rede ex aequo

Olá Visitante26.out.2020, 05:05:52

Autor Tópico: Preconceito contra os gordos na comunidade LGBT  (Lida 20082 vezes)

Preconceito contra os gordos na comunidade LGBT

Offline bookerdewitt

• Membro Total
  • Género: Feminino
Os gordos não "têm um problema", como alguns dizem...Ser-se gordo é uma caracteristica que às vezes até advém de problemas hormonais e não tem a ver com dietas ou tretas yuppies afins...

E porque é que é um problema?porque vivem menos anos?assim como os fumadores?porque correm o risco de sofrer de doenças coronárias/oncológicas? e depois? já lhes perguntaram se queriam viver mais anos ou se o objectivo deles é viverem até aos 80? não confundam a vossa filosofia de vida com a dos outros. Quem é gordo sabe muito bem as consequências disso, não é por falta de informação. O que está aqui em causa não é "porque é que ser gordo faz mal", ou "como deixar de o ser"...O que aqui está em causa é: Sou gordo e sou discriminado por isso. Eu acho que tentar mascarar a discriminação notória a quem fuja de certos padrões de beleza, com preocupações pela saúde alheia tende a cair no cinismo porque quem goza de certeza que não está a pensar "LOLOLOLOLOLOL é tão gordo que estou preocupado com a saúde dele e demonstro-o através destas minhas gargalhadas e dedos a apontar para a aberração que o gordo é!"

Claro que não é um problema exclusivo da comunidade LGBT, é um fenómeno social, mas acho normal que as pessoas estejam à espera que a comunidade LGBT seja mais aberta...mas as pessoas não são mais ou menos cultas por serem LGBT, infelizmente.

Vivemos numa sociedade cada vez mais obcecada com a imagem e menos preocupada com o conteúdo das pessoas. Até dói.

"Don’t you want to be alive before you die?"

Majad

• Visitante
    Os gordos não "têm um problema", como alguns dizem...Ser-se gordo é uma caracteristica que às vezes até advém de problemas hormonais e não tem a ver com dietas ou tretas yuppies afins...

E porque é que é um problema?porque vivem menos anos?assim como os fumadores?porque correm o risco de sofrer de doenças coronárias/oncológicas? e depois? já lhes perguntaram se queriam viver mais anos ou se o objectivo deles é viverem até aos 80? não confundam a vossa filosofia de vida com a dos outros. Quem é gordo sabe muito bem as consequências disso, não é por falta de informação. O que está aqui em causa não é "porque é que ser gordo faz mal", ou "como deixar de o ser"...O que aqui está em causa é: Sou gordo e sou discriminado por isso. Eu acho que tentar mascarar a discriminação notória a quem fuja de certos padrões de beleza, com preocupações pela saúde alheia tende a cair no cinismo porque quem goza de certeza que não está a pensar "LOLOLOLOLOLOL é tão gordo que estou preocupado com a saúde dele e demonstro-o através destas minhas gargalhadas e dedos a apontar para a aberração que o gordo é!"

Claro que não é um problema exclusivo da comunidade LGBT, é um fenómeno social, mas acho normal que as pessoas estejam à espera que a comunidade LGBT seja mais aberta...mas as pessoas não são mais ou menos cultas por serem LGBT, infelizmente.

Vivemos numa sociedade cada vez mais obcecada com a imagem e menos preocupada com o conteúdo das pessoas. Até dói.
    Este tipo de atitude em relação à obesidade é muito grave.

Estás basicamente a dizer que ser gordo é ok e provoca 0 problemas de saúde. Estás muito errada.

A diferenca entre gordos e fumadores é que nem todos os fumadores fumam mil massos por dia. Fumador não é sinónimo disso. Há pessoas que só fumam 1 cigarro assim de vez em quando e as probabilidades de isso causar problemas de saúde deve ser muito baixa. É claro que os que fumam bastante possam vir a ter problemas, algo que é mau claro, e que não se dever dizer "Os fumadores não 'têm um problema'", como dizes em relação aos gordos...

As pessoas não podem deixar de ser gordas de um dia para outro, e vise versa, por isso se uma pessoa é gorda, à partida, é claro que está com a sua sáude num maior risco que um fumador. Não interessa se essa pessoa vai viver menos ou mais.

