rede ex aequo

Olá Visitante28.fev.2020, 18:35:01

Autor Tópico: Canções e mensagens para Pais e Familiares  (Lida 95719 vezes)

O que temos a dizer aos pais

Offline PedroXP

• *
  • Novo Membro
  • Género: Masculino
  • ka pedra
nao sou nenhum criminoso!!!!!!!!!!!  :'(
    "Duas Grandes Pessoas"

pita_bi

• Visitante
    bem... eu queria dizer isto e como não sei onde havia de escrever achei que este seria o melhor cantinho para tal. eu pensei numa boa forma de dizer à minha mae que sou bissexual e não estava nada à espera que fosse naquele momento, mas saiu-me da boca para fora. a maneira como lhe disse não era exactamente a maneira como eu queria, mas é sempre assim kuanto mais  preparamos as coisas, pior acontece.. não me admirou a maneira como ela reagiu, não reagiu mal, aceitou e fiquei contente por isso, mas tambem sei que por outro lado foi um choque, porque apesar de eu ser filha dela e ela me aceitar como sou (que remedio...) custa sempre... acho que o que a mais preocupa neste momento, pois já falámos sobre isso, é o facto do "medo da sociedade", ela vê bem o estado em que fico (down) quando se poem a falar mal da homossexualidade/bissexualidade, etc.. e agora ela entende porkê, porque eu não sou so apenas "defensora" de tudo isto, mas porque estou integrada nisto...

Offline sweet_poison

• Membro Vintage
      • Género: Feminino
      • Don't wasted, it's only here for today
      Abram os olhos..enxerguem o k está mesmo debaixo dos vossos narizes.Não façam idealizações a meu respeito...enxerguem-me como eu sou....n como voces gostariam k eu fosse,porque essa n sou eu.
        "I guarantee that we'll have tough times.I guarantee that sooner or later one,or both of us will want to get out.But I also guarantee that if I don't ask you to be mine,I'll regret it for the rest of my life because I know in my heart you're the only one for me."

Canções e mensagens para Pais e Familiares

Offline Wolf

• Membro Ultra
        • Lucky
        Acho que isto diz tudo...

*suspiro*

When I look into your eyes there’s nothing there to see
        Nothing but my own mistakes staring back at me

[Backwards:]
        Everything has to end
        You’ll soon find that we’re out of time left to watch it all unwind
        Everything falls apart
        Even the people who never froun eventually break down
        Everything has to end
        You’ll soon find that we’re out of time left to watch in all unwind
        Everything falls apart
        Even the people who never frown eventually break down

I’ve lied to you
        This is the last smile that I’ll fake for the sake of being with you
        Everything falls apart even
        Everything has to end
        You’ll soon find we’re out of time left to watch it all unwind
        The sake of being with you
        Everything falls apart
        The sacrifice is never knowing

Why I stay
        When you just push away
        No matter what you see
        You’re still so blind to me

[Backwards:]

I’ve tried, like you, to do everything you wanted to
        This is the last time
        That I’ll take the blame for the sake of being with you
        Everything falls apart
        The sacrifice of hiding in a lie
        Everything has to end
        You’ll soon find we’re out of time left to watch it all unwind

Why I stay
        When you just push away
        No matter what you see

Reverse psychology is failing miserably
        It’s so hard to be left all alone
        Telling you is the only chance for me
        There is nothing left but to turn and face you
        When I look into your eyes there’s nothing there to see
        Nothing but my own mistakes staring back at me
        Asking why
        The sacrifice of hiding in a lie

Why I stay
        When you just push away
        No matter what you see

Why I stay
        When you just push away
        No matter what you see
          "Agora tens o coração nas mãos.
          Agora podes morder-lhe, ficar com o meu sangue e matar-me devagar.
          Agora, se quiseres."

Whisper

• Visitante
          Eu hoje tive uma conversa muito interessante com a minha mãe, ela desconfia que eu ando com uma rapariga chamada X, que é verdade lol. E hoje ela fez me bue perguntas sobre ela, perguntou-me se era com ela que eu ia jantar, donde era, o que fazia, que idade tinha, o que os pais faziam. Bue cenas mas perguntou tudo na pura, no descontra e não disse asssim nada de mau...sera que ela esta aceitar?  :D

Sea

• Visitante
            Há pais que confundem a nossa vida, com o seu projecto de vida!
            Há pais (quase todos), que vivem uma ilusão na paternidade.

