rede ex aequo

Olá Visitante20.set.2020, 09:23:51

Autor Tópico: Falta de confiança para trabalhar na área em que estudei :S  (Lida 2570 vezes)

Falta de confiança para trabalhar na área em que estudei :S

Offline icognita

• Membro Sénior
  • Género: Feminino
    • I ♥ ♀ and ♂
Olá gostava de ter algum feedback e conselhos de quem já se licenciou ou acabou os estudos e fez estágio ou trabalhou na área que escolheu.

A situação é a seguinte: Licenciei-me em Design de Comunicação e não tenho dúvidas de que é aquilo que eu gosto. Acordo e adormeço a pensar em projetos e ideias. No entanto, tenho falta de confiança em mim, porque nao acho que seja suficientemente boa para trabalhar numa empresa. Tenho medo de sair-me mal e prejudicar os outros. Que os conhecimentos que tenho nao sejam suficientes.

A experiencia do estágio que fiz contribuiu para esse receio, porque nos primeiros tempos fiquei sujeita a muita pressao e stress, senti-me intimidada.Talvez a pessoa que estava a orientar-me nao fosse a mais indicada. Isso teve tal efeito em mim q os trabalhos q fiz nao impressionaram mt. . Enfim, apesar de tudo aprendi muito e arranjei ferramentas para trabalhar mais depressa. Encarei a experiencia como algo positivo e deu-me força para trabalhar mais e subir a nota.

No meu intimo acho que tenho medo q a experiencia se repita. E vou dando desculpas a mim mesma, para não trabalhar na área: Isso atrofia-me a cabeça, vou ficar mt tempo ao computador, etc...

Que conselhos me dao para combater a minha falta de confiança neste contexto?
Alguém que tenha passado por uma experiência semelhante?
    I ♥ ♀ and ♂   |    http://ilovewandm.blogspot.com

Offline rk

• Membro Sénior
    • Género: Masculino
    Ninguem nasce ensinado, e e normal que aprendas muitas coisas ao entrar no mercado de trabalho, a faculdade nao tem o proposito de quando chegares ao mundo de trabalho ja saberes tudo e confianca a 100%, apenas te da as ferramentas necessarias para que possas adquirir esses conhecimentos praticos. O ensino em portugal e bastante teorico, e dependendo das areas ha mais ou menos "trabalho pratico" mas isso nao quer dizer que nao estejas apta para o trabalho, se consegues apreender o que te e ensinado, entao estas no bom caminho.. De resto se acordas e te deitas com ideias na cabeca, isso e bom sinal, e um sinal que ao menos estas a fazer aquilo que gostas. Ao contrario de muita gente que tira os cursos so pq sim e depois sao uns frustrados a vida toda, esse nao parece ser o teu caso, e a seguires para outra area que nao tenhas tanta paixao se calhar  e o que te vai acontecer... Eu se fosse a ti ia em frente, ainda por cima se arranjas trabalho na area...
    Mas pronto nao posso dizer muito mais pq nc me aconteceu isso..
    Boa sorte

Offline JohnLeprechaun

• Membro Total
      • Género: Masculino
        • STILTSKIN
      Olá gostava de ter algum feedback e conselhos de quem já se licenciou ou acabou os estudos e fez estágio ou trabalhou na área que escolheu.

A situação é a seguinte: Licenciei-me em Design de Comunicação e não tenho dúvidas de que é aquilo que eu gosto. Acordo e adormeço a pensar em projetos e ideias. No entanto, tenho falta de confiança em mim, porque nao acho que seja suficientemente boa para trabalhar numa empresa. Tenho medo de sair-me mal e prejudicar os outros. Que os conhecimentos que tenho nao sejam suficientes.

A experiencia do estágio que fiz contribuiu para esse receio, porque nos primeiros tempos fiquei sujeita a muita pressao e stress, senti-me intimidada.Talvez a pessoa que estava a orientar-me nao fosse a mais indicada. Isso teve tal efeito em mim q os trabalhos q fiz nao impressionaram mt. . Enfim, apesar de tudo aprendi muito e arranjei ferramentas para trabalhar mais depressa. Encarei a experiencia como algo positivo e deu-me força para trabalhar mais e subir a nota.

No meu intimo acho que tenho medo q a experiencia se repita. E vou dando desculpas a mim mesma, para não trabalhar na área: Isso atrofia-me a cabeça, vou ficar mt tempo ao computador, etc...

