rede ex aequo

Olá Visitante01.abr.2020, 08:24:04

Autor Tópico: Homofobia. Verdade ou mito?  (Lida 2729 vezes)

Homofobia. Verdade ou mito?

Offline theone111

• Membro Sénior
  • Género: Masculino
Olá a tod@s,

Proponho um pequeno debate acerca de homofobia/discriminação...

Não somos "San Francisco", mas também não somos propriamente o Irão. Quão homofóbicos somos afinal?

Será que o caminho para a melhor "aceitação social" é precisamente expôr à população comportamentos que achamos que vão ser recriminados? Será a causa da "discriminação" o facto de nos "esconder-mos"?

Vejo por aí tópicos que referem "actos de discriminação" como "olhares estranhos". Até que ponto será isto discriminação, ou motivo de preocupação?

Estaremos nós enganados ao pensar que os portugueses são homofóbicos?

Pretende-se com estas questões uma saudável partilha de opiniões, com a cidadania a que todos estamos habituados  ;)
    E acredita, a vida é bastante melhor com bolachas! lol

PsyGirl_Av

• Visitante
    Mito não é, com certeza... A Homofobia existe. Claro que, em algumas ocasiões, mantemo-nos tão hipervigilantes que tomamos "pequenos gestos" como actos de extrema discriminação - é o típico gato escaldado de água fria tem medo. No entanto, não nos podemos considerar como os seres mais alienados da sociedade, tal levará a que nos tomem como algo errado - quanto mais evitamos a nossa exposição, mais esta parecerá algo anormal.

É uma questão muito complexa. A Homofobia existe, não só nos outros como em nós mesmos. Se a sociedade gera homofóbicos, e nós pertencemos à sociedade, parte de nós foi gerada partindo do principio de que a Homossexualidade é errada.

Offline nevertoolatetobehappy

• Associad@ Honorári@
      • Membro Elite
      • Be yourself. Be happy. Be nice.
        • Tiny Ripple Hope
      Boa tarde,

First things first, excelente tópico.

A primeira coisa que tenho a dizer e que se calhar vai deixar alguns LGBT receosos quanto ao futuro, é de que acredito que a homofobia em Portugal vai piorar nos próximos anos. A razão pela qual acredito nisto é de que se tem observado um massivo fluxo migratório para fora de Portugal da geração mais jovem e que por norma é mais receptiva aos LGBT. Quem vai ficar são quem tem família e não quer/pode sair e a população mais idosa. Sendo expectável que os casais vão ter menos filhos, vamos ter uma população mais envelhecida, o que probabilisticamente aponta para uma geração mais homofóbica.

Esta questão dá 'pano para mangas', pelo que vou decidir responder à mesma segundo duas perspectivas: legal e social.

Legalmente, Portugal tem feito grandes progressos (especialmente no Governo de Sócrates). Se analisarmos o Rainbow Europe Map, apercebemo-nos que somos dos países que legalmente mais consagra os direitos dos LGBT.

Socialmente, as estatísticas mostram uma realidade mais negra. Um recente estudo mostrou que "Para os portugueses, antes um Presidente jovem do que homossexual". O questionário revela que o grau de conforto que um português sente em que alguém com uma orientação sexual diferente seja eleito para presidente é de 5,5 (de 1 a 10, por grau de conforto crescente), enquanto na UE é de 6,6.

A minha opinião é de que a sociedade está muito mais distante da aceitação dos LGBT do que consta na lei. Algumas das alternativas para resolver esta questão seria melhorar a educação sexual nas escolas, ter debates públicos na televisão sobre temas LGBT para os tornar o mais natural possíveis e finalmente por (e esta sugestão se calhar vai parecer estranha, mas acho que teria imenso impacto) mobilizar os media para tornar os LGBT exemplos de modelos na sociedade, desde séries de televisão a anúncios. A homofobia só desaparecerá quando deixar de ser assunto e para isso acontecer tem que ser tão natural como beber água.

A análise que faço da sociedade portuguesa é de que se condena mais com olhares e sussuros do que com actos de violência física. Em Lisboa, por exemplo, noto muito o 'vive e deixa viver', que é certamente melhor que ofender mas ainda longe de representar aceitação... Este desconforto de falar abertamente sobre o tema é palpável e não é a causa da homofobia mas sim a consequência. Para resolver este problema primeiro temos que partir de exemplos de quem ainda tem uma mente aberta (crianças) ou de quem nos representa ao mais alto nível (na política, organizações ou empresas). Paralelamente, cabe a cada um de nós, LGBT ou simpatizantes, fazer devido uso do seu poder e dever cívico para lutar por uma sociedade mais justa e inclusiva.

Uma nota final para dizer que, apesar de tudo, Portugal faz parte daquele que é actualmente o melhor continente para um LGBT viver: a Europa. Nunca nos devemos esquecer disto e lutar para nunca regredirmos ao ponto de nos tornarmos a Rússia ou o Irão.

Abraços,
      Tiago.
      « Última modificação: 26 de Julho de 2013 por nevertoolatetobehappy »
        "Our deepest fear is not that we are inadequate. Our deepest fear is that we are powerful beyond measure. It is our light not our darkness that most frightens us."

