rede ex aequo

Olá Visitante24.out.2020, 21:51:21

Autor Tópico: Homossexualidade relacionada com acontecimentos de infância?  (Lida 4709 vezes)

Homossexualidade relacionada com acontecimentos de infância?

van_

• Visitante
Li algures que ser homossexual muitas vezes está relacionado com algum tipo de trauma de infância; algo que aconteceu e que marcou de tal forma a pessoa, que esta acabou por criar uma certa 'aversão' ao sexo oposto. Por exemplo, no meu caso, sei que o meu pai sempre traiu a minha mãe com várias mulheres, e acho que vem daí a desconfiança que tenho em relação aos rapazes.

Concordam?

Offline CFJ

• Membro Ultra
    • Género: Feminino
    • smilling is the only way out.
    Penso que isso poderá ter uma certa logica, mas por outro lado também pode não estar relacionado. Não sei, mas é uma boa dúvida. Está bem visto.
      "Everyone you will ever meet knows something you don't" Bill Nye

Offline Pedro20_prt

• Membro Total
      • Género: Masculino
      • Life is like a box of chocolates...
      A chave está provavelmente algures entre a genética e a educação... mas que parte condiciona mais e como o faz isso já me ultrapassa
        You're not your job. You're not how much money you have in the bank. You're not the car you drive. You're not the contents of your wallet. You're not your f****** khakis. You're the all-singing, all-dancing crap of the world.
        Share this quote

Offline CFJ

• Membro Ultra
        Sinceramente já pensei nisso, uma vez que o desenvolvimento da criança é extremamente influenciado pelo meio. Até uma dada idade este factor torna-se mesmo determinante para a formação da sua personalidade. No entando nunca poderemos por de parte toda a herança genética. Ainda assim acredito que possa ter alguma relavância na forma como vimos certas coisas, mas se calhar não está propriamente direccionado com a orientação sexual. Tal como diz a Malibu, a heterossexualidade é tão natural quando a homossexualidade, a unica coisa que me faz pensar sobre a questão colocada é mesmo o facto de as crianças serem também fruto das suas vivências e não apenas da sua carga genética. É um tema que gostava que alguém das areas da psicofisiologia, psicologia poderia falar :p Tenho uma certa curiosidade, confesso.

Offline CFJ

• Membro Ultra
          Não sei se será apenas a genética, mas pela lógica sim, talvez seja. Sinceramente gostava imenso que alguém dessa area falasse sobre isso.
          Acho que as vivências influênciam a construção da personalidade e das fragilidades das pessoas, mas no que respeita à orientação sexual, não sei mesmo em que acreditar. Não sei mesmo se poderá ter alguma influência, mas se tivesse não me surpreenderia.

Offline CFJ

• Membro Ultra
            Quando falas em influências do meio, referes-te apenas a vivências comuns. Quando eu falo nesse tipo de acontecimentos não falo em coisas comuns, mas sim em episódios vividos apenas por ti e não pelos teus irmãos. Falo de coisas singulares e fora do seio familiar.

Offline CFJ

• Membro Ultra
              Lá está, eu tmb não afirmo nem refuto nada. Não tenho conhecimentos para tal. Apenas faço suposições que poderão não fazer sentido algum :p

Offline Pedro20_prt

• Membro Total
                Eu sou da opinião de que não tem qualquer influência porque, teoricamente falando, se assim fosse, os meus irmãos partilhariam da mesma orientação sexual que eu ou eu da deles ou o que seja. Dou-me como exemplo como poderia dar o exemplo de qualquer outro núcleo familiar em que as experiências que os irmãos partilham são as mesmas.

Talvez esteja errada e talvez isso tenha alguma influência. Pela lógica, faz-me sentido apenas a questão genética. No entanto este assunto daria panos para mangas se entrássemos na parte genética e na suposta curiosidade em saber quais as causas da homossexualidade (e nunca da orientação sexual no geral, o que pode levar a que os motivos dessa curiosidade e dessas pesquisas tenham como base uma possível cura - como disse é um assunto que daria panos para mangas).

A genética pode influenciar e isso não quer dizer que tenhas necessariamente a mesma orientação sexual que os teus irmãos. Em genética foi-nos dito que estudos revelavam que a concordância da homossexualidade era de cerca de 50% em gémeos monozigóticos  ( isto é, sendo um dos gémeos homossexual a probabilidade de o outro tb o ser é de 50%) e 20% para os dizigóticos.
                Supostamente alguns estudos também encontraram marcadores genéticos associados ao Cromossoma X em irmãos homossexuais do sexo masculino nao presentes entre irmãos heterossexuais
                É claro que, no caso de irmãos não-gémeos, os estudos não podem ser eficazes porque a variabilidade genética é enorme, uma vez que, ao contrário dos gémeos, o código genético é completamente diferente havendo disparidade entre a informação transmitida pelo pai e a mãe que nunca será igual àquela transmitida em fecundações anteriores.

