rede ex aequo

Olá Visitante29.mai.2023, 02:32:03

Autor Tópico: Bibliotecas. Costumas frequentar?  (Lida 16873 vezes)

Bibliotecas. Costumas frequentar?

navigator

• Visitante
Olá! Costumam ir à biblioteca da vossa cidade ou da vossa vila? Recorrem ao serviço de leitura domiciliária ou preferem comprar os livros? Porquê? O que têm a dizer sobre as bibliotecas das vossas cidades e vilas? São boas? Estão bem recheadas ou têm poucos livros? E as bibliotecas das escolas e faculdades, costumas lá ir? Costumas lá estudar?

Bons comentários!

Offline biri

• Membro Vintage
    • Género: Outro
    • Sometimes the within is piano black
    Eu adoro bibliotecas! Por mim passava lá a vida.

Livros escolares, costumo requisitar porque não me apetece pagar uma exorbitância por um livro. Quanto aos livros de "lazer", tenho de os comprar, tenho de os ter, tenho de sentir o papel (odeio ler livros no PC). Gosto demasiado de livros para depois os devolver. Gosto de estar a construir a minha própria biblioteca. Diga-se de passagem que já comprei muitos mais livros do que compro actualmente, mas tenho-os todos guardadinhos e estimadinhos e são a luz dos meus olhos. O meu sonho é ter uma biblioteca enorme em casa! Ter uma casa que esteja forrada de prateleiras/estantes de madeira e livros!

Quanto à biblioteca da faculdade, a da minha faculdade actual não gosto, é desconfortável e demasiado "fechada". Além de ter poucos espaço e lugares para a quantidade de gente que a frequenta. Em contraste, adorava a biblioteca da minha antiga faculdade. Na hora de almoço ou quando não tinha nada para fazer, chegava a ir lá apenas passear... Era muito raro o dia em que não entrava lá... Era super confortável. Quer as cadeiras, quer as mesas, quer o próprio espaço, iluminação, luz natural, o ar em si (não ser pesado, nem "viciado"), tudo...

Em termos de livros, têm as duas o essencial, embora a actual tenha muitos mais, porque é mais direccionada para a minha área do que a outra, que servia várias faculdades de áreas diferentes.
      You live long enough to hear the sound of guns, to find yourself screaming every night, long enough to see your friends betray you. For years I've been strapped unto this altar. Now I only have 3 minutes and counting. I just wish the tide would catch me first and give me a death I always longed for.

zerpp

• Visitante
      Sim, mas só a da Gulbenkian...

Navegante

• Visitante

pena que em muitas bibliotecas a crise implique necessariamente algum desinvestimento.

LOL ...Sim, é verdade, isso nota-se no que diz respeito a novas edições de qualidade. Eu por acaso não vou muito pelas novidades, vou mais por autores que tenham já renome e até consigo encontrar alguma coisa na biblioteca da minha vila. Mas ás vezes há o autor mas não há o livro que eu gostaria de ler, etc. Também houve o caso de uns livros que andam por aí muito em voga e que eu quis ler e que a biblioteca tinha porque lhe foram oferecidos.

Offline Aerys II

• Membro Total
          Já frequentei mais. Não quer dizer que tenha deixado de ler, muito pelo contrário; o que acontece é que atualmente leio mais no computador (ao contrário da maior parte das pessoas não me faz grande confusão ler em pdf).

Offline mia_in_chains

• Associad@
            • Membro Total
            • Género: Feminino
            Eu costumo frequentar muito as bibliotecas, principalmente por 3 razões:

1) dependendo do sítio, costumam ter uma grande variedade de livros, de várias áreas e até línguas.

2) se ler livros da biblioteca, não os necessito de comprar (e neste momento, o meu orçamento é muito reduzido)

3) adoro o cheiro dos livros e o ambiente de uma biblioteca em geral

Sendo assim, há bibliotecas e bibliotecas, e de facto em algumas, com menos financiamento, nota-se um certo desinvestimento. As melhores que eu até agora frequentei foram:

1) Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

2) Biblioteca pública Almeida Garett, Porto

3) Biblioteca pública de Faro

4) Biblioteca pública de Guimarães

No entanto, também leio livros on-line, para complementar os que requisito na biblioteca.

doorbell

• Visitante
              Sim, por acaso sim.  :P e agora passou a ser a da faculdade, trabalhos e frequências  [smiley=morto.gif]

Offline Aerys II

• Membro Total
                Agora frequento bastante a biblioteca da universidade. Assim como com a leitura, apercebi-me que gosto de estudar se estiver rodeado de gente que eu não conheço.