Independentemente do que disse em cima em relação aos fumadores vs. gordos, ser gordo é mesmo um risco de sáude e isso é algo que ninguém pode negar, dizer que é mentira e que "Os gordos não 'têm um problema'" como disseste...
    « Última modificação: 23 de Setembro de 2014 por Majad »

Offline bookerdewitt

• Membro Total
      "Estás basicamente a dizer que ser gordo é ok e provoca 0 problemas de saúde." onde é que eu disse isto?

é que claramente não percebeste a ideia que tentei transmitir

Majad

• Visitante
        "Estás basicamente a dizer que ser gordo é ok e provoca 0 problemas de saúde." onde é que eu disse isto?

é que claramente não percebeste a ideia que tentei transmitir
        Por acaso li uma coisa no teu post e mal interpretei isso, desculpa, mas respondendo a este post, aqui mesmo:

E porque é que é um problema?

Eu vi isso como uma pergunta retórica por isso, yeah. Se mal interpretei então explica-me de uma outra maneira o que quiseste transmitir para eu perceber melhor.

Offline Flanc

• Membro Sénior
          • Género: Masculino
            • facebook
          Decidi meter-me e dar a minha opinião.
          Infelizmente, sim, a comunidade LGBT não é o oásis de aceitação pelo qual muitos de nós lutamos. Algo que me tenho vindo a perceber desde que tento fazer parte da comunidade LGBT é que este grupo social é sexualmente muito activo. Não digo, com isto, que a restante sociedade não o seja, mas acredito que isto é muito mais vincado na nossa comunidade, talvez porque durante tanto tempo a nossa sexualidade foi (e ainda é) taboo. Sendo assim, dá-se uma importância excessiva ao corpo de uma pessoa, acredito sinceramente, que um jovem homossexual masculino seja tão julgado pela aparência do seu corpo como as mulheres no geral são julgadas pela sua aparência na sociedade (infelizmente isto ainda é um problema).
          Durante uma parte da minha vida também fui o que se pode considerar de pessoa obesa, infelizmente e devido à pressão que nos é colocada em cima para atingirmos um corpo "perfeito" e "atractivo" vim a desenvolver um distúrbio alimentar, em cerca de três ~ quatro meses perdi aproximadamente 30 kgs, o que obviamente não é saudável nem recomendável. Ainda hoje me sinto traumatizado por ter sido "gordo", quando na brincadeira alguém me chama de gordo, ou balofo, embora tenha plena noção de que não passa de uma brincadeira, acabo por ficar dias sem me conseguir olhar ao espelho, apesar de estar longe de ter peso a mais.
          Com isto, gostava que as pessoas pensassem um pouco sobre as suas acções e os efeitos que estas têm sobre os outros, por favor não mascarem a vossa falta de compreensão/aceitação com "preocupação" ("Ah, eu gozo com os gordos porque a obesidade é um problema e as pessoas gordas precisam de mudar para ter uma saúde melhor"), este foi o tipo de comportamento que me levou a ter acções pouco adaptativas (que tanto a nível psicológico como físico foram mais devastadoras do que os meus quilos a mais alguma vez seriam). Lembrem-se que só porque os vossos amigos riem a apontam, não é necessário vocês também o fazerem.

Offline Dééé

• Orador(a)
            • Membro Total
              • Foto Débora A.
            Decidi meter-me e dar a minha opinião.
            Infelizmente, sim, a comunidade LGBT não é o oásis de aceitação pelo qual muitos de nós lutamos. Algo que me tenho vindo a perceber desde que tento fazer parte da comunidade LGBT é que este grupo social é sexualmente muito activo. Não digo, com isto, que a restante sociedade não o seja, mas acredito que isto é muito mais vincado na nossa comunidade, talvez porque durante tanto tempo a nossa sexualidade foi (e ainda é) taboo. Sendo assim, dá-se uma importância excessiva ao corpo de uma pessoa, acredito sinceramente, que um jovem homossexual masculino seja tão julgado pela aparência do seu corpo como as mulheres no geral são julgadas pela sua aparência na sociedade (infelizmente isto ainda é um problema).
            Durante uma parte da minha vida também fui o que se pode considerar de pessoa obesa, infelizmente e devido à pressão que nos é colocada em cima para atingirmos um corpo "perfeito" e "atractivo" vim a desenvolver um distúrbio alimentar, em cerca de três ~ quatro meses perdi aproximadamente 30 kgs, o que obviamente não é saudável nem recomendável. Ainda hoje me sinto traumatizado por ter sido "gordo", quando na brincadeira alguém me chama de gordo, ou balofo, embora tenha plena noção de que não passa de uma brincadeira, acabo por ficar dias sem me conseguir olhar ao espelho, apesar de estar longe de ter peso a mais.
            Com isto, gostava que as pessoas pensassem um pouco sobre as suas acções e os efeitos que estas têm sobre os outros, por favor não mascarem a vossa falta de compreensão/aceitação com "preocupação" ("Ah, eu gozo com os gordos porque a obesidade é um problema e as pessoas gordas precisam de mudar para ter uma saúde melhor"), este foi o tipo de comportamento que me levou a ter acções pouco adaptativas (que tanto a nível psicológico como físico foram mais devastadoras do que os meus quilos a mais alguma vez seriam). Lembrem-se que só porque os vossos amigos riem a apontam, não é necessário vocês também o fazerem.