Por outro lado é tb verdade a existência de uma maior proporção de homossexuais em indivíduos em famílias monoparentais principalmente a viver com as mães.

Eu continuo a pensar que existe um equilíbrio delicado entre estes 2 factores e daí ser tão complicado chegar a uma resposta
                « Última modificação: 10 de Novembro de 2012 por Pedro20_prt »
                  You're not your job. You're not how much money you have in the bank. You're not the car you drive. You're not the contents of your wallet. You're not your f****** khakis. You're the all-singing, all-dancing crap of the world.
                  Share this quote

Offline CFJ

• Membro Ultra
                  É um bocado contraditório que digamos que homossexualidade é tão natural como a heterossexualidade e depois procuremos arranjar explicação para a mesma. lol

Offline Pedro20_prt

• Membro Total
                    Não é contraditório... Sejam as coisas naturais ou não faz todo o sentido percebê-las... saber de que forma acontecem
                    Não se pode encarar algo como natural e ignorar o porquê, o modo e a circunstância. Se o Homem tivesse um olhar passivo e despreocupado para tudo aquilo que é tido como natural nunca seriamos capazes de evoluir.
                      Share this quote

Offline CFJ

• Membro Ultra
                      é contraditório porque normalmente se procura saber porquê no sentido de corrigir o "erro" e não de apenas saber porquê. Claro que para mim a curiosidade em saber, não é para perceber o que aconteceu de" errado" comigo, é simplesmente isso, curiosidade.

Draco

• Visitante
                        Li algures que ser homossexual muitas vezes está relacionado com algum tipo de trauma de infância.
                        Concordam?

É preciso ter cuidado/saber filtrar aquilo que se lê "algures". ;) ;D
                        E, claro que discordo.

A "coisa" da homossexualidade ser devida a traumas/famílias monoparentais é algo que nunca vou "papar", porque acho tremendamente ridículo e descabido. Ao ponto de me dar pena.

algo que aconteceu e que marcou de tal forma a pessoa, que esta acabou por criar uma certa 'aversão' ao sexo oposto. Por exemplo, no meu caso, sei que o meu pai sempre traiu a minha mãe com várias mulheres, e acho que vem daí a desconfiança que tenho em relação aos rapazes.

Concordam?

Concordo, se retirares "sexo oposto" e colocares algo que represente "pessoas às quais associo as características que me repelem". :) 

Aquilo que acontece na tua vida e o meio que te envolve acabam por influenciar a tua personalidade ( e jamais uma orientação sexual, senão heterossexuais nunca poderiam ter filhos homossexuais e vice-versa) e modo de agir/interagir com as pessoas. É natural que, se convives com pessoas mentirosas, vás criar "barreiras/filtros" e venhas a ter mais dificuldade para acreditar nas pessoas. Podes até desenvolver "aversão" a várias pessoas que associes à(s) pessoa(s) em causa, neste caso o teu pai. Mas isso nunca vai alterar a tua Biologia interna.
                        Se és homossexual, mesmo que só socializes com heterossexuais, nunca vais passsar a ser heterossexual e vice-versa. Tal como, se és do grupo sanguíneo B, mesmo que só conheças "A's", o teu grupo sanguíneo não muda. Traumas "sociais" afectam a tua personalidade, não afectam a tua Biologia de base.

O facto de teres esse exemplo em casa pode fazer com que duvides das pessoas do sexo masculino, que penses que todos os membros desse grupo traem/mentem a/à pessoa com quem estão, mas isso nunca vai alterar a tua orientação sexual. Apenas "altera" a tua maneira de ver as coisas/pessoas, até que um dia encontras alguém que te faz "mudar o ponto de vista outra vez" (excluindo ajuda psicológica, claro). Basicamente só faz com que sejas mais ou menos desconfiada e não te transforma em homossexual/heterossexual.

Se assim fosse, as pessoas mudariam de orientação sexual a cada desgosto amoroso. Era "o bonito". :devil lol

van_

• Visitante
                          Li algures que ser homossexual muitas vezes está relacionado com algum tipo de trauma de infância.
                          Concordam?

