rede ex aequo

Olá Visitante23.set.2019, 08:00:32

Autor Tópico: Podemos amar mais do que uma pessoa?  (Lida 6191 vezes)

Podemos amar mais do que uma pessoa?

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
  • Membro Elite
  • Género: Masculino
  • coordenador núcleo lgbti funchal | direção rea
    • núcleo lgbti funchal
É uma questão que me tem surgido devido a alguns sentimentos da minha parte.

O que vocês acham? É possível amarmos mais do que uma pessoa? É possível estarmos com alguém que amamos, mas lá no fundo, o nosso coração também amar outra pessoa? Não haverá um amor para toda a vida e que sempre ficará no nosso coração, independentemente de novos relacionamentos?

Partilhem os vossos pensamentos  :)

Offline Malayka

• Membro Sénior
  • Género: Feminino
    • Twitter

O que vocês acham? É possível amarmos mais do que uma pessoa? É possível estarmos com alguém que amamos, mas lá no fundo, o nosso coração também amar outra pessoa? Não haverá um amor para toda a vida e que sempre ficará no nosso coração, independentemente de novos relacionamentos?

Há diferentes formas de amar. Ou seja podemos amar pessoas diferentes de maneiras diferentes. Embora, no que toca realmente a relações sérias,na minha opinião para essa forma só se ama uma pessoa, pode se assemelhar ao mesmo. Se estás com uma pessoa que gostas dela, mas que sentes algo por outra, é porque não a amas. Eu nunca estive nessa situação, mas posso vir a estar nunca se sabe. Amar duas pessoas ao mesmo tempo acho um pouco... não sei. Uma delas não amas, pensas que amas mas não. As coisas confundem-se. Tu podes apaixonar-te por várias pessoas, mas paixão é algo que passa. Se tem amor? Depende do que se cultiva nessas relações.

Por exemplo, eu neste momento sinto que amo uma pessoa e não estou com ela à quase 1 ano, mas sinto que é algo que provavelmente vai sempre ficar mas estou disposta a ter esse sentimento(meio-esquecido ou não) e ter outra pessoa que possa também tentar amar, da mesma forma ou não, melhor ou pior, não sei, desde que haja sinceridade, é sempre uma opção de escolha e a escolha no fim é o que conta. É aprender a lidar com a nossa bagagem e os apêndices que vamos ganhando
    Esperando o melhor, preparada para o pior.

Offline unicorn39

• Membro Total
    • I think u’re made of stronger stuff than u think

Há diferentes formas de amar. Ou seja podemos amar pessoas diferentes de maneiras diferentes. Embora, no que toca realmente a relações sérias,na minha opinião para essa forma só se ama uma pessoa, pode se assemelhar ao mesmo. Se estás com uma pessoa que gostas dela, mas que sentes algo por outra, é porque não a amas. Eu nunca estive nessa situação, mas posso vir a estar nunca se sabe. Amar duas pessoas ao mesmo tempo acho um pouco... não sei. Uma delas não amas, pensas que amas mas não. As coisas confundem-se. Tu podes apaixonar-te por várias pessoas, mas paixão é algo que passa. Se tem amor? Depende do que se cultiva nessas relações.

Por exemplo, eu neste momento sinto que amo uma pessoa e não estou com ela à quase 1 ano, mas sinto que é algo que provavelmente vai sempre ficar mas estou disposta a ter esse sentimento(meio-esquecido ou não) e ter outra pessoa que possa também tentar amar, da mesma forma ou não, melhor ou pior, não sei, desde que haja sinceridade, é sempre uma opção de escolha e a escolha no fim é o que conta. É aprender a lidar com a nossa bagagem e os apêndices que vamos ganhando

Sim, concordo contigo quando dizes que há diferentes formas de amar. Até o sentimento de amizade que se tem por alguém é uma forma de amar. Amamos cada pessoa à nossa maneira e de maneiras diferentes.
    Nunca percebi pessoas que me diziam que amavam duas pessoas ao mesmo tempo, pelo menos a mim nunca me aconteceu, e não consigo imaginar isso. Como a Malayka diz: "Amar duas pessoas ao mesmo tempo acho um pouco... não sei". Simplesmente acho que se amas alguém, "amar mesmo", então esse sentimento não pode existir por mais ninguém.

Offline CFJ

• Membro Sénior
    • smilling is the only way out.
    Depende, acho este assunto dúbio. Acredito que existam pessoas que sim e outras que não, se falarmos de amor romantico ( que acho que seja o caso). Acho que tudo depende do que precisas no amor e aquilo que te realiza a esse nível. Não vou pelos tipos de amor, porque tipos de amor existem os que quiseres, cada pessoa da tua vida é amada de uma maneira diferente, por ti.
    Confesso que já achei que isso era impossível e que só se amava uma pessoa e pronto, depois cresci e comecei a ver mais coisas da vida, isso fez-me ter a minha opinião actual. Embora nunca o tenha sentido, tenho esta postura e ideia sobre o assunto.
      "Everyone you will ever meet knows something you don't" Bill Nye

Offline unicorn39

• Membro Total
      Depende, acho este assunto dúbio. Acredito que existam pessoas que sim e outras que não, se falarmos de amor romantico ( que acho que seja o caso). Acho que tudo depende do que precisas no amor e aquilo que te realiza a esse nível. Não vou pelos tipos de amor, porque tipos de amor existem os que quiseres, cada pessoa da tua vida é amada de uma maneira diferente, por ti.
      Confesso que já achei que isso era impossível e que só se amava uma pessoa e pronto, depois cresci e comecei a ver mais coisas da vida, isso fez-me ter a minha opinião actual. Embora nunca o tenha sentido, tenho esta postura e ideia sobre o assunto.

