rede ex aequo

Olá Visitante18.jul.2019, 04:31:36

Autor Tópico: Líderes que vos marcaram  (Lida 3587 vezes)

Líderes que vos marcaram

Offline nevertoolatetobehappy

• Associad@ Honorári@
  • Membro Elite
  • Género: Masculino
  • Be yourself. Be happy. Be nice.
    • Tiny Ripple Hope
Boa noite a tod@s,

Estava eu esta 4ª feira numa formação sobre liderança e fizeram-me a seguinte pergunta: "Qual é na vossa opinião o melhor líder da história?".

Eu pensei e respondi... Gandhi. Sou fascinando pelo percurso do Gandhi e pela extraordinária perseverança, capacidade de motivar e visão dele. Para o formador o melhor líder é Jesus Cristo.

Além do Gandhi, sou fã dos seguintes líderes: Abraham Lincoln, Winston Churchill e Nelson Mandela.

Depois gosto bastante do Genghis Khan, Martin Luther King, Júlio César e Napoleão. Na área onde trabalho atualmente: Steve Jobs. Finalmente e pelos maus motivos, Hitler!

O Churcill tem duas citações que acho fantásticas e nas quais me revejo cada vez mais:

• Propósito de viver: "We make a living by what we get, but we make a life by what we give."
  • Mudança: "To improve is to change; to be perfect is to change often."

E para vocês, quais são os vossos líderes de eleição?

Abraços,
Tiago.
    "Our deepest fear is not that we are inadequate. Our deepest fear is that we are powerful beyond measure. It is our light not our darkness that most frightens us."

Líderes que vos marcaram

Offline Bolívar

• *
    • Novo Membro
    • No ano da verdade em combate com a realidade
    Para mim, um dos maiores lideres com o qual me identifico é Simón Bolívar. Esta é uma figura pouco conhecida na Europa, mas é um dos homens mais importante do século XIX. Foi responsável pela libertação dos povos latino americanos da tirania dos espanhóis, lutou contra a escravatura, por um regime politico mais justo e pelo povo. Lutou por grandes princípios e pelo seus país Venezuela, país pelo qual foi abandonado, indo morrer sozinho e doente na Colômbia. Sua vida é uma grande demonstração de resistência e luta por liberdade e por justiça e inspirou meu nick name aqui no forum.
    Deixo-vos uma das suas celebres frases:
    "As nações marcham para sua grandeza ao mesmo passo que avança sua educação."

« Última modificação: 24 de Maio de 2013 por Bolívar »

Líderes que vos marcaram

• Associad@ Honorári@
      • Membro Elite
        • Tiny Ripple Hope
      Para mim, um dos maiores lideres com o qual me identifico é Simón Bolívar. Esta é uma figura pouco conhecida na Europa, mas é um dos homens mais importante do século XIX. Foi responsável pela libertação dos povos latino americanos da tirania dos espanhóis, lutou contra a escravatura, por um regime politico mais justo e pelo povo. Lutou por grandes princípios e pelo seus país Venezuela, país pelo qual foi abandonado, indo morrer sozinho e doente na Colômbia. Sua vida é uma grande demonstração de resistência e luta por liberdade e por justiça e inspirou meu nick name aqui no forum.
      Deixo-vos uma das suas celebres frases:
      "As nações marcham para sua grandeza ao mesmo passo que avança sua educação."

Olá Bolívar!

Pela tua descrição é fácil perceber que gostas do Simon Bolívar. ;) Infelizmente não sei muito da vida dele, mas sei que o Hugo Chávez tinha uma grande admiração por ele. Falaste da luta contra a escravatura. O Lincoln é uma pessoa que me fascina, porque iniciou em plena guerra civil americana uma luta herculeana e solitária para abolir aquilo que ele considerava ser um imperativo moral. E conseguiu não só a abolição como também terminar a guerra!

Obrigado pela referência.Agora fiquei com vontade de saber mais sobre o Bolívar. ;)

Só por curiosidade, como tiveste contacto pela 1ª com o Bolívar? Tens raízes venezuelanas?

Abraços,
      Tiago.
        "Our deepest fear is not that we are inadequate. Our deepest fear is that we are powerful beyond measure. It is our light not our darkness that most frightens us."

