rede ex aequo

Olá Visitante10.jun.2023, 20:06:09

Autor Tópico: Será dificil conhecer novas pessoas?  (Lida 94429 vezes)

Será dificil conhecer novas pessoas?

Offline carolinalg

• Moderação Geral
  • Membro Elite
  • Género: Feminino
  • call it Magic... call it true...
Conhecer... não digo.
(Começar a) Criar laços e mantê-los, isso sim, é-me normalmente difícil... Sou um bocado tímida nessas coisas.

Offline سامانتا

• Associad@
    • Membro Ultra
    • pretty in scarlet
    Sim.

Fazendo parte do espectro do autismo e não tendo uma base social como a maioria das pessoas (amizades de amizades, conhecidos de conhecidos, etc), é muito difícil para mim. Nem através de meios virtuais é fácil porque se me enviam uma simples mensagem a questionar "olá, tudo bem?" eu não vou conseguir responder a isso. Se me enviam algo mais aleatório ou com conteúdo, sim, mais facilmente surge conversa. Se for a questão em cima, parecendo que não e parecendo que é uma birra da minha parte, o meu cérebro simplesmente não consegue ultrapassar isso porque é desconfortável e supérfluo e simplesmente não dá (para mim. Não estou a julgar, simplesmente a tentar explicar algo que me custa muito). 

O mais engraçado é que não sou tímida nem desinteressante. Modéstia à parte, tenho muito assunto interessante e pontos de vista e opiniões sobre os quais conversar. Mas funciono muito à base de químicas comunicacionais e, se não existe, simplesmente não dá. Tudo o que seja um guião normal social de conversação (ou de comportamento, tipo jantares de grupo, beber cafés, etc) é algo que não funciona comigo. E nem é porque não quero, é porque simplesmente o meu cérebro não funciona assim. O que é muito frustrante. E cansa-me ter que ler «faz um esforço, e faz isto, e que mal tem responder "tudo bem! e contigo?"» como se eu fosse uma criança a bater o pé. Viver no espectro do autismo é cada vez mais complicado. Parece que em vez de ganhar ferramentas sociais cada vez as perco mais. Não há cá pensamentos de fugir à zona de conforto porque isso, em pessoas como eu, pelo menos, normalmente não traz coisas boas mas sim (no meu caso) estados depressivos e é necessário ter cuidado com isso.
    « Última modificação: 29 de Dezembro de 2017 por سامانتا »
      «Open your eyes, open your mind,
      proud like a god, don't pretend to be blind.
      Trapped in yourself, break out instead,
      beat/feed the machine that works in your head»
      - Guano Apes

Offline Atomic

• Membro Ultra
      • Género: Masculino
      • Everything changes when you grow old...
        • Somos Blergh
      سامانتا Embora seja injusto eu dizer que compreendo o que sentes, porque muito provavelmente não compreendo, concordo plenamente com a questão da conversa casual sobre assunto nenhum! Odeio conversas vazias! Principalmente quando estou em modo de dating, se alguém nas primeiras 5 frases ainda não me disse nada de interessante perco um bocado o interesse.

Por outro lado, diria que tenho até alguma facilidade em fazer amizades, sou muito instintivo e é extremamente raro o meu instinto falhar-me. Também gosto muito de cruzar diferentes grupos de amigos e diferentes pessoas que ache que se irão dar bem, só mesmo para ver o que acontece! No entanto, estivesse eu a escrever isto há uns 5 anos, o caso seria completamente diferente :P

Acho que com o tempo uma pessoa vai establecendo uma rede de amizades e contactos e vai crescendo a partir daí, normalmente o mais difícil é começar

Offline sam_mukka

• Membro Total
      Eu sou uma pessoa extremamente isolada/introvertida, e acreditem, se dependesse de mim, seria um dos primeiros defeitos que eu tentaria remover.
      Desde muito novo, que eu me sinto diferente, e isso sempre excluiu-me de fazer laços com outras pessoas. Claro que hoje em dia tenho alguns amigos, mas por vezes sinto-me só, visto que muitos só os posso ver na escola ou muito esporadicamente em alguma saida que organizemos.

Às vezes gostava de poder dar-me bem com toda a gente, mesmo alguns colegas na escola, que podem pensar que eu sou uma pessoa fria.. mas quando eu ganho confiança e afinidade com alguém, torno-me um chato  ;D

solitude

• Visitante
        Sim.