Flanc, gostei imenso do que escreveste sobre este assunto. Também tenho excesso de peso e luto diariamente contra isso.
            Concordo com o que escreveste principalmente pelo facto de as pessoas arranjarem desculpas absurdas para podem gozar e discriminar os outros ...e para mim ainda é mais grave quando as pessoas discriminam alguém porque os amigos o fazem também, cada um deve pensar pela sua cabeça e pelo que a sua consciencia dita e não pelo que os outros fazem!
            É triste nos dias de hoje e em pleno seculo XXI, ainda existir este tipo de discriminação...
              "Enfrentar preconceitos é o preço que se paga por ser diferente!"

Offline nevertoolatetobehappy

• Associad@ Honorári@
              • Membro Elite
              • Be yourself. Be happy. Be nice.
                • Tiny Ripple Hope
              Vou ser muito directo para evitar continuar o off-topic e deixar bem claro o que penso e a mensagem que quis passar: eu preocupo-me não só com as pessoas que são discriminadas por serem gordas como também pelas implicações que a obesidade pode ter na saúde. Para mim tanto ser discriminado como ter uma saúde mais debilitada por se ser obeso são um problema. Nunca usei nem uso falsa preocupação pela saúde de uma pessoa obesa para perpetrar ou desculpar actos discriminatórios; concordo com as opiniões aqui deixadas de que há quem discrimine usando esses argumentos e lamento o sofrimento que a discriminação provoca a quem tem excesso de peso.

Sent from my GT-I8150 using Tapatalk 2
              « Última modificação: 24 de Setembro de 2014 por nevertoolatetobehappy »
                "Our deepest fear is not that we are inadequate. Our deepest fear is that we are powerful beyond measure. It is our light not our darkness that most frightens us."

Offline Flanc

• Membro Sénior
                  • facebook
                Flanc, gostei imenso do que escreveste sobre este assunto. Também tenho excesso de peso e luto diariamente contra isso.
                Concordo com o que escreveste principalmente pelo facto de as pessoas arranjarem desculpas absurdas para podem gozar e discriminar os outros ...e para mim ainda é mais grave quando as pessoas discriminam alguém porque os amigos o fazem também, cada um deve pensar pela sua cabeça e pelo que a sua consciencia dita e não pelo que os outros fazem!
                É triste nos dias de hoje e em pleno seculo XXI, ainda existir este tipo de discriminação...

Infelizmente é verdade, Dééé, à várias explicações para o fenómeno do "vou apontar e rir também, porque os meus colegas também o estão a fazer", e é muito difícil de evitar fazer esse tipo de coisas com eles. É o que os psicólogos sociais chamam de "social proof"... É triste, porque, como dizes, estamos em pleno século XXI, mas no entanto a ignorância ou melhor, a falta de empatia, dos outros continua a colocar muitos de nós em situações sociais muito desagradáveis. Espero sinceramente que não vás abaixo, como eu fui, por esse tipo de pessoas :)

Offline quiquo

• Associad@
                  • Membro Sénior
                    Muito do queria dizer já foi bem dito por outras pessoas.
                    Considero que a discriminação contra os gordos é, como todas as discriminações, uma tentativa falhada, errada, otária, imatura e ignorante de demonstrar superioridade (neste caso com base na ideia de corpo belo difundida pelos media). "Gordo", "baleia" e sinónimos são usados como insultos, de maneira a inferiorizar o outro, enquanto deveriam ser palavras sem essa conotação negativa (o mesmo acontece com "gay", "lésbica", "homossexual", etc).

