rede ex aequo

Olá Visitante24.out.2019, 05:26:23

Autor Tópico: Câmaras de vigilância nas ruas  (Lida 5009 vezes)

Câmaras de vigilância nas ruas

Elijah Keat

• Visitante
Há pouco passou nas notícias algo sobre a utilização de câmaras de vigilância nas ruas como medida para combater a criminalidade.

Qual é a vossa opinião sobre isto? Consideram, caso venha a ser uma prática generalizada, uma prática abusiva e um atentado à liberdade, ou consideram uma medida necessária?

Offline Pulse

• Membro Vintage
    • Género: Masculino
    • After all, losing all hope was freedom.
    Também vi a noticia. Eu não concordo, acho uma medida excessiva, acho uma violação da liberdade pessoal e acho que é apenas mais uma forma de controlo social...
    Enquanto não houver uma consciencialização de que a criminalidade tem de ser combatida não sua causa e não reprimida com leis, podem inventar quantos sistemas quiserem que nunca acabarão com a mesma.
      And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

Offline johny.n.1986

• Membro Ultra
      • bang bang, I shot you down!
      Sou a favor.
      Não me chateia minimamente ser observado na rua por uma câmara. Se estou na rua, estou exposto a centenas de pessoas que podem livremente olhar para mim e para o que estou a fazer. Não tenho problemas se ouver mais uma que está por de trás de um sistema informático.
      Depois existem os prós óbvios de segurança.
        With my feet on the air and my head on the ground

Elijah Keat

• Visitante
        E quanto ao registo de imagem? Porque apesar de teres pessoas a olharem para ti, a imagem daquilo que tu estás a fazer não é guardada nem pode ser revista mais tarde.

Com estes sistemas, isso já não acontece.

Pessoalmente acho que é um sistema abusivo de controlo social, com potencialidade de se tornar numa medida de coerção pouco transparente. Ainda que tal hipótese possa ser remota, não gosto de a pôr fora de questão.

As garantias de segurança que dão são praticamente nulas, porque apesar de registarem uma imagem, não vou acabar por proteger ninguém, bem como não irão contribuir para a detenção de criminosos. Acho que actualmente quem estaria em condições de proteger os cidadãos seriam polícias a "baterem terreno" a sério. O dinheiro que teria que ser investido num sistema de vigilância desse género quase de certeza que não será inferior a pagar a alguns guardas para fazerem rondas.

Offline johny.n.1986

• Membro Ultra
          E quanto ao registo de imagem? Porque apesar de teres pessoas a olharem para ti, a imagem daquilo que tu estás a fazer não é guardada nem pode ser revista mais tarde.

Com estes sistemas, isso já não acontece.

Pessoalmente acho que é um sistema abusivo de controlo social, com potencialidade de se tornar numa medida de coerção pouco transparente. Ainda que tal hipótese possa ser remota, não gosto de a pôr fora de questão.

As garantias de segurança que dão são praticamente nulas, porque apesar de registarem uma imagem, não vou acabar por proteger ninguém, bem como não irão contribuir para a detenção de criminosos. Acho que actualmente quem estaria em condições de proteger os cidadãos seriam polícias a "baterem terreno" a sério. O dinheiro que teria que ser investido num sistema de vigilância desse género quase de certeza que não será inferior a pagar a alguns guardas para fazerem rondas.

A questão do registo de imagens facilmente se confunde com uma máquina fotográfica de um turista ou um telemóvel que tire fotografias.  E mesmo que não confunda.. a sério, não me incomoda nada.
          Quanto à economia da questão, não sei os valores em causa. Acontece que polícias a baterem terreno são um ordenado mensal (perpétuo), enquanto que um sistema informático depende sobretudo de um custo fixo pago one-shot.
          Mas concordo contigo em como o seu efeito é quasi-nulo (numa perspectiva activa), dado que poderão ter um efeito positivo de evitar ataques/ roubos/ whatsoever. Mas novamente não sei quantificar.

Offline Pulse

• Membro Vintage
            • After all, losing all hope was freedom.
            Podiam embutir armas nas câmaras. :P
              And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

Elijah Keat

• Visitante
              Quantificar eu também não sei. Espero ter deixado bem claro no meu post anterior, que eu não quero andar a espalhar más informações  :P

O facto é que a máquina fotográfica de um turista é um acontecimento esporádico, ao passo que as câmaras de vigilância são uma presença constante, que permitem, na prática, seguir a vida de qualquer pessoa dentro dos locais onde estão colocadas.

Isso Pulse  lol Sempre tinham mais um argumento a favor

Offline Back Room

• Membro Elite
                Não é um simples atentado, é um assassinato à liberdade. A sangue frio.

Mas os mecanismos de controlo já estão tão enraizados que ninguém quer saber...

"I started being proud of being gay, even though I wasn't." Kurt Cobain.

"Quelle est votre plus grand ambition dans la vie? Devenir immortel... et puis... mourir." À Bout de Souffle, Godard.

"One of the great tragedies of mankind is that morality has been hijacked by religion." Arthur C. Clark

Offline johny.n.1986

• Membro Ultra
                  Tenho mesmo uma opinião contrária, mas obviamente pessoal.
                  Tipo, penso no que é que eu poderia fazer no Bairro Alto ou na Baixa (locais onde queriam/ querem implementar o sistema) e penso:
                    (i) tou a beber um copo com os amigos. Incomodar-me-ia se soubessem o que estou a falar, mas penso que não me vão ler os lábios.
                    (ii) tou a ir do sítio A para o sítio B

Sei lá; só coisas banais e que não me incomodam minimamente.
                  Mas eu também não tinha problemas com o Google Street View e muitos têm. Respeito, apesar de pessoalmente me ser indiferente. 

