rede ex aequo

Olá Visitante29.mai.2020, 16:31:32

Autor Tópico: Rendimento Social Inseção = Rendimento Mínimo Garantido  (Lida 15758 vezes)

Rendimento Social Inseção = Rendimento Mínimo Garantido

Offline Elipse

• *
  • Novo Membro
  • Género: Feminino
Olá, sou nova no fórum, pelo menos com este nick. Já estive outra vez com outro nick. Gostava de ver a vossa opinião sobre um assunto.

Tenho uma vizinha que está a receber o Rendimento Social de Inseção (mais conhecido por Rendimento Mínimo Garantido) e que todos os dias vai várias vezes a uma pequena loja do bairro buscar 3 ou 4 cervejas de litro de cada vez e dois maços de tabaco por dia. Os que trabalham estao a descontar para ela ficar em casa a gastar em tabaco e em cervejas.
Apesar de tudo eu continuo a achar que o Rendimento Social de Inserção é uma medida justa e necessária: mais vale algum dinheiro mal gasto mas que ajude tantas famílias que dele precisam. Além disso há tantos a ganhar tantos milhões...

O que é que vocês acham? Concordam com o Rendimento Social Inserção?
« Última modificação: 15 de Junho de 2009 por Elipse »

robert

• Visitante
    O rendimento foi criado para quem realmente o necessita, pessoas que trabalhame criam riqueza/impostos/descntos seg. Social mas o dinheiro nao lhes chega para sobreviverem, completar reformas de pessoas nascidas antes dos anos 40, ja que antes poucos descontavam,ajudar pessoas cm dificuldades motoras, doenças raras,etc.
    O grande problema reside em quem o distribui a nivel local, ja que estes Srs.Drs. Actuam impunemente, sem serem responsabilizados pela má distribuição dos nossos recursos e riqueza.
    Com um sistema montado desta forma, todo o tipo de parasitas se aproveita desses recursos sem qualquer tipo de ecrupulos, chegando a obter mais de 1500€ por mês, isto porque o sistema actualmente ja se encontra interligado informaticamente, á uns anos atras é que era uma vergonha e um descalabro total.
    A lei diz que se se apresentar sinais exteriores de riqueza, as entidades competentes deveriam actuar, existem individuos destes com mais de 50000€ em bens moveis, como se nao chegasse, dispoem de casas por 4€ de renda que têm o descaramento de nao pagar aos serviços camararios em muitos dos casos.
    Com 1,3milhoes desta pessoas a receber, tendo direito a est subsidio so uma pequena parte, estamos a falr de quase 30%da populaçao activa. Como e possivel pagar se Rendimento a pessoas com 20 anos de idade.
    Resumindo e concluindo
    A todas estas  pessoas deveriase lhe perguntar antes de nada, exceptuando as que referenciei inicialmente, qual foi o contributo das mesmas para todo este conjunto que denominamos como sociedade, e com base na sua declaração de factos demontraveis e verificaveis, poderiamos decidir que fazer.
    Porpue sabenos que no final, quem sempre acaba por pagar nao somos todos, como se diz sempre, são unica e exclusivamente os trabalhadores e as micro , pequenas e medias empresas.
    E se alguem tem duvidas disto, experimentem em conjunto a deixar de pagar impostos e a consumir durante só 3 meses, aí verificarão onde irá parar o abuso da máquina do estado e todo o seu rendimento minimo

Offline Pulse

• Membro Vintage
      • Género: Masculino
      • After all, losing all hope was freedom.
      Pouca vergonha é a generalização e a forma como os políticos de direita têm usado casos pontuais como bode expiatório para a actual situação económica.
      Concordo que exista Rendimento Social de Inserção, bem como outras formas de subsidio que ajudem a diminuir os níveis de pobreza do país... Se concordo com os que abusam dos mesmos, claro que não, mas não é por alguns o fazerem que todos têm de ver os seus direitos revogados.
        And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

Offline kris

• Membro Elite
        No que respeita ao rendimento social de inserção na minha opinião deveria de acabar é uma pouca vergonha estarem a receber dinheiro da segurança social e nem sequer trabalham ou fazem questão de ir procurar trabalho.

Com a atual situação do país esses subsidios deveriam ser cortados, pq anda por ai mt gente a receber esse subsidio sem precisar. Deveriam era ir trabalhar esses subsidiodependentes.

O ue se deveria fazer era cortar de vez com o RSI e o dinheiro q era destinado ao RSI q fosse canalizado para o aumento das reformas e pensões mais baixas q são uma vergonha de tão baixas q são.

