rede ex aequo

Olá Visitante16.jul.2019, 07:13:04

Sondagem

Qual é o tema que gostarias de ver abordado na reunião?

Arte e Figuras Públicas LGBT
13 (41.9%)
Internet
9 (29%)
LGBT e as Forças Armadas
3 (9.7%)
Meio Rural vs Urbano
4 (12.9%)
Tema Opcional (deixa uma mensagem com a tua sugestão)
2 (6.5%)

Votos totais: 24

Sondagem encerrada: 15 de Abril de 2012

Eventos linkados

• Porto: LGBT e os Média: 28.nov.2011
  • Porto: Família e Amigos: 12.dez.2011
  • Porto Braga: Jantar de Inverno: 16.dez.2011
  • Porto: Filme T: 26.dez.2011
  • Porto: Religiões e os LGBT: 09.jan.2012
  • Porto: Bissexualidade: 23.jan.2012
  • Porto: Relacionamentos: 13.fev.2012
  • Porto - Culturas e Subculturas LGBT: 27.fev.2012
  • Porto: Coming Out: 12.mar.2012
  • Porto:Transgenerismo: 26.mar.2012
  • Porto: Jantar de Primavera: 30.mar.2012
  • Porto: Colegas e Trabalho: 09.abr.2012
  • Porto: Arte e figuras públicas LGBT: 23.abr.2012
  • Porto: Homo/Bi/Transfobia: 14.mai.2012
  • Porto: Depressão, Isolamento e Suicídio: 28.mai.2012
  • Porto: Orgulho Visibilidade e Ativismo: 11.jun.2012
  • Porto: Transexualidade: 25.jun.2012
  • Porto: ISTs e dúvidas sobre sexo: 09.jul.2012
  • Porto: Mitos e Estereótipos: 23.jul.2012
  • Porto: Filme de temática lésbica: 13.ago.2012
  • Porto: História e Direitos LGBT: 10.set.2012
  • Porto: Internet: 24.set.2012
  • Porto: Coming Out: 08.out.2012
  • Porto: Jantar de Outono: 22.out.2012
  • Porto: Atividade Surpresa e Eleições: 22.out.2012

Autor Tópico: Atividades e Reuniões de 2011/2012  (Lida 29033 vezes)

Notícias apresentadas na Dinâmica LGBT e os Média de 28.11.2011

Offline ttorres

• Associad@
  • Membro Sénior
  • Género: Masculino
  • I have SPOKEN!
Boas! ;D

A pedido de várias famílias (uma pelo menos lol) seguem em baixo as notícias escolhidas para ler e comentar durante o debate da reunião de ontem, os LGBT e os Média :)

Apesar de termos tido tempo só para duas, seguem integralmente as quatro notícias escolhidas que tínhamos previsto debater. Divirtam-se a esmiuçá-las! :devil

Notícia 1:

Jogador de râguebi sofre AVC e acorda gay

Publicado a 9 de Novembro de 2011 no Correio de Manhã
Link:  http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/jogador-de-raguebi-sofre-avc-e-acorda-gay

A vida pode mudar de forma tão repentina quanto inesperada. Pelo menos a acreditar na história de Chris Birch, um jogador de râguebi, de 26 anos, que, após sofrer um AVC, acordou no hospital assumindo-se como homossexual. “Parece estranho, mas quando acordei senti-me imediatamente diferente. Já não estava interessado em mulheres. Definitivamente era gay e ainda sou”, afirmou o jovem britânico, em declarações ao ‘Daily Mail’.
Tudo mudou em Setembro, quando Chris Birch tentava realizar um salto mortal num treino. Caiu, partiu o pescoço e sofreu um AVC. Acordou no hospital um homem completamente novo. Para trás ficou o emprego como bancário e namorada, com quem planeava casar em breve. “Nunca me senti atraído por homens e nem sequer tinha amigos gays. Mas não ligo ao que era antes, só preciso ser honesto com os meus sentimentos”, relatou o jovem.
Antes do acidente, Birch passava os fins-de-semana a ver desporto na televisão e a beber com os amigos. “De repente, passei a odiar tudo na minha vida antiga. Não me dava bem com os meus amigos, odiava desporto e achava o meu emprego no banco muito chato”, contou.
E então decidiu mudar tudo: “Comecei a preocupar-me mais com a minha aparência. Pintei o cabelo e comecei a fazer exercício. Passei de um skinhead de 120 quilos para um homem bem cuidado de 70. As pessoas não me reconhecem com o visual novo, mas fiquei muito mais confiante”, garantiu.
Chris Birch terminou a relação com a namorada, deixou o emprego, passou a ser cabeleireiro e foi viver com um homem, que conheceu numa discoteca.
O jovem ainda procurou explicação para a sua súbita mudança. Um neurologista explicou-lhe que o acidente pode ter aberta uma parte diferente do cérebro, que lhe mudou a personalidade e deu como exemplos pessoas que acordam depois de um AVC com sotaques diferentes.