Líderes que vos marcaram

Offline SoWhat

• Membro Elite
        Martin Luther King e mais recentemente Barack Obama e, se me permitem, Ellen DeGeneres.

E o que têm em comum, sendo tão diferentes, é que acho inspirador a maneira como defendem e lutam por aquilo em que acreditam.

Toca-me cada palavra que dizem, provavelmente por me identificar com o seu discurso.

Líderes que vos marcaram

Offline Bolívar

• *
          • Novo Membro
          Ola Tiago, desde já tenho de referir que o falecido Hugo Chaves Frias nunca honrou o nome Simón Bolívar. Diversas medidas e acções realizadas por Hugo Chaves eram totalmente opostas ao que Bolívar preconizava. Ele reteve o poder todo nele, coisa que Bolívar achava que nunca deveria acontecer. Poderia dar inúmeros exemplos de muitas coisas negativas que Hugo Chaves fez que iam contra os princípios de seu ídolo, sendo que nem o seu cadáver Hugo chaves deixou descansar em paz.
          Sou Lusovenezuelano, por isso conhecer Simón Bolívar e sua historia. Vivo a muito tempo e portugal, mas continuo ligado as minhas raízes.

Líderes que vos marcaram

• Associad@ Honorári@
            • Membro Elite
              • Tiny Ripple Hope
            Martin Luther King e mais recentemente Barack Obama e, se me permitem, Ellen DeGeneres.

E o que têm em comum, sendo tão diferentes, é que acho inspirador a maneira como defendem e lutam por aquilo em que acreditam.

Toca-me cada palavra que dizem, provavelmente por me identificar com o seu discurso.

Olá SoWhat,

Boas escolhas. E claro que te permitimos! Mas agora há discriminação também aqui?! :D

O Barack Obama é um político invulgar. Tinha tudo contra ele. Primeiro, não é branco. Depois, tens Hussein no nome! Além disso, não nasceu rico nem com amigos poderosos prontos a abrir-lhe portas. Tudo o conseguiu foi devido à sua visão, sensibilidade (diria mesmo que ele é um humanista), capacidade de abertura e diálogo (a diplomacia que teve com os muçulmanos foi impressionante), carisma e tremenda força oratória. É o meu político de eleição não só agora mas como do século XXI.

Fiquei surpreendido com a Ellen. Já vi alguns programas dela e para te ser sincero não me lembraria dela. Lembrar-me-ia mais rapidamente do Harvey Milk ("hope speech" dele é sempre algo que me toca imenso). Mas bem lembrado!

P.S: Gosto do líder que está na tua foto de perfil. ;)

Ola Tiago, desde já tenho de referir que o falecido Hugo Chaves Frias nunca honrou o nome Simón Bolívar. Diversas medidas e acções realizadas por Hugo Chaves eram totalmente opostas ao que Bolívar preconizava. Ele reteve o poder todo nele, coisa que Bolívar achava que nunca deveria acontecer. Poderia dar inúmeros exemplos de muitas coisas negativas que Hugo Chaves fez que iam contra os princípios de seu ídolo, sendo que nem o seu cadáver Hugo chaves deixou descansar em paz.
            Sou Lusovenezuelano, por isso conhecer Simón Bolívar e sua historia. Vivo a muito tempo e portugal, mas continuo ligado as minhas raízes.

Olá Bolívar,

Desculpa se te incomodei com a minha observação. :wor Foi algo que sempre ouvi sobre o Chávez, mas como te disse não sei muito sobre o Bolívar. Mas obrigado por me teres iluminado! Pelas tuas palavras percebi que estou equivocado, ou pelo menos, o que o Chávez dizia ia contra o que fazia!