O facto de teres esse exemplo em casa pode fazer com que duvides das pessoas do sexo masculino, que penses que todos os membros desse grupo traem/mentem a/à pessoa com quem estão, mas isso nunca vai alterar a tua orientação sexual. Apenas "altera" a tua maneira de ver as coisas/pessoas, até que um dia encontras alguém que te faz "mudar o ponto de vista outra vez" (excluindo ajuda psicológica, claro). Basicamente só faz com que sejas mais ou menos desconfiada e não te transforma em homossexual/heterossexual.

Talvez tenhas razão, mas de facto fiquei a pensar sobre o assunto e se as coisas teriam sido diferentes se não tivesse presenciado algumas coisas na minha infância.

PsyGirl_Av

• Visitante
                            Da mesma forma que não são postuladas teorias gerais relativas à formação a Personalidade, abordar a Homossexualidade com tanta leveza acarreta certos custos. Segundo a Psicologia do Desenvolvimento, todo o ser humano é um produto combinado do meio em que se insere e da sua própria informação genética - claro que esta combinação nem sempre segue uma ponderação de 50/50, existindo muita variabilidade. Se a Homossexualidade pode estar, em parte, relacionada com acontecimentos da infância? Pode, mas atribuir uma relação causa-efeito é um tremendo engano. São parcos os estudos (credíveis!) relativos a esta temática, até porque é impossível controlar todas as varáveis que podem interferir na formação do indivíduo e da sua própria orientação sexual - mais ainda, em determinados casos, as metodologias envolvidas acarretariam graves dilemas éticos. É, ainda, importante atender que muitos dos estudos realizados na área datam das décadas de 70/80, onde a Homossexualidade (ainda!) era considerada uma perturbação. Este facto, levou a que as investigações fossem conduzidas no sentido de explicar algo anormal, endereçando esforços no sentido de tratar/curar a perturbação.

Conclusões definitivas não existem, é um facto adquirido! Mas acredito que caminhamos no sentido de desmitificar determinados preconceitos e que estudos credíveis poderão auxiliar nessa árdua tarefa.
                            « Última modificação: 17 de Fevereiro de 2013 por PsyGirl_Av »

Offline angel b

• **
                              • Membro Júnior
                              por acaso acho que eu sou gay por causa que durante a infancia nunca me dei bem com rapazes e fui crescendo e continuei a não dar-me bem, não sei se acham isto sem lógica...

SecretRecipe

• Visitante
                                Segundo a Psicologia do Desenvolvimento, todo o ser humano é um produto combinado do meio em que se insere e da sua própria informação genética - claro que esta combinação nem sempre segue uma ponderação de 50/50, existindo muita variabilidade.

Acho que vou pegar por aqui e tentar abordar a coisa... Ora, em primeiro lugar, apenas algumas teorias do desenvolvimento falam da influência do meio (certo que estas serão as mais correctas, mas tem de haver sempre teorias para tudo).
                                Talvez a perspectiva de que um evento dita a sexualidade futura (mas não a sua orientação) se enquadre mais na visão de Freud. Então este tão famoso senhor diz que (e vou tentar encurtar ao máximo - mas please, quem gosta disto que continue, até porque o conhecimento não mata), em grosso modo, um predomínio de um estádio psicossexual irá causar uma fixação, e moldar então a personalidade de um indivíduo com as suas consequências. Também ainda segundo ele, um evento-chave do desenvolvimento psicossexual ocorre na fase cefálica, cedo na infância: Os rapazes desenvolvem um ligação sexual às suas mães e as raparigas aos seus pais, e têm impulsos agressivos perante o cuidador de sexo oposto, que vêm como rival. Por norma, isto resolve-se depois quando a criança se identifica com o cuidador do mesmo sexo e fica tudo bem. Duvido que esteja aqui a resposta para a orientação sexual que todos procuram.

por acaso acho que eu sou gay por causa que durante a infancia nunca me dei bem com rapazes e fui crescendo e continuei a não dar-me bem, não sei se acham isto sem lógica...

Eu acho que tem lógica (again, segundo Freud), mas não quer dizer que seja verdade.

No entanto, não sou de todo defensora desta perspectiva (até porque foi, e ainda é, bastante contestada - não admira, todas as suas cobaias sofriam de algum tipo de perturbação). O que estou simplesmente a tentar fazer da minha opinião é que, sim, é possível que a homossexualidade seja, em algumas pessoas, consequência de um dado evento da infância (se calhar mais correctamente, de vários eventos). No entanto, julgo que acontecimentos como "vi o pai a trair a mãe, deixar de ter fé nos homens e portanto sou lésbica" não estão na base da orientação sexual - não estamos aqui a falar do condicionamento de Pavlov (e de muitos outros); algo como a sexualidade é bem mais complexo para ser assim condicionada.