Notícia 2:

Fidel Castro lamenta homofobia do regime cubano.
 Publicado a 1 de Setembro de 2010 no Jornal Público
Link:   http://www.publico.pt/Mundo/fidel-castro-lamenta-homofobia-do-regime-cubano-1453937

O antigo Presidente de Cuba, Fidel Castro, pediu desculpa pelo comportamento homofóbico do regime comunista, que há meio século enviou centenas de homossexuais para campos de trabalho forçado sob a acusação de serem contra-revolucionários. “Foram momentos de grande injustiça, e se alguém é responsável, sou eu”, confessou Fidel, numa entrevista ao jornal mexicano La Jornada.
  Pela primeira vez, Fidel admitiu que, tal como as mulheres e os negros, os homossexuais foram marginalizados e perseguidos pelas autoridades, depois da revolução de 1959. Durante as décadas de 60 e 70, centenas de pessoas foram despedidas, forçadas ao exílio e enviadas para campos de reeducação – as chamadas Unidades Militares de Ajuda à Produção – por causa da sua orientação sexual. (...)Passados mais de 50 anos, Fidel disse que “queria delimitar a sua responsabilidade” na discriminação sofrida pelos gays, “até porque pessoalmente não tenho esse tipo de preconceito”, esclareceu. No entanto (...) Castro usou várias vezes palavras depreciativas para referir-se aos homossexuais. “A nossa sociedade não pode dar cabimento a essas degenerações”, declarou em 1963.
Outra vez, Fidel especulou sobre as origens da homossexualidade: “Eu, que não sou cientista, sempre observei uma coisa: o campo não gera esse subproduto. Estou convencido de que esse problema tem tudo a ver com um ambiente de indolência”.
A homossexualidade foi descriminalizada em Cuba em 1979, mas (...) a homofobia ainda está latente naquele país.  (...)
De acordo com números coligidos por aquela fundação, mais de 5000 jovens gays cubanos foram detidos ou multados pela polícia e cerca de 600 homossexuais seropositivos foram condenados à prisão por “perigo social”.

Notícia 3:

Ministra diz que testes sanguíneos não discriminam homossexuais 
Publicado a 19 de Agosto de 2009 no Jornal Público
Link:  http://www.publico.pt/Política/ministra-diz-que-testes-sanguineos-nao-discriminam-homossexuais-1396828

Um grupo de dez pessoas, activistas de associações LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros) com um cartaz que dizia “O sangue heterossexual não salva vidas sozinho” manifestou-se esta manhã à porta do Hospital de Santo António (HSA), no Porto, contra a proibição de os homossexuais poderem dar sangue. O grupo fez coincidir o protesto com a visita da ministra da Saúde, Ana Jorge, ao HSA. André Verde, um dos participantes, denunciou que neste estabelecimento houve casos de homossexuais que foram proibidos de dar sangue.
  Segundo o formulário de inquérito do HSA (...) na pergunta n.º 12 pode ler-se: “Se é homem: alguma vez teve relações sexuais com outro homem?” Para André Verde, “não se trata de uma pergunta sobre se há comportamentos de risco, mas sim sobre a orientação sexual, o que é completamente discriminatório e preconceituoso”.
  Quando questionada pelos jornalistas sobre o protesto à porta do HSA, a ministra da Saúde respondeu que “não é a homossexualidade masculina que é a causa de não se poder dar sangue, o que é analisado são os comportamentos de risco”. Confrontada então com o caso concreto da pergunta n.º 12 do formulário do HSA, Ana Jorge contrapôs que “a pergunta do Hospital de Santo António é da responsabilidade do serviço”.
  Tornou-se então necessário interrogar o presidente do conselho de administração do HSA, Pedro Esteves, sobre as declarações da governante e a pergunta do formulário. Este responsável respondeu que “do ponto de vista técnico, a orientação do Ministério da Saúde é essa”. Mas foi o próprio Pedro Esteves a anunciar que esse procedimento “está a ser reavaliado” pelo ministério “porque o importante é o comportamento de risco e não a homossexualidade”.