Offline Pulse

• Membro Vintage
          Não admira que agora tenhamos um governo maioritário de direita...  ::)
            And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

Offline strings

• Membro Total
            • Don't tread on me
            Não admira que agora tenhamos um governo maioritário de direita...  ::)

Existe uma lei prática da Economia que se aplica a tudo: daquilo que é taxado temos menos; daquilo que é subsidiado temos mais. O RSI é um subsídio à pobreza. É a garantia a um sector populacional não-produtivo da riqueza produzida pelo sector produtivo. Acho que o maior exemplo do falhanço deste tipo de políticas é a actual condição da população Afro-Americana nos EUA. Os ghettos, enquanto são actualmente entendidos, não existiam antes da 'War on Poverty' da administração Johnson. A gravidez juvenil era menor,  as famílias negras estavam intactas (mesmo após a escravatura e a hedionda discriminação de que foram alvo) e o desemprego entre negros, particularmente o juvenil, não era maior do que o desemprego entre brancos. A segurança em zonas maioritariamente de negros, como por exemplo o Harlem, era comparável à de qualquer outro exemplo de área urbanizada no país.

As razões são simples: com a introdução do Estado Social, a procriação passou a ser subsidiada. Famílias que receberiam menos dinheiro público mantendo-se intactas começaram a fragmentar-se. Jovens que dantes podiam facilmente obter emprego e começar o processo de ascenção social (mesmo sem habilitações académicas) viram-se impossibilitados pelas práticas auto-interessadas e monopolistas dos sindicatos, que pressionaram subidas desastrosas do salário mínimo e efectivamente ilegalizaram a contratação de quem é menos capacitado, menos produtivo e consequentemente menos rentável (i.e. os jovens, particularmente os negros). Sem possibilidade de escapatória à pobreza através do caminho produtivo, o indivíduo vê-se limitado ao Estado Social que subsidia a pobreza 'with strings attached', particularmente no que diz respeito à mobilidade e às concentrações geográficas, e acabamos com os ghettos.

Aliás, a questão do salário mínimo é das mais interessantes. O economista Walter E. Williams (ele próprio Afro-Americano) fez uma análise da situação política, social e económica da África do Sul no tempo do Apartheid, e descobriu que os defensores mais apaixonados do salário mínimo para os negros eram os sindicatos de brancos racistas que jamais aceitariam um negro nas suas fileiras. O porquê é óbvio: não queriam concorrência aos seus empregos. Se a legislação obriga a que pessoas menos produtivas recebam o mesmo salário que pessoas mais produtivas, essas pessoas simplesmente ficaram desempregadas, e atrasarão ou eliminarão a possibilidade de adquirir competências que só provêm, dada a circunstância do indivíduo, de um começo na parte de baixo da escada profissional.

Não confundas rótulos e boas intenções com resultados.
            « Última modificação: 26 de Junho de 2011 por strings »

Offline Til

• Membro Sénior
              • Alt+126
              Ah, o eterno alarido sobre o Rendimento Social de Inserção.. ::)

Eis alguns dados sobre esta mal.amada prestação social:

Fonte e Outros Dados: Boletim Estatístico - Ministério da Solidariedade e Segurança Social

• Em Portugal, em Junho de 2011, existiam 120 142 famílias e 323 431 beneficiários com processamento de rendimento social de inserção (RSI).
              • O valor médio da prestação de RSI era de 243,0 euros por família e 89,7 euros por beneficiário.
              • 37,9% dos beneficiários tinham menos de 18 anos.

Fonte e Outros Dados: Execução Orçamental de Junho de 2011 - Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social

• Esta rubrica da despesa [RSI] atingiu o montante de 209,9 milhões €, absorvendo 2,0% da despesa efectiva do Sistema [da Segurança Social], evidenciando um decréscimo de 26,0% relativamente ao mesmo período de 2010, reflectindo as medidas já introduzidas no segundo semestre do ano de 2010.

Pouca vergonha é a generalização e a forma como os políticos de direita têm usado casos pontuais como bode expiatório para a actual situação económica.

Infelizmente, e a não ser que esteja a fazer uma análise grosseira dos dados, parece ser esse o caso..
                Eu, que tenho sido til, literalmente til,
                Til no sentido mesquinho e infame da tileza.

