rede ex aequo

Olá Visitante01.abr.2020, 10:11:06

Autor Tópico: Desastroso debate sobre a adopção gay na TVI  (Lida 7800 vezes)

Desastroso debate sobre a adopção gay na TVI

Offline CineLorde

• Membro Ultra
  • Género: Masculino
  • Ren Visual
Mais valia não ter havido um debate, dado que para o nosso lado, só uma comentadora estava a defender os nossos direitos. Não sei porquê, mas convidaram o Duarte Siopa, que supostamente devia ser daqueles que devia estar a defender a adopção gay, mas em vez disso, pôs-se a dizer que é preferível um casal hetero a adoptar e não parou de interromper a deputada do BE, que tentava explicar porque é que a adopção gay deve ser legalizada. Porque razão não convidaram o António Serzedelo ou o Paulo Côrte-Real? Em vez disso, trouxeram um jornalista mal-educado, que ainda avançou com o disparate que a orientação sexual pode ser uma interferência na criação das crianças. 

Claro que quem demonstrava ser contra era o Luis Vila-Boas, que começou a falar que o primeiro interesse da criança era o que estava em causa e que elas não eram objectos. Como ser adoptado por um casal gay fosse um tormento e que a criança iria ser traumatizada. Obviamente que seria preferível estar numa instituição, onde a criança nem tem pai ou mãe e sem prospectos de um futuro. E uma figura da Igreja, porque sempre que os direitos gay são discutidos, deve ser lembrado o quão a Igreja nos vê como seres pecaminosos.

Offline my_alterego

• Associad@
    • Membro Total
    O quê? O Duarte Siopa? Oh por amor da Santa! Mas ele tem telhados de vidro e ainda vem falar nesses termos?!
      The purpose of our lives is to be happy
      Dalai Lama

Offline CineLorde

• Membro Ultra
      • Ren Visual
      E o Duarte Siopa ainda se pôs a interromper a deputada do BE, a acusá-la de criar drama, o que foi bizarro, porque supostamente, eles deviam estar do mesmo lado.  >:(

Offline kiss

• Membro Sénior
        • Género: Feminino
        • Activista de sofá.
        Também vi o debate e realmente, um programa que é assistido por tantas pessoas, os arguentes foram terrivelmente mal escolhidos.
        A deputada do BE quase nem conseguia falar e depois aquele discurso de Duarte Siopa (só hoje soube o nome daquele sr.) deixou muito a desejar. Além de ter sido incongruente, quis fazer de coitadinho. O drama criou-o ele. Quis agradar a gregos e troianos e até conseguiu.
        Quanto ao padre, nem vou comentar. A igreja é sempre chamada a estes assuntos e nunca percebi porquê. Já toda a gente sabe da opinião da igreja acerca deste tema.
          I miss the innocence I had before reality raped me.

Kgirl

• Visitante
          Mais valia não ter havido um debate, dado que para o nosso lado, só uma comentadora estava a defender os nossos direitos. Não sei porquê, mas convidaram o Duarte Siopa, que supostamente devia ser daqueles que devia estar a defender a adopção gay, mas em vez disso, pôs-se a dizer que é preferível um casal hetero a adoptar e não parou de interromper a deputada do BE, que tentava explicar porque é que a adopção gay deve ser legalizada. Porque razão não convidaram o António Serzedelo ou o Paulo Côrte-Real? Em vez disso, trouxeram um jornalista mal-educado, que ainda avançou com o disparate que a orientação sexual pode ser uma interferência na criação das crianças. 

looool tas a gozar? Então mas o que sabe esse jornalista da vida, para falar de algo deste género? Aliás, o que sabem essas pessoas a mais que eu, para fazerem juizos de valor ? Olha só me da pra rir e gozar com tanta ignorância. Mas a maior piada, foi a parte de que a orientação sexual pode ser uma interferência na criação das crianças, isto aqui só me mostra a falta de formação das pessoas. Da unica cadeira de psicologia do desenvolvimento que tive na licenciatura, aprendi coisas que esse senhor, se não mudar de atitude, não vai aprender numa vida. Não faço ideia de quem seja o homenzinho, mas segundo o que li aqui, ele é, supostamente, a favor. E agora eu pergunto, como poderá ele ser a favor e fazer esse comentário tão ignorante? Se calhar já lhe conveio dizer outras coisas...não sei digo eu, que sou leiga.