Notícia 4:

Cavaco Silva promulga lei do casamento homossexual
Publicado a 17 de Maio de 2010 no Jornal i
Link:  http://www1.ionline.pt/conteudo/60335-cavaco-silva-promulga-lei-do-casamento-homossexual-

O presidente da República promulgou a lei que vai permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
  Cavaco Silva falou ao país a partir do palácio de Belém e, depois de salientar “o momento de crise pelo qual o país está a passar” (...) disse ser do “total interesse nacional não causar a discórdia pública nem um conflito entre as forças partidárias que aprovaram o documento em Assembleia da República”. O Presidente (...) justificou a decisão como sendo do “superior interesse nacional”, não sem antes dar o exemplo de países como a Holanda, a Dinamarca e Espanha, onde a aprovação da união de pessoas do mesmo sexo foi levada muito a sério, ao contrário de Portugal, “onde não houve um esforço no sentido de alcançar o compromisso” dentro da própria Assembleia.

O diploma da AR que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo “foi por mim submetido ao Tribunal Constitucional, que considerou não haver qualquer inconstitucionalidade na proposta. Enquanto Presidente da República poderia ainda ter feito uso do meu direito de veto e, assim, de volver o texto à AR. Mas tenho a certeza que as forças partidárias que inicialmente o aprovaram, voltariam a aprová-lo, pelo que não vou alimentar a discórdia pública” (...). Por isso, continuou Cavaco, num momento em que o desemprego, o agravamento da pobreza e o endividamento externo” comprometem a agenda política nacional, “há momentos na vida de um país em que tem de se evitar a fricção política”.

Próxima reunião - 28.11.2011 - LGBT e os Média

Offline ttorres

• Associad@
    • Membro Sénior
    • I have SPOKEN!
    Quando puderem coloquem os textos das notícias para elas serem esmiuçadas! lol :devil

Já foi aberto um novo tópico no sub-fórum do Porto para prover a essa necessidade ;) lol

Aqui o têm: http://www.rea.pt/forum/index.php?topic=28146.0

Próxima reunião - 28.11.2011 - LGBT e os Média

Offline TUGether

• Associad@
      • Membro Sénior
      • "We are all here on this Earth together"
      ganda reunião pessoal, vós sois malta de alto gabarito=)

próxima reunião e jantar contem comigo que ainda estou de férias ;D

agora estou no metro com o Wtf? a caminho de Parrris para uns dias super romanticos *.* muhahaha

abreijosss
        More important than to be right is not to be crazy.
        "I hate being bipolar is good" :( :)

JANTAR DE INVERNO do grupo ex aequo porto e braga - 16 de Dezembro

Offline ttorres

• Associad@
        • Membro Sénior
        • I have SPOKEN!
        Olá a tod@s!!! lol [smiley=bateria.gif]

:party O **frio** já está à porta e com ele a promessa de muitas festas e jantaradas!!! Por esse motivo, os grupos ex aequo porto e ex aequo braga estão a preparar-se para mais um caloroso Jantar de Inverno para o qual estão TODOS convidados!!! O jantar tem por objectivo proporcionar algumas horas de convívio e diversão dentro do espírito da associação. :party

:party [smiley=balao.gif] :party [smiley=balao.gif] :party
        [smiley=malabarista.gif] [smiley=bateria.gif]     :party [smiley=balao.gif] :party [smiley=balao.gif] :party      [smiley=bateria.gif] [smiley=malabarista.gif]
        [smiley=balao.gif] :party [smiley=balao.gif] :party [smiley=balao.gif] :party

[smiley=feliz.gif] Sobre o jantar...

[smiley=balao.gif]  [smiley=balao.gif]Inscrições - deverão ser feitas até dia 13 de Dezembro por meio do seguinte formulário online http://goo.gl/dJJNe
                     :party   Local e Data - Serão divulgados por email após inscrição ;)
                    :book  Ementa - Prato de carne: Lombo de porco assado [smiley=orgulhoso.gif]
                                            Prato de peixe: Bacalhau com natas [smiley=sim.gif]
                                            Prato vegetariano (sujeito a reserva, deve ser comunicado com 2 dias de antecedência) :up
                                            Bebidas: Água, refrigerantes, sangria e receita (até 1 litro por pessoa) :blush [smiley=bebado.gif] :blush

[smiley=feliz.gif] E porque uma ocasião tão especial como esta é sempre uma boa oportunidade para todos darem o seu contributo, ao custo da refeição será incluído um módico valor simbólico que reverterá integralmente para os grupos locais da nossa querida rede ex aequo.

