base de colagénio ou comprem cremes para aplicar localmente para combater a flacidez.

Pela minha parte, preciso perder mais uns 8 kg para ficar como quero. Mas hoje é dia de festejar: ontem comprei roupa e de um XL (ás vezes era mesmo XXL) passei para o L.   [smiley=orgulhoso.gif]

Boa sorte a todos os que tentam perder peso!
                      « Última modificação: 4 de Fevereiro de 2014 por eslabón »

Offline Coffee

• Membro Ultra
                        Agora que vai começar o segundo semestre é altura de voltar à rotina, à alimentação saudável e ao exercício. Em casa é impossivel  lol
                        Está quase, agora é só mais um esforço  ;D
                          DC.

eslabón

• Visitante
                          Olá  :)

Passei por aqui só para dizer que cheguei ao meu objectivo. Estou com 60kg para 1,57m de altura. Com IMC inferior a 25.

O que aprendi com esta experiência de emagrecimento que durou perto de um ano e meio:

1) Há dois tipos de "dietas": uma mais restritivas e outras menos restritivas. Na primeras os resultados são mais rápidos mas são difíceis de manter por longo tempo; Com  as segundas os resultados são mais lentos mas privamo-nos de menos coisas e por isso podemos man^te-las mais tempo. Ora, como eu li num site sobre obesidade, "um ex-obeso é sempre um obeso em potencial", pelo que os cuidados com  a alimentação têm de ser mantidos para o resto da vida. Por isso prefiro as dietas menos restritivas porque já nos habituam  acertos hábitos que temos que manter. Para além de que deixam menos marcas (físicas e psicológicas).

2) Com pequenos passos também chegamos à meta! A minha média mensal de perda de peso foi inferior a 1,5Kg mas, tudo somado, perdi 25kg!

3) O emagrecimento não é homogéneo durante o processo: há meses que emagrecemos mais e outros que emagrecemos menos. Não podemos desanimar quando estamos a emagrecer menos, há que celebrar cada 100g perdidos como uma grande vitória.

4) Actividade física sem regras na alimentação não emagrece. Foi por ter percebido isso que comecei a fazer as minhas restrições alimentares.

5) A vida não muda radicalmente quando emagrecemos. E se calhar não vamos ficar com aquele corpo escultural que vemos nas revistas. Mas vale bem a pena!

6) Devemos emagrecer mas respeitar o nosso tipo de corpo. Eu emagreci até aos 60kg e não penso emagrecer mais.

7) Quando estamos a emagrecer devemos arranjar prazeres substitutos ao prazer de comer coisas que nos fazem mal. Saladas, água, chás, foram para mim os prazeres substitutos.

8) Emagrecer é fácil. Se resistirmos ás tentações emagrecemos mesmo.

9) Emagrecer ocupa-nos a mente com um objectivo, desafia-nos, e isso é uma sensação muito agradável.

10) Não existe "emagrecer para sempre". Temos de estar sempre vigilantes para não voltar  a engordar.

E pronto, era isto que queria partilhar. Boa sorte a todos.

Offline Maped

• Membro Elite
                            • :)
                            Depois de alguns meses :)

Ja perdi alguns cm e kilos e a sensação de saúde é muito boa :D
                              There's a fire starting in my heart
                              Reaching a fever pitch, and it's bringing me out the dark.

See how I'll leave with every piece of you
                              Don't underestimate the things that I will do.

iNd

• Visitante

6) Devemos emagrecer mas respeitar o nosso tipo de corpo. Eu emagreci até aos 60kg e não penso emagrecer mais.

Afinal emagreci mais 1,5kg, nao porque quis mas porque me habituei a comer de certa maneira e agora nao me apetece comer mais. E como bastantes doces e tudo, comi quase metade de um bolo rei no ultimo fim-de-semana! lol

Nao abdico, por exemplo, de continuar a comer num prato de sobremesa. Mas as vezes repito o prato.

Hoje vi-me ao espelho de corpo inteiro e achei-me muito magra... Nao posso deixar-me emagrecer mais. :wor

Mas e' bom andar sempre a controlar o peso para nao emagrecer excessivamente, nem deitar todo o trabalho a perder e engordar novamente. :)
                              « Última modificação: 6 de Dezembro de 2014 por iNd »

Offline imystp

• Membro Sénior
                                • "If u never try, u'll never know"
                                gostei da lista proibida :P
                                eu cumpro-a diariamente á 2 anos, mas o meu objetivo é ganho de peso.
                                Para perda de peso, as pessoas tem de ter noção que precisam colocar-se em défice calórico. Não precisam passar fome, mas controlar as calorias que consomem diariamente.