Abraços,
            Tiago.
            « Última modificação: 25 de Maio de 2013 por nevertoolatetobehappy »

Líderes que vos marcaram

Offline Bolívar

• *
              • Novo Membro
              Ola de novo, queria também deixar aqui uma líder que após ter conhecido sua biografia e sua luta fiquei apaixonado e adoraria poder fazer algo por ela, falo de Aung San Suu Kyi. Esta mulher lutadora que sacrificou sua vida pela luta da libertação da antiga Birmânia. Claro que existem grandes lideres e Mahatma Gandhi, Luther King, Yasser Arafat entre muitos outros que serão referencias para muitas pessoas. :)

Líderes que vos marcaram

• Associad@ Honorári@
                • Membro Elite
                  • Tiny Ripple Hope
                Ola de novo, queria também deixar aqui uma líder que após ter conhecido sua biografia e sua luta fiquei apaixonado e adoraria poder fazer algo por ela, falo de Aung San Suu Kyi. Esta mulher lutadora que sacrificou sua vida pela luta da libertação da antiga Birmânia. Claro que existem grandes lideres e Mahatma Gandhi, Luther King, Yasser Arafat entre muitos outros que serão referencias para muitas pessoas. :)

Grande escolha Bolívar! Também adoro a Aung San Suu Kyi! Fizeste-me lembrar do Liu Xiaobo, prémio Nobel da paz em 2010, uma pessoa admirável que tem lutado pela liberdade na China e que actualmente está na prisão.

Líderes que vos marcaram

Offline Bolívar

• *
                  • Novo Membro
                  Poís é, também estava a esquecer desse exemplo, já agora, desculpa se foi mais ríspido em relação a Hugo Chaves, mas sou muito critico em relação a ele, e conheço o quão mal ele deixou meu país. Mas isso e uma longa historia. Não foi minha atenção ser mal educado ja que a visão que sai pelas noticias é essa e não me importei com o que dizes-te.

Abraço

Líderes que vos marcaram

• Associad@ Honorári@
                    • Membro Elite
                      • Tiny Ripple Hope
                    Poís é, também estava a esquecer desse exemplo, já agora, desculpa se foi mais ríspido em relação a Hugo Chaves, mas sou muito critico em relação a ele, e conheço o quão mal ele deixou meu país. Mas isso e uma longa historia. Não foi minha atenção ser mal educado ja que a visão que sai pelas noticias é essa e não me importei com o que dizes-te.

Abraço

Não tens que te desculpar Bolívar. Não foste mal-educado! Foste incisivo.  :) Às vezes temos ideias erradas das pessoas e pelas tuas palavras percebi que sabias minimamente do que estavas a falar e que eu não sabia a verdade toda.

É do confronto que surgem as ideias. :D Pelo menos a mim surgiram-me duas: 1) investigar melhor o que Hugo Chávez fez mesmo 2) saber mais sobre Simón Bolívar.

Já agora, é sempre triste quando o país onde nasceste e pelo qual tanto lutaste te abandona quando estás a morrer...

Abraços,
                    Tiago.

Líderes que vos marcaram

• Associad@ Honorári@
                      • Membro Elite
                        • Tiny Ripple Hope

Olá SoWhat,

Boas escolhas. E claro que te permitimos! Mas agora há discriminação também aqui?! :D

O Barack Obama é um político invulgar. Tinha tudo contra ele. Primeiro, não é branco. Depois, tens Hussein no nome! Além disso, não nasceu rico nem com amigos poderosos prontos a abrir-lhe portas. Tudo o conseguiu foi devido à sua visão, sensibilidade (diria mesmo que ele é um humanista), capacidade de abertura e diálogo (a diplomacia que teve com os muçulmanos foi impressionante), carisma e tremenda força oratória. É o meu político de eleição não só agora mas como do século XXI.

Fiquei surpreendido com a Ellen. Já vi alguns programas dela e para te ser sincero não me lembraria dela. Lembrar-me-ia mais rapidamente do Harvey Milk ("hope speech" dele é sempre algo que me toca imenso). Mas bem lembrado!

P.S: Gosto do líder que está na tua foto de perfil. ;)

A parte do Hussein acredito que tenha sido uma forma que os Republicanos encontraram de forma a batalhar contra toda aquela popularidade que ele ganhou (e que ainda hoje mantém, pelo menos na Europa). Pessoalmente nem acho muita piada à política Americana porque acho que grande parte das campanhas passam por atacar os candidatos e a sua vida pessoal, e não falam propriamente nas qualidades e capacidades de, futuramente,  "presidênciar" o seu país; no entanto desde que comecei a ouvir falar, e mais tarde pesquisar, sobre o Barack Obama fiquei logo fascinado. Não por ser afro-americano mas pela maneira como, lá está, defende e luta por, a meu ver, um mundo melhor, mais justo.