De onde vem esta necessidade de inferiorização? É óbvio que ela se prende com o próprio sentimento de inferioridade do discriminador/bully em relação a algum aspeto de si mesmo. Nós temos que pensar no porquê do bullying estar tão difundido nas escolas: falta de auto-estima, necessidade de afirmação e educação moral, carência. As escolas são autênticas selvas sociais e é desde muito cedo que aprendemos quais são os grupos aos quais não devemos pertencer, qual é a hierarquia. E, para as crianças, essa hierarquia define-se por coisas tão simples como ser mais gordo, ser magricela, usar óculos, etc. O problema é que basta um conjunto de crianças ter acesso a esta hierarquia de poder social (pela má educação dos pais que também perpetuam estes preconceitos e discriminações) para ela se difundir numa sala de aula e sufocar aqueles que são inferiorizados.

Existem corpos belos de todos os feitios e isso é algo que depende do juízo de beleza de cada um.
                    Quanto ao ser saudável é algo que se deve ter em conta como um espetro*. Um corpo magro pode não ser saudável; uma pessoa pode ter um corpo dentro dos níveis saudáveis de peso e ter uma péssima alimentação; ou podemos simplesmente ter alguém com uns 10 quilos acima do peso com uma alimentação decente mas simplesmente não consegue emagrecer (pode inclusive ter hábitos mais saudáveis que alguém mais magro). Tenho amigas com peso muito abaixo do ideal que simplesmente não conseguem engordar e isso estraga-lhes a saúde. Mas independentemente de todos estes exemplos, o problema está no fato de muitos usarem o argumento do corpo mais saudável como forma de inferiorizar quem não tenha esse corpo saudável (até porque esse corpo saudável dá trabalho e as pessoas gostam de mostrar que trabalham mais e melhor que as outras).

* e por esta razão acho que a comparação fumadores-gordos não tem sentido pois assim como existem pessoas que fumam um ou mais cigarros de vez em quando também existem pessoas que ganham peso a mais durante as férias de Natal devido a excessos de alimentação. Não deixam de ser fumadores e gordos, ainda que momentaneamente, e de possivelmente estarem a prejudicar a sua saúde. Acho que a saúde também serve para ser abusada de vez em quando lol

Offline bookerdewitt

• Membro Total
                    Majad, as pessoas que responderam depois acabaram por dizer o que penso por isso não me vou estender mais no assunto

A pergunta retórica foi porque no fundo (isto é a minha filosofia de vida) a partir do momento em que as pessoas estão informadas e cientes  são livres de fazerem o que quiserem consigo mesmas e o que tu vês como um problema a outra pessoa vê como um risco que aceita correr por variadas razões (e os fumadores englobam-se aqui por isso é que os mencionei). tu citaste apenas a pergunta que isoladamente não tem o sentido que quis dar, o conjunto de frases tem ("E porque é que é um problema?porque vivem menos anos?assim como os fumadores?porque correm o risco de sofrer de doenças coronárias/oncológicas? e depois? já lhes perguntaram se queriam viver mais anos ou se o objectivo deles é viverem até aos 80? não confundam a vossa filosofia de vida com a dos outros."). Assim facilmente distorces uma ideia...Em posts anteriores disseste que grande parte das pessoas gordas sentem-se bem e não querem saber por ignorância e eu francamente não acho que seja de todo assim. Nada disto justifica bullying. Mais uma vez digo que este tópico não serve para informar as pessoas dos maleficios de ser-se gordo, mas sim do facto de se ser gordo e ser-se discriminado por isso.
                    « Última modificação: 25 de Setembro de 2014 por bookerdewitt »

Majad

• Visitante
                      Majad, as pessoas que responderam depois acabaram por dizer o que penso por isso não me vou estender mais no assunto