Não acho que só se ame uma pessoa na vida toda... Aquilo que disse refere-se a amar duas pessoas ou mais ao mesmo tempo. É isso que eu não percebo. Não duvido que aconteça, só acho "estranho"...

Offline Alexandra Cardoso

• *
      • Novo Membro
      • I'm crazy and I love it!
        • The Sweetest Life
      Tenho mais do que essa certeza. Definitivamente acredito no poliamor.

Devido à minha liberdade, ao meu altruísmo e a muito mais da minha personalidade pensei que talvez me pudesse dar bem numa situação dessas. A verdade é que não dei mas não foi por falta de afeto, foi porque senti que nenhuma das partes estaria suficientemente bem, aceitariam a situação porque eu a queria mas nunca porque era o que eles queriam. Assim nunca tive uma relação dessas mas foi por amor ao próximo.

Porque amor não é apenas querer estar com aquela pessoa. Amor é querer o melhor para a outra pessoa, é querer que ela seja feliz independentemente de ser ou não ao nosso lado. Porque amar é simplesmente amar, é não querer roubar nada ao outro.  E pessoas como eu (porque tenho a certeza que não sou a única) nunca tem amor que chegue para uma única pessoa. E sim, também falo de amor romântico. Quando se tem o coração pronto para amar em qualquer sentido,  quando se tem o coração do tamanho do mundo, quando não deixamos que a sociedade nos imponha barreiras sobre o quanto podemos ou não gostar de outra pessoa então sim, é possível amar uma pessoa, duas, ... várias, até perder a conta.

Claro que isso não significa que tenhamos que ter uma relação física com elas. Porque nem todas as pessoas se sentem bem em terem de ser partilhadas. Não têm que ter o coração do tamanho do nosso por muito generosas, queridas e altruístas que sejam. Às vezes é apenas por uma questão de educação por parte da sociedade.

Sim, porque eu acredito que apenas somos monógamos devido à sociedade que nos rodeia. Senão vejamos a história dos reis, vejamos como vivem as famílias em harém, vejamos tantos exemplos históricos, ou não, internacionais, ou não,... Se nos dedicarmos um minuto que seja a tentar compreender este assunto à nossa volta veremos que há muitos exemplos de poliamor. Alguns só por prazer, outros por amor completo. Porque com tantos exemplos não acredito que realmente não tenha existido alguém a amar mais do que uma pessoa com quem convivesse diariamente de forma romântica.

É apenas tentar colocarmo-nos no lugar do outro e tentar entender os seus motivos. Não tem porque ser "estranho"...
      « Última modificação: 20 de Maio de 2014 por Alexandra Cardoso »

Offline CFJ

• Membro Sénior
        • smilling is the only way out.

Não acho que só se ame uma pessoa na vida toda... Aquilo que disse refere-se a amar duas pessoas ou mais ao mesmo tempo. É isso que eu não percebo. Não duvido que aconteça, só acho "estranho"...

Eu não li comentários de ninguem antes, não me referia a ninguem nem a nada que alguem tenha dito.
        Se calhar interpretei mal a pergunta, na minha optica a questão seria se é possivel amar duas ou mais pessoas ao mesmo tempo e não durante toda a vida. lol que grande confusão :p
          "Everyone you will ever meet knows something you don't" Bill Nye

Offline unicorn39

• Membro Total

Eu não li comentários de ninguem antes, não me referia a ninguem nem a nada que alguem tenha dito.
          Se calhar interpretei mal a pergunta, na minha optica a questão seria se é possivel amar duas ou mais pessoas ao mesmo tempo e não durante toda a vida. lol que grande confusão :p

entao acho que essta esclarecido :P

Offline Fiii.w

• Membro Vintage
          É claro que sim! O amor não é exactamente o mesmo e muito menos nas mesmas quantidades, mas não deixa de ser amor!

