rede ex aequo

Olá Visitante23.out.2020, 23:07:56

Autor Tópico: [Pedido de Colaboração] Estudo Voz Transexual  (Lida 1792 vezes)

 
[Pedido de Colaboração] Estudo Voz Transexual
#0

Offline rede ex aequo

  • *****
  • Administração
  • Membro Elite
    • rede ex aequo
Nome
Dina Caetano Alves

Data e Local
O estudo tem duração de 2/3 anos, pelo que só será publicado depois disso em alguma revista científica portuguesa e/ou internacional.

Contacto
dina@relicariodesons.com | 912614049.

Título
Reatribuição vocal (voz transexual)

Objetivo
O presente projeto tem como principal objetivo caraterizar a qualidade de voz da população transexual (M->F: Male to Female; F->M: Female to Male), através de uma avaliação percetiva-auditiva e acústica do desempenho vocal destes sujeitos.

Pedido
Os resultados deste estudo contribuirão, assim, para a caracterização das propriedades vocais da população transexual, tendo em conta as diferentes condições etárias e clínicas apresentadas, nos diferentes momentos da terapia hormonal adotada, sendo essa caraterização determinante para o estabelecimento de prognósticos mais assertivos, para a maior adequação das técnicas de intervenção clínica selecionadas pelo terapeuta da fala no processo de reatribuição vocal e, por conseguinte, para o alcance dos objectivos terapêuticos traçados.

As amostras vocais são recolhidas por audiogravação individual, de 3 em 3 meses, durante a terapia hormonal, podendo a primeira ocorrer imediatamente antes do início da terapia (até 3 meses antes) e a última após 2 anos de terapia hormonal (até 3 meses depois). As tarefas a executar pelos utentes consistem na produção sustentada de vogais ((a), (i), (u)), na leitura de um texto (“O Sol”) e na produção de discurso espontâneo (discurso neutro).

Como forma de agradecimento, a cada sessão de recolha, os utentes beneficiarão de sessões de orientação para o processo de reatribuição vocal, asseguradas pelas terapeutas da fala envolvidas no projecto.

Para participar no estudo ou para mais informações, poderão ser contatadas as terapeutas da fala Dina Caetano Alves (dina@relicariodesons.com) e Paula Correia (paulacgcorreia@sapo.pt) ou qualquer outro elemento da equipa (Iris Monteiro e Pedro Freitas).

Agradecemos a colaboração.

Prazo
O estudo é longitudinal e tem duração de cerca de 2 anos.