A pergunta retórica foi porque no fundo (isto é a minha filosofia de vida) a partir do momento em que as pessoas estão informadas e cientes  são livres de fazerem o que quiserem consigo mesmas e o que tu vês como um problema a outra pessoa vê como um risco que aceita correr por variadas razões (e os fumadores englobam-se aqui por isso é que os mencionei). tu citaste apenas a pergunta que isoladamente não tem o sentido que quis dar, o conjunto de frases tem ("E porque é que é um problema?porque vivem menos anos?assim como os fumadores?porque correm o risco de sofrer de doenças coronárias/oncológicas? e depois? já lhes perguntaram se queriam viver mais anos ou se o objectivo deles é viverem até aos 80? não confundam a vossa filosofia de vida com a dos outros."). Assim facilmente distorces uma ideia...Em posts anteriores disseste que grande parte das pessoas gordas sentem-se bem e não querem saber por ignorância e eu francamente não acho que seja de todo assim. Nada disto justifica bullying. Mais uma vez digo que este tópico não serve para informar as pessoas dos maleficios de ser-se gordo, mas sim do facto de se ser gordo e ser-se discriminado por isso.
                      Então mal interpretei o que disseste e peço desculpa por isso.

Responder
                      Em posts anteriores disseste que grande parte das pessoas gordas sentem-se bem e não querem saber por ignorância e eu francamente não acho que seja de todo assim.
                      Eu não sei se as pessoas se sentem bem ou não mas é um facto que existem gordos que pensam que ser gordo não faz mal nenhum. Não sei como é que isso é em Portugal mas, por exemplo, nos Estados Unidos este pensamento ocorre muitas vezes e até há programas onde esse problema é discutido.

Offline Flanc

• Membro Sénior
                          • facebook
                        Responder
                        Em posts anteriores disseste que grande parte das pessoas gordas sentem-se bem e não querem saber por ignorância e eu francamente não acho que seja de todo assim.
                        Eu não sei se as pessoas se sentem bem ou não mas é um facto que existem gordos que pensam que ser gordo não faz mal nenhum. Não sei como é que isso é em Portugal mas, por exemplo, nos Estados Unidos este pensamento ocorre muitas vezes e até há programas onde esse problema é discutido.

Peço desculpa de me estar a meter na vossa discussão, mas sim, há imensas pessoas com peso a mais que se sentem bem assim, há casos em que de facto há "esperança" para mudar o "problema" destas pessoas. Há pessoas que, de facto, podem comer de forma mais saudável e praticar mais desporto. Mas há outros casos em que isto não é uma opção, há pessoas de idade avançada que nunca tiveram oportunidade de praticar desporto ou de comer de forma saudável (o que não é tão fácil como pode parecer à primeira impressão), já para não falar de vários problemas de saúde que podem prevenir a prática deste tipo de comportamentos. Por exemplo, uma dona de casa com 40 anos, não podemos sinceramente esperar que esta senhora consiga tirar 1 hora do seu dia para praticar alguma modalidade que até agora nunca praticou.
                         A Questão é, independentemente destas pessoas terem ou não a possibilidade de mudar a sua conduta, ou se se sentem bem ou não da forma como estão, o resto da sociedade não tem qualquer direito de apontar e rir. O preconceito, seja contra quem for, nunca é justificável.
                         Acho particularmente irritante quando pessoas que foram magras toda a sua vida tecem comentários tipo "emagrecer é fácil, não entendo porque é que as pessoas gordas não o fazem". Não, emagrecer não é fácil, este comentário é o equivalente de quando um heterossexual me diz "não existe preconceito contra homossexuais" é uma opinião sem informação nem bases, algumas pessoas emagrecem de forma rápida, outras não. Já para não falar da humilhação que muitas pessoas gordas sofrem quando de facto começam a praticar algum desporto, porque aparentemente não há nada mais hilariante que ver um gordo correr numa ecopista ao pé dos sujeitos saudáveis.

Offline MoonRising

• *
                          • Novo Membro
                          Li com atenção porque é algo que já sofri na pele.

Atenção gordo e obeso não são sinónimos!

Já me chamaram gorda e tenho cerca de 10kg a mais. Sou saudável. Subo perfeitamente bem escadarias, enquanto vejo mulheres mais magras ficarem a "arfar à cão". Não sou sedentária, faço muita caminhada. Adoro doces e não pretendo prescindir deles haha

Ah, e como saudável. Sou vegetariana e adoro legumes e fruta!

E sim a discriminação pelo peso é ainda mais violenta na comunidade LGBT do que na sociedade em geral.
                          Desisti de ir a certos sítios por isso. Até porque muitas raparigas "atléticas" fazem vida disso e depois não têm interesses fora disso. Abrem a boca e é uma tristeza, só ignorância.