Já a Ellen mencionei-a porque acho que será uma referência para muita gente no Mundo. Ela não é uma figura política mas não deixa de igualmente defender tudo aquilo em que acredita (muitas vezes com o seu apurado sentido de humor). É uma líder porque é, para muitos, inspiradora e uma imagem de luta, esperança e positivismo.

Quanto ao líder da minha imagem, obrigado. É duplamente líder pois sendo um dos melhores actores de todos os tempos, foi também, já agora, um dos homens mais belos de sempre.

Olá So What,

Sim, tens toda a razão na parte do Hussein. Acho estúpido pegar-se nisso para atacar o Obama. Aliás, acho que demonstra uma tremenda falta de inteligência usar isso com argumento. Mas a política é assim, é um jogo sujo.

A parte dos políticos atacarem-se pessoalmente, acho que é um problema comum na política em geral, mas na América vê-se muito o peso dos valores tradicionais, a começar pela família subir sempre ao palco, com a mulher a dar o inevitável beijo e os filhos a rirem-se para a câmara. Na minha opinião é um pouco show-off demais...

O que dizes do Obama é precisamente aquilo que devemos pensar quando se analisa o percurso dele. Foi o talento e força que o trouxe até onde ele está agora, foi a coragem por lutar pelo que é justo, foi a inabalável e contagiante vontade de mudança (LGBTs incluídos), foi aquela maravilhosa capacidade de oratória que ele tem que o fez ganhar as eleições (Yes We Can! De destacar o We...) e acima de tudo não comprometeu os seus valores pelo caminho. Se ele só fizesse a reforma do sistema de saúde, já seria um óptimo presidente! Admirável mesmo.

Tens razão quanto à Ellen. Eu é que não pensava imediatamente nela. Mas muitas vezes são as pessoas menos show-off que fazem a diferença neste mundo...

Quanto ao Brando, estou duplamente de acordo contigo. É o meu actor preferido. E curiosamente, apesar de ele ter ficado para a história pelo "The Godfather", foi o "On The Waterfront" que me marcou mais. Aquele "You don't understand. I coulda had class. I coulda been a contender. I coulda been somebody, instead of a bum, which is what I am, let's face it. It was you, Charley." ficou para sempre na minha memória. Adoro-o na sua totalidade. :)

Abraços,
                      Tiago.
                      « Última modificação: 25 de Maio de 2013 por nevertoolatetobehappy »

Líderes que vos marcaram

Offline carolinalg

• Moderação Geral
                        • Membro Elite
                        • Género: Feminino
                        • call it Magic... call it true...

Ótimos exemplos! Há tantos, mas... Estes, sim!
                          - carolinalg -

Líderes que vos marcaram

Offline MoonRising

• *
                          • Novo Membro
                          • Género: Feminino
                          Há muita gente corajosa e que merece ser mencionada aqui.

Política à parte mulheres que muito admiro são a Rosa Luxemburgo e a filósofa Hannah Arendt.

Líderes que vos marcaram

Sinvastatina

• Visitante
                             Ellen DeGeneres, Obama, Martin Luther King, Mahatma Gandhi, kino macgregor, laruga Glasser.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                              2112 Respostas
                              216030 Visualizações
                              Última mensagem 8 de Maio de 2016
                              por miúda esquisita
                              64 Respostas
                              19938 Visualizações
                              Última mensagem 18 de Janeiro de 2015
                              por indecisiveness
                              Livros que nos marcaram

Iniciado por cool_water « 1 2 ... 124 125 » Artes & Letras

2480 Respostas
                              216420 Visualizações
                              Última mensagem 21 de Dezembro de 2017
                              por pat992
                              31 Respostas
                              7916 Visualizações
                              Última mensagem 25 de Abril de 2010
                              por Sou_uma_alface
                              7 Respostas
                              4076 Visualizações
                              Última mensagem 29 de Agosto de 2008
                              por ky