lion, acho de profundo mau gosto vires a um tópico q fala do problema de uma jovem, q procura auxilio no meio da sua confusao... vens aqui e c alguma dose de maquiavelismo, das-lhe razao nas praticas tudo menos saudaveis q faz diariamente, apenas para teres razao... lamento mas nem isso consegues, pq nada do q tu dizes aqui faz sentido no outro tópico.

a ti
pink dream pedia-te q n ligasses ao q ele diz, pq estas meramente a ser usada como arma de arremesso numa "discussao de conceitos"... ha uns posts atras aceitaste o q alguns de nós p preocupaçao te dissemos, n aceites agora o q o lion te diz c o unico pretexto de ganhar uma discussao (sabes p acaso qual o objectivo de uma discussao
lion? n é ganhar... é chegar-se a um entendimento em q todas as partes retirem o maximo conhecimento do q se discute... se tiveres isto em mente, pode ser q leias o q te escrevem e a discussao acabe mais depressa).
agora em resposta ao q dizes (apesar de achar q n é este o topico indicado), os valores de bem e do mal, do errado e do certo, sao de algum modo universais sim... podem ser ligeiramente diferentes de pessoa para pessoa e de contexto socio-cultural para contexto socio-cultural, mas nunca seriam opostos! apenas poderao ser mal definidos em casos q estejam no limiar da fronteira entre o bem e o mal... imagina:
BEM-a--------b---------c-|-d--------e---------f-MAL
aceito q
c e
d possam assumir significados diferentes para 2 pessoas diferentes... mas jamais alguem confundirá ou atribuirá valores semelhantes a
a e
f, tal como n os inverterá...

se tu realmente acreditas nisto q disseste, e n o fizeste apenas c o pretexto de ganhar uma discussao (q nada tem a ver c isto, volto a dizer), q é o q eu julgo q fizeste, entao nesse caso vamos inverter papeis p um segundo... vou eu ser déspota e dizer-te "tu n tens perfil para ser pai... se depender de mim n te será entregue nenhuma criança à tutela do estado (e tenho pena daquelas q nasçam de ti)... vais estragar a cabeça da criança q te cair nas maos"... a diferença é q a única pessoa a ter razao neste comentário despótico até seria eu!