Olá icognita!
      Olha eu estou neste momento a acabar umas cadeiras que deixei do meu curso, já fiz os trabalhos finais e já fiz estágio, estou a tirar cinema, é aquilo que gosto e quero e, quando estava no curso, antes do estágio e tudo isso, também tinha esse medo, achava que não ia ser capaz, que as coisas não iam correr bem (inseguranças, inseguranças)!
      Logo nos trabalhos finais, onde tive que participar em duas curtas-metragens, comecei a perceber que as coisas, afinal, até podiam correr bem, apesar de nos primeiros dias estar um pouco receoso de como tudo se iria passar..
      Depois, tive sorte com o meu estágio, correu tudo muito bem, tive uma orientadora impecável, mas no primeiro dia, quando vi o que ia fazer (edição e pós-produção de um programa de televisão) fiquei apavorado! Mas mantive a calma, vi como ali se trabalhava e olha, semanas mais tarde estava sozinho numa sala a tratar do programa, todo por minha conta, a lidar com todo o stress e pressão de ter tudo pronto a tempo! Sempre que tinha dúvidas falava com a minha orientadora e toda a gente gostou do meu trabalho, só não fiquei lá porque a produtora estava mal de finanças e estavam a despedir pessoas. :-\

Um conselho que te dou é teres confiança no teu trabalho e acreditares que és capaz, aprendeste para tal, tens todas as bases necessárias e ninguém te pode exigir começar logo no primeiro dia de trabalho a trabalhar como se já tivesses muitos anos de experiência! Eu ao início demorava um dia inteiro para editar e fazer a pós-produção de um programa com cerca de 40 minutos, no final, já fazia cerca de 3 programas por dia (o estágio foi de 3 meses). E isto aconteceu porque ganhei confiança e percebi que não havia motivos para ter medo de falhar, claro que erros todos cometemos, mas tens que te mentalizar que estás apta para conseguir desenvolver um bom trabalho, tu consegues, ainda por cima se dizes que estás sempre cheia de ideias isso é óptimo sinal, tu gostas do curso que tiraste e isso só te vai trazer benefícios.
      Não te prendas à má experiência de estágio, encara isso como um obstáculo que aconteceu no teu caminho e, nem tudo foi mau nessa experiência, ficaste com uma noção da dinâmica de trabalho, do stress e pressão a que podes estar sujeita, agora, é saber gerir tudo isso e, acima de tudo, acreditares que consegues porque tens capacidades e competência para tal! :)

Boa sorte e vais ver que essa confiança que agora não tens em ti, vai surgir, até porque, se gostas do que fazes e do curso que tiraste, vais encarar o trabalho como um bom desafio e não como uma seca que só serve para fazer dinheiro ao final do mês, isso vai ajudar-te a acreditar em ti!

Beijinho

Offline Abbie

• Membro Ultra

Por aquilo que dizes não parece que não gostes daquilo que escolheste. E isso é o mais importante: ter vontade e gostar daquilo que estudaste.
        Eu estou a estudar num curso relativo à comunicação social e a pressão também é enorme, de todas as partes e de todas as pequenas áreas que o meu curso pode englobar. No entanto, se não me sentir um bocadinho confiante comigo mesma, acabo por me ir abaixo. Até porque sou tímida e fechada, o que não abona nada a meu favor. O conselho que te dou é simplesmente seres determinada e que ligues apenas às críticas construtivas que vais ouvindo. Muito daquilo que nos distingue hoje em dia de uns para os outros é a capacidade de gerir o stress e de acompanhar o ritmo de evolução das coisas. Com o tempo, tenta gerir o teu stress, ter calma. Faz uns cházinhos lol e pensa que és melhor do que aquilo que pareces ou que os outros te fazem parecer. O segredo para as coisas correrem bem é estarmos bem connosco mesmos. Se queres isso, se acordas e te deitas a pensar nisso, segue em frente e derruba os obstáculos. Ninguém o fará por ti :)
          I have found the paradox, that if you love until it hurts, there can be no more hurt, only more love.

Offline icognita

• Membro Sénior
            • I ♥ ♀ and ♂
          Obrigada pelos comentarios rk, JohnLeprechaun e Abbie :) Li cada um com muita atenção e deram-me força e ânimo! Saber que acreditam em mim e que não sou a única a ter dúvidas, ajuda a repor alguma confiança. Vou pegar nessas ideias e quem sabe com um passo de cada vez... vá ganhar coragem para ir bater a portas e arranjar algum work na área;) Bem vistas as coisas acabei o curso e nada me deixaria mais orgulhosa do que olhar para trás e saber que consegui atingir o meu objectivo.

I ♥ ♀ and ♂   |    http://ilovewandm.blogspot.com

Offline Abbie

• Membro Ultra
            Obrigada pelos comentarios rk, JohnLeprechaun e Abbie :) Li cada um com muita atenção e deram-me força e ânimo! Saber que acreditam em mim e que não sou a única a ter dúvidas, ajuda a repor alguma confiança. Vou pegar nessas ideias e quem sabe com um passo de cada vez... vá ganhar coragem para ir bater a portas e arranjar algum work na área;) Bem vistas as coisas acabei o curso e nada me deixaria mais orgulhosa do que olhar para trás e saber que consegui atingir o meu objectivo.

Se já chegaste até aqui, podes chegar ainda mais longe ;)
              I have found the paradox, that if you love until it hurts, there can be no more hurt, only more love.

Offline BrunoMCP

• Orador(a)
              • Membro Ultra
              • Ter orgulho é rejeitar a vergonha.
              Eu estudo arquitectura mas não tenho grande paciência para desenhar  [smiley=muro.gif]

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                140 Respostas
                28636 Visualizações
                Última mensagem 13 de Abril de 2016
                por the_cameragirl
                56 Respostas
                15566 Visualizações
                Última mensagem 9 de Maio de 2016
                por Dreamer
                8 Respostas
                2865 Visualizações