Quando vejo amigas minhas deliciadas com a experiência de ser mãe, e as oiço dizer “ Muda tudo na tua vida, muda as prioridades!” não posso deixar de pensar na dimensão do que dizem.
            Penso que há tendência para esquecer, quando somos pais, o que sentimos no papel de filhos e no papel de filhos, o que sentimos como pais. 

Conheço tantos pais que se anulam na paternidade, que projectam a sua vida na vida dos filhos, que vivem para eles e em função deles, que sentem que os erros dos filhos são o resultado das suas falhas.
            Um pouco como se o cordão umbilical nunca tivesse sido cortado e por ali passassem os seus (nossos) valores, os seus (nossos) objectivos. Como se fossemos marionetas que teimam comandar de forma desajeitada, sem perceber que as linhas que puxam não resultam no movimento esperado!
            E nós, que para cumprirmos os nosso projecto, esbarramos continuamente nesse emaranhado de linhas!!! As linhas que achamos a toda a hora que já não estão lá...
            E perdemos imenso tempo a tentar limpar esse espaço que vai da marionete à mão de quem a manteve de pé e a sentir, aqui e ali, que há linhas por cortar e que mesmo depois, mesmos sem a linhas… lá nos surge um movimento imposto por aquela mão…

Offline Pandora

• Membro Ultra
              Uma amiga minha costumava-me dizer:
              “É preciso vocação para ser Pai, para ser Mãe. Para desempenhar esse papel na vida de um ser humano”.
              E com isto falava-me ela do estofo emocional, do equilíbrio quase perene, do amor (arrisco dizer incondicional) de um Pai, de uma Mãe.
              De um novo papel, quase sem preparação e por mais teorias que existam, que se assume no momento que nasce um filho, que se adopta um filho.

Compreendo o que dizes com a ilusão da paternidade. Desse ponto em que os pais se projectam em nós. Nesse momento – quase constante na vida – em que os pais desejam que façamos um caminho e quase sempre um caminho que está no ideal deles próprios. E que pode não ser – e muitas vezes não é – o nosso ideal.
              Tento compreender.
              Tento compreender, tento perceber que essa forma de ser e estar, resulta do que pensam ser melhor para nós. Resulta das vivências culturais, emocionais, sociais que lhes deram em anos e anos de vida. Quase de geração em geração e quando falamos das normas sociais vigentes.
              Ou exactamente do inverso. O que não tiveram eles, projectam e sonham agora para nós.
              E acredito que construam assim os seus papéis de pais e mães não esquecendo o pressuposto de amor, porque querem o nosso bem-estar.
              É verdade que por vezes é-lhes difícil perceber que o nosso bem-estar, o nosso equilíbrio não é medido pela mesma bitola do deles.
              Que afinal podemos ser muito diferentes.

Mas acho tão natural essa projecção de que falas. Acho tão natural que as linhas dessa marioneta existam. Não num sentido forçado, como quem manuseia um boneco, mas no sentido mais metafórico de quem aprendeu, cresceu e assimilou valores importantes através desses fiozinhos.

Quando o meu pai morreu escrevi um poema no qual falava de marionetas. E em como sentia a falta desses fiozinhos, porque naquele momento eles tinham sido arrancados e eu perdia ali esse movimento.

Sei que não é assim para toda a gente. Mas comigo foi e não queria deixar de o dizer.

Penso ainda que os meus pais também tiveram as suas ilusões de paternidade, as suas projecções (quase como todos os pais), o que compreendo.
              Mas sei também que pelo diálogo, o que importou sempre (e mais) foi o amor que sentiam por cada um de nós. Por cada filho. Independente das projecções deles ou das nossas vontades. E quando há espaço para isso ou quando esse espaço é construído, conquistado (e às vezes é assim que tem que ser), melhoram eles como pais e melhoramos nós como filhos.

Sei que, infelizmente, não é assim para todos. Ás vezes nunca chega a ser. Outras é necessário tempo para que a compreensão assente, como uma tempestade amainada.