Offline SuedeGirl

• Membro Sénior
                    • Género: Feminino
                    • "Everything will flow..."
                    Por uma questão de segurança, sou a favor.
                    Agora, também há a questão de se tornar um Big Brother e um atentado à liberdade, e aí já não concordo.
                    Terá sempre os prós e contras.
                      "E esta chatice absurda de só se gostar a valer do que nunca pode existir."
                      Vergílio Ferreira, Até ao Fim.

Offline Kidrauhl

• Membro Total
                      Tem vantagens e desvantagens, como tudo... Mas também, só se incomoda quem está com a consciência pesada. É uma pouca vergonha crimes passarem em branco por falta de provas, e esta poderá ser uma solução, digo eu  ::)
                      « Última modificação: 23 de Fevereiro de 2011 por Kidrauhl_Boy »

Offline RavenHeart

• Membro Ultra
                        • Escapist, paradise seeker
                        Recentemente vi uma perto do campo 24 de Agosto, em frente ao CC Stop...
                          I studied silence to learn the music, I joined the sinful to regain innocence

Offline ivan919

• Membro Total
                          Acho que estabelecimentos com esplanadas ou algo que esteja na rua deveriam ter cameras de vigilancia...
                          Por exemplo estamos numa esplanada de um cafe passa alguem e roubanos a carteira ou o telemovel e consegue escapar, o estabelecimento nao se responsabiliza por isso acho que no minimo é haver registos para que mais facilmente se possa apanhar quem está a fazer este tipo de coisas
                            "Olhe para la do que ve"

Alto do Pina <3

Offline winkie

• Membro Sénior
                            Eu concordo. Iria permitir à população que circulasse sem ter medo de o fazer. Acho que o que mais nos devemos sentir é seguros no nosso país. falo por mim que já fui assaltado umas vezes, e acho triste porque se calhar essa pessoa que me assaltou não precisa de dinheiro....................
                              "O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele." Nietzsche

Offline absolut_

• Membro Ultra
                              Bom tema!

Uma história que me aconteceu!
                              Foi nos comboios da CP, que como sabem tem câmaras de vigilância.
                              Um dia a minha namorada na altura, quando veio ter comigo, contou-me que um amigo dela que é pica nos comboios da CP foi falar com ela à cerca da orientação dela. Isto porque, um dia ele foi para a cabine do condutor (que é onde tem a imagem), ao qual o condutor lhe comentou "Olha estas duas lésbicas, vão sair na paragem -tal-", e quando ele viu para seu espanto, era a minha namorada e eu!

Agora devo dizer, não ando assim tanto de comboio, mas sabiam onde ia-mos sair. E que somos lésbicas? Das poucas vezes que ando, ainda era mais raro andar com ela e que houvesse alguma demonstração ou algo que indica-se que estávamos juntas!

Já agora ele ainda lhe comentou que usam muito as câmaras para ver os decotes!

Em contra partida gostaria de saber qual o numero de assaltos ou outros problemas tenham sido resolvidos por estarem as ditas câmaras!

Não quero vir com teorias da conspiração, mas se puderem questionem a verdadeira utilidade!
                                http://sementesmarginais.blogspot.com

"They promise you heaven so they can steal this world"

Offline mia_in_chains

• Associad@
                                • Membro Total
                                Se realmente se confirmar que as câmaras de vigilância nas ruas ajudarem a reduzir a criminalidade e aumentar o sentimento de segurança, acho bem.

Se for mais uma oportunidade para se obter informações das pessoas sem o seu consentimento não concordo.

Offline absolut_

• Membro Ultra
                                  Se realmente se confirmar que as câmaras de vigilância nas ruas ajudarem a reduzir a criminalidade e aumentar o sentimento de segurança, acho bem.

Se for mais uma oportunidade para se obter informações das pessoas sem o seu consentimento não concordo.

Vamos confiar na bondade do capitalismo! ahah

Offline Abbie

• Membro Ultra
                                    Não sou contra o objectivo geral de ter estas câmaras pelas ruas, até porque estando em espaços públicos pouco podemos fazer. Não sei é se o uso que é dado a esta medida corresponde ao objectivo.
                                      I have found the paradox, that if you love until it hurts, there can be no more hurt, only more love.

Offline absolut_

• Membro Ultra
                                      Em Berlin.

Offline the end

• Membro Ultra
                                        Eu concordo, já somos vigiados diáriamente, seja pelo telemovel, pelo uso de ATM´S ou outros, contudo, o acesso á base de dados deve ser bastante restrito...o que não sabemos se isso é possível ou não
                                          Yes I can!

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          119 Respostas
                                          21278 Visualizações
                                          Última mensagem 3 de Julho de 2013
                                          por Oak
                                          132 Respostas
                                          27939 Visualizações
                                          Última mensagem 20 de Novembro de 2013
                                          por Bílitis
                                          734 Respostas
                                          82351 Visualizações
                                          Última mensagem 21 de Setembro de 2014
                                          por Thought
                                          3 Respostas
                                          2137 Visualizações
                                          Última mensagem 24 de Maio de 2015
                                          por Dreamer
                                          9 Respostas
                                          2673 Visualizações
                                          Última mensagem 21 de Julho de 2017
                                          por Angel Speedy