Offline haka

• Membro Vintage
                  Costumo ir à biblioteca municipal de Cascais

Offline unknownforever

• *
                    • Novo Membro

Sim, vou pelo menos 2 vezes por mês trocar livros.
                    Ultimamente está difícil encontrar o que se procura, já que com a crise as camaras municipais também cortaram na compra de livros novos para as bibliotecas  >:(

Offline mia_in_chains

• Associad@
                      • Membro Total
                      Antes que tudo tenho a dizer que adoro bibliotecas! Para mim são dos locais mais acolhedores do mundo! Livros, livros e aquele cheirinho e ambience típica de biblioteca...que maravilha!

Costumo frequentar mas para ler costumo requisitar os livros e lê-los ou no jardim ou em casa.

A biblioteca da cidade onde estou agora (Faro) é muito boa, com uma grande selecção de livros e com as últimas novidades literárias. Para pesquisas mais técnicas há a biblioteca da universidade.

person_interest

• Visitante
                        Antes que tudo tenho a dizer que adoro bibliotecas! Para mim são dos locais mais acolhedores do mundo! Livros, livros e aquele cheirinho e ambience típica de biblioteca...que maravilha!

Costumo frequentar mas para ler costumo requisitar os livros e lê-los ou no jardim ou em casa.

Já disseste tudo o que havia a dizer sobre bibliotecas xD

Offline Mr Unchained

• Membro Vintage
                          • Género: Masculino
                          • Cada passo segue um ritmo!
                          Sempre adorei e já há muito tempo que não vou, adorava o cheiro dos livros, achava relaxante. Mas deixei de ir por haver pouca escolha na biblioteca da minha cidade e passei a comprar. Desde que estou em Lisboa ainda não fui a nenhuma.
                          Agora prefiro comprar e ir ler para um parque, um sítio calmo... Adoro ir ler para os jardins da Gulbenkian, pena é quando está mau  tempo.
                            Dá um passo a seguir ao outro sem medos, se tropeçares e caires, podes levantar e aprender andar melhor :)

Offline Spektrum

• Membro Vintage
                            • [P]oiesis.
                            Adoro bibliotecas! :) mas só frequento as (poucas) do meu distrito/cidade :-\

O espaço até nem costuma ser mau, nem mal frequentado. Há sempre um grupo de miúdos a fazer uma algazarra por causa de um videojogo, mas mesmo assim passa-se bem o tempo por lá... quanto aos livros, os que me interessam andam quase sempre requisitados e a diversidade também não é muita...  :-\

Continuo a preferir as bibliotecas das escolas/faculdades às bibliotecas públicas/municipais.
                              “Always be a poet, even in prose.”
                              ― Charles Baudelaire

Offline Arch

• Membro Sénior
                              Adoro bibliotecas, pelo cheiro, pelas estantes, pela quantidade de "mundos" confinados naquele espaço. Vou quando a faculdade ou algum tema com o qual eteja curioso assim o exigem; mas sentar, ficar a ler, quieto...não consigo, o silêncio perturba-me.
                                http://the-tyranny-of-disquiet.tumblr.com/

"Eu que me aguente comigo e com os comigos de mim", Pessoa.

Draco

• Visitante
                                Não sou muito assíduo a frequentar bibliotecas. Not my kind of thing.

Offline haka

• Membro Vintage
                                  Ora a da faculdade :P

Offline blueheart

• *
                                    • Novo Membro
                                    • valar morghulis
                                    adoro bibliotecas! quando estava na faculdade gostava de estar lá, havia net, o ambiente agradável e muitos livros da minha área. aqui onde vivo, as pessoas são simpáticas, adoro o espaço. pena não haver muitos livros da minha área... é pena não investirem muito na arte e no design... mas pronto. sempre que posso requisito, ate pk neste momento tenho  pilhas de livros para ler da minha biblioteca pessoal.  é pena não ver muitos jovens ter um habito de frequentar uma biblioteca, reparo existe pessoas mais velhas ou crianças em grupos das escolas, cama da jovem, muito pouco. Não sei se é falta de gosto pela leitura, ou medo ou vergonha de se estar sozinho... uma biblioteca é um óptimo lugar para se estar só connosco mesmo. hoje em dia poucas pessoas não conseguem estar sozinhas. espero um dia ter uma big biblioteca pessoal, e ( já tenho um numero considerável)
                                      " Insubmissos. Não curvados. Não quebrados"

ikissedagirl

• Visitante
                                      Campo pequeno. É tranquila e silenciosa, questões fundamentais para se estudar bem, a meu ver.
                                      Também frequento para requisitar livros.

Offline Forbidden

• Membro Ultra
                                        Sim, adoro a biblioteca! ;)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          836 Respostas
                                          173344 Visualizações
                                          Última mensagem 16 de Março de 2014
                                          por Ertyuio