rede ex aequo

Olá Visitante26.nov.2020, 00:54:41

Autor Tópico: Triagem nas urgências: deve ser feita por médicos ou enfermeiros?  (Lida 4920 vezes)

Triagem nas urgências: deve ser feita por médicos ou enfermeiros?

Offline Spektrum

• Membro Vintage
  • Género: Feminino
  • [P]oiesis.
A Ordem dos Médicos afirma que a triagem de doentes nas urgências deve ser feita apenas por médicos, justificando que "Um médico acerta mais" no diagnóstico. José Manuel Silva, bastonário da OM, diz "Um médico acerta mais do que um enfermeiro. Os médicos é que têm formação para fazer diagnósticos" e "Só os médicos têm a formação necessária para se aperceberem dos sinais insidiosos que podem apontar para situações potencialmente mais graves".

O sistema de triagem (triagem de Manchester) que existe nas urgências do SNS foi implementado no ano 2000, e é assegurado por enfermeiros até aos dias de hoje, avaliando e classificando os doentes por cores (do azul ao vermelho) consoante a gravidade e prioridade dos mesmos.

Um dos casos que despoletou a polémica foi o de "uma mulher de 38 anos que sofreu uma paragem cardiorrespiratória pouco tempo depois de lhe ser atribuída uma pulseira verde numa urgência hospitalar. A doente, "alegadamente saudável e sem qualquer medicação habitual", manifestava "agitação psicomotora e queixas inespecíficas de ansiedade". Classificada com "comportamento estranho", foi encaminhada para o serviço de Psiquiatria. "Dez minutos depois", quando um médico se preparava para a observar, deu-se a paragem respiratória. Do relatório hospitalar não é evidente que tenha havido qualquer falha ou problema, mesmo na triagem, conclui a OM, que considera que o defeito está no sistema de Manchester, que padece de "graves limitações"."

No outro prato da balança, a Ordem dos Enfermeiros alega que estes têm a mesma formação que os médicos para avaliar e triar os doentes no serviço de urgência e que o problema está no elevado tempo de espera ao qual os doentes são submetidos por parte dos médicos. Germano Couto, bastonário da OE, defende que os comentários da OM "geram dúvidas e desconfiança na população e podem colocar em causa um sistema com provas dadas cientificamente e com elevado grau de satisfação por parte dos utentes". Couto adianta também que a triagem "não é um momento de diagnóstico clínico, é uma forma de racionalização de tempos de espera com base em indicadores clínicos", e lembra que os enfermeiros estão "devidamente preparados para esta função".

Reforçando a sua posição, a Ordem dos Enfermeiros aponta um estudo feito, em 2006, no Hospital de Santo António, por um grupo de alunos do 5.º ano de Medicina que avaliou uma amostra de 1.746 urgências, comparando a sua opinião com a triagem feita por enfermeiros: "Houve total concordância relativamente à atribuição da classificação vermelha e azul" e, nas restantes, "registou-se uma diferença de opinião em apenas 1% das situações".

Fonte: Público

Posto isto, gostava de saber qual a vossa posição, quer enquanto utentes do SNS ou profissionais da área, face a esta polémica. Poderá esta eventual medida tornar-se numa má canalização dos recursos no serviço de urgência?
« Última modificação: 27 de Agosto de 2013 por Spektrum »
    “Always be a poet, even in prose.”
    ― Charles Baudelaire

Diotima

• Visitante
    Bom tópico. Não sei responder à questão, apenas posso falar da minha experiência. Já estive mais do que uma vez nas urgências e até agora não tenho razão de queixa. Acho o sistema de triagem de Manchester importante para que sejam atendidos primeiro os casos prioritários. Eu diria que os médicos servem para tratar e que os enfermeiros fazem bem a triagem. Mas não conheço casos em que a triagem correu mal...