Fazendo parte do espectro do autismo e não tendo uma base social como a maioria das pessoas (amizades de amizades, conhecidos de conhecidos, etc), é muito difícil para mim. Nem através de meios virtuais é fácil porque se me enviam uma simples mensagem a questionar "olá, tudo bem?" eu não vou conseguir responder a isso. Se me enviam algo mais aleatório ou com conteúdo, sim, mais facilmente surge conversa. Se for a questão em cima, parecendo que não e parecendo que é uma birra da minha parte, o meu cérebro simplesmente não consegue ultrapassar isso porque é desconfortável e supérfluo e simplesmente não dá (para mim. Não estou a julgar, simplesmente a tentar explicar algo que me custa muito). 

O mais engraçado é que não sou tímida nem desinteressante. Modéstia à parte, tenho muito assunto interessante e pontos de vista e opiniões sobre os quais conversar. Mas funciono muito à base de químicas comunicacionais e, se não existe, simplesmente não dá. Tudo o que seja um guião normal social de conversação (ou de comportamento, tipo jantares de grupo, beber cafés, etc) é algo que não funciona comigo. E nem é porque não quero, é porque simplesmente o meu cérebro não funciona assim. O que é muito frustrante. E cansa-me ter que ler «faz um esforço, e faz isto, e que mal tem responder "tudo bem! e contigo?"» como se eu fosse uma criança a bater o pé. Viver no espectro do autismo é cada vez mais complicado. Parece que em vez de ganhar ferramentas sociais cada vez as perco mais. Não há cá pensamentos de fugir à zona de conforto porque isso, em pessoas como eu, pelo menos, normalmente não traz coisas boas mas sim (no meu caso) estados depressivos e é necessário ter cuidado com isso.

Olá,

Revi-me muito no teu post. Parabéns por expressares abertamente qual o teu problema, eu não tenho essa coragem. Tenho mais ou menos as mesmas dificuldades que tu, mas por causa de uma outra doença. Já fui membro do fórum, registei-me hoje por causa do teu post.

Offline سامانتا

• Associad@
          • Membro Ultra
          • pretty in scarlet

Olá,

Revi-me muito no teu post. Parabéns por expressares abertamente qual o teu problema, eu não tenho essa coragem. Tenho mais ou menos as mesmas dificuldades que tu, mas por causa de uma outra doença. Já fui membro do fórum, registei-me hoje por causa do teu post.

Obrigada pelas palavras. Por escrito é um pouco mais fácil expressar-me sobre esta situação, ainda assim é complicado largar a sensação de que, mesmo em sítios supostamente inclusivos, não pertenço e por vezes não sou bem-vinda e que eu devia era estar calada. Portanto é bom saber que de alguma forma o meu post te fez regressar aqui. Ainda que essa sensação continue a manifestar-se na maioria das vezes e não seja agradável, continuarei a falar disto com naturalidade enquanto tiver uma energia estável para que pessoas como nós, independentemente de quais sejam as doenças, os traumas, os motivos que originam estas nossas dificuldades, se sintam bem-vindas aqui também. Espero que encontres aqui no fórum um lugar seguro e convidativo. Um abraço.  :)
          « Última modificação: 3 de Janeiro de 2018 por سامانتا »
            «Open your eyes, open your mind,
            proud like a god, don't pretend to be blind.
            Trapped in yourself, break out instead,
            beat/feed the machine that works in your head»
            - Guano Apes

Offline rickvalente

• *
            • Novo Membro
            سامانتا Embora seja injusto eu dizer que compreendo o que sentes, porque muito provavelmente não compreendo, concordo plenamente com a questão da conversa casual sobre assunto nenhum! Odeio conversas vazias! Principalmente quando estou em modo de dating, se alguém nas primeiras 5 frases ainda não me disse nada de interessante perco um bocado o interesse.