Offline DaniC

• **
            • Membro Júnior

looool tas a gozar? Então mas o que sabe esse jornalista da vida, para falar de algo deste género? Aliás, o que sabem essas pessoas a mais que eu, para fazerem juizos de valor ? Olha só me da pra rir e gozar com tanta ignorância. Mas a maior piada, foi a parte de que a orientação sexual pode ser uma interferência na criação das crianças, isto aqui só me mostra a falta de formação das pessoas. Da unica cadeira de psicologia do desenvolvimento que tive na licenciatura, aprendi coisas que esse senhor, se não mudar de atitude, não vai aprender numa vida. Não faço ideia de quem seja o homenzinho, mas segundo o que li aqui, ele é, supostamente, a favor. E agora eu pergunto, como poderá ele ser a favor e fazer esse comentário tão ignorante? Se calhar já lhe conveio dizer outras coisas...não sei digo eu, que sou leiga.

é lógico que ele defende o que defendeu por conveniência. tenho pena que assim seja. e acho que não tem nada haver a orientaçao das pessoas para criarem um filho. A  homosexualidade não é uma doença nasce ja com as pessoas, umas aceitam outras nao. mas será que é preferivel dar um cirança a um casal hetero que nao seja responsavel? como caso que conheçe que as crianças são adoptadas e dp devolvidas... eu defendo que as crianças tem que ser tratadas com amor e carinho e tem que crescer num ceio familiar, mas tanto faz hetero ou homo

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
              • Membro Vintage
                • Homofobia
              Têm aqui um exemplo, na RTP, mas credível: Conceição Nogueira, docente de Psicologia da Universidade do Minho.

Acima de tudo quem deve ser criticada é a TVI. Não chamar um activista de uma associação que está a trabalhar activamente este tema é acto grosseiro.

Por seu lado, o Duarte Siopa, por mais bem-intencionado que esteja, devia saber que não é pessoa certa para fazer o que fez. O que precisamos é de gente activista, a sério, que conhece os temas a fundo. E não activistas "socialite" como foi (como ele, como era o Carlos Castro), que são importantes, mas não têm as mesmas competências e capacidades que aquelas pessoas que dedicam a sério o seu tempo-livre a trabalhar nestes temas ou até investigam ou trabalham a nível profissional na temática LGBT.

Conceição Nogueira: Adopção por casais do mesmo sexo
              « Última modificação: 28 de Fevereiro de 2012 por bluejazz »
                "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

KatesinMC

• Visitante
                A este assunto só digo uma coisa: tenho uma filha em conjunto com a minha parceira tem 8 anos e é a coisa mais linda..

Dois pais são melhor que nenhum. Duas mães são melhor que nenhuma. Para quando o entendimento de uma verdade tão simples? A boa parentalidade não é determinada pela orientação sexual de quem desempenha a função parental. Tenho dito.

When will we reach the understanding of such a simple truth. Good parenting is not determined by the sexual orientation of those who perform the parenting task.

Offline kiss

• Membro Sénior
                  • Activista de sofá.
                  Têm aqui um exemplo, na RTP, mas credível: Conceição Nogueira, docente de Psicologia da Universidade do Minho.

Acima de tudo quem deve ser criticada é a TVI. Não chamar um activista de uma associação que está a trabalhar activamente este tema é acto grosseiro.

