rede ex aequo

Olá Visitante19.set.2019, 03:16:50

Autor Tópico: Perguntas Frequentes de Todos  (Lida 1252 vezes)

Perguntas Frequentes de Todos

Offline Sharingan

• Membro Total
  • Género: Masculino
  • Step by Step we all fall down... Like toy soldiers
Boas,

Hoje venho postar aqui um tópico visto ter andado por toda a REA a ver os Foruns de Apoio e ter encontrado algumas perguntas constantes, como por exemplo:

1ª - Porque é que sou Gay? Ou será que sou BI? Ou será que sou qualquer coisa e não sei o quê?
2ª - Sexo, Relações ou Ambos?
3ª - Como descobrir quem é Gay ou não?
4ª - Sinto-me sozinho. O que faço?

Bem, como isto está tudo divido, eu resolvi criar este tópico e tentar responder com a minha opinião pessoal a cada uma delas.

- Estudos indicam que... Estudos não indicam nada.

Se calhar para começar a dar resposta a esta pergunta é necessário fazer outra. O que somos? Pessoas. Pessoas são definidas pela sua personalidade. A personalidade individual é única e diferente de todos, funciona como que uma impressão digital. A nossa personalidade define aquilo que gostamos e não gostamos. Define as atitudes que temos, a nossa visão, a nossa maneira de estar, de viver e de sentir. Define tudo sobre nós, pois nós nascemos inclusive com uma forma física semelhante à das outras pessoas. A nossa evolução de vida é que define se vamos ser mais ou menos musculados, menos ou mais gordos, usar roupa X ou Y, etc. São os nossos hábitos, que absorvemos, criamos e evoluímos definem qualquer pessoa no seu complexo. Claro que no que toca a físico todos os factores hereditários contam. E servem como base. Contudo, somos nós que modelamos essa base.

O facto de sermos Gays ou Bissexuais, tem a ver com um erro gigantesco da sociedade. Rotular gostos.

Gostos, que surgem naturalmente, não se rotulam. A pessoa não se define por esses gostos.

Explicando isto de uma forma mais simples.

Um individuo com 1.90M de altura é considerado um individuo alto. Estamos a adjectivar o individuo, pois por norma a altura média adulta é entre o 1.65M e o 1.75M. Pode-se então constatar um facto relativo. Aquela pessoa é maior do que a maioria. Por isso, ele é alto.

Um individuo do sexo masculino sente atracção sexual apenas pelo mesmo sexo. Logo, ele gosta de homens. Aqui, já que não estamos a constatar nenhum facto relativo nem absoluto (pois o gosto não é tacteável) e é um sentimento desenvolvido pelo psicológico da pessoa (que é abstracto) não se pode dizer que o individuo é Gay ou wtv. Isto é, não podemos dizer que o André é Gay. O André pode ser alto, baixo, gordo, magro, musculado, ou wtv. Aí estaríamos a constatar um estado físico. Se ele gosta de Batatas Fritas mas já não gosta de arroz, é um gosto pessoal que não deve ser rotulado.

Por isso, a resposta a esta pergunta é. Se gostas na realidade de pessoas do mesmo sexo que tu, gostas e ponto. Não tenhas vergonha de o assumires para ti mesmo/a (que é o ponto mais importante). Além disso, não vai fazer a diferença em seres mais ou menos feliz. A felicidade é momentânea e a definição da mesma vem da nossa cabeça.

- Sexo é Sexo. Amor é Amor. Sexo é o prazer físico que obtemos de termos relações sexuais. Amor é o sentimento que possuímos por outra pessoa. Contudo, é importante referir que Amor conjuga os dois, enquanto que o sexo somente não necessita obrigatoriamente de conjugar com o Amor.

De uma forma mais simples: Podes obter prazer sexual com qualquer pessoa que te atraia, mesmo sem amar. Se amares, o prazer sexual multiplica-se visto haver sentimento envolvido.

- O melhor método para descobrir (quando não evidente, devido ao estereotipo que muitos seguem) é conversar. Na brincadeira perguntar opiniões e perceber aquilo que a pessoa sente em relação ao assunto. Claro que há todos os outros factores externos que podem estar presentes que ajudam, contudo toma mais em consideração aquilo que a pessoa te disser. Convém evoluir a conversa de uma forma não constante, se não dão a entender que querem na realidade perceber isso. Sobretudo, nunca ser invasivo com esse tipo de perguntas. Não obstante, em situações que tenhas muitas confianças e / ou desconfianças, a pergunta directa poderá causar um choque psicológico e a verdade vir ao de cima (afinal de contas, atravessas-te directamente as defesas dessa pessoa.) A hesitação na resposta ou resposta com outra pergunta por norma revela-se como sendo um elemento afirmativo e a última defesa suplementar.