Offline CFJ

• Membro Ultra
      • smilling is the only way out.
      Este país despreza tanto os enfermeiros...é tão ridiculo, se as pessoas tivessem juízinho na cabeça valorizavam o trabalho dos enfermeiros com todas as suas forças, porque o hard work é feito por eles e pelos auxiliares, não pelos médicos. Não estou a desvalorizar os médicos, de forma nenhuma, apenas a mostrar que sei o quanto trabalha um enfermeiro e as responsabilidades que tem a seu cargo. Acho que os enfermeiros são perfeitamente capazes de fazer uma boa triagem, agora se por azar apanhamos um mau profissional, aí já não é culpa de toda a classe, porque isso existe em todas as profissões.
        "Everyone you will ever meet knows something you don't" Bill Nye

Offline Spektrum

• Membro Vintage
        • [P]oiesis.
        Há uns meses atrás, dei entrada na urgência e a enfermeira que me fez a triagem deu-me a pulseira amarela (que naquele hospital equivalia a uns 30min, no máximo, de tempo de espera) e reencaminhou-me para a psiquiatria. Esperei cerca de 1h na sala de espera, pois o psiquiatra de serviço estava a jantar e já lhe faltava pouco tempo para sair do seu turno. Pelo que observei no meu tempo de espera, eu era a única doente para aquela especialidade e não justificava tanto tempo assim de demora. Ainda para mais, sendo eu pulseira amarela em psiquiatria.
        Lá chegou a hora de ser atendida e as únicas palavras que o sujeito me pronunciou, depois de tudo o que lhe disse, foram "a jovem anda perdida. experimente assistir a um funeral e verá que rapidamente muda de ideias".

O que tenho a destacar daquele episódio foi que a enfermeira da triagem me deu mais atenção do que o médico psiquiatra e que demorou tanto tempo a triagem como a consulta da especialidade.
          ― Charles Baudelaire

Offline CFJ

• Membro Ultra
          • smilling is the only way out.
          Basta olharmos para os restantes países da Europa que tanto querem os nossos enfermeiros...porque será?
          Aqui os enfermeiros fazem o trabalho de 3, porque a porcaria do estado prefere pagar a motoristas particulares pra passearem os meninos governantes.
          Isto é um país para ricos.
          « Última modificação: 30 de Agosto de 2013 por CFJ »
            "Everyone you will ever meet knows something you don't" Bill Nye

Offline Pulse

• Membro Vintage
            • Género: Masculino
            • After all, losing all hope was freedom.
            O Bastonário da OM é um senhor que gosta de ter momentos de protagonismo. Já não o tinha há algum tempo e lembrou-se desta. Os enfermeiros são os responsáveis pela tiragem de Manchester em Portugal porque obtêm melhores resultados na mesma que os médicos. Isso é um facto incontornável. Isto vai ser, como sempre, inconsequente e não vai mudar nada, deixem o homem ter os 5 minutos de fama dele.
              And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

V24

• Visitante
              Médicos? Com honrosas excepções prefiro os enfermeiros qualquer dia da semana... :-X

Tiagooo

• Visitante
                Infelzimente falta muita sensibilidade a muitos médicos.

Offline frozzen

• **
                  • Membro Júnior
                  Comentarios pro-enfermeiros, mega de acordo, sao explorados pelo estado.
                  comentarios anti-medicos,ridiculo e d quem fala sem saber, tambem sao explorados.

A meu ver a triagem deve ser feita por enfermeiros co pelomenos 10a 15 anos de experiencia

V24

• Visitante
                    comentarios anti-medicos,ridiculo e d quem fala sem saber, tambem sao explorados.

A meu ver a triagem deve ser feita por enfermeiros co pelomenos 10a 15 anos de experiencia

Não querendo ser do contra...e os médicos dos hospitais que fazem horas extraordinárias fictícias para entretanto irem fazer umas horas a peso de ouro no privado em simultâneo??
                    Concordo plenamente que os enfermeiros de triagem deveriam ser bem experientes para não existirem consequências graves.

Em relação a médicos os que super-apoio são os médicos de família que são ameaçados nas reuniões dos Centros de Saúde para não passarem tantos medicamentos a doentes crónicos e exames hospitalares. -- conheço dois casos em zonas diferentes

Offline FilhoDeApolo

• Membro Ultra
                      • "A Esperança é só uma distração."
                        • Aeminium
                      Neste tema estou do lado dos enfermeiros. A culpa do sistema não funcionar é o tempo de espera ridiculamente grande que as pessoas sem prioridade esperam, não os maus diagnósticos, isso sim, muito menos usual que esperar uma eternidade...