Por seu lado, o Duarte Siopa, por mais bem-intencionado que esteja, devia saber que não é pessoa certa para fazer o que fez. O que precisamos é de gente activista, a sério, que conhece os temas a fundo. E não activistas "socialite" como foi (como ele, como era o Carlos Castro), que são importantes, mas não têm as mesmas competências e capacidades que aquelas pessoas que dedicam a sério o seu tempo-livre a trabalhar nestes temas ou até investigam ou trabalham a nível profissional na temática LGBT.

Conceição Nogueira: Adopção por casais do mesmo sexo

Vi esse vídeo ontem e tive o prazer de conhecer a prof. Conceição Nogueira pessoalmente. Ela sim, deveria ter estado no programa.
                    I miss the innocence I had before reality raped me.

Offline Elizabeth Siddal

• **
                    • Membro Júnior
                    Mas afinal quem é o Sr. Duarte Siopa?? É um socialite?? É gay?? (Eu não vi o debate)

Offline black_velvet

• **
                      • Membro Júnior
                      Mas afinal quem é o Sr. Duarte Siopa?? É um socialite?? É gay?? (Eu não vi o debate)

Sim, é essas duas coisas. Não sei que mais faz a não ser comentar em programas da manhã ???

Offline Amazona

• **
                        • Membro Júnior
                        Não consigo encontrar o video do debate na tvi  :-\
                          "Não ser é outro ser"
                          Fernando Pessoa

Offline paulosabino

• Associad@
                          • Membro Vintage
                          video

O debate deu para me rir. O Duarte siopa diz que realmente a figura feminina esteve em falta da criação do filho que adoptou, mas, foi buscar essa referência, à sua mãe( a avó adotiva do filho) e que hoje o filho tem 20 anos e está perfeitamente equilibrado. Então e será que só o Duarte  é que tem mãe ou irmã ou amiga? Será que os casais homossexuais não têm pessoas do sexo oposto ao seu nas suas famílias onde as crianças possam ir buscar referências complementares? Não é pior quem tem um homem e mulher a educar se for o caso, como tão é comum , de um ser ausente, desinteressado? Todos os pais amam só porque são pais biológicos? Todos os que têm pai e mãe sentem que têm pai e mãe ou não terão por vezes de ir buscar o modelo feminino ou masculino mas "em bom" noutras pessoas? Em avós mais presentes, em professores mais atentos?

O sr padre disse que conhece um gay que adotou uma menina e tinha a casa sempre limpinha, e por isso deu-lhe os parabéns! Mas diz que a exceção confirma a regra. Ora o sr padre que só conhece um gay que adotou, terá uma imaginação fertil e então imagina que todos os outros além do unico exemplo que conhece, são uns grandes porcalhões e não podem ser tão bons pais como o gay que adoptou e que ele conhece.

O Sr vilas boas diz que Duarte Siopa resumiu o debate todo( e foi pela via do elogio mantendo-o assim mais calado), isto referindo-se ao facto de que o sr Duarte pensa que os homossexuais não devem ser excluidos de poder adotar, mas que deve ser dada prioridade aos casais homens e mulheres. É que o sr Duarte como muito bem disse, provavelmente terá tido o processo resolvido porque também tinha conhecimentos da altura. Talvez seja bom o filho lhe ser retirado e ser dado a uma família prioritária, com homem e mulher, porque afinal nem todos temos conhecimentos para nos fazer passar à frente dos ditos prioritarios como foi o seu caso.

Muito se discutiu mas a mais de 20000 crianças já a serem educadas por casais homossexuais ficou sem resposta, porque o mais importante foi defender o interesse das crianças que ainda não estão nessa situação, como que se as que já estão fossem um caso perdido. Enfim, parabéns à deputada e aos ausentes informados e mais sensibilizados para a verdadeira questão que tanta falta fizeram.