4ª - Como disse em cima. A solidão vem de dentro de nós. A força também. O mundo não para, nós é que ficamos parados no tempo. E quando isso acontece, se não temos ninguém ao nosso lado acabamos por nos sentir isolados e sozinhos. Aprecia os mais pequenos momentos da vida. Pensa que a tua vida não se resume a isso. Já pensaste que enquanto te sentes sozinho e isolado podias tentar aproveitar para tirar prazer dos mais pequenos momentos da vida? Pequenos detalhes fazem grandes diferenças, por isso nunca te esqueças. Tu estás primeiro. Porque tu existes. E se tu tiveres bem contigo mesmo/a irás encontrar pelo menos duas vantagens:

1º - Sais de um estado que não te leva a lado nenhum, só piora.
2º - Tens muito mais probabilidade de conseguires algo na vida que faça com que estejas sempre um passo mais perto daquilo que te faz falta e preenche.

A chave é na realidade, nunca desistir. Porque a vida é difícil, mas nós temos que lutar. E como o Grande Freddie Mercury dizia: "THE SHOW MUST GO ON".

Já agora aproveito para lembrar que isto que escrevo aqui não passa de uma opinião pessoal minha e espero não ferir qualquer susceptibilidade nem violar qualquer regra.

Espero ter ajudado alguém. Porque o faz falta hoje em dia neste mundo é mesmo entre-ajuda ;)

BTW, não estou a tentar evidenciar-me. Simplesmente já passei por tanto que acho que sabe bem ter alguma clareza de ideias nos momentos mais confusos.

Abraço a todos :)

Offline Sam

• *
    • Novo Membro
    Olá,

sei que as respostas que deste a essas perguntas são apenas a tua opinião pessoal, mas não concordo com vários pontos e por isso se não te importares vou apenas dar a minha opinião.

Dizes que ser gay ou bissexual é um "gosto", mas não concordo com o uso desse termo, pois é o mesmo que dizer que gosto de carne, ou de peixe...sendo que muitas vezes os gostos são mutáveis e hoje posso gostar mais de carne e amanhã posso preferir peixe, o mesmo acontece para a música, cinema, ou outras áreas de interesse... por isso acho melhor o emprego da palavra "orientação sexual" visto que a orientação sexual é algo que está predeterminado à nascença, por isso a meu ver pode-se separar as coisas visto que eu sou gay e sempre serei gay e para os hetero sucede o mesmo...logo acho perfeitamente normal que exista esse rótulo...

A base genética, tanto a nível físico como psicológico, poderá determinar certas características de um individuo, mais ao nível físico, a orientação sexual não é "um gosto que surge naturalmente" é algo que já nasce connosco e não existe nenhuma terapia de reconversão capaz de alterar essa caracteristica. Esta caracteristica acaba por ser mais "física" do que propriamente "psicológica" , pois a personalidade de cada um não é definida pela sua orientação sexual, mas muito mais pelas vivências de cada um e pelo decorrer da nossa vida...

Sendo assim não é uma característica física que se pode comprovar exteriormente tal como a nossa altura, peso, cor dos olhos...não sei se actualmente é possível mas acredito que futuramente se consiga através da análise do cérebro do individuo verificar a orientação sexual do individuo...

Não sei se me estou a fazer entender bem, a ideia que quero sublinhar é que a homossexualidade não é uma escolha e ninguém escolhe a sua orientação sexual não é um gosto porque "os gostos educam-se" e são mutáveis.

Em relação às outras questões concordo de forma geral com tudo o que disseste  :)

Abraço  ;)

Offline Sharingan

• Membro Total
      • Step by Step we all fall down... Like toy soldiers
      Olá,

Agradeço a tua resposta.

Talvez não me tenha explicado bem, mas quando digo gosto tem a ver com o facto de eu achar que todos nós gostamos de algo naturalmente e não deixamos de gostar apesar das circunstâncias, não sendo assim um gosto mutável mas sim um gosto permanente.

Abraço

Offline Sam

• *
        • Novo Membro
        Não tens que agradecer  :)

Nesse caso aquilo que disseste já faz mais sentido, apenas achei melhor esclarecer esse ponto, pois por vezes a utilização desse termo pode levar a interpretações erradas...

Abraço

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
          892 Respostas
          95012 Visualizações
          Última mensagem 8 de Maio de 2016
          por ÉssePê
          Mas onde andam todos?

Iniciado por alex_source « 1 2 ... 15 16 » Évora

306 Respostas
          55236 Visualizações
          Última mensagem 19 de Janeiro de 2012