Offline Maped

• Membro Elite
                • :)
                Excluindo quem realmente precisa dele e que já tenha perdido o subsidio de desemprego ou que este seja muito pequeno, acho que realmente é uma vergonha.. Todos os casos que conheço é de gente que passa a vida no café e nega um trabalho porque vai receber menos do que ficando em casa com o Rsi.
                  There's a fire starting in my heart
                  Reaching a fever pitch, and it's bringing me out the dark.

See how I'll leave with every piece of you
                  Don't underestimate the things that I will do.

Offline Lambuças

• Membro Elite
                  • Encarar a vida com um sorriso é o melhor remédio
                  Excluindo quem realmente precisa dele e que já tenha perdido o subsidio de desemprego ou que este seja muito pequeno, acho que realmente é uma vergonha.. Todos os casos que conheço é de gente que passa a vida no café e nega um trabalho porque vai receber menos do que ficando em casa com o Rsi.

E o pior ainda nem é isso. Pior mesmo é gozarem com o pessoal que se levanta todos os dias para trabalhar para com os descontos pagar esses subsidios e srendimentos da treta. E depois quando lhes oferençem trabalho dizem que não podem porque não querem perder o guito que recebem do estado.

Offline David K.

• Membro Total
                    Creio que os misuses do RSI deram origem a um desconforto, que é legítimo, por parte da população activa ao constatar a vida cigarettes-and-beer da vizinha do lado.

Talvez o busílis da questão esteja no facto de o ser humano se focar primeiramente a sua objectiva no particular e só após um grande esforço de abstracção conseguir ver o princípio geral subjacente. O modus-operandi que já há muito rege a actual sociedade incute-nos uma ideia silogística de esforço/trabalho -> ganho/lucro (isto nao tem nada a ver com Capitalismo ou Comunismo, penso que isto vigora quer nos USA quer na China), que obviamente não conseguimos perspectivar à primeira vista quando a vizinha religiosamente se dirige ao multibanco levantar os seus parcos quase-500€ e faz uma paragem no café para um lauto pequeno-almoço. Para atentarmos na justeza de medidas como esta é preciso criarmos imunidade ao prurido despertado pelo "chico-espertismo" da vizinha cujo ilimitado repouso tanta inveja nos causa quando nos dirigimos para o trabalho. À maior parte da população não as incomoda um rendimento que mal sabem o que é e em que situações é distribuído, mas sim a situação particular que observa lá na sua rua. É a ditadura do "pequenismo" que vigora lá no nosso bairrito.

Penso que se quisermos, o que raramente queremos, também conseguimos descobrir casos em que o rendimento está minimamente bem atribuído (obviamente os critérios estão redigidos na lei como toda a objectividade,  assentando esta no domínimo do subjectivo adágio cada-cabeça-sua-sentença) e em que este constitui, a curto prazo, a única forma de subsistência dos seus benificiários. Aqui a expressão curto prazo convém ser sublinhada pois o médio prazo já me soa a parasitismo social.

Falo na qualidade de pessoa que já abominou por completo qualquer coisa semelhante a este tipo de beneces e que entretanto descobriu que a Matemática existe. Se existe uma taxa de desemprego que ronda os 12%, mesmo que alguns destes sejam os enconstados-da-vida que não querem emprego apesar de existir um que pudessem ocupar, penso que é vagamente consensual que no nosso país a população que se pode encaixar na categoria de activa excede claramente o número de postos de trabalho que o país oferece. Pura Matemática. E quando digo o “país oferece” refiro-me ao sector público e privado, pois parece-me utópico  a ideia de “se o país não oferece um posto de trabalho, tem que ser o indivíduo a criá-lo”. A criação de empresas também atinge um limite de saturação. Não podemos acreditar que se existem 5 farmácias numa cidade, podem-se abrir mais 50 sem dar cavaco ao Estado e todas fornecerem o lucro suficiente à sobrevivência financeira do seu proprietário e respectivos funcionários. Se todos os desempregados do país desatarem a criar uma empresa, parece-me óbvio que a taxa de desemprego não cairá para os 0%.

Em suma, com o actual modelo económico teremos sempre uma faixa da população que não consegue encontrar uma forma de se manter à tona. E para todos estes não me parece que a solução ideal seja deixá-los morrer numa valeta ou sugerir que se mudem para o meio rural e cultivem os seuspróprios produtos hortículas para que vivam de uma agricultura meramente de subsistência.  Apesar de não parecer, temos todos algum interesse na inserção destas pessoas. Ninguém quer que eles se tornem criminosos excluídos da sociedade assaltando nos tempos livres aos bensque a pulso conquistamos, nem que se tornem analfabetos e lancem o IDH português para as ruas da amargura.

