rede ex aequo

Olá Visitante06.jul.2020, 04:47:01

Autor Tópico: Profilaxia do HIV - experiências pessoais  (Lida 5041 vezes)

Profilaxia do HIV - experiências pessoais

Offline diz_que_sim

• *
  • Novo Membro
  • qu'il y eut été fade d'être heureux
Olá a todos,

Eu estou neste momento a viver uma situação muito difícil, sobretudo do ponto de vista emocional mas também do ponto de vista do meu bem-estar físico. Gostava de a partilhar convosco porque acho que este tipo de histórias servem a toda a gente, na medida em que é sempre possível aprender com os erros dos outros.

Há cerca de duas semanas fui sair à noite e, completamente alcoolizado, envolvi-me com um rapaz que sabia estar infectado com o HIV. Eu não me recordo de grande parte do que se passou, mas sei que, já em casa dele, iniciámos um contacto sexual desprotegido (que envolveu penetração). O momento em que tomei consciência do que se estava a passar é aliás das poucas coisas de que me lembro. Assim que me apercebi do que estava a fazer, parei imediatamente e entrei em pânico. Ele desvalorizou a situação porque está já a seguir a terapêutica do HIV há alguns anos e tem carga viral indetectável. Ainda assim, quando me senti reestabelecido (porque ainda me encontrava alcoolizado) dirigi-me ao hospital da minha área de residência. A médica infectologista que me assistiu disse-me que tinha indicação para a profilaxia do HIV, que estou neste momento a seguir. Aparentemente, o risco de ter sido infectado é de facto muito baixo mas existe. Além disso, esta profilaxia é muito efectiva de modo que espero não positivar. Em todo o caso, tenho muito medo.

Os efeitos secundários deste tratamento não têm sido especialmente difíceis de suportar. Tenho me sentido nauseado mais vezes do que é habitual e tenho de facto sentido alguma astenia (que é muito comum). Agora não sei dizer se estou a somatizar os sintomas que sei serem os esperados, ou se de facto eles são um efeito da medicação.

Queria deixar alguns conselhos a quem tiver a paciência de me ler. Se tiverem um comportamento de risco, dirijam-se imediatamente ao hospital. A profilaxia do HIV é efectiva até 48 horas, mas acredita-se ser mais eficaz se iniciada até 12 horas após o contacto. O facto de alguém ter carga viral indetectável não implica (como o outro rapaz me disse) que não pode infectar ninguém. A carga viral é indetectável nos vasos periféricos, mas pode existir nas mucosas, no sémen etc.

Pessoalmente, o que retiro desta experiência é que quando bebo desta maneira estou efectivamente a colocar a minha vida em risco. Se alguém estiver a passar pelo mesmo e quiser conversar, basta enviar-me uma mensagem privada. Estou completamente disponível.     
« Última modificação: 30 de Outubro de 2013 por diz_que_sim »
    Ainda novo andei nas obras Entre lagartos e cobras, trabalhando como um cão Nos momentos de cansaço Afinava no bagaço e cantava esta canção!

Offline Endovélico

• Membro Sénior
    • Género: Masculino
    • Are we to hang our hearts on such little things?
    Olá a todos,

Eu estou neste momento a viver uma situação muito difícil, sobretudo do ponto de vista emocional mas também do ponto de vista do meu bem-estar físico. Gostava de a partilhar convosco porque acho que este tipo de histórias servem a toda a gente, na medida em que é sempre possível aprender com os erros dos outros.

Há cerca de duas semanas fui sair à noite e, completamente alcoolizado, envolvi-me com um rapaz que sabia estar infectado com o HIV. Eu não me recordo de grande parte do que se passou, mas sei que, já em casa dele, iniciámos um contacto sexual desprotegido (que envolveu penetração). O momento em que tomei consciência do que se estava a passar é aliás das poucas coisas de que me lembro. Assim que me apercebi do que estava a fazer, parei imediatamente e entrei em pânico. Ele desvalorizou a situação porque está já a seguir a terapêutica do HIV há alguns anos e tem carga viral indetectável. Ainda assim, quando me senti reestabelecido (porque ainda me encontrava alcoolizado) dirigi-me ao hospital da minha área de residência. A médica infectologista que me assistiu disse-me que tinha indicação para a profilaxia do HIV, que estou neste momento a seguir. Aparentemente, o risco de ter sido infectado é de facto muito baixo mas existe. Além disso, esta profilaxia é muito efectiva de modo que espero não positivar. Em todo o caso, tenho muito medo.