Preço - 8,50 euros (8 euros para associados) [smiley=hipnotizado.gif]

[smiley=balao.gif] :party [smiley=balao.gif] [smiley=malabarista.gif] :party [smiley=balao.gif] :party  NÃO PODES FALTAR!!!  :party [smiley=balao.gif] :party [smiley=malabarista.gif] :party [smiley=balao.gif] :party

Contamos com a tua presença,
        A coordenação do grupo ex aequo porto e braga

Para mais informações contacta-nos através de:

Telefone: 91 791 39 66 - ex aequo porto
                        91 791 01 21 - ex aequo braga

Email: porto@rea.pt
                  braga@rea.pt

ou

Enviando uma mensagem pessoal para qualquer um dos coordenadores/moderadores do grupo ex aequo porto ou braga

« Última modificação: 6 de Dezembro de 2011 por bpn »

JANTAR DE INVERNO do grupo ex aequo porto - 16 de Dezembro

Offline _levitar_

• Associad@ Honorári@
          • Membro Elite
          • Género: Feminino
          • @carpe diem@
            • Shelfari
          Que fixolaaaaaaaaaaaaaaaaaasssss :up :up
            "be yourself...no matter what they say..."
            "we need a change, do it today!"
            "if you let your fears keep you from flying, you will never reach your height"

Offline bpn

• Associad@
            • Membro Total
            Vamos pessoal, vamos a inscrever :D

Reuniões na segunda e na quarta semana, sempre à segunda feira. Venham!

Offline O'Connell

• Membro Elite
               lol lol

Não acredito que ainda ninguém veio comentar.
              Estou a ver que vou ter que mudar isso... :P
                «No, no, not my car! [menacingly] Oh I hate mummies!» by myself  lol

Offline Boreas

• Moderação Sénior
                • Membro Vintage
                • "Tu és rato!"
                Já me inscrevi  ;D
                  Just live!!! WILL POWER HOPE COMPASSION LOVE

Offline bpn

• Associad@
                  • Membro Total
                  Inscrição feita :D:D YEAH !!!  :clown [smiley=bebado.gif] [smiley=bebado.gif] [smiley=bebado.gif]

Reuniões na segunda e na quarta semana, sempre à segunda feira. Venham!

Offline Rickyjrbd

• Associad@
                    • Membro Total
                    • Tudo na vida tem o seu lado positivo^^
                    Também já me inscrevi XDDDDD

Offline ttorres

• Associad@
                      • Membro Sénior
                      • I have SPOKEN!
                      E já somos 4! :D Também já me inscrevi 8-)

Próxima reunião - FAMÍLIA E AMIGOS - 12 de Dezembro de 2011

Offline ttorres

• Associad@
                        • Membro Sénior
                        • I have SPOKEN!
                        Hello a tod@s!!! ;D

Avizinha-se mais uma reunião no horizonte :) Qual é ela? A reunião de 12 de Dezembro sob o tema Família e Amigos, claro!!! :D Aposto que a vossa curiosidade é muita a propósito deste assunto e as dúvidas abundam:

??? Devemos assumir-nos perante a família e amigos?
                         ??? Que impacto tem este segredo para a unidade da família?
                         ??? De que modo é esse acto importante nas nossas vidas?  
                         ??? A reacção da famíla é a mesma que a dos amigos?
                         ??? Que diferentes obstáculos podem as pessoas que estão à nossa volta representar? Ou que formas de apoio poderão elas proporcionar?

Vamos procurar que esta reunião possa abranger todas estas questões e mais. ;) Esta reunião é ainda uma excelente oportunidade para, se algum membro assim o entender, convidar um familiar ou amigo interessado que possa contribuir com os seu próprio testemunho, as suas perguntas e ficar a conhecer um pouco melhor a realidade da juventude LGBT e as suas angústias e medos comuns no que toca a um assunto tão sensível e importante.