A cereja no topo do bolo foi o sr Duarte ter falado na interferência na orientação sexual pela educação. É claro que há sempre interferência com a educação se a educação for " tens de ser assim!", porque qualquer família que dê liberdade para a pessoa sentir , se exprimir e viver, apenas dá ferramentas para a pessoa ser quem tem que ser. Mas ainda que a educação moldasse a orientação sexual, qual é o problema destas pessoas se os filhos educados por heterossexuais fossem todos heterossexuais e os educados pelos homossexuais fossem todos homossexuais? É que este cuidado parece querer evitar que as crianças desenvolvam uma deficiência e isso mostra muito que nada mais se discute, tão menos o interesse das crianças, que o mero preconceito disfarçado de preocupação pelas crianças.
                          « Última modificação: 29 de Fevereiro de 2012 por paulosabino »
                            - Vai chover...   
                             - Vai tu!!!!!!!!!!

Offline CineLorde

• Membro Ultra
                            • Ren Visual
                            O que eu lamento mais é que no debate não houve um única figura LGBT para defender a nossa perspectiva. Convidar um jornalista da imprensa cor de rosa para defender a adopção gay, para depois estar a defender que se deve dar prioridade aos casais hetero, e aquela conversa disparatada de interferência sexual. Por acaso, não estamos no ano 2012?  Quer dizer, então não é preferível que a criança vai para a família com as melhores condições? Por acaso, os homossexuais são inqualificáveis para amar, dar guarida, uma educação sã e tudo o que uma criança merece?

A Cristina Ferreira defendeu melhor os nossos direitos que o sr. Duarte Siopa. Acho que da próxima vez que os direitos LGBT forem defendidos na TVI, que convidem pessoas que sabem do que estão a falar. Dou os meus aplausos á deputada pelo BE por manter a calma, face ás interrupções do dito senhor. 

Kgirl

• Visitante

Sim, é essas duas coisas. Não sei que mais faz a não ser comentar em programas da manhã ???

loooooooool ai é este gajo, o Siopa? Podiam ter dito que eu nem dizia nada, essa figurinha pra mim tem credibilidade zero.

Offline JDelgado

• Membro Elite
                                • Simply lost
                                  • Facebook
                                Eu acho que o debate foi vergonhoso para a TVI.
                                Não convidaram ninguém dentro de alguma associação LGBT, nem ninhem com competências cientificas para debater o assunto, porque esta questão é uma questão de ciência e não de preconceitos e ideias antigas que não tem o mínimo de fundamento.

Mesmo na mais escura da escuridão, haverá sempre uma luz a brilhar para nos guiar.
                                  Basta saber encontra-la

Offline paulosabino

• Associad@
                                  • Membro Vintage
                                  (...) porque esta questão é uma questão de ciência e não de preconceitos e ideias antigas que não tem o mínimo de fundamento.
                                  O grande problema é que infelizmente esta é uma questão precisamente amarrada por preconceitos e ideias antigas sem fundamento.. acho que nem todos têm interesse que seja uma questão de ciência porque nesse aspecto é uma questão já mais que resolvida, só não agrada a todos.
                                    - Vai chover...   
                                     - Vai tu!!!!!!!!!!

Buwayh

• Visitante
                                    Os convidados deviam ter sido melhor escolhidos, mas nem tudo foi mau. A Cristina Ferreira manteve uma postura exímia durante o debate. Interveio quando teve que intervir e pôs questões pertinentes sem perder a neutralidade. Felizmente a Cecília Honório teve tempo suficiente para corrigir os disparates que os outros convidados disseram, usando argumentos claros, baseados em factos provados e em estatísticas. O que foi dito pelos restantes participantes do debate não teve muita importância porque rondou as velhas desculpas utilizadas por pessoas homofóbicas para denegrir a imagem dos homossexuais. Desculpas às quais as pessoas informadas não dão valor, especialmente vindas de elementos de partidos de extrema-direita e da igreja católica.