Os efeitos secundários deste tratamento não têm sido especialmente difíceis de suportar. Tenho me sentido nauseado mais vezes do que é habitual e tenho de facto sentido alguma astenia (que é muito comum). Agora não sei dizer se estou a somatizar os sintomas que sei serem os esperados, ou se de facto eles são um efeito da medicação.

Queria deixar alguns conselhos a quem tiver a paciência de me ler. Se tiverem um comportamento de risco, dirijam-se imediatamente ao hospital. A profilaxia do HIV é efectiva até 48 horas, mas acredita-se ser mais eficaz se iniciada até 12 horas após o contacto. O facto de alguém ter carga viral indetectável não implica (como o outro rapaz me disse) que não pode infectar ninguém. A carga viral é indetectável nos vasos periféricos, mas pode existir nas mucosas, no sémen etc.

Pessoalmente, o que retiro desta experiência é que quando bebo desta maneira estou efectivamente a colocar a minha vida em risco. Se alguém estiver a passar pelo mesmo e quiser conversar, basta enviar-me uma mensagem privada. Estou completamente disponível.     

Obrigado por partilhares a tua experiência e espero que o teu testemunho ajude muitas pessoas.
    E boa sorte com o tratamento!

Nota: Só a título de curiosidade - quem se quiser informar mais sobre a profilaxia do HIV pode ler sobre o assunto aqui
    « Última modificação: 30 de Outubro de 2013 por Endovélico »

Offline rk

• Membro Sénior
      Força ai meu puto, as vezes o alcool e a tesao falam mais alto do q os cuidados mas pah tenta ter sempre contigo preservativos para o caso de perderes a cabeca..
      Com sorte nao apanhas nada, e ainda bem que decidiste expor o caso para alertar outro pessoal...
      Btw isso dos sintomas olha quer sejam da tua cabeca ou mesmo fisicos, tenta nao pensar muito nisso pq eles sao reais e nao ha nada q possas fazer quanto a isso.
      Ainda bem q foste logo tratar disso, agora esperemos que resulte.
      Abraco

Offline FilhoDeApolo

• Membro Ultra
        • "A Esperança é só uma distração."
          • Aeminium
        Espero que só tenha sido um susto, e depois avisa aqui alguma coisa.
        E espero que com o susto, os comportamentos de risco sejam evitados

Offline diz_que_sim

• *
          • Novo Membro
          Obrigado a todos (FilhoDeApolo, rk e Endovélico) pelo apoio. Eu vou continuar a partilhar aqui no fórum os desenvolvimentos deste episódio lamentável. O tratamento que estou a seguir pode comprometer o fígado e os rins, de modo que têm de se fazer análises ao fim da primeira, segunda e quarta semanas. Os resultados das primeiras análises estavam bem. Eu vou dando notícias :)
            Ainda novo andei nas obras Entre lagartos e cobras, trabalhando como um cão Nos momentos de cansaço Afinava no bagaço e cantava esta canção!

Bc

• Visitante
            Antes de mais queria também agradecer-te pelo teu testemunho,pois o que aconteceu contigo acontece a muita gente, mas muitos com finais menos felizes. De facto o álcool pode muitas vezes "turvar"a nossa mente, apesar de tudo penso que a maneira como agiste depois do "erro", foi a mais acertada. Espero que corra bem o teu tratamento e que essa "carga viral indetectavel" não te tenha detectado a ti.
            Força e tudo de bom.

:)

Offline Arch

• Membro Sénior
              Confesso que desconhecia por completo o que é a profilaxia do hiv, e por isso obrigado por escreveres o teu caso.
              Contudo, vais ver que tudo correrá pelo melhor :)
              Força aí.
                http://the-tyranny-of-disquiet.tumblr.com/

"Eu que me aguente comigo e com os comigos de mim", Pessoa.

Cardo

• Visitante
                Eu namorei com um rapaz com hiv há 15 anos.