Por outro lado, diria que tenho até alguma facilidade em fazer amizades, sou muito instintivo e é extremamente raro o meu instinto falhar-me. Também gosto muito de cruzar diferentes grupos de amigos e diferentes pessoas que ache que se irão dar bem, só mesmo para ver o que acontece! No entanto, estivesse eu a escrever isto há uns 5 anos, o caso seria completamente diferente :P

Acho que com o tempo uma pessoa vai establecendo uma rede de amizades e contactos e vai crescendo a partir daí, normalmente o mais difícil é começar

Aproveitando o que está a bold, no meu caso é a razão nº1 pela qual eu não tenho (nem faço/não consigo fazer) amigos (mas prontes, como diria o outro 'sou um caso aparte' e é o meu destino lol xD). Apenas falo quando existe qualidade/conteúdo para haver uma conversa, ouço e ajudo no que posso as 99.9% das pessoas que se cruzam uma vez na minha vida e que depois não as vejo mais (também por isso não permito aproximações ao meu núcleo). Como já me disseram uma vez, sou 'demasiado out of the box' (o que me prejudica, de certa forma, a todos os níveis). Mas prontes, como eu também nunca ambicionei (nem ambiciono) agradar seja a quem for estou tranquilo e tenho a certeza de quem sou (e quem quiser saber que eu sou vai ter que trabalhar para obter as respostas ahahahahahha). :) 

Offline Bandura_62

• Membro Sénior
              Para quem se diz introvertido/calado/(outro sinónimo que queiram colocar) e se sinta mal com isso, sugiro que leiam o livro da Susan Caine - Silêncio. Vão perceber que as coisas que parecem más não são más na verdade, pelo contrário; o "problema" é que os introvertidos dão menos nas vistas e a pressão social para ser falador também prejudica.

Consigo perceber e rever-me no que disseram sobre isso porque também tenho esse lado, mas esse livro está muito bom quanto a esse tema. Eu gostei, pelo menos, e a temática que aborda é também muito interessante  ;D
                “I was never less alone than when by myself.” ~ Edward Gibbon

Offline c_paty

• Membro Total
                • nothing to say
                diria que não, o mais difícil será mesmo encontrares pessoas com que te identifiques um pouco...

Offline unfold

• Membro Total
                  É fácil demais.

No início incluem-nos e incluem-se nos planos e vivências, imaginam-nos e imaginam-se a partilhar muitas coisas! Ainda não nos conhecem,  mas a energia que "alguém novo do outro lado" dá já nos coloca em tudo! Fazem-se planos, encontramo-nos ai ou aqui? E que tal a meio caminho? Plantar árvores! Que giro! Também querem, dizem-nos. Querem vir plantar árvores connosco. Mas hoje em dia já não faço caso de nada que me digam. Não acredito numa palavra. Acham-me pessimista mas eu rio-me. Sou uma optimista, mas sou uma optimista que já deixou de ser estúpida há muito tempo. Uma optimista que oferece mas que não espera receber, porque já se habituou, em primeiro lugar, e porque, em segundo, já não precisa. Uma optimista que continuou a plantar as suas árvores. Uns disseram que vinham plantar árvores comigo e não apareceram. Mas eu continuei a plantá-las. Outros apareceram, plantaram uma árvore e não voltaram. Mas eu continuei a plantá-las. Felizmente ainda tenho mãos para o fazer, não preciso que me venham assistir nem preciso de gritinhos de motivação, nem da energia de alguém novo do outro lado. Se estivesse à espera deles para plantar ou regar árvores, este terreno estaria uma desgraça, mas como não espero... o terreno está cheio de cor e de vida!  ;)
                  « Última modificação: 18 de Julho de 2021 por unfold »
                    Dress code: lealdade.
                    Se as minhas derrotas tiverem o cunho da minha verdade, nunca foram derrotas: foram sempre vitórias do princípio ao fim.

Offline marizz

• **
                    • Membro Júnior
                    "É fácil de mais!"
                    Vontade

"....Mas hoje em dia já não faço caso de nada que me digam. Não acredito numa palavra."

Sétimo céu! Last step!

"...mas como não espero... o terreno está cheio de cor e de vida!  ;) "

Sabedoria!

;)

sim, muito. posso dizer que estou mesmo só... não tenho amig@s neste momento. se calhar, sou mesmo reles ou desinteressante  lol

Offline unfold

• Membro Total
                        sim, muito. posso dizer que estou mesmo só... não tenho amig@s neste momento. se calhar, sou mesmo reles ou desinteressante  lol

Deixa-me dizer-te que, normalmente, é ao contrário, além de que a amizade é algo muito relativo. Quase ninguém tem muitos amigos. Há pessoas com muitos conhecidos, o que é totalmente diferente. No sucesso aparecem muitas pessoas. Isso não conta para nada. Enquanto atiras a corda para dentro do poço porque precisam de ti são teus amigos. Vai tu para dentro do poço e vê quantos estão a atirar a corda. Se aprenderes a sair sozinha do poço, não precisas deles nem da corda. Resumindo: faz coisas de que gostes, independentemente do número de pessoas à tua volta. Às vezes a maior felicidade está mesmo em nós.
                          Se as minhas derrotas tiverem o cunho da minha verdade, nunca foram derrotas: foram sempre vitórias do princípio ao fim.