O Duarte Siopa desiludiu-me com o seu discurso heterossexista. De facto as crianças precisam de referências do sexo masculino e feminino, mas elas – as referências - não têm que vir exclusivamente dos pais. Podem vir dos avós, dos tios, dos primos, dos amigos, etc. Além disso, se essa questão fosse fulcral para o desenvolvimento das crianças, todos os miúdos criados por famílias monoparentais desenvolveriam uma personalidade disfuncional e isso não se verifica nas estatísticas. Quanto ao desenvolvimento da orientação sexual, penso que o complemento ambiental não é decisivo, porque se fosse, nem 2% da população mundial seria LGBT porque a esmagadora maioria das pessoas é criada por famílias tradicionais, compostas por um pai e uma mãe, e muitas dessas famílias são conservadoras. Quantos de nós fomos criados em ambientes abertos, sem preconceitos? Muito poucos. E quem fala na família, fala nos vizinhos e nos colegas de escola. A homossexualidade é mal vista em quase todos os meios. Se ela dependesse do contexto ambiental, não existiria nesses locais. Ou seja, o argumento do Duarte Siopa não tem defesa possível porque contraria a realidade.

O problema de terem sido escolhidos participantes pouco recomendáveis para o debate é que a maioria das pessoas que assiste a talkshows não está bem informada sobre estas questões relacionadas com a orientação sexual e mesmo que os argumentos utilizados pelo Duarte Siopa e companhia tenham sido inválidos, eles foram absorvidos pelo público e acabaram por contribuir para a opinião errada que já tinham sobre nós. É por isso que as estações de televisão têm que ter cuidado quando escolhem os convidados para os seus programas. O que se diz neles tem muito impacto cá fora.

Spoiler (clica para mostrar/esconder)
                                    « Última modificação: 15 de Junho de 2012 por Buwayh »

Offline Boreas

• Moderação Sénior
                                      • Membro Vintage
                                      • "Tu és rato!"
                                      [...]
                                      Podem vir dos avós, dos tios, dos primos, dos amigos, etc. Além disso, se essa questão fosse fulcral para o desenvolvimento das crianças, os miúdos criados por famílias monoparentais desenvolveriam uma personalidade disfuncional e isso não se verifica nas estatísticas. Quanto ao desenvolvimento da orientação sexual, está provado pela ciência que ela não é opcional e tem fundamento genético. Na minha opinião, se o complemento ambiental fosse decisivo, nem 2% da população mundial seria LGBT porque a esmagadora maioria das pessoas é criada por famílias tradicionais, compostas por um pai e uma mãe, e algumas dessas famílias são conservadoras. Quantos de nós fomos criados em ambientes abertos, sem preconceitos de qualquer espécie? Muito poucos. E quem fala na família, fala nos vizinhos e nos colegas de escola. [...]

Pequeno off topic para aclarar um ponto:
                                      A menos que tenha ocorrido alguma descoberta que me tenha passado ao lado, que eu saiba ainda não se concluiu nada concreto sobre a associação da orientação sexual com a genética em humanos.
                                      Acredita-se que sim (e eu como biólogo partilho e muito dessa opinião) e faz sentido, ainda que hajam muitos detratores também (e penso que há bastantes aqui no fórum), mas no entanto ainda não foi comprovado nada de modo definitivo e, na minha opinião pessoal, a maioria dos artigos dos quais eu já tive conhecimento e li também não me pareceram muito convincentes.
                                      O que já se conseguiu foi colocar moscas da fruta e ratos/ratinhos com comportamentos homossexuais através de manipulação genética.
                                        Just live!!! WILL POWER HOPE COMPASSION LOVE

Buwayh

• Visitante
                                        (...) que eu saiba ainda não se concluiu nada concreto sobre a associação da orientação sexual com a genética em humanos.

Não se concluiu, mas há fortes indícios de que assim seja. E eu, ao contrário de ti, acho que os estudos feitos são suficientemente credíveis para sustentarem a minha convicção. :)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          267 Respostas
                                          39338 Visualizações
                                          Última mensagem 17 de Janeiro de 2014
                                          por Forbidden
                                          1549 Respostas
                                          217554 Visualizações
                                          Última mensagem 17 de Abril de 2015
                                          por carolinalg
                                          166 Respostas
                                          23340 Visualizações
                                          Última mensagem 2 de Novembro de 2010
                                          por dummie