Tivemos alguns contatos sexuais sem preservativo (mas sem ejaculação).

Ele tendo a carga viral indetetavel, o risco foi muito baixo (muito baixo mesmo), e não fiquei infetado.

O risco é baixo, e tu, com a profilaxia, então posso dizer que tens um risco de 0.01%.

Descansa e relaxa.

Offline nevertoolatetobehappy

• Associad@ Honorári@
                  • Membro Elite
                  • Be yourself. Be happy. Be nice.
                    • Tiny Ripple Hope
                  Olá a todos,

Obrigado por partilhares o que passou contigo, pois é de facto um alerta a uma situação que não está assim tão longe de poder acontecer a qualquer um de nós. Tiveste uma atitude bastante nobre em explicares, sem rodeios, o que aconteceu e o que podemos fazer para evitá-lo. Espero sinceramente que no final tenha sido um (grande) susto e que te protejas mais no futuro. Força.
                    "Our deepest fear is not that we are inadequate. Our deepest fear is that we are powerful beyond measure. It is our light not our darkness that most frightens us."

Offline FilhoDeApolo

• Membro Ultra
                      • Aeminium
                    Já passaram duas semanas desde que colocaste aqui o post, espero que já tenhas tido alguma novidade.

Abraço e força.

Offline diz_que_sim

• *
                      • Novo Membro
                      Bem, já passou imenso tempo desde cá vim. Acabei a profilaxia do VIH já há mais de uma semana e tb já repeti a serologia (antigénio P24). NEGATIVO :) De qualquer modo vou ter de a tornar a repetir daqui a 3 meses para ter a certeza absoluta de que está tudo bem.  Para quem não faz a profilaxia os resultados deste teste ao fim de 6 semanas dispensam a realização de um segundo teste a 3 meses. No meu caso, ainda não posso estar completamente descansado. Mas estou optimista.

Relativamente à profilaxia, tenho a dizer que não sofri muito. A médica disse-me que era normal que me sentisse cansado, mas não notei nada. Ao início sentia-me muito enjoado (sobretudo ao acordar), mas com o tempo fui-me adaptando e no fim já nem me custava grande coisa. Este tratamento é um bocado pesado para o fígado e para os rins, mas as análises intercalares que fui fazendo estiveram sempre bem (mesmo muito bem, ao que parece tenho um fígado óptimo). Notei que os meus intestinos passaram a trabalhar mais do que era habitual e, por acaso, um amigo meu que tb passou por isto comentou o mesmo, de modo que se calhar é comum.

Nisto tudo confesso que me arrependo de ter contado a demasiada gente o que se estava (e está) a passar. Eu tenho muitos (vá, uns 10) amigos de quem sou muito íntimo e com quem sou muito transparente. É muito bom partilhar os nossos problemas com os nossos amigos, mas acho que há coisas que temos de guardar para nós. À medida que as semanas foram passando, a perspectiva de, na circunstância de estar infectado, ver a minha situação conhecida de tanta gente pareceu-me insuportável. Por outro lado, durante o tratamento eu procurei abstrair-me desta questão e focar-me na minha vida (pronto, não queria pensar nisto), mas alguns dos meus amigos dificultaram-me a tarefa. Vinham-me sistematicamente falar no assunto, perguntavam-me os resultados das análises intercalares, quando é que ia acabar o tratamento, quando é que ia ter o resultado definitivo, se eu me estava a sentir bem etc etc etc. Não percebiam (nem percebem) que eu não queria (nem quero) falar neste assunto. Foi também por isso que demorei tanto tempo a voltar cá.

Obrigado a toda a gente que me deixou aqui mensagens de apoio. Um especial obrigado para o Cardo. Olha, o teu testemunho tranquilizou-me muito. Eu sempre soube que o risco era muito baixo, mas é muito diferente ouvir isso de alguém que passou pelo mesmo e saiu sem sequelas. :)
                      « Última modificação: 29 de Novembro de 2013 por diz_que_sim »

Offline nevertoolatetobehappy

• Associad@ Honorári@
                        • Membro Elite
                        • Be yourself. Be happy. Be nice.
                          • Tiny Ripple Hope
                        Bem, já passou imenso tempo desde cá vim. Acabei a profilaxia do VIH já há mais de uma semana e tb já repeti a serologia (antigénio P24). NEGATIVO :) De qualquer modo vou ter de a tornar a repetir daqui a 3 meses para ter a certeza absoluta de que está tudo bem.  Para quem não faz a profilaxia os resultados deste teste ao fim de 6 semanas dispensam a realização de um segundo teste a 3 meses. No meu caso, ainda não posso estar completamente descansado. Mas estou optimista.