Claro, que há raparigas naturalmente magras e não esqueçamos que algumas até querem aumentar um pouco o peso. Também existe!

Agora só conheço pessoal pela net. Se houvesse uma comunidade para mulheres lésbicas e bis com uns quilinhos a mais ou "voluptuosas" adoraria conhecer e participar.

Já fui tão ignorada no meio LGBT que cheguei a casa para chorar sozinha...ai ai a juventude! A simpatia e a bondade não chegam pelos vistos, mas depois como já aqui foi dito cheguei à conclusão de que pessoas assim nunca me poderiam dar o amor e companheirismo que desejo. Sim, porque quando construir a relação que tenha potencial de ser de longa duração, quero casar com ela e fazer vida em comum. As pessoas não são novinhas e magras a vida toda. Ou então as doenças estragam o aspecto de outro modo. Não se enganem.

Nem sou hipócrita. Tenho 70kg com 1,65m, ancas largas como algumas das outras meninas daqui e adoro mulheres semelhantes porque acho muito sensual e se o preço a pagar é uma barriguinha não me importo nada...

Offline searching_the_love

• Membro Total
                            Sim, infelizmente as pessoas (e não só na comunidade LGBT), ligam muito ao aspecto físico... E discriminam muito quando alguém é ligeiramente mais gordo do que o que vem nas revistas... Ao que eu digo: estúpidos. O que mais me atrai é um homem gordo, um magrinho a mim não me diz nada, não me atrai. Mas daí a discriminar, vai um grande passo.

Porque uma coisa é fazeres má cara apenas porque é gordo, outra é seres simpático e dizeres que "não és o meu tipo", mas fica uma amizade, afinal não é por uma pessoa ser magra que vou olhar de lado e tratá-lo como se fosse um bicho.

Por outro lado, eu que gosto de homens gordos e peludos (bears), logo de vez em quando vou aos bares de bears, e sim... Já fui discriminado num desses bares por ser... Magro! Infelizmente é assim que a sociedade se move, em vez de espalhar compreensão e amizade, preferem fazer má cara e olhar de lado.

peixinho_74

• Visitante
                              Discriminam gordos como magros, peludos ou não peludos.

Offline MoonRising

• *
                                • Novo Membro
                                Porque uma coisa é fazeres má cara apenas porque é gordo, outra é seres simpático e dizeres que "não és o meu tipo", mas fica uma amizade, afinal não é por uma pessoa ser magra que vou olhar de lado e tratá-lo como se fosse um bicho.

É isto que me afecta às vezes! Nem quererem uma amizade ou conversa normalíssima. Excluem pela aparência de tal modo que a pessoa sente que anda a reboque de um grupo...sempre para trás sozinha e sem ter saída nas conversas.

Se bem que já me ralei mais...lol. Agora sou eu que já só me quero dar com pessoas de cabeça arejada e tolerantes a todos os níveis. Mesmo que isso implique por vezes, ter muito menos amigos ou "companheiros da pinga"

Offline kat

• Membro Vintage
                                  • Ignorance is bliss
                                  Acho que este é um preconceito geral e não apenas na comunidade LGBT. A ideia é que, se te sentires bem contigo mesmo e com o teu peso, o preconceito cada vez te afectará menos. Sou bastante cheiinha mas lido bem com isso, não tenho preconceitos com o meu próprio corpo e ninguém deveria ter  :)
                                    We're all wounded. We carry our wounds around with us throughout life and eventually they kill us. Things happen that leave a mark in space, in time... in us.

Why do you let me stay here?

Offline carolinalg

• Moderação Geral
                                    • Membro Elite
                                    • call it Magic... call it true...
                                    Fico possessa quando vejo preconceito em relação a pessoas fortes/gordas, seja na comunidade LGBT ou fora dela.
                                    Não gosto, não gosto, não gosto. Fico verde e cheia de vontade de partir a cara ao idiota.
                                      - carolinalg -

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                      15 Respostas
                                      3895 Visualizações
                                      Última mensagem 9 de Julho de 2009
                                      por Gui303
                                      6 Respostas
                                      1971 Visualizações
                                      Última mensagem 13 de Agosto de 2013
                                      por pedrosilvaesc
                                      0 Respostas
                                      1062 Visualizações
                                      Última mensagem 14 de Maio de 2013
                                      por fion@20