rede ex aequo

Olá Visitante04.dez.2020, 20:37:28

Autor Tópico: [Pedido de Colaboração] Representações das mães lésbicas sobre a maternidade...  (Lida 1340 vezes)

 
[Pedido de Colaboração] Representações das mães lésbicas sobre a maternidade...
#0

Offline rede ex aequo

  • *****
  • Administração
  • Membro Elite
    • rede ex aequo
Nome
Tânia Machado

Contactos
taniacsmachado@ics.uminho.pt
taniacsmachado@gmail.com

Estabelecimento de ensino
Universidade do Minho   

Disciplina
Tese de Doutoramento em Sociologia
(Financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com a referência SFRH/BD/89837/2012)

Orientador(a)
Professora Doutora Ana Maria Brandão

Título
“Representações das mães lésbicas sobre a maternidade lésbica e estratégias de gestão da identidade maternal deteriorada“

NOTA: A expressão “identidade maternal deteriorada” não é usada no sentido de  desvalorização da maternidade lésbica. O termo “deteriorada/o” é usado na Sociologia para referir identidades discriminadas em função de alguma característica não normativa (no caso, a identidade sexual), sendo usado nesse sentido. Reflecte, portanto,  o estatuto da homoparentalidade, em geral, e da maternidade lésbica, em particular, em Portugal.

Objectivo(s)
 (i) Compreender de que forma as mães lésbicas definem a maternidade e se vêem enquanto mães e lésbicas num contexto social onde a sua configuração familiar, o seu estatuto maternal e a sua identidade sexual não são considerados, ainda, normativos;
(ii) Perceber de que forma gerem as suas identidades maternal (e sexual) quotidianamente, i.e., de que formas se apresentam, ou não, enquanto mães lésbicas/ famílias lésbicas junto das suas famílias, dos seus amigos, dos seus vizinhos e dos seus colegas de trabalho/empregadores, e que contornos têm as interações estabelecidas com os membros destes quatro grupos, em função do (des)conhecimento destes face à configuração familiar/ estatuto maternal das mães em causa.

Texto de divulgação
Este projeto de investigação  constitui a primeira abordagem às famílias lésbicas planeadas em Portugal. Através de uma abordagem metodológica qualitativa, assente em entrevistas individuais e em casal junto de mulheres lésbicas que têm filhos a cargo, conjuntamente planeados, pretende-se captar as representações dessas mulheres da sua condição de mães num contexto social heteronormativo e de que modo este influencia a forma como gerem quotidianamente as suas identidades maternas no contexto das suas redes de sociabilidades familiares, vicinais, amicais e profissionais.

As vias de acesso à maternidade consideradas são diversas: adoção singular em Portugal; adoção  internacional; procriação medicamente assistida no estrangeiro; inseminação artificial “caseira”; relação sexual ocasional.

As interessadas em participar podem entrar em contacto para os seguintes endereços de e-mail: taniacsmachado@ics.uminho.pt ou taniacsmachado@gmail.com.

Mais informações na página do projeto: familiaslesbicas.info

Prazo
Dezembro de 2014