Engraçado que a maioria dos portugueses pensam que somos o único país do mundo que tem estas protecções mais ou menos cegas aos mais desfavorecidos. Da Noruega à Finlândia, todos os países Europeus têm os seus sistemas de o fazer e penso que nenhum de nós se importava de estar na situação da Noruega e da Finlândia nestes dias invernosos. O grande problema é que os seus sistemas são melhores que os nossos, com mais controlo, rigor e discernimento.

Com tudo isto quero dizer que a solução é complexa e não pode passar por pegar em tochas e maçaricos e dizer “acabem com o RSI, foram com esses chupistas”, ao que o Governo prontamente cederia iluminado com tal epifania e extinguiria simplesmente tal deformidade legislativa.  Não estou a defender o actual sistema de RSI, muito pelo contrário, vejo nele mais defeitos que qualidades e coloco-me mais perto da sua extinção/reformulação do que da sua continuidade. Simplesmente se se optar pela sua extinção esta terá de ser acompanhada por uma revisão do actual sistema económio e  de empregabilidade (assuntos dos quais não percebo nada, já que não estudo áreas da economia nem lá perto), havendo por outro lado a possibilidade de rever o actual sistema e reenforçá-lo com um controlo sério para evitar as situações no mínimo irregulares que todos conhecemos.

P.S.: Claramente o meu texto tem imensos pontos omissos e outros por explicar mas haja comedimento no espaço usado, mais que isto seria spam :P

Offline paulosabino

• Associad@
                      • Membro Vintage
                      Quanto a este tema tenho a dizer:

O RSI deve ser um subsídio temporário e não constante ao longo da vida seja de quem for. Se a pessoa tem dificuldades em encontrar trabalho, o IEFP deve aconpanhar essas pessoas com especial atenção para que possam ser inseridas no mercado de trabalho. Não há trabalho? Pois que o Estado dê prioridade à contratação na função pública de pessoas que justificadamente não consigam começar a trabalhar.

Tenho a dizer também o seguinte, e não tenho interesse em discriminar ninguém pela negativa mas acho um insulto à restante sociedade quando existe discriminação social e desigual beneficiando uns mais que outros, não vale a pena as pessoas pensarem uma coisa e dizerem outra por ser politicamente correcto.  Acho uma vergonha que muitas pessoas percam o RSI, como já vi casos, por trabalharem algumas horas por exemplo a fazer limpezas onde não ganham mais que uma pequena ajuda para a alimentação ou outra despesas básicas. Por outro lado, vejo feirantes a vender de forma regular onde toda a gente vê e que não são alvo de cortes das suas prestações vitalícias de RSI por obterem outros rendimentos.
                        - Vai chover...   
                         - Vai tu!!!!!!!!!!

navigator

• Visitante
                        Acho que enquanto o nosso país tiver tão poucas oportunidades e tantos pobres o RSI é um mal necessário. A menos que queiramos ver pessoas a morrer à fome. Mais vale haver abusos mas algumas pessoas em quem é bem empregue do que não haver este tipo de ajuda.

Offline johny.n.1986

• Membro Ultra
                          • bang bang, I shot you down!
                          Controlar se os beneficiarios do RSI o gastam em "cigarettes and beer" sai mais caro do que o proprio RSI.
                            With my feet on the air and my head on the ground

navigator

• Visitante
                            Talvez o busílis da questão esteja no facto de o ser humano se focar primeiramente a sua objectiva no particular e só após um grande esforço de abstracção conseguir ver o princípio geral subjacente.  (...) À maior parte da população não as incomoda um rendimento que mal sabem o que é e em que situações é distribuído, mas sim a situação particular que observa lá na sua rua. É a ditadura do "pequenismo" que vigora lá no nosso bairrito.