Consigo ler nos olhos da minha mãe os sonhos dela para mim.
              Mas também consigo – talvez por ser ela uma mãe que já perdeu muito em coisas que realmente importam – que apenas deseja que eu me sinta feliz.

...

E Sea,

Estou certa que o tempo te ajudará a não sentir o peso dessa mão. Sem a necessidade de limpares o espaço que vai da marioneta à mão. Sem grilhões e sem correntes.
              Usufruindo então do que vale verdadeiramente a pena: o tal amor (incondicional).

..
                Watch your thoughts, they become your words
                Watch your words, they become your actions
                Watch your actions, they become your habits
                Watch your habits, they become your character
                Watch your character, it becomes your destiny.  (Anónimo)

Offline WaterShape

• **
                • Membro Júnior
                • Tudo tem o seu tempo certo....
                Responder
                Consigo ler nos olhos da minha mãe os sonhos dela para mim.
                Mas também consigo – talvez por ser ela uma mãe que já perdeu muito em coisas que realmente importam – que apenas deseja que eu me sinta feliz.

Muito lindo, conseguiste comover-me com este texto sobre os pais. É verdade, que apesar de as relações com eles são por vezes carregadas de muitas tensões, também têm um papel vital na nossa vida, na nossa formação. No fundo são (ou deveriam ser) o nosso porto seguro na nossa vida. Aqueles que nos amarão sempre e os que sofrerão sempre por nós.

Offline neoro_girl

• *
                  • Novo Membro
                  • entweder fickst du oder du gehst von oben weg..=P
                  eu n consigo contar au meu pai poix n tenh mta lidaxao com ele... :'(
                  a minha mae n sei to mesm nakela...maix axo k ainda n vou contar nd pois ainda n arranjei coragem..... :-\
                  bjs pa tds
                    =)

Offline Hekamiah

• Membro Sénior
                    • O Gurreiro da Luz
                      • A voar mais alto
                    A minha opiniao é que todas as maes sabem, principalmente no caso dos rapazaes, basta ver o olhar delas qdo falamos de alguns assuntos.
                    Olhar estranho, tipo um mix de ternura, compreensao , mas tb alguma desilusão.. Compreensivel, pq apesar de quererem a nossa felicidade, este facto vai contra o q projectaram para nos...
                    Eu digo: Obrigado pais pelos projectos que idealizaram para mim, e obrigado por tudo que fizeram. Agora que sou crescido deixem me projectar tb e sirvam como apoio..
                      I am the one star that keeps burning, so brightly,
                      It is the last light, to fade into the rising sun

I'm with you
                      Whenever you tell, my story
                      For I am all I've done   http://a-voar-mais-alto.blogspot.com/

Offline bugkill3r

• Orador(a)
                      • Membro Elite
                        • a banalidade da diferença
                      A minha opiniao é que todas as maes sabem, principalmente no caso dos rapazaes, basta ver o olhar delas qdo falamos de alguns assuntos.
                      Olhar estranho, tipo um mix de ternura, compreensao , mas tb alguma desilusão.. Compreensivel, pq apesar de quererem a nossa felicidade, este facto vai contra o q projectaram para nos...
                      Eu digo: Obrigado pais pelos projectos que idealizaram para mim, e obrigado por tudo que fizeram. Agora que sou crescido deixem me projectar tb e sirvam como apoio..
                      Eu por acaso discordo totalmente qto as mães saberem sempre. A meu ver tudo tem a ver com o tipo de relacionamento que temos com os nossos pais. Claro que qto mais próximo estivermos dos nossos pais e mais falarmos com eles, mais probabilidades existirão para as nossas mães poderem desconfiar. Alias até acho que muitas mães nem equacionam sequer tal hipotesa para os seus filhos, o que um da irá dificultar ainda mais (ou não) a aceitação de tal.  :-\

nicsparks

• Visitante

Sendo a pessoa que és, terás todos os projectos com sucesso e serás sempre um BOm Apoio!

Eu creio em ti!...

kisses
                      nics :-*

Offline Hekamiah

• Membro Sénior
                        • O Gurreiro da Luz
                          • A voar mais alto
                        nicsparks, brigado pelo apoio.

Mas nada d mais, apenas defendo que se sempre formos genuinos a vida desenvolver se a naturalmente.

