rede ex aequo

Olá Visitante20.out.2019, 15:53:00

Autor Tópico: A imagem ilude sobre a saúde?  (Lida 2048 vezes)

A imagem ilude sobre a saúde?

Offline paulosabino

• Associad@
  • Membro Vintage
  • Género: Masculino
A minha questão vem de casos que conheço e também pessoais passados. Por mais que saibamos que quem vê caras não vê corações, nem saúde obrigatóriamente, a verdade( a minha verdade) é que julgo que uma boa imagem, uma boa posição social transmite a ideia de que a pessoa está bem, logo, com saúde.

Quando alguém tem um ar descuidado pensaremos mais que ao nos envolvermos sexualmente  com ela podemos correr mais riscos? Será que confiamos mais facilmente num enfermeiro bonito e cheiroso do que num barman com roupas rasgadas? temos os mesmos cuidados ou lá no fundo tendemos a, no caso de sexo desprotegido ou não tão protegido como deveria, confiar na aparência?

O politicamente correcto é se dizer que se tem sempre cuidado em qualquer situação, e é possivel e recomendado o fazer. Mas será sempre assim?

A questão da informação já não se coloca( na maioria dos casos) ela está em todo o lado e basta um pequeno esforço para a encontrar( por vezes até vem até nós). Qual é então o motivo para continuarem a surgir casos de doenças sexualmente transmissiveis?

A questão preocupa-me quando falo com uma pessoa sobre uma relação recente que teve, e outras de curta duração( não que os de longa duração não comportem riscos obviamente, mas muda algo quanto ao conhecimento da pessoa e da sua vida) em que se envolve sexualmente sem protecção e apesar de concordar que realmente existe risco, parece não ter consciência de que realmente pode acontecer. A bomba relógio avança, será tudo deitado à sorte? Acham que há forma de consciencializar alguém que acha que consigo o risco continuará a passar ao lado?  Tive este tipo de conversa com outro amigo há uns anos e hoje o que temia é realidade, o HIV substituiu-lhe a sorte.

Os argumentos de:

É informad@;
Tem boa aparência;
fez análises há pouco tempo;
conhece poucas pessoas( com que se possa ter envolvido);
Confio que me seja fiel etc

influenciam-nos ou não ? Tornam-nos ou não pessoa menos preocupadas com o risco? ???
« Última modificação: 25 de Julho de 2011 por paulosabino »
    - Vai chover...   
     - Vai tu!!!!!!!!!!

Offline Joker

• Membro Elite
    • Género: Masculino
    Sim, acho que a saúde acaba por reflectir-se um bocado por fora... bons hábitos alimentares, de higiene e de preocupação com o corpo (e, por extensão, com a saúde da pessoa) acabam por se ver por fora... e a saúde é bonita ;)
      That's all.

equalize

• Visitante
      Esses argumentos

É informad@;
      Tem boa aparência;
      fez análises há pouco tempo;
      conhece poucas pessoas( com que se possa ter envolvido);
      Confio que me seja fiel etc

influenciam-nos ou não ? Tornam-nos ou não pessoa menos preocupadas com o risco? ???

não me influenciam realmente.

Na verdade nunca me envolvi sexualmente seja com quem for mas, especulando, e talvez porque em circunstância já algo parecido se passou, não seria o facto de um, ou alguns, dos argumentos se adequar à situação que me fariam ter menos cuidado, antes pelo contrário.

Isto é, não cortaria totalmente um relacionamento com alguém que tivesse, por exemplo, HIV, mas agradeço estar informada pois não me quero pôr em risco inconscientemente.
      Quem diz HIV, diz outras coisas.
      Se não o faço em termos de amizade, não o faço em termos de outro tipo de relacionamento. Não parto do princípio que quem é ou está mais desleixado é, à partida, contaminado com um x perigos para a saúde, nem que quem se apresenta bem e limpo é uma pessoa com saúde para dar e vender e, por isso, nada perigosa. Por isso mesmo não corto possíveis laços de comunicação e a pessoa não deixa de ser bem-vinda só porque é qualquer-coisa-positivo.