Eu concordo com a atribuição do RSI mas a verdade é que os casos particulares de "chico-espertismo" da vizinha do lado não são tão particulares assim e isso tem a ver com uma coisa que se chama "cultura de pobreza". Na maior parte dos casos os pais já foram pobres, os avós também e eles foram educados em toda uma sub-cultura que inverte os valores e por isso tens que compram coca-cola e montes de goluseimas para as crianças, vão ao café, compram cigarros e cerveja mas não fazem sopa, por exemplo. É o que se passa em muitas casas. Basta veres os carrinhos de supermercado...
                            « Última modificação: 13 de Outubro de 2011 por navigator »

Offline Hélder

• Membro Vintage
                              • "A alegria evita mil males e prolonga a vida"
                              Quem tem carro, vai preso ou recusa trabalho perderá o Rendimento Social de Inserção

Os beneficiários do Rendimentos Social de Inserção (RSI) vão passar a integrar bolsas de trabalhadores ao dispor de câmaras, juntas de freguesia e instituições de solidariedade social. Os que recusarem esse trabalho perdem direito à prestação. Mas não é só. Segundo as novas regras, o mesmo acontecerá a quem tiver carro ou for preso, mesmo que preventivamente.

Fonte oficial do Ministério da Solidariedade e Segurança Social, citada pelo Correio da Manhã, afirma que o Governo pretende cortar em cerca de 70 milhões de euros o valor total destas prestações sociais. Assim, desenhou um conjunto de novas regras que permitirá baixar o custo do RSI de 440 milhões de euros (valor previsto para 2012) para 370 milhões.

As novas regras, que são também avançadas pelo Jornal de Notícias e o Expresso, ditam que os beneficiários do RSI passam a perder automaticamente a prestação social caso sejam proprietários de um carro, detenham contas bancárias familiares iguais ou superiores a 25 mil euros ou se recusem a prestar “trabalho útil à comunidade”.

Os beneficiários que ameaçarem ou coagirem funcionários da Segurança Social – têm sido relatados casos de violência de pessoas que tentam dessa forma manter o RSI – também perdem direito à prestação social, assim como os que forem presos. Esta última alínea inclui mesmo presos preventivos.

A renovação do RSI deixa de ser automática e, segundo o Correio da Manhã, só será atribuído após a assinatura obrigatória de um “contrato de inserção”. Este prevê um conjunto de obrigações familiares – frequentar a escola, cumprir o plano de vacinação e estar inscrito num centro de emprego. Os cidadãos estrangeiros só terão direito ao RSI após um ano a viver em Portugal, no caso dos europeus, ou após três anos, no caso dos extracomunitários.

Renovação automática do RSI é prática “perniciosa”, diz CDS

Na sequência das notícias avançadas neste sábado, o líder parlamentar do CDS-PP disse desconhecer “em concreto” a proposta de lei, mas defendeu que a renovação automática da atribuição do RSI deve acabar. Nuno Magalhães considera tratar-se de uma prática “perniciosa”.

“Não conheço em concreto a proposta de lei”, declarou à Lusa. “Mas conheço o programa de Governo e as declarações de vários membros do Governo. Consideramos bastante positivas várias alterações que esta proposta de lei, segundo julgamos saber, contém, desde logo a renovação automática de uma prestação que deve ser temporária”.

“O RSI é positivo para situações transitórias, para ajudar pessoas que efectivamente se encontram em situação de emergência, não constitui um modo de vida ou um financiamento por parte do Estado”, acrescenta o deputado eleito pelo círculo de Setúbal.

Perante estas novas regras o que acham?! Qual o vosso ponto de vista?
                                Preconceitos, intolerância racial e social, profunda estúpidez !! Ao final somos e seremos apenas ossos.

Offline Blu

• Associad@
                                • Membro Júnior
                                Quem tem carro, vai preso ou recusa trabalho perderá o Rendimento Social de Inserção

Os beneficiários do Rendimentos Social de Inserção (RSI) vão passar a integrar bolsas de trabalhadores ao dispor de câmaras, juntas de freguesia e instituições de solidariedade social. Os que recusarem esse trabalho perdem direito à prestação. Mas não é só. Segundo as novas regras, o mesmo acontecerá a quem tiver carro ou for preso, mesmo que preventivamente.

Fonte oficial do Ministério da Solidariedade e Segurança Social, citada pelo Correio da Manhã, afirma que o Governo pretende cortar em cerca de 70 milhões de euros o valor total destas prestações sociais. Assim, desenhou um conjunto de novas regras que permitirá baixar o custo do RSI de 440 milhões de euros (valor previsto para 2012) para 370 milhões.

As novas regras, que são também avançadas pelo Jornal de Notícias e o Expresso, ditam que os beneficiários do RSI passam a perder automaticamente a prestação social caso sejam proprietários de um carro, detenham contas bancárias familiares iguais ou superiores a 25 mil euros ou se recusem a prestar “trabalho útil à comunidade”.