Offline JDelgado

• Membro Elite
        • Simply lost
          • Facebook
        Eu concordo com o nevertoolatetobehappy
        Eu não acho que Portugal seja um pais aberto, muito pelo contrario, eu acho que o nosso pais ainda é muito fechado em termo de mentalidades das pessoas, nos podemos ter avançado muito nas em termos de leis, mas em termmos de mentalidades das pessoas ainda existe muita coisa por fazer.
        Em Portugal temos Lisboa e Porto(e Algarve no Verão) que são mais tolerantes e que são um mundo a parte do resto do pais, mas eu não considero que sejam cidades abertas, simplesmente é tal como o nevertoolatetobehappy disse, é n uma de "vive e deixa viver" as pessoas toleram ,as não aceitam nem respeitam, existe muita homofobia, mas não esta tão a vista, é mais dissimulada, o que acaba por ser bastante corrosivo e perigoso eu na faculdade onde estudo(ISEL) por exemplo o o ambiente é muito fechado e existe muita homofobia e preconceito, a a começar pelas praxes e festa académicas.
        E mais preocupante ainda existe muita homofobia e preconceito por parte de grande parte dos LGBTs
        No resto do pais eu acho que ainda é muito complicado ser-se LGBT, devido ao preconceito e a mentalidade conservadora da população, não existindo muita tolerancia para o assunto
          Mesmo na mais escura da escuridão, haverá sempre uma luz a brilhar para nos guiar.
          Basta saber encontra-la

Offline Prysma

• *
          • Novo Membro
          O preconceito passa maioritariamente pela ignorância das pessoas. Muitas falam que são homofóbicas porque a maioria da população assim o é. É uma pequena porção da população que consegue pensar com a sua própria cabecinha. A grande massa é influenciada pela opinião alheia e como não sabem mais em relação à "homossexualidade" aceitam tudo o que lhes é dito.

Offline theone111

• Membro Sénior
            Deveríamos expor-nos mais de forma tentar "banalizar" a homossexualidade?
              E acredita, a vida é bastante melhor com bolachas! lol

Offline nevertoolatetobehappy

• Associad@ Honorári@
              • Membro Elite
              • Be yourself. Be happy. Be nice.
                • Tiny Ripple Hope
              Deveríamos expor-nos mais de forma tentar "banalizar" a homossexualidade?

Acho que sim. Devíamos ter menos vergonha e aceitar que só com visibilidade é que a nossa vida passa a ser mais 'natural'. Mas para isso temos que  nos unir e ter a consciência que somos todos diferentes na manifestação de afectos.
                "Our deepest fear is not that we are inadequate. Our deepest fear is that we are powerful beyond measure. It is our light not our darkness that most frightens us."

Casamento entre Homo Sapiens

Tovah

• Visitante

Só para me certificar que vemos todos o vídeo com a mesma noção de homo sapiens, aqui vai uma breve definição do conceito.

Homo sapiens - Nome dado à espécie dos seres humanos de acordo com a sua classificação taxonómica. Esta é uma expressão latina que, à letra, significa “homem sábio” ou “homem que sabe”. Todos os seres humanos são Homo Sapiens

https://www.youtube.com/watch?v=rb6EfpSA52U

Abraços humanos,

Tovah

Freedom97

• Visitante
                  Meu Deus, até custa a acreditar. Como diria Goethe: "Não há nada mais assustador que a ignorância em ação."

Offline searching_the_love

• Membro Total
                    Já tinha visto o vídeo e é impressionante como assim que metes "homo" em frente de qualquer palavra, imediatamente pensam em "homossexual" e muitos logo dizem "que não, que não!!!"

Até me lembro quando era mais puto fazerem outro destes "vox-pop" mas a perguntar se "o seu filho é heterosexual?" E montes de gente dizia que não, que se fosse mandava-o para fora de casa e que era errado e etcs... Enfim... Ignorância aliada ao medo do desconhecido são os dois maiores perigos da sociedade actual.

Homofobia - (A minha) Prespétiva Masculina / Femenina

Offline sam_mukka

• **
                      • Membro Júnior
                      Maioria dos homens que conheço, que se mostram anti-gay,  fascinam-se por fantasias sexuais com menages á trois entre 2 mulheres, não mostram tanto repudio a lésbicas, então qiuando elas apresentam interesses semelhantes, há muito menos preconceito. No entanto odeiam gays (homens que gostam de homens) e homens bissexuais,

Maioria das mulheres que conheço que se mostram friendly, são abertas para qualquer pessoa LGBTQ! A quantidade de mulheres homofobicas que conheço, é muito reduzida comparada com os homens Porém, ainda existe um grande grupo de mulheres que objetificam os gays como "o tipo de amigo que qualquer rapariga gostaria de ter"

Chamem-lhe generalizações infelizes, ou o que quiserem, mas é a minha prespétiva
                      Sou só eu que reparo nisto?

Offline rmiranda

• *
                        • Novo Membro
                        • Debaixo do castanheiro
                        Chega a ter imensa piada mas depois ouvimos as pessoas a falarem e a opinião pessoal vira 180º. É aterrador como ainda predomina tanta ignorância  :o

Offline carolinalg

• Moderação Geral
                          • Membro Elite
                          • Género: Feminino
                          • call it Magic... call it true...
                          Tem piada ao início,... mas... quando me apercebi de que as pessoas respondiam daquele modo por pura ignorância, deu-me medo e pena.
                          Muito medo e muita pena... Pena dessas pessoas, de nós (lgbti+) e da sociedade inteira que, por esse andar, continua com uma porcaria de mentalidade e educação.
                            - carolinalg -

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                            Mito dos esquerdinos?

Iniciado por absolut_ « 1 2 ... 11 12 » Geral

232 Respostas
                            47698 Visualizações
                            Última mensagem 14 de Novembro de 2012
                            por Islander
                            42 Respostas
                            10361 Visualizações
                            Última mensagem 30 de Julho de 2011