Relativamente à profilaxia, tenho a dizer que não sofri muito. A médica disse-me que era normal que me sentisse cansado, mas não notei nada. Ao início sentia-me muito enjoado (sobretudo ao acordar), mas com o tempo fui-me adaptando e no fim já nem me custava grande coisa. Este tratamento é um bocado pesado para o fígado e para os rins, mas as análises intercalares que fui fazendo estiveram sempre bem (mesmo muito bem, ao que parece tenho um fígado óptimo). Notei que os meus intestinos passaram a trabalhar mais do que era habitual e, por acaso, um amigo meu que tb passou por isto comentou o mesmo, de modo que se calhar é comum.

Nisto tudo confesso que me arrependo de ter contado a demasiada gente o que se estava (e está) a passar. Eu tenho muitos (vá, uns 10) amigos de quem sou muito íntimo e com quem sou muito transparente. É muito bom partilhar os nossos problemas com os nossos amigos, mas acho que há coisas que temos de guardar para nós. À medida que as semanas foram passando, a perspectiva de, na circunstância de estar infectado, ver a minha situação conhecida de tanta gente pareceu-me insuportável. Por outro lado, durante o tratamento eu procurei abstrair-me desta questão e focar-me na minha vida (pronto, não queria pensar nisto), mas alguns dos meus amigos dificultaram-me a tarefa. Vinham-me sistematicamente falar no assunto, perguntavam-me os resultados das análises intercalares, quando é que ia acabar o tratamento, quando é que ia ter o resultado definitivo, se eu me estava a sentir bem etc etc etc. Não percebiam (nem percebem) que eu não queria (nem quero) falar neste assunto. Foi também por isso que demorei tanto tempo a voltar cá.

Obrigado a toda a gente que me deixou aqui mensagens de apoio. Um especial obrigado para o Cardo. Olha, o teu testemunho tranquilizou-me muito. Eu sempre soube que o risco era muito baixo, mas é muito diferente ouvir isso de alguém que passou pelo mesmo e saiu sem sequelas. :)

Olá,

Resta esperar pela confirmação, mas ainda bem que até agora tens tido notícias positivas. Relativamente a teres contado a muitas pessoas, acho natural teres feito isso, pois quando estamos vulneráveis procuramos bases de apoio e com quem desabafar - ainda bem que tens os amigos que tens. Podes sempre guardar para ti aquilo de que não queres falar e dizer-lhes isso; se te respeitarem não irão fazer perguntas.

Força e abraço,
                        Tiago.
                          "Our deepest fear is not that we are inadequate. Our deepest fear is that we are powerful beyond measure. It is our light not our darkness that most frightens us."

Offline FilhoDeApolo

• Membro Ultra
                            • Aeminium
                          Que bom saber que as coisas tão com boas perceptivas :)
                          Espero que corra tudo bem, abraço :)

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
                            • Membro Elite
                            • coordenador núcleo lgbti funchal | direção rea
                              • núcleo lgbti funchal
                            Olá diz_que_sim. Fico feliz que as coisas estejam encaminhadas e que em princípio está tudo bem contigo. Infelizmente não tive a tua sorte, embora o meu caso seja um pouco diferente do teu. Este Novembro fez dois anos em que fui infetado por HIV pelo meu (ex)namorado e não foi nada fácil gerir tudo, inicialmente foi algo que me destruiu completamente e ainda hoje me estou a reconstruir psicologica e emocionalmente.

Não tenham comportamentos de risco... a sério... um momento de prazer pode destruir todos os projetos, planos e sonhos que vocês têm para a vossa vida... não arrisquem, joguem pelo seguro.