Offline vepaem

• Membro Total
                        • "This could really be a good life " :)
                        Apesar de ser o primeiro a achar que aos enfermeiros do nosso país não se lhes dá o devido valor (e que a OM continua a ter uma posição ridicula em muitos assuntos) , acho que neste caso estou da lado da OM.
                        Não acho necessariamente que os médicos "acertem mais diagnósticos" mas na realidade os médicos têm uma formação diferente da dos enfermeiros e, em teoria, estarão mais preparados para efectuar diagnósticos mais "correctos" na triagem.
                        Com isto não digo que seja totalmente contra a triagem feita por enfermeiros mas, a acontecer, acho que então os enfermeiros na triagem deviam receber uma formação específica nessa área.
                          "My lucky strike ! "

Stabilo

• Visitante

Não querendo ser do contra...e os médicos dos hospitais que fazem horas extraordinárias fictícias para entretanto irem fazer umas horas a peso de ouro no privado em simultâneo??
                          Concordo plenamente que os enfermeiros de triagem deveriam ser bem experientes para não existirem consequências graves.

Em relação a médicos os que super-apoio são os médicos de família que são ameaçados nas reuniões dos Centros de Saúde para não passarem tantos medicamentos a doentes crónicos e exames hospitalares. -- conheço dois casos em zonas diferentes

Nem todos os médicos são como descreveste nem todos os enfermeiros sao bons ou boas pessoas. Nem todos os médicos de família são bons.

Offline Gizbar

• *
                            • Novo Membro
                            Não acho necessariamente que os médicos "acertem mais diagnósticos" mas na realidade os médicos têm uma formação diferente da dos enfermeiros e, em teoria, estarão mais preparados para efectuar diagnósticos mais "correctos" na triagem.
                            Com isto não digo que seja totalmente contra a triagem feita por enfermeiros mas, a acontecer, acho que então os enfermeiros na triagem deviam receber uma formação específica nessa área.

Os enfermeiros têm formação especifica já agora. Tal como têm para trabalhar em qualquer outra área ou serviço de um hospital, centro de saúde ou domicílio/lar. São ramos de especialização e basicamente muita prática em campo. Os métodos de diagnóstico tradicionais mais recorrentes são aquilo que é chamado de "observação a olho", ou seja, é a procura de sinais padrão recorrentes em doença X.

Tirando os cirurgiões - não estou a ver nenhum a baixar a crista para brincar aos diagnósticos nas urgências - não existem nenhuma formação médica, nem nenhum médico com pratica de campo o suficiente para poder trabalhar neste tipo de triagens que consiga superar a experiência de qualquer enfermeiro com pelo menos 5 anos a exercer. Os médicos são médicos porque são extremamente especializados. A especialização extrema serve para profilaxia e posterior tratamento, nunca para pré-diagnostico. Tal como nenhum médico se arrisca a brincar à cabra cega com Ulceras de pressão. Há que distinguir as várias classes de saúde e as competências das mesmas.

Bem haja.
                              Ice age upon catastrophic ice age of selection and only one result has trickled in: The house always wins.

Offline Spektrum

• Membro Vintage
                              • [P]oiesis.
                              [...] não existem nenhuma formação médica, nem nenhum médico com pratica de campo o suficiente para poder trabalhar neste tipo de triagens que consiga superar a experiência de qualquer enfermeiro com pelo menos 5 anos a exercer. Os médicos são médicos porque são extremamente especializados. A especialização extrema serve para profilaxia e posterior tratamento, nunca para pré-diagnostico.

Well said. ;)

Spoiler (clica para mostrar/esconder)
                                ― Charles Baudelaire

S_nose_nothing

• Visitante
                                Até agora não me tenho dado mal com a triagem feita por enfermeiros, mas da última vez que fui com a minha mãe para as urgências porque ela desmaiou em casa, estive bem duas horas à espera q ela fosse atendida. E chegou numa ambulância do INEM.

