rede ex aequo

Olá Visitante26.nov.2020, 07:03:19

Autor Tópico: Será que as rádios não virtuais têm tendência em ter menos ouvintes e acabar?  (Lida 1361 vezes)

 
Será que as rádios não virtuais têm tendência em ter menos ouvintes e acabar?
#0

Diotima

  • Visitante
Será que as rádios não virtuais têm tendência em ter menos ouvintes e acabar mesmo? Vocês ouvem rádios como a Comercial, RFM, Cidade, Antena 3 ou outras? O que é que está mal na rádio em Portugal?

    Será que as rádios não virtuais têm tendência em ter menos ouvintes e acabar?
    #1

    Shine_F

    • Visitante
    Acabar não digo, mas tendência a haver menos é capaz. Mas por exemplo continua a haver milhares de condutores a ouvir rádio todos os dias em que conduzem. Eu pessoalmente não ouço sem ser no carro, mas no carro só ouço rádio a não ser que não tenha rede. O que está mal, talvez demasiados anúncios e passarem tanto uma música que acaba por enjoar. Há tantas outras do mesmo artista que podiam passar mas não...

      Será que as rádios não virtuais têm tendência em ter menos ouvintes e acabar?
      #2

      Offline _ricardo_

      • ****
      • Membro Sénior
      • Género: Masculino
      Eu sou um adepto inveterado da rádio, e acho que em casa passo mais tempo a ouvir rádio do que a ver televisão, porque ouvir rádio deixa-me sempre livre para fazer qualquer outra coisa ao mesmo tempo enquanto que com a televisão já não é assim. Acho que contra todas as expectativas a rádio está hoje muito mais pujante do que seria de esperar há uns anos atrás se nos perguntassem como acharíamos que seria a rádio em 2013.

      Tal como a televisão já não se vê da mesma maneira que há 10 ou 15 anos atrás, o modo de ouvir rádio também está muito diferente.  Com a televisão temos as gravações, que hoje em dia são uma coisa banalíssima e que te permitem ver o programa que quiseres à hora que quiseres - basicamente tu fazes a tua própria programação. Com a rádio passa-se um pouco o mesmo com os podcasts. Por isso, continua-se a ouvir rádio, mas de maneira diferente. E na minha opinião a rádio soube-se adaptar bastante bem aos novos tempos, na medida em que é muito mais interactiva que a televisão, por exemplo. Com o facebook, twitter, webcams, etc., estás quase em permanente contacto com o locutor, e aquilo que dantes era um monólogo (o locutor falava e as pessoas ouviam) tornou-se de facto numa conversa em que tu e os restantes ouvintes interagem com quem está do outro lado.

      As rádios que mais ouço são a Antena 3 para música e a TSF para notícias, reportagens, sugestões culturais, etc.
        "Great spirits have always found violent opposition from mediocrities. The latter cannot understand it when a man does not thoughtlessly submit to hereditary prejudices but honestly and courageously uses his intelligence." Albert Einstein

        Será que as rádios não virtuais têm tendência a ter menos ouvintes e acabar?
        #3

        Diotima

        • Visitante
        Eu gosto muito de rádio mas não gosto da rádio em Portugal. Acho as músicas demasiado comerciais e publicidade a mais. Mas o que me irrita mais é a música que passam >:(. Agora fixei-me na TSF, mas não estou inteiramente satisfeita. O que tem piada é que ouço uma rádio notícias para ouvir alguma música de jeito. Quanto à forma de ouvir rádio, eu faço-o de maneira mais tradicional. Gosto, por exemplo, de uma coisa que nem toda a gente gosta que é acompanhar a programação. A rádio faz-me companhia e, tal como o fórum onde gosto de partilhar o espaço com outras pessoas, na rádio gosto de saber que outras pessoas estão a ouvir o mesmo que eu. Por isso não uso tanto os podcasts.

          Será que as rádios não virtuais têm tendência em ter menos ouvintes e acabar?
          #4

          Offline Mr Unchained

          • *****
          • Membro Vintage
          • Género: Masculino
          • Cada passo segue um ritmo!
          Um dos grandes mal da rádio é as playlists demasiado repetitivas e os conteúdos desinteressantes. Eu adoro rádio, mas ouço cada vez menos.
            Dá um passo a seguir ao outro sem medos, se tropeçares e caires, podes levantar e aprender andar melhor :)

            Será que as rádios não virtuais têm tendência em ter menos ouvintes e acabar?
            #5

            Offline sunquick

            • *
            • Novo Membro
            Como algumas pessoas fizeram a comparação entre a rádio e  televisão, eu acho útil fazer também a comparação entre a rádio e a imprensa escrita. No caso desta última, a internet e os meios de publicação digitais abriram novos canais de distribuição de conteúdos, criando novos nichos de mercado e um sem número de novas publicações criadas para ir de encontro aos novos públicos. Estas publicações podem ter menos leitores, mas são mais específicas nos seus conteúdos, o que faz com que as publicações tradicionalmente mais importantes e generalistas percam importância relativamente aos seus novos concorrentes.

            Na  rádio, o meio digital, virtual, permitiu que pessoas em qualquer parte do mundo possam ter acesso a programas de rádio produzidos em qualquer outra parte do mundo, o que significa que houve uma enorme expansão no público que as rádios já existentes poderiam ter. Isto diz-me que as rádios que não forem virtuais, exclusivamente ou não, têm os seus dias contados. Por outro lado, a rádio enquanto meio de comunicação floresce, pois há todo um mundo de pessoas interessadas em ouvir coisas diferentes e é perfeitamente possível ligar-se à internet para o poderem fazer.

            Noto ainda que há radios internacionais que continuam a ser uma referência informativa. Por exemplo a RFI e a BBC World Service são ainda instituições informativas não obsoletas e relevantes nos dias de hoje, por terem um alcance global, potenciado não só, mas também, pelo meio virtual.

               

              Tópicos relacionados

                Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
              96 Respostas
              28236 Visualizações
              Última mensagem 17 de Maio de 2014
              por Spektrum
              8 Respostas
              3535 Visualizações
              Última mensagem 30 de Março de 2012
              por Geez
              32 Respostas
              7312 Visualizações
              Última mensagem 9 de Junho de 2013
              por PsyGirl_Av
              Amizades Virtuais

              Iniciado por RúbenGC Geral

              0 Respostas
              802 Visualizações
              Última mensagem 23 de Julho de 2014
              por RúbenGC
              5 Respostas
              5225 Visualizações
              Última mensagem 7 de Abril de 2018
              por Jiyoana