rede ex aequo

Olá Visitante20.nov.2019, 04:36:47

Autor Tópico: Dificuldade em ter uma vida normal sendo homossexual  (Lida 2818 vezes)

Dificuldade em ter uma vida normal sendo homossexual

Offline angel b

• **
  • Membro Júnior
  • Género: Masculino
Olá, venho dar a conhecer  aqui a minha situação,  espero que tenha alguma ajuda...
Tenho problemas de socialização, sempre fui timido e sempre tive pouquissimos amigos ou mesmo nenhuns. Não percebo bem o que se passa comigo, se é a minha baixa auto estima ou se é a minha insegurança por ser homossexual. O que mais irrita-me é que pensava que quase  todos os gays tambem tivessem estas dificuldades que  eu tenho em se inserirem na sociedade, mas já reparei que existem muitos homossexuais bem sucedidos na vida, sem complexos e sem complicações, não sei até que ponto é necessário eu recorrer a ajuda de um psicologo... 

dre_o

• Visitante
    Olá angel b.

Na minha opinião, isso não tem a ver com seres homossexual. Tem a ver com a tua própria personalidade!

Eu também sou uma pessoa tímida e sempre tive problemas em inserir-me na sociedade. Mas com o tempo fui aprendendo e percebendo que sou uma pessoa como todas as outras e que tenho direito à minha opinião!

Sabes, às vezes não podemos deixar que os rótulos nos afectem. És homossexual? Okay, e então? Isso não te muda enquanto pessoa.
    Percebes o que quero dizer? Não deixes que o ser homossexual seja um factor na tua auto-estima. Antes de seres gay és um ser humano. Isso é o mais importante.

Se realmente tem baixa auto-estima, creio que tens que procurar na tua vida razões para ficares feliz. Procura, faz amigos (gay ou não), e traça realmente os objectivos da tua vida pessoal e profissional. E mais importante: Luta. Não deixes que ninguém te defina. Define-te a ti mesmo. ;)
    « Última modificação: 26 de Julho de 2013 por dre_o »

Offline pepe444

• Membro Ultra
      Olá, venho dar a conhecer  aqui a minha situação,  espero que tenha alguma ajuda...
      Tenho problemas de socialização, sempre fui timido e sempre tive pouquissimos amigos ou mesmo nenhuns. Não percebo bem o que se passa comigo, se é a minha baixa auto estima ou se é a minha insegurança por ser homossexual. O que mais irrita-me é que pensava que quase  todos os gays tambem tivessem estas dificuldades que  eu tenho em se inserirem na sociedade, mas já reparei que existem muitos homossexuais bem sucedidos na vida, sem complexos e sem complicações, não sei até que ponto é necessário eu recorrer a ajuda de um psicologo...

Tambem sou como tu. Tenho grande dificuldade em socializar e essas coisas :/ Nao és o unico a sentir-te assim.
        ""Que estranho mundo este em q as pessoas se podem matar à luz do dia, mas para se amar só o podem fazer às escondidas na escuridão da noite"

Offline Rodnelon

• *
        • Novo Membro
        Como já disseram, acho que isso tem a ver com a tua personalidade. Eu, pelo menos, tenho a certeza que sou bissexual e ainda assim mantenho uma vida social "normal". Saio com amigos, vou à praia, dou passeios à noite, e por aí. Mas percebo o que queres dizer quando dizes que te irrita ver certas pessoas sem esse tipo de dificuldades. A única coisa que a minha sexualidade pode afetar na minha vida social é por quem me apaixono, que infelizmente costuma não ser ninguém :P

Se isso se trata tudo então dum problema de auto-estima, acho que deverias tentar fazer o melhor para ti; os outros não te podem arrastar, mas tu podes-te convencer, se é isso que queres. Tu podes fazer amigos, tu podes ter uma vida como os outros, depende de ti.

