rede ex aequo

Olá Visitante20.set.2020, 09:11:05

Autor Tópico: Herpes Genital... Como lidamos com isto?  (Lida 3512 vezes)

Herpes Genital... Como lidamos com isto?

Offline Pedrocas

• *
  • Novo Membro

Há algumas semanas recebi os resultados de um "check-up" que pedi à minha médica. Negativo para quase tudo (HIV, sífilis, etc), mas positivo para o Herpes I (o vírus que causa o herpes labial e quase todos nós temos) e Herpes II, o que provoca lesões genitais. A médica estava mais preocupada com o meu nível de colesterol, e eu pensei que um herpes era algo banal e que não teria mais consequências.

Foi quando entrei na Net e comecei a visitar os sites americanos que o terror desabou em mim. Na América isto parece carregar um estigma pior que o da SIDA, e os fóruns estão repletos de gente em agonia que pensa que a vida acabou, que nunca mais poderão ter sexo com ninguém - e se o fizerem, mesmo com protecção, mas nao avisarem os parceiros que possuem o vírus, podem acabar na prisão. A maior parte da informação que encontro na Net parece andar nessa onda (isto apesar de ser um vírus que 1 em cada 4 ou 5 pessoas carregam nos EUA; calcula-se que na Europa não seja muito diferente). O vírus parece ter criado uma sociedade paralela de "sofredores" nos EUA, pessoas que sabem ser positivas e que vivem no terror de ser descobertas e estigmatizadas - a doença é associada a promiscuidade. As histórias que li eram incríveis.

Confesso que me sinto desesperado neste momento e não sei lidar com isto. Leio que a doença, ou condição, pode ser transmitida por simples contacto de pele com pele, sendo o preservativo inútil em certos casos, e que esta é transmitida mesmo sem nenhuma lesão ou erupção visível. Há centenas de estudos financiados pelas companhias farmaceuticas que vendem anti-virais para o herpes que indicam que as pessoas infectadas "libertam" vírus pela pele a maior parte do tempo. Como lidar com algo assim? Se o simples contacto de pele pode infectar outra pessoa, então isto deve ser pior que a SIDA...

Ficava agradecido por qualquer comentário sobre este assunto. Ainda não percebi como é esta situação abordada em Portugal. A mim disseram-me que o tratamento episódico das recorrencias era tudo o que era preciso. Nos sites americanos as pessoas são aterrorizadas a comprar medicação diária que suprime o vírus (medicamentos como o Valtrex da Glaxo Smith Klein) e, dizem, reduz a taxa de libertação do virus e sua infecciosidade.

Abraços

P.

Offline Pulse

• Membro Vintage
    • Género: Masculino
    • After all, losing all hope was freedom.
    Os americanos não são o melhor exemplo para nada.
    Como já deves saber o herpes simplex tipo II não tem cura e tem períodos de agudização, em que terás sintomas, e outros de latência, em que não terás sintomas nenhuns.
    O que tens de fazer é tomar a medicação que o médico de receitar, que deve passar por acyclovir, ou qualquer coisa do estilo e usar preservativo nas relações. É verdade que pode ser transmitido por áreas não cobertas pelo preservativo.
    Quanto ao resto, ter herpes não é agradável, mas também não é o fim do mundo, basta que tenhas cuidado para prevenir o contágio e que nas fases agudas tomes a medicação certinha.
    Esquece os sites americanos, eles são muito histéricos com tudo o que tem que ver com sexo e ISTs...
    « Última modificação: 11 de Dezembro de 2011 por Pulse »
      And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

Offline Pedrocas

• *
      • Novo Membro
      Obrigado pela resposta Pulse...

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
        52 Respostas
        10604 Visualizações
        Última mensagem 27 de Setembro de 2013
        por Narly
        5 Respostas
        2801 Visualizações