Os beneficiários que ameaçarem ou coagirem funcionários da Segurança Social – têm sido relatados casos de violência de pessoas que tentam dessa forma manter o RSI – também perdem direito à prestação social, assim como os que forem presos. Esta última alínea inclui mesmo presos preventivos.

A renovação do RSI deixa de ser automática e, segundo o Correio da Manhã, só será atribuído após a assinatura obrigatória de um “contrato de inserção”. Este prevê um conjunto de obrigações familiares – frequentar a escola, cumprir o plano de vacinação e estar inscrito num centro de emprego. Os cidadãos estrangeiros só terão direito ao RSI após um ano a viver em Portugal, no caso dos europeus, ou após três anos, no caso dos extracomunitários.

Renovação automática do RSI é prática “perniciosa”, diz CDS

Na sequência das notícias avançadas neste sábado, o líder parlamentar do CDS-PP disse desconhecer “em concreto” a proposta de lei, mas defendeu que a renovação automática da atribuição do RSI deve acabar. Nuno Magalhães considera tratar-se de uma prática “perniciosa”.

“Não conheço em concreto a proposta de lei”, declarou à Lusa. “Mas conheço o programa de Governo e as declarações de vários membros do Governo. Consideramos bastante positivas várias alterações que esta proposta de lei, segundo julgamos saber, contém, desde logo a renovação automática de uma prestação que deve ser temporária”.

“O RSI é positivo para situações transitórias, para ajudar pessoas que efectivamente se encontram em situação de emergência, não constitui um modo de vida ou um financiamento por parte do Estado”, acrescenta o deputado eleito pelo círculo de Setúbal.

Perante estas novas regras o que acham?! Qual o vosso ponto de vista?

A proposta tem aspetos que considero bastante positivos. De fato, não faz sentido que o RSI seja renovado automaticamente! O único ponto que me levanta algumas reticências diz respeito à propriedade de viaturas: nos dias que correm tenho as minhas dúvidas quanto a considerar ter carro como um "luxo". É claro que depende do carro... mas talvez uma maior aposta na fiscalização por parte das autoridades competentes possa trazer bons resultados, assim como a sensibilização para a denúncia por parte do cidadão comum (apesar disso poder implicar perder uma manhã ou uma tarde na Segurança Social...).

Offline Pulse

• Membro Vintage
                                  O RSI representa 2% das despesas da segurança social. Se o governo tivesse investido o tempo que investiu a mudar as regras de beneficio do mesmo para acabar com os verdadeiros desperdicios tinha feito um melhor serviço ao país...

Offline paulosabino

• Associad@
                                    • Membro Vintage
                                    Realmente a perda do RSI por ter a propriedade de um automovel é fantástico, é que uma pessoa pode ter um charreco velho como um mercedes recente, como os há e a receber o rsi. Vamos ver que justiça será feita. Para mim o RSI tanto deve servir a quem não tem nada como a quem tem dificuldades sérias num momento pontual da sua vida. Uma pessoa que tem trabalhado, tem o seu carro e casa para pagar e de repente se vê desempregada e sem subsídio ou outros rendimentos, não pode ser considerada não merecedora do RSI por ter um carro e uma casa, porque os deve, porque deles precisa! O mal  desta treta toda é apenas que são sempre os mesmos  a pagar e outros mesmos a usufruir e quem tenha bom aspecto e civismo fica fora.
                                      - Vai chover...   
                                       - Vai tu!!!!!!!!!!

Offline 777aqua

• *
                                      • Novo Membro
                                      queria saber se voces viessem de familias pobres se tivessem feito mas escolhas se tudo tivesse saido torto queria saber se voces nao tem o mesmo direito de viver dignamente,sao as pessoas que pagam impostos melhores do que as pessoas que erraram na sua vida...dizem ai kero ajudar os mendigos, pra quê? dar um prato de sopa pra te sentires superior?, mas depois se lhes dao casa já nao achas bem keria ver se fosses tu se nao kerias que te estendessem a mao falam de compaixao mas nao sao capazes de nao julgar só olham para o seu umbigo >:( :(

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        Fobia Social

Iniciado por Azuth « 1 2 ... 8 9 » Saúde e Bem-estar

164 Respostas
                                        40664 Visualizações
                                        Última mensagem 23 de Outubro de 2014
                                        por Exorcist
                                        12 Respostas
                                        18816 Visualizações
                                        Última mensagem 25 de Julho de 2011
                                        por forjaz
                                        4 Respostas
                                        1404 Visualizações
                                        Última mensagem 1 de Março de 2012
                                        por doorbell