Offline LoKas92

• **
          • Membro Júnior
          ola, vejo a tua situaçao identica a minha :S
          eu tb sou timido e noto que ao ser homosexual ainda faz com que a timidez se torne mais grave...
          noto mais isto qnd estou de ferias...
          tb nao gosto muito de sair a noite talvez por ser com amigos heteros... vai tudo para o engate xD e eu fico a ver? nao me agrada...
          a auto estima tb a tenho embaixo, talvez por nunca ter estado numa relaçao...
          talvez conhecendo outros lgbts me venha a dar melhor :D

desejo-te imensa sorte, melhores dias vêm a caminho :)
          abraço
            É triste pensar ir dormir para o tempo passar mais depressa :\

Offline Bring

• Membro Sénior
            Entendo-te... mas não podes deixar afectar a tua personalidade  pela tua orientação sexual. A tua auto-estima não tem a nada ver com o facto de seres gay ou não.

Offline angel b

• **
              • Membro Júnior
              Entendo-te... mas não podes deixar afectar a tua personalidade  pela tua orientação sexual. A tua auto-estima não tem a nada ver com o facto de seres gay ou não.

eu acredito que sim, que os meus problemas de auto estima não estão relacionados  com o facto de ser gay, até porque tenho muito orgulho em ser homossexual e cada vez mais sinto-me à vontade com isso

Offline Gypsy

• *
                • Novo Membro
                Sinceramente, acho que as questões da timidez e atrofios sociais ultrapassam a questão sexual. Claro que o facto de ser homossexual leva sempre a que nos fechemos mais, principalmente se estivermos num meio mais preconceito. Mas não somos necessariamente tímidos só porque somos homossexuais. Conheço algumas pessoas, gays e bissexuais, que não tem problemas sociais nenhuns e, talvez por isso, sejam bem sucedidas e até estejam bem resolvidas acerca da sexualidade. Vivem em paz com elas mesmas. Apesar de eu também ser extremamente tímido, acredito que elas é que estão bem e que nós, tímidos, nos devemos esforçar para mudar um bocadinho a nossa maneira de ser e deixarmos de dar como "desculpa" o facto de sermos gays, bi, whatever...

Offline angel b

• **
                  • Membro Júnior
                  Sinceramente, acho que as questões da timidez e atrofios sociais ultrapassam a questão sexual. Claro que o facto de ser homossexual leva sempre a que nos fechemos mais, principalmente se estivermos num meio mais preconceito. Mas não somos necessariamente tímidos só porque somos homossexuais. Conheço algumas pessoas, gays e bissexuais, que não tem problemas sociais nenhuns e, talvez por isso, sejam bem sucedidas e até estejam bem resolvidas acerca da sexualidade. Vivem em paz com elas mesmas. Apesar de eu também ser extremamente tímido, acredito que elas é que estão bem e que nós, tímidos, nos devemos esforçar para mudar um bocadinho a nossa maneira de ser e deixarmos de dar como "desculpa" o facto de sermos gays, bi, whatever...

concordo totalmente

Offline oriol_16

• *
                    • Novo Membro
                    Revejo-me totalmente na descrição feita pelo autor do tópico. Obviamente que isso não deriva da homossexualidade. No máximo a tua orientação sexual adensa a timidez

Offline paulosabino

• Associad@
                      • Membro Vintage
                      Pode não se dever  à homossexualidade em muitos casos mas creio que é muito comum os homossexuais e outros que por  terem medo da rejeição, logo, sentirem mais insegurança, terem tendência para o isolamento físico e/ou psicologico.

Não podemos esquecer que a maioria de nós passa por uma fase de medo, medo em não ser aceite, medo de ser descoberto, medo de não ser amado tal como se é. A discriminação( dos outros e/ou nossa) enquanto crescemos também causa danos terriveis da nossa relação com os outros.  Acho assim dificil socializar genuinamente e de forma saudável, pelo menos, neste periodo que varia de pessoa para pessoa e caso casa um, com ou sem ajuda, não consiga dar a volta à forma como vê o mundo e as pessoas.

Também discordo de quem ache que a auto-estima não tem nada a ver com a orientação sexual, tem e o que deve ser feito é um trabalho para que a orientação sexual, como qualquer outra das nossas caracteristicas, seja motivo de orgulho e bem estar pois sendo parte do que somos não a pudemos arrumar numa gaveta à parte dos outros traços na nossa personalidade.

angel b, se tiveres oportunidade e até porque falaste nisso, o recurso a um profissional como um psicoterapeuta, pode ser benéfico e conseguir desbloquear esses teus sentimentos de insegurança. Se não tiveres oportunidade, quem sabe um amigo especial ou um familiar que te transmita segurança te possa ajudar mais que não seja ouvindo os teus desabafos( o que faz milagres)

Abraço e não deixes de aqui partilhar o que entenderes, temos gosto em te "ouvir"  :)
                      « Última modificação: 9 de Agosto de 2013 por paulosabino »
                        - Vai chover...   
                         - Vai tu!!!!!!!!!!