Offline natz88

• Membro Sénior
            • Por vezes encontra-se aquilo que não se procura.
            Na minha perspectiva podemos sim amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo, tipo existe varias maneiras de amar, cada pessoa tem maneiras de amar diferente.. ou ate podemos estar com uma pessoa e amarmos essa pessoa e no entanto continuarmos a amar uma outra pessoa que simplesmente ah vida nos tirou!!!
              "Tristes tempos os nossos, é mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito"
                          Albert Einstein

person_interest

• Visitante
              com diferentes tipos de amor (como já foi dito antes) sim; mas (again, como já foi dito xD), no que toca a relações românticas, sou daquelas pessoas que pensa que, no dia em que achas que estás a amar - ou até mesmo a gostar - de outra pessoa, é porque a outra já não desperta o mesmo sentimento em ti.
              Supostamente, o amor é uma coisa enorme, muito wow, indescritível e patati-patata; não é algo que anda a saltar de pessoa para pessoa como uma gripe lol custa a ter, a reconhecer e a esquecer.
              Am I right?

Offline theone111

• Membro Sénior
                Ao que pergunto, antes de formar qualquer opinião: E como se lida com uma pessoa assim?

A pessoa de quem gosto ("alegadamente" correspondido) conheceu-me enquanto dá uma nova oportunidade ao ex, de quem também ainda gosta... Como é que posso ao certo não me sentir um plano B no meio disto tudo?

É complicado... E não é retórico! Respondam!
                  E acredita, a vida é bastante melhor com bolachas! lol

Offline oasisgirl

• Membro Total
                  Ao que pergunto, antes de formar qualquer opinião: E como se lida com uma pessoa assim?

A pessoa de quem gosto ("alegadamente" correspondido) conheceu-me enquanto dá uma nova oportunidade ao ex, de quem também ainda gosta... Como é que posso ao certo não me sentir um plano B no meio disto tudo?

Na minha humilde opinião acho que as pessoas gostam de ter sempre uma pessoa certa, que estará sempre ali no caso das coisas correrem mal. Amar possivelmente só se ama uma pessoa, mas e porque até se sente carinho por outra, é melhor nao perder as duas pessoas pois assim nunca se está sozinho. Toda a minha vida estive sozinha e não faria isso a uma pessoa, pois pior do que o sim e o não é o nim, É o viver na esperança de algo que pode nunca surgir e então vai-se vivendo de coração ocupado, mas sempre nos sentindo rejeitados. A minha situação é semelhante. A pessoa conheceu-me enquanto estava a terminar tudo com a ex, mas com isto ja passou demasiado tempo e a pessoa nunca esclareceu as coisas, nem comigo nem com a ex, mesmo eu estando sempre a falar no assunto e a apertar o cerco. NO fundo sou eu que estou iludida, na esperança de tudo se resolver e ela ficar comigo, mas com isto também vou perdendo algumas coisas na vida a espera de quem me prometeu. Ela é que está bem, vai ter sempre alguem, se não der com uma é com outra e na volta até surge alguém de novo e não é com nenhuma das duas que fica. Não sei, estive apenas a divagar e a convencer-me a mim própria a deixar isto tudo...
                    "E se eu te olhar cem vezes, acredita, em cada uma delas estarei me apaixonando um pouco mais..."

Offline zarabatana

• *
                    • Novo Membro

Só tenho uma resposta para ti... Corre e não olhes para trás!!

Offline theone111

• Membro Sénior

Esqueceste a parte mais importante. Em que direção???

Complicado...

Offline zarabatana

• *
                        • Novo Membro

Esqueceste a parte mais importante. Em que direção???

Complicado...
                        Não, não é complicado. Se a posição em que estás agora já é "complicada", imagina que futuramente também poderás estar na posição do ex dele!

Sabes bem em que direção correr ;D

Offline theone111

• Membro Sénior
                          Acabamos ontem por "discutir" - ou terminar a conversa antes de chegar à discussão - e hoje acabo por perceber alguma mágoa dele por eu não lhe estar a dar uma oportunidade...

É também complicado porque parece mesmo haver uma mudança de postura dele e eu não estar a conseguir reconhecer isso... Não quero de todo julgá-lo pelo que foi porque todos temos um passado...

Optei desde o início por evitar envolver-me e dar-lhe espaço, por respeitar a confusão dele... Acabei por me aproximar demasiado...

Offline Soulmate

• Membro Sénior
                            • Tudo é provisório, inclusive nós.
                            Daqui a nada, até vai ser possível amar 100 pessoas ao mesmo tempo e ir para a cama com elas também. Tudo ao molho.  lol
                              Traumatismo craniano fruto de mergulhos profundos em pessoas rasas.

Offline T-Rex

• Associad@
                              • Membro Ultra
                              • Hakuna Batata!
                                • Um gajo trans a falar de cenas
                              meninas, olhem aí o offtopic.

Anyway, eu acredito que o amor (como qualquer outro sentimento ou emoção) não é um recurso finito. Portanto, sim, acredito que poderemos amar mais do que uma pessoa em simultâneo.

Icegirluk

• Visitante
                              Mas hj em dia alguém ama alguém?  ???

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                744 Respostas
                                96186 Visualizações
                                Última mensagem 19 de Abril
                                por MónicaF
                                13 Respostas
                                3392 Visualizações
                                Última mensagem 6 de Setembro de 2009
                                por Non
                                11 Respostas
                                5223 Visualizações
                                Última mensagem 17 de Janeiro de 2010
                                por delfino