Offline Sinvastatina

• **
                          • Membro Júnior
                          • Vegetariana, Praticante de Yoga, Adoro ler.

Ola Unfold... relativamente ao que disseste...tenho uma visão diferente da tua. quando dizes: "Enquanto atiras a corda para dentro do poço porque precisam de ti são teus amigos. Vai tu para dentro do poço e vê quantos estão a atirar a corda. Se aprenderes a sair sozinha do poço, não precisas deles nem da corda".
                          O que quero dizer, é que precisamos de todos, somos seres sociais e como tal, precisamos de viver em sociedade, o que implica precisamos de todos. Também percebo o que queres dizer, as pessoas "interesseiras" que só estão contigo quando querem algo, bem isso já são os interesseiros.. os narcisicos, egoistas.... essas pessoas não são amigos, só olham para os seus interesses.
                          No entanto, todos temos pessoas amigas proximas e precisamos delas (ainda  bem), pessoas que nos respeitam a e aceitam como somos, com defeitos e qualidades. A Amizade vem com isso tudo, não é apenas uma relação contratual de dar e receber.
                          acho que o que estou a escrever, não faz sentido nenhum.

Offline unfold

• Membro Total

Ola Unfold... relativamente ao que disseste...tenho uma visão diferente da tua. quando dizes: "Enquanto atiras a corda para dentro do poço porque precisam de ti são teus amigos. Vai tu para dentro do poço e vê quantos estão a atirar a corda. Se aprenderes a sair sozinha do poço, não precisas deles nem da corda".
                            O que quero dizer, é que precisamos de todos, somos seres sociais e como tal, precisamos de viver em sociedade, o que implica precisamos de todos. Também percebo o que queres dizer, as pessoas "interesseiras" que só estão contigo quando querem algo, bem isso já são os interesseiros.. os narcisicos, egoistas.... essas pessoas não são amigos, só olham para os seus interesses.
                            No entanto, todos temos pessoas amigas proximas e precisamos delas (ainda  bem), pessoas que nos respeitam a e aceitam como somos, com defeitos e qualidades. A Amizade vem com isso tudo, não é apenas uma relação contratual de dar e receber.
                            acho que o que estou a escrever, não faz sentido nenhum.

Agradeço as tuas boas intenções e já pensei mais como tu, por isso compreendo o que dizes. A pessoa que citei disse que neste momento não tem amigos. Quem somos nós para contrariar?  Só respeitei o que a pessoa disse. Cada um é que sabe da sua vida. E é importante que se tenham ou encontrem ferramentas para sair, caso não haja ajuda. E se há momentos em que não há amigos é bom sabermos estar bem sozinhos/as. Acho que a sociedade é um bocado obcecada com a companhia. Nem sempre se está melhor acompanhado.

Sim, muito.  Não  consigo conhecer e fazer novas amizades.  Nem manter as que tive. Há  dois anos só  eu e as minhas gatas 😅🤣

Offline carolinalg

• Moderação Geral
                                • Membro Elite
                                • call it Magic... call it true...
                                Sem dúvida.
                                Conhecer é difícil; quanto mais travar amizades.

E quanto mais se envelhece (mais anos passam), mais difícil se torna.
                                Parece que, com os calos que ficam, se perde a vontade de confiar em gente nova.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                  292 Respostas
                                  76982 Visualizações
                                  Última mensagem 21 de Setembro de 2014
                                  por Thought
                                  17 Respostas
                                  5424 Visualizações
                                  Última mensagem 23 de Janeiro de 2010
                                  por Spring
                                  Conhecer Pessoas

Iniciado por miguel_angevil « 1 2 ... 10 11 » Apoio

212 Respostas
                                  43866 Visualizações
                                  Última mensagem 23 de Maio de 2017
                                  por Bandura_62
                                  0 Respostas
                                  9378 Visualizações
                                  Última mensagem 12 de Março de 2019
                                  por adorogatos
                                  3 Respostas
                                  1885 Visualizações
                                  Última mensagem 21 de Agosto de 2019
                                  por naoquero