Confesso que o problema da Somália me intriga bastante.
Numa abordagem simplista, tem-se por vezes a ideia de que quando duas ou mais forças se digladiam pelo poder num país, têm em vista interesses que vão para além, se não são mesmo contrários, aos ideais inócuos ou meritórios que em teoria defendem.
Ora, na Somália, não se vislumbra, pelo menos eu não, que interesses possam estar na base dos conflitos.
Se tivermos em linha de conta a existência de várias etnias e os consequentes movimentos separatistas, pode entender-se algo da instabilidade, mas não será a causa maior, muito menos a causa única.
Mas mesmo que fosse, o caso seria de relativamente fácil solução.
Põe-se depois a hipótese do jogo de interesses religiosos, melhor, pseudo-religiosos, porque a dar crédito a esta tese, teremos a Al-Qaeda por detrás.
Só que, pessoalmente, não vejo como a Somália possa servir os interesses da dita organização terrorista, porquanto a importância da Somália no jogo politico internacional é nula e economicamente é atrasado e com uma baixíssima taxa de industrialização.
Fica apenas a hipótese geográfica, para mim a mais plausível, porque a situação da Somália faz dela como que a soleira da porta do Mar Vermelho, pelo que quem controlar simultaneamente as “paredes” leste e oeste do Mar Vermelho, domina todo o tráfego feito entre o Indico e o Mediterrâneo pelo Suez.
Além deste, não vejo que outro interesse tenha a Al Qaeda ali. Como me parece ter sido este o motivo da grande atenção que a ex URSS prestou à Somália nas décadas de 60 e 70.
Já agora, a talho de foice e assumindo-me como leigo na matéria, penso que a ONU podia ser mais enérgica nas acções que teve até agora.
Ficar só pela acção humanitária ali não chega, é preciso intervir como força dissuasora e não é só contra a pirataria que atenta directamente com os interesses de países que por ali têm as rotas comerciais marítimas.
Penso que se a Somália fosse outro Kuwait ou Líbia com as suas jazidas petrolíferas ou similares, outro galo cantaria.
P.S. Agradeço aos caros foristas melhor informados que esclareçam a questão. Todos ficaremos a ganhar.