Apareçam!!! :up

Informações para a próxima reunião

Tema - Família e Amigos
                        Data - 12 de Dezembro de 2011
                        Hora de início - 18:15
                        Hora de término - 20:15
                        Local - Espaço Maus Hábitos (4º andar) - Se não sabes como chegar ao local, clica aqui
                        Recepção a novos membros - 17:45
                        (Momento em que os coordenadores se apresentam e recebem os novos membros. Apresentam a rede ex aequo e seus projectos e explicam como funcionam as reuniões)

ATENÇÃO
                        Quem chegar 15 minutos após o início da reunião deverá aguardar pelo intervalo para entrar na segunda parte, de modo a não perturbar/quebrar o desenvolvimento das dinâmicas.

Palavras dirigidas aos novos membros nas reuniões.
                        Se és novo membro e estás indeciso, ou tens medos, pois não conheces ninguém e não sabes o que podes encontrar...não há motivos para não apareceres. Pois:

Se tens medo de encontrar alguém conhecido. :-X
                        Lembro-te que as probabilidades disso acontecer são ínfimas (penso que se aconteceu uma vez foi o muito), mas mesmo que isso seja possível todos os presentes estão em pé de igualdade, independentemente da orientação sexual ou da identidade de género, todos estão ali não só pelo convívio como para conhecer e aprender mais.

Se és tímido e tens medo que as reuniões exijam muito de ti. :-[
                        Lembro-te que podes não participar nas dinâmicas. Podes assistir simplesmente à reunião e da nossa parte tudo faremos para te colocar à vontade.

Se pensas que as reuniões são uma "seca" e nem conheces muito bem a estrutura. [smiley=desconfortavel.gif]
                        Informo-te que é objectivo do grupo proporcionar reuniões dinâmicas, de partilha, divertidas e que permitam o envolvimento de todos os membros, abolindo o conceito professor-aluno e mostrando que nas reuniões todos temos um papel relevante.
                        No que respeita à estrutura, normalmente a reunião começa com um Jogo de Conhecimento de modo a que todos os participantes se apresentem...depois entramos no tema propriamente dito, com uma breve apresentação e com uma dinâmica de exploração do tema. Mais ou menos a meio da reunião temos um intervalo de 10 minutos e quando regressamos costuma-se fazer um Quebra-Gelo para voltar a interligar os participantes e estimular a coesão do grupo. Feito isto voltamos à temática e quando estamos perto do final salientam-se as principais conclusões (ao tema) alcançadas pelo grupo.

Para mais informações contacta-nos através de:

Telefone: 91 791 39 66
                        Email: porto@rea.pt

ou

Enviando uma mensagem pessoal para qualquer um dos coordenadores/moderadores:
                        Boreas/bpn/818/ttorres/BlackTide
                        « Última modificação: 5 de Dezembro de 2011 por BlackTide »

Offline ambg

• *
                          • Novo Membro
                          E lá vou eu à minha segunda reunião! :)

Offline ambg

• *
                            • Novo Membro
                            Quero muito ir, mas apenas saberei dar certeza amanhã ou na quarta, o mais tardar. Espero conseguir! Gostei muito do bocado que estive com vocês na e depois da última reunião. :)

Offline Donald

• Associad@
                              • Membro Sénior
                              Em princípio devo ir.  :)

Estava a pensar levar alguém, mas só de pensar na maneira de como convidar esse alguém...  [smiley=preocupado.gif]
                                “I’m tough, I’m ambitious and I know exactly what I want. If that makes me a bitch, okay.”
                                — Madonna

Offline ttorres

• Associad@
                                • Membro Sénior
                                • I have SPOKEN!
                                Venham, venham! quantos mais melhor!  ;D

Offline TUGether

• Associad@
                                  • Membro Sénior
                                  • "We are all here on this Earth together"
                                  inscrição - check  ;D

oh yea
                                    More important than to be right is not to be crazy.
                                    "I hate being bipolar is good" :( :)

Offline year_7

• Membro Ultra
                                     :up

Offline Boreas

• Moderação Sénior
                                      • Membro Vintage
                                      • "Tu és rato!"
                                      Esperamos por ti.  :)

Vamos lá pessoal?
                                        Just live!!! WILL POWER HOPE COMPASSION LOVE

Offline Donald

• Associad@
                                        • Membro Sénior
                                        Venham, venham! quantos mais melhor!  ;D

posso levar a minha cadela?  ;D
                                          “I’m tough, I’m ambitious and I know exactly what I want. If that makes me a bitch, okay.”
                                          — Madonna