Pode ser que por vezes, mesmo inconscientemente, talvez prefira a presença de alguém com uma boa imagem e/ou um bom comportamento, mas isso dá-se (penso) ao facto de me sentir mais confortável em dada situação com essa pessoa, e não com a possibilidade de me envolver ou não sexualmente com ela (porque isso nem me passa realmente pela cabeça, e a pensar sempre me quedo de pé atrás exactamente pelo que pode ou não ter.).

S from Small

• Visitante
        Sim, acho que a saúde acaba por reflectir-se um bocado por fora... bons hábitos alimentares, de higiene e de preocupação com o corpo (e, por extensão, com a saúde da pessoa) acabam por se ver por fora... e a saúde é bonita ;)

Não concordo completamente com isso e falo por experiência própria!
        Nem toda a gente que tem uma saúde má ou menos estável deixa refletir para fora, para o seu aspecto.
        Eu própria tenho imensos problemas (pnts nada de grave como DST's) e ninguém diria que estou constantemente em Hospitais e a fazer análises de rotina.
        E como eu existem vários, tenho amigos meus na mesma situação, infelizmente.

A mim não influência em nada o aspecto de uma pessoa, eu tomo sempre cuidados e consigo ter sempre uma grande conversa séria sobre assuntos relacionados com saúde antes de me envolver com alguém. Nem sempre foi assim, mas há situações em que apanhamos um valente susto e passamos a fazê-lo.

Claro que acada um tem de ser responsável e ser sincero para com as pessoas e consigo próprio e acho que é aí que está o problema e é aí que falha o cuidado e p isso há cada vez mais casos de DST's...pq a maior parte das pessoas tem vergonha de falarem logo no inicio sobre estes assuntos, pois devem pensar que vão afastar as pessoas e etc. então escondem...e o resto nem quer saber, nem se dá ao trabalho de falar e tentar perceber e informar-se realmente sobre isso.

Todos conhecemos as doenças que existem, mas não sabemos como lidar com elas na maioria das vezes!

Diotima

• Visitante
          Pode iludir, sim. Basta pensar sobre muitas modelos que sofrem de bulimia. Porque as/os anoréticas/os é fácil reconhecer mas as/os bulímicas/os nem por isso.

Offline Spektrum

• Membro Elite
            • Género: Feminino
            • [P]oiesis.
            Sim, a imagem ilude sobre a saúde.
            O próprio conceito de saúde é muito complexo e difícil de definir. Segundo a OMS, saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Isto parece remeter para uma utopia, e em grande parte, assim o é.

Poderemos ter indivíduos com uma saúde física notável, sem qualquer anomalia (funcional ou metabólica) nos seus órgãos, tecidos e células, contudo, a nível de saúde mental essa pessoa pode ser bastante doente. Claro que a saúde mental e a saúde física são dois conceitos inter-relacionados e fortemente ligados, quando alguém tem uma patologia a nível físico (por exemplo, cancro) acaba por se repercutir na saúde mental e vice-versa. No meio de tudo isto, não podemos esquecer também o factor social, que é tão importante como qualquer um dos restantes.

Na minha opinião, de um ponto de vista mais comum, vemos por aí muita gente com uma boa aparência, uma pele (aparentemente!) saudável, bom cabelo, dentes saudáveis, etc, quando muitos deles são fumadores crónicos, por exemplo, e ao verificar-se os pulmões, aquilo está completamente danificado. Hoje em dia, e infelizmente, muita da saúde compra-se. Compram-se implantes dentários, compram-se implantes mamários, cirurgias plásticas, cremes revitalizantes e por aí fora. Portanto muita da boa imagem que se vê nas ruas, telenovelas e outdoors publicitários não passa de uma mera capa, porque muito do conteúdo não tem qualquer valor (fisiológico e/ou moral).
              “Always be a poet, even in prose.”
              ― Charles Baudelaire

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
              Amor à distância / Imagem que passamos

Iniciado por cool_water « 1 2 ... 14 15 » Geral

288 Respostas
              44232 Visualizações
              Última mensagem 30 de Setembro de 2014
              por Marij
              21 Respostas
              16663 Visualizações