rede ex aequo

Olá Visitante30.nov.2020, 07:44:39

Autor Tópico: [Pedido de Colaboração] Estudo de doutoramento sobre homoparentalidade em Portugal  (Lida 1938 vezes)

 
[Pedido de Colaboração] Estudo de doutoramento sobre homoparentalidade em Portugal
#0

Offline rede ex aequo

  • *****
  • Administração
  • Membro Elite
    • rede ex aequo

Nome
Paula Xavier

Contato
xpaulaxavier@sapo.pt

Estabelecimento de ensino
Universidade de Coimbra

Disciplina
Doutoramento em Psicologia - especialidade de Psicologia Forense

Orientador
Doutora Isabel Maria Marques Alberto (Universidade de Coimbra) e Doutor Francisco Mendes (Instituto Politécnico de Viseu)

Título
Estudo de doutoramento sobre homoparentalidade em Portugal

Objetivo
O estudo tem como objetivo geral identificar semelhanças e diferenças relativamente aos projetos e às vivências da parentalidade em pessoas com orientação homossexual e pessoas com orientação heterossexual.

Pedido
Projeto de doutoramento sobre HOMOPARENTALIDADE EM PORTUGAL - nova divulgação

Encontro-me a realizar uma investigação no âmbito do doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia Forense, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob orientação da Doutora Isabel Marques Alberto e do Doutor Francisco Mendes. A escolha desta especialidade, Psicologia Forense, resulta do entendimento de que a temática em estudo, para além das evidências científicas recolhidas no campo da Psicologia, deve enquadrar-se no contexto português, o que implica a sua análise à luz do Direito e da Constituição da República Portuguesa, em particular os art.ºs 1.º (dignidade da pessoa humana) e 13.º (Princípio da Igualdade).

O estudo tem como objetivo geral identificar semelhanças e diferenças relativamente aos projetos e às vivências da parentalidade em pessoas com orientação homossexual e pessoas com orientação heterossexual.


Nesse sentido, a par da recolha de dados junto de profissionais com responsabilidades nas questões da parentalidade - como psicólogos, assistentes sociais, advogados/juristas e magistrados-, a recolha de informação compreende ainda a realização de entrevistas a:

- A MÃES/PAIS (COM FILHOS DE QUAISQUER IDADES);

- A JOVENS ADULTOS(AS) E ADULTOS(AS) SEM FILHOS.

A participação é voluntária, estando garantida a possibilidade de, em qualquer altura, deixar de participar no estudo, e estando assegurados o anonimato e a confidencialidade da informação recolhida, de acordo com o código de ética da Associação Americana de Psicologia e da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
A sua participação é fundamental, na medida em que a investigação empírica nesta área da parentalidade é ainda muito reduzida em Portugal.

Caso esteja interessada/o e disponível para colaborar e participar neste estudo, agradeço o contacto para o email xpaulaxavier@sapo.pt
Este contacto também poderá ser utilizado para efetuar pedidos de esclarecimentos adicionais acerca do estudo.

Agradeço, em meu nome e dos meus orientadores, a sua disponibilidade e colaboração, inestimáveis para a concretização e a possibilidade de levar a termo este projeto de investigação.


Paula Xavier
Novembro de 2013
Orientadores:
Isabel Maria Marques Alberto Francisco Mendes
isammar15@gmail.com fmendes@esev.ipv.pt

Prazo
Janeiro de 2015