Os sintomas que referes é normal acontecer. Aconteceu-me quando comecei a terapêutica do HIV porque também senti sintomas secundários e ficava com a noção de que eram mais sintomas psicológico do que reais. De qualquer das formas são sintomas e temos que conseguir conviver com eles. No meu caso eu tinha sonolência, sonhos, pesadelos... e também tive erupção cutânea que passou através de antibióticos... enfim, é o corpo a reagir. São medicações muito fortes.

E obrigado por partilhares a tua experiência, já tinha ouvido falar no assunto da Profilaxia mas não sabia o termo certo. O que cheguei a ler é que médicos e enfermeiros que tenham contactos de risco com portadores de HIV/SIDA têm a hipótese de iniciarem um tratamento de forma a prevenir a infeção...

Offline diz_que_sim

• *
                            • Novo Membro
                            pois Caires, este tratamento é infelizmente desconhecido de muita gente. foi uma das razões por que resolvi partilhar a minha história aqui no fórum. efectivamente, é o tratamento que seguem os profissionais de saúde após contactos de risco com pacientes infectados com o VIH, mas está disponível (gratuitamente) a toda gente. Pessoalmente, para quem é de Lisboa, aconselho o Hospital S. Francisco de Xavier cujo serviço de infecto me foi muito bem recomendado. Tenho a dizer que todos os profissionais de saúde que cruzei, desde a enfermeira que me fez a triagem, à médica de infecto que me assistiu (passando pela médica de serviço no balcão de medicina) foram de uma correcção e simpatia extremas (e, confesso, absolutamente inesperadas). 

compreendo perfeitamente o que estás a passar. eu só vou poder estar 100% descansado daqui a 2 meses, porque tendo feito a profilaxia do VIH, o teste não é conclusivo (mesmo sendo o do antigénio P24). de qualquer modo é muito bom sinal e estou cada vez mais optimista. desejo-te a maior sorte do mundo do fundo do coração e espero que não percas a esperança. se precisares de alguma coisa, já sabes, manda mp.

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
                              • Membro Elite
                                • núcleo lgbti funchal
                              Obrigado. Também torço para que não tenhas nada... sei o que se sente quando se recebe a notícia: não se sente nada. Se precisares de falar também podes contactar-me e vai dando notícias! :)

Cardo

• Visitante
                              A serologia confirmada com o ag p24 do hiv as 4 semanas (28 dias) mesmo com profilaxia, é um indicador de que não houve infecção.

A confirmação, é apenas porque, uma percentagem mínima, mas tão mínima (que nenhum médico conhece nenhum caso recente devido aos avanços dos testes e sensibilidade actuais) soro-converte após as 4 semanas.

Está tudo bem contigo, descansa.

Abraço.

Offline majf20

• *
                                • Novo Membro
                                Olá a todos,

Ola eu tive uma relação desprotegida há três dias, e durante o dia de hoje no trabalho e até mesmo em casa sinto me nauseado, com possibilidade de evoluir para o vomito .. Estou muito recesoso...

Offline cosjo

• Membro Total
                                  • One day more. Another day, another destiny...
                                  Ola eu tive uma relação desprotegida há três dias, e durante o dia de hoje no trabalho e até mesmo em casa sinto me nauseado, com possibilidade de evoluir para o vomito .. Estou muito recesoso...

Essa sintomatologia é muito vaga e pode estar relacionada só com a tua ansiedade ou com algo que comeste. A infecção por VIH tende a passar despercebida. Mas talvez para te sentires mais seguro fosse melhor ires ao médico e contares o que se passou.

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
                                    • Membro Elite
                                      • núcleo lgbti funchal
                                    Olá majf20. Os sintomas da infeção aguda por VIH não aparecem assim tão cedo, por isso podes ficar descansado. No caso de haver infeção, acontecem entre 2 a 4 semanas depois do comportamento de risco.

De qualquer das formas, faz o teste daqui a uns meses.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                    51 Respostas
                                    9804 Visualizações
                                    Última mensagem 31 de Maio de 2011
                                    por btographer
                                    502 Respostas
                                    74800 Visualizações
                                    Última mensagem 29 de Julho de 2013
                                    por livre_na_mente
                                    41 Respostas
                                    21196 Visualizações
                                    Última mensagem 2 de Dezembro de 2017
                                    por nick