rede ex aequo

Olá Visitante26.nov.2020, 12:41:25

Autor Tópico: Saída de casa dos pais (menor de idade)  (Lida 5188 vezes)

Saída de casa dos pais (menor de idade)

Offline SuperMan-SuperWords

• Membro Total
  • Género: Masculino
  • Ser ou não ser, eis a questão! :)
    • O meu mundo
Olá! Tenho 17 anos, e resido de momento na Madeira, a situação com os meus pais cá por casa está cada vez mais caótica, eu vejo-me obrigado a sair daqui por vontade própria, de momento não tenho muito dinheiro, mas quando tiver planeio ir para Lisboa, quero voltar a fazer o secundário e ir para junto do meu namorado. Viver aqui nesta ilha já não faz sentido nenhum para mim, não suporto já as discussões e o facto de estarem sempre a implicar comigo a toda a hora, não tenho sossego nenhum, nem privacidade, estou mesmo no meu limite.

O que eu desejava saber são os apoios que tenho direito caso decida sair de casa com a minha idade?

Os meus pais são obrigados a me sustentar por lei até fazer 18 anos, ou seja atingir a maioridade? Ou nem por isso?

Que tipo de associações posso recorrer para me ajudarem, nomeadamente casas de abrigo a LGBT em Lisboa, de forma a eu poder recomeçar a minha vida e reorganizar-me?

Eu possuo uma conta bancária com dinheiro, mas só aos 18 anos posso ter acesso ao mesmo, haverá alguma forma de poder alterar esse facto, de maneira a poder aceder ao dinheiro mais cedo?
    "Ser ou não ser, eis a questão!"
    SuperMan-SuperWords :)

Offline SofiaDiener

• Membro Ultra
    • Género: Feminino
    • caixotedetralha.blogspot.com
      • Caixote de Tralha
    Olá ;)

Do que sei, és menor até aos 18 anos, ou seja os teus pais têm a obrigação de te sustentar até atingires a maioridade. Se saísses de casa, sendo menor de idade, ou voltavas para casa dos teus pais, ou se eles "te entregassem para adopção" irias parar a uma instituição de "crianças e jovens".
    Basicamente até aos 18 anos, alguém tem de ser responsável por ti (é frustrante, eu sei), ou o estado, ou os teus pais, ou um tutor nomeado pelo teu responsável jurídico.

Mas podes sempre pedir uma opinião jurídica mais consistente à ILGA Portugal. Eles têm esse apoio dado por profissionais da área legal.

Espero ter ajudado.

beijinhos
    Sofia
      - sejam felizes -

Offline Spektrum

• Membro Vintage
      • Género: Feminino
      • [P]oiesis.
      Eu saí de casa quando tinha pouco mais de 18 anos, por uma situação idêntica à tua. Possuía algum dinheiro na conta à ordem, pelo que podia movimentá-lo com o cartão e deu para o primeiro mês.
      Nos meses seguintes, foi-me complicado aceder ao dinheiro da conta a prazo (dinheiro das bolsas de estudo do secundário) porque a conta era titulada também pela minha mãe. Rejeitaram-me o acesso à mesma em dois balcões, alegavam que eu ainda era tida como menor. Mas num outro balcão tive a "sorte" do acessor me providenciar o dinheiro que eu necessitava, alegando "assim que puder, passe num balcão com a sua mãe e tentem regularizar a situação, caso contrário ser-lhe-á difícil movimentar mais dinheiro nesta conta... uns meses depois a minha mãe resolveu cooperar nas minhas despesas e dava-me algum dinheiro.

Quanto a estudares, podes conseguir bolsa de estudo e isso é uma grande ajuda. Falaram-me que eu podia declarar-me sem agregado familiar - para conseguir a bolsa, mas para isso eu necessitava de ter uma fonte de rendimento (ordenado, pensão, etc)... e como não tenho, ainda pertenço ao agregado familiar da minha família próxima e não tenho qualquer apoio monetário. É frustrante porque: não tenho bolsa de estudo porque a minha família tem rendimentos suficientes para a despesa; mas a minha família não me ajuda nas despesas e gastos (só pagam as propinas). O que fazer nesta situação?

Caso saias de casa, podes pedir alimentos ao Banco Alimentar e à Caritas. Aconselho-te é a arranjar uma fonte de rendimento estável, caso o faças. Procura um part-time, qualquer coisa, mas não saias de casa sem garantias, porque o dinheiro acaba rápido e dar-te-á para poucos meses.

Pondera bem essa decisão e, juntamente com o teu namorado, encontrem as melhores soluções para o vosso caso. A parte positiva no meio de tudo isso é que não estás sozinho. Tens alguém em que te apoiar e a quem podes recorrer. :)

Boa sorte, superman-superwords ;)
      « Última modificação: 29 de Julho de 2013 por Spektrum »
        “Always be a poet, even in prose.”
        ― Charles Baudelaire

Offline SuperMan-SuperWords

• Membro Total
        • Género: Masculino
        • Ser ou não ser, eis a questão! :)
          • O meu mundo
        Muito obrigado às 2! :D
          "Ser ou não ser, eis a questão!"