Offline angel b

• **
                        • Membro Júnior
                        Pode não se dever  à homossexualidade em muitos casos mas creio que é muito comum os homossexuais e outros que por  terem medo da rejeição, logo, sentirem mais insegurança, terem tendência para o isolamento físico e/ou psicologico.

Não podemos esquecer que a maioria de nós passa por uma fase de medo, medo em não ser aceite, medo de ser descoberto, medo de não ser amado tal como se é. A discriminação( dos outros e/ou nossa) enquanto crescemos também causa danos terriveis da nossa relação com os outros.  Acho assim dificil socializar genuinamente e de forma saudável, pelo menos, neste periodo que varia de pessoa para pessoa e caso casa um, com ou sem ajuda, não consiga dar a volta à forma como vê o mundo e as pessoas.

Também discordo de quem ache que a auto-estima não tem nada a ver com a orientação sexual, tem e o que deve ser feito é um trabalho para que a orientação sexual, como qualquer outra das nossas caracteristicas, seja motivo de orgulho e bem estar pois sendo parte do que somos não a pudemos arrumar numa gaveta à parte dos outros traços na nossa personalidade.

angel b, se tiveres oportunidade e até porque falaste nisso, o recurso a um profissional como um psicoterapeuta, pode ser benéfico e conseguir desbloquear esses teus sentimentos de insegurança. Se não tiveres oportunidade, quem sabe um amigo especial ou um familiar que te transmita segurança te possa ajudar mais que não seja ouvindo os teus desabafos( o que faz milagres)

Abraço e não deixes de aqui partilhar o que entenderes, temos gosto em te "ouvir"  :)

Paulo Sabino, descreveste exatamente aquilo porque eu estou a passar...
                        vou recorrer à ajuda de um psicologo, mas tambem acho que devia recorrer a um psicoterapeuta, pois já me contaram que os psicologos nem sempre ajudam...

Offline drecas

• Membro Sénior
                          Existem muitas pessoas nesta situação angel, eu próprio penso que passo por isso, mas não são só os homossexuais que passam por isto também os heteros.

O meu problema é a dificuldade inicial de começar a falar e relacionar me, porque depois de passada essa barreira esta tudo muito bem. Tenho alguns conhecidos e amigos pouquíssimos por causa desse motivo e da minha dificuldade de confiar inteiramente em quem quer que seja, porque até hoje foram poucas as pessoas que nunca me desiludiram.

Mas pronto, tenho uma vida normal, apenas dificuldades de iniciar novos "relacionamentos" amizades, etc...

:) espero que ajude

Offline paulosabino

• Associad@
                            • Membro Vintage

Paulo Sabino, descreveste exatamente aquilo porque eu estou a passar...
                            vou recorrer à ajuda de um psicologo, mas tambem acho que devia recorrer a um psicoterapeuta, pois já me contaram que os psicologos nem sempre ajudam...
                            Boa! :) sim , com o devido respeito pelos psicólogos que pode identificar o problema mas não ( creio) resolver na raiz, um psicoterapeuta vai ajudar-te, podes acreditar que o que hoje te parece impossivel de vires a fazer, com o tempo e a psicoterapia, gradualmente vais sentir-te mais liberto e vais conquistanto o espaço que até então julgavas que só pertencia aos outros.   vai dando notícias e , muito sucesso na tua conquista!  :)
                              - Vai chover...   
                               - Vai tu!!!!!!!!!!

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                              104 Respostas
                              24771 Visualizações
                              Última mensagem 12 de Agosto de 2014
                              por tendinite
                              175 Respostas
                              61240 Visualizações
                              Última mensagem 2 de Janeiro de 2013
                              por 90.Azulinha
                              4 Respostas
                              5825 Visualizações
                              Última mensagem 26 de Agosto de 2010
                              por Safira