Bc

• Visitante
                                  Não vejo qualquer obstaculo que impeça serem os enfermeiros a fazer triagens, até porque se segue um esquema pré definido que se chama triagem de manchester. E o enfermeiro tem formação e "olho"  suficientes para avaliar uma pessoa e encaminha-la para o seu melhor tratamento.

Offline Kidrauhl

• Membro Total
                                    Enfermeiros, obviamente. E de preferência, como se tem falado, é preferível que sejam logo separados os casos graves e menos graves nos centros de saúde. Esperemos que se venha a concretizar.

Offline Boo

• Membro Elite
                                        • Hello, I'm Boo! (:
                                      Este país despreza tanto os enfermeiros...é tão ridiculo, se as pessoas tivessem juízinho na cabeça valorizavam o trabalho dos enfermeiros com todas as suas forças, porque o hard work é feito por eles e pelos auxiliares, não pelos médicos. Não estou a desvalorizar os médicos, de forma nenhuma, apenas a mostrar que sei o quanto trabalha um enfermeiro e as responsabilidades que tem a seu cargo. Acho que os enfermeiros são perfeitamente capazes de fazer uma boa triagem, agora se por azar apanhamos um mau profissional, aí já não é culpa de toda a classe, porque isso existe em todas as profissões.

Os enfermeiros têm formação especifica já agora. Tal como têm para trabalhar em qualquer outra área ou serviço de um hospital, centro de saúde ou domicílio/lar. São ramos de especialização e basicamente muita prática em campo. Os métodos de diagnóstico tradicionais mais recorrentes são aquilo que é chamado de "observação a olho", ou seja, é a procura de sinais padrão recorrentes em doença X.

Tirando os cirurgiões - não estou a ver nenhum a baixar a crista para brincar aos diagnósticos nas urgências - não existem nenhuma formação médica, nem nenhum médico com pratica de campo o suficiente para poder trabalhar neste tipo de triagens que consiga superar a experiência de qualquer enfermeiro com pelo menos 5 anos a exercer. Os médicos são médicos porque são extremamente especializados. A especialização extrema serve para profilaxia e posterior tratamento, nunca para pré-diagnostico. Tal como nenhum médico se arrisca a brincar à cabra cega com Ulceras de pressão. Há que distinguir as várias classes de saúde e as competências das mesmas.

Bem haja.

A 2 meses de ser licenciado em Enfermagem, não podia concordar mais com vocês.
                                      Acho que, em primeiro lugar, as pessoas deviam olhar para um médico e um enfermeiro como colegas de equipa. E como colegas de equipa que são, têm funções que se complementam. Já é raro encontrar um médico que desrespeite um enfermeiro e vice-versa! Espero não estar a cometer o erro de generalizar a minha parca experiência pessoal na prática clínica, mas é esta a realidade que encontro: duas classes de profissionais a trabalhar focados em objectivos comuns.
                                      Infelizmente ainda mediatizam muito a (antiga) rivalidade existente entre médicos e enfermeiros...

Puxando um bocadinho a brasa à minha sardinha, obviamente que temos competências para realizar a triagem nos serviços de urgência. Tanto que já o fazemos e com excelentes resultados. Não se trata de "roubar funções" aos médicos, mas de agilizar a melhor forma de intervir em situações de urgência, num trabalho multidisciplinar entre médicos, enfermeiros, imagiologistas, etc... :)

Offline carolinalg

• Moderação Geral
                                      • Membro Elite
                                      • call it Magic... call it true...
                                      Acho que as coisas podem muito bem funcionar assim como estão a funcionar... Os médicos fazem um trabalho de socorro mais específico, e os enfermeiros encaminham os doentes para cada sítio, conforme o que precisam.

Se não funciona melhor, diria que é apenas devido à falta de pessoal nos hospitais.
                                        - carolinalg -

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        43 Respostas
                                        18649 Visualizações
                                        Última mensagem 8 de Maio de 2016
                                        por ÉssePê
                                        1200 Respostas
                                        118078 Visualizações
                                        Última mensagem 26 de Dezembro de 2017
                                        por سامانتا
                                        26 Respostas
                                        11975 Visualizações
                                        Última mensagem 25 de Maio de 2011
                                        por dummie