Portanto, no final, julgo que a maior influência está mais na biologia e não tanto no meio - embora seja inegável que ambas se influenciem. A resposta estará no cérebro (by the way, já li artigos onde chegaram à conclusão que o cérebro de uma lésbica é mais parecido ao de um homem heterossexual do que o cérebro de um homem homossexual a este último; e vice-versa)

Offline kgbatista

• Membro Total
                                  A pergunta chave do comportamento homossexual durante séculos foi: “Poderia ser a homossexualidade uma simples questão de ‘opção'? Uma questão de escolha do indivíduo em relação à sua sexualidade? Ou seria algo incontrolável, um traço hereditário e imutável?”

O comportamento, melhor dizendo, a atração homossexual sempre intrigou os cientistas do comportamento humano particularmente os psicólogos evolutivos. Este traço, por levar a um comportamento no qual a sexualidade, a libido, é despertada para um indivíduo do mesmo sexo, deveria fazer com que os portadores destes genes tivessem um número muito menor de filhos do que a média, aparentemente, fazendo com que a freqüência de seus genes fossem diminuindo no pool genético da espécie. Este dilema ficou conhecido como “o paradoxo darwinista” do homossexualismo.

Atualmente, sabe-se que existem evidências de que os genes influenciam este traço da personalidade e cuja manifestação pode depender de influências ambientais, culturais e/ou físicas como, por exemplo, devido a hormônios do ambiente intra-uterino.. A influência puramente cultural na sexualidade humana deve ser descartada uma vez que somente ela não explicaria a grande quantidade de indivíduos que, apesar de enorme esforço para mudar de ‘opção sexual' em virtude de pressão familiar, religiosa e social, para que adotassem um comportamento sexual padrão, fracassaram flagrantemente. Segue então que o homossexualismo deve ter também um componente genético que independe de uma escolha consciente. Como a maioria dos instintos, provavelmente, a homossexualidade deve ser causada por vários genes o que permitiria variados graus de homossexualismo, logo não acredito estar relacionado com um comportamente adquirido ou influenciável.

Kiss...
                                    A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.
                                    John Kennedy

Offline Pedro20_prt

• Membro Total
                                    Li algures numa revista um leitor a perguntar o seguinte:

"O meu filho disse-me que é gay. Desde que teve um acidente de carro há uns meses tem mudado de comportamento. Estará relacionado?"

Dúvida legítima xD
                                      Share this quote

Di HF

• Visitante

"O meu filho disse-me que é gay. Desde que teve um acidente de carro há uns meses tem mudado de comportamento. Estará relacionado?"

Dúvida legítima xD
                                      Vou mostrar isto à minha mãe. Assumi-me a ela após o meu acidente de carro há uns meses  lol

Offline Boreas

• Moderação Sénior
                                        • Membro Vintage
                                        • "Tu és rato!"

Dúvida legítima xD

Por acaso já vi pelo menos duas notícias onde são descritas situações semelhantes.

http://www.dailymail.co.uk/health/article-2058921/Chris-Birch-stroke-Rugby-player-wakes-gay-freak-gym-accident.html

Esta é uma delas.
                                        Há casos de mudanças comportamentais, de facto, após acidentes, mas que envolvam mudanças de orientação sexual ainda são muito pouco (ou nada) estudadas/relatadas.
                                        Pode parecer estranho e um pouco ridículo, mas poderá não ser de todo impossível. O nosso cérebro é cheio de mistérios.
                                          Just live!!! WILL POWER HOPE COMPASSION LOVE

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          Acontecimentos, Eventos e Destaques

Iniciado por Hugo_Alexandre « 1 2 3 » Viseu

49 Respostas
                                          21234 Visualizações
                                          Última mensagem 18 de Agosto de 2009
                                          por GLBT
                                          10 Respostas
                                          2737 Visualizações
                                          Última mensagem 27 de Novembro de 2012
                                          por manga
                                          1 Respostas
                                          1589 Visualizações
                                          Última mensagem 10 de Junho de 2010
                                          por _Margot_
                                          4 Respostas
                                          1969 Visualizações
                                          Última mensagem 16 de Maio de 2011
                                          por 13
                                          0 Respostas
                                          4392 Visualizações
                                          Última mensagem 22 de Março de 2019