Qto aos pais...
                        Força para aqueles que pensam ou ja abraçaram esta batalha.. Se realmente virem que esta luta é necessaria para a vossa felicidade , entao força, lutem, batalhem e nunca desistam..

Qto a mim...
                        Neste momento n considero necessario entrar por ai... Sendo Homo ou Hetero sempre serei aquela pessoa q eles sabem q sou e sempre lutarei pelos primcipios q eles m ensinaram...

I'm with you

lost_lightning

• Visitante
                          tive a ler no outro dia um broxura q encontrei no meio daquelas tantas q estao expostas na ILGA d lisboa.. o titulo era: coo dizer aos teus paIS  sobre a tua homosexualidade, ou coisa do genero:P

gostei mt da maneira como esta escrito. informamnos das varias fases pelos quais a mairoia dos pais passame  comolidar com elas.. ajudamte aperceber se estas resaãlmente preperado p isso ou ano.
                          quem tiver oportunidde n deixe de a ler

:-*

Offline Hekamiah

• Membro Sénior
                            • O Gurreiro da Luz
                              • A voar mais alto
                            Da pra ler online???
                            Tens link??

I'm with you

nakedboy

• Visitante

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                • Membro Vintage
                                  • Homofobia
                                Hmmm, a mesma info encontra-se em:

http://ex-aequo.web.pt/pais.html

Sugeria que tentassem pesquisar e aproveitar melhor a info que está disponível no site oficial da rede ex aequo.

Afinal, está lá para vocês. ;)
                                  "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

nakedboy

• Visitante
                                  Desculpa bluejazz :-[
                                  De facto foi um GRANDE descuido meu :-X
                                  Ando a menosprezar a associação [smiley=chicote.gif] [smiley=bomba.gif]

Offline Hekamiah

• Membro Sénior
                                    • O Gurreiro da Luz
                                      • A voar mais alto
                                    Eu tb queria pedir desculpa. O problema é que nao ha tempo para investigar e qdo alguem nos indica o link , tudo se torna mais rapido...Vou tentar conhecer melhor a informação disponivell aqui... :-\

I'm with you

Offline joramos

• Membro Total
                                      • ...

É uma fase de medos que normalmente os pais não conhecem, não acompanham. Quando ganhamos coragem para falar, já passou muito tempo. Já superamos muitas barreiras; a surpresa, a negação, a luta interior, a desilusão…
                                      Quando finalmente, vos encaramos… nesse dia em que a nossa vida fica em suspenso,

tambem já fui filho, tenho 32 anos e sou pai de dois rapazes e por isso hoje posso dizer que se os pais não acompanham essa fase é porque os filhos se fecham e não falam sobre ela, não depois de "pensarem" que são homosexuais ou outra coisa qq que devem ir ter com os pais é quando essa duvida ou questão os assalta pela primeira vez... e não concordo com fecharem-se dentro de uma concha para ganharem forças e só quando pensam que já sabem tudo irem ter com os pais e dizerem tudo mnessa altura cheio s de peito como se os pais já não podussem fazer nada ou passar um raspanete... nessa altura nós os pais só podemos é apoiar mas tb ficar tristes por não pudermos ter sido a ajuda que temos a certeza que era precisa estar lá na hora certa. nesse aspecto acho que o forum e a rede dão uma grande ajuda e são uma grande vantagem, mas todos nós que tb já fomos filhos e agora somos pais sabemos que não há nada como a palavra maiga de um pai ou aquele abraço apertado na altura certa. acreditem em mim e procurem apoio nos braços dos vossos pais, não há ninguém que goste mais de vcs que os vossos pais, apesar de por vezes não parecer...  ;)
                                        mãe, cada palavra que me ensinaste repete mil vezes o teu nome - José Luís Peixoto

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        42 Respostas
                                        162850 Visualizações
                                        Última mensagem 15 de Junho de 2009
                                        por Maclay
                                        22 Respostas
                                        7348 Visualizações
                                        Última mensagem 7 de Janeiro de 2018
                                        por Atomic
                                        15 Respostas
                                        2566 Visualizações
                                        Última mensagem 17 de Dezembro de 2015
                                        por JPinheiro09