Offline Elusive

• *
                                  • Novo Membro
                                  • Whatever can happen will happen.
                                  Para quem conseguir levar o treino com um mínimo de disciplina e não se focar apenas na alimentação (apesar de ser o fundamento), experimentem fazer treino de força/hipertrofia a sério, com exercícios compostos e não cardio e máquinas e vão ver a diferença em poucos meses  :)
                                  Mais do que emagrecer, deve-se emagrecer com qualidade!

Ao que aqui foi dito mais acima sobre não comer muito a partir das x horas, são mitos que infelizmente ainda estão muito enraizados na sociedade. Isso e ter que comer de 3 em 3 horas, etc. O que importa é, essencialmente, o balanço calórico diário e as proporções de macronutrientes! Posso comer à periquito o dia todo, enfardar ao jantar e ainda assim emagrecer. A maior parte das pessoas que come de 3 em 3h acaba por fazer snacks de muita má qualidade, por isso às vezes mais vale deixar esse espaço para um bocadinho mais de bife  :P

Junto aqui outra cena sabendo que pode criar polémica: pequeno almoço é a única altura do dia em que não como hidratos de carbono, por toda uma questão hormonal. Rendam-se aos ovos mexidos (é só um exemplo) pela manhã e também vão notar diferença a nível de saciedade ao longo do dia.

Inté :)

Offline Geez

• Membro Elite
                                      • FYMS - Stories About Music
                                    Para quem conseguir levar o treino com um mínimo de disciplina e não se focar apenas na alimentação (apesar de ser o fundamento), experimentem fazer treino de força/hipertrofia a sério, com exercícios compostos e não cardio e máquinas e vão ver a diferença em poucos meses  :)
                                    Mais do que emagrecer, deve-se emagrecer com qualidade!

Ao que aqui foi dito mais acima sobre não comer muito a partir das x horas, são mitos que infelizmente ainda estão muito enraizados na sociedade. Isso e ter que comer de 3 em 3 horas, etc. O que importa é, essencialmente, o balanço calórico diário e as proporções de macronutrientes! Posso comer à periquito o dia todo, enfardar ao jantar e ainda assim emagrecer. A maior parte das pessoas que come de 3 em 3h acaba por fazer snacks de muita má qualidade, por isso às vezes mais vale deixar esse espaço para um bocadinho mais de bife  :P

Junto aqui outra cena sabendo que pode criar polémica: pequeno almoço é a única altura do dia em que não como hidratos de carbono, por toda uma questão hormonal. Rendam-se aos ovos mexidos (é só um exemplo) pela manhã e também vão notar diferença a nível de saciedade ao longo do dia.

Inté :)

Precisamente isto.  [smiley=sim.gif] [smiley=sim.gif]

Défice calórico => perder peso .... agora por norma o objectivo é sempre perder a tal barriga, reduzir a coxa, e é aí que as coisas complicam. Dietas rigorosas e super limitadas acabam por conseguir uma coisa: perder peso, mas perder sobretudo músculo. E ninguém quer perder peso para depois ficar flacida/o. Por isso, usem e abusem da carninha, do atum, dos ovos e por aí.

De 3h em 3h é mito, mas comigo resulta. Não consigo ficar cerca de 6 horas sem comer, mesmo que faça um grande almoço ou P.A.  Uns frutos secos, uns iogurtes (para quem se der bem), gelatina, umas bolachas de arroz sem sal, uma peça de fruta, safam muito bem. :)

É tudo uma questão de ir testando. Uma pessoa não deve optar por fazer dieta mas criar habitos de alimentação saudáveis para que durem a vida toda.
                                      "It's no wonder, I'm so disconnected."

Stabilo

• Visitante
                                      É tudo uma questão de ir testando. Uma pessoa não deve optar por fazer dieta mas criar habitos de alimentação saudáveis para que durem a vida toda.

Concordo, é isso que tento fazer ! :b

Offline Elusive

• *
                                        • Novo Membro
                                        • Whatever can happen will happen.
                                        Dieta parece sempre uma coisa que envolve sofrimento e que apenas traz resultados temporários  :)
                                        Mudança de estilo de vida, that's the way.

Claro, comer de 3h em 3h mal não faz. Olha eu a passar muito tempo sem encher o bandulho... Era bonito  ;D
                                        Queijo fresco, experimentem o queijo quark do LiDL... Transformo aquilo em iogurte grego!

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          31 Respostas
                                          13165 Visualizações
                                          Última mensagem 1 de Maio de 2007
                                          por little_drumer_boy
                                          31 Respostas
                                          19419 Visualizações
                                          Última mensagem 14 de Setembro de 2007
                                          por tinat
                                          7 Respostas
                                          5747 Visualizações
                                          Última mensagem 21 de Julho de 2012
                                          por mia_in_chains
                                          20 Respostas
                                          3885 Visualizações
                                          Última mensagem 15 de Fevereiro de 2017
                                          por sleepy_heart
                                          1 Respostas
                                          2012 Visualizações
                                          Última mensagem 17 de Março de 2015
                                          por T-Rex