rede ex aequo

Olá Visitante15.set.2019, 07:06:58

Autor Tópico: Música Erudita  (Lida 21884 vezes)

Música Erudita

Offline Til

• Membro Sénior
  • Género: Masculino
  • Alt+126
Apesar da abundância de tópicos musicais existente no fórum, a Música Erudita não parece ter uma grande representatividade dentro dos mesmos, pelo que decidi criar um novo tópico especificamente dedicado a este género.

Embora seja vulgarmente designada por Música Clássica, a música erudita é bastante mais abrangente e engloba não só o período clássico, que decorreu apenas entre a segunda metade do século XVIII e o início do século XIX, mas também outros períodos, tanto anteriores como posteriores.

Para os mais curiosos, aqui fica uma linha cronológica representativa dos principais períodos musicais e seus compositores mais influentes, além da típica página da Wikipédia sobre Música Erudita. :P

Gostaria de inaugurar o tópico com um dos mestres do barroco: Johann Sebastian Bach. :)

Johann Sebastian Bach - Suite nº 3, BWV 1068 (Karajan)

Segundo Movimento (Air) da Suite No. 3 em Ré Maior, BWV 1068 (aka Air on the G String) :heart
« Última modificação: 14 de Outubro de 2010 por Til »
    Eu, que tenho sido til, literalmente til,
    Til no sentido mesquinho e infame da tileza.

Música Erudita

Offline almostfamous

• *
    • Novo Membro
    • Género: Feminino
    Uau, belo tópico!

Confesso que ando presa a "isto":
    Ludwig Van Beethoven - Piano Sonata No.14 "Moonlight Sonata"

É incrivelmente bonito.
      Minha palavra dita à luz do sol nascente...

Música Erudita

Offline Arms

• Membro Vintage
        • Reflection
      Schütz, Bach, Vivaldi, Haendel, Mozart, Beethoven, Strauss, Wagner, Verdi, Debussy, Gustav Holst.

São os que já ouvi e dos que me recordo. Gosto especialmente da Obra "Os Planetas" de Gustav Holst. Um conjunto de 9 músicas diferentes, retratando o espírito clássico associado a cada planeta, baseado nos deuses (na minha opinião) romanos que lhes dão nome.
      Mercúrio é uma música rápida, divertida, jovial.
      Vénus é uma música ligeira harmoniosa e agradável.
      Terra é multifacetada, rica.
      Marte é duro, forte, quase bélico.
      Júpiter é jovial, divertido, mas contido.
      Saturno é carrancudo, pesado.
      Úrano é... meio assustador confesso. Inicia com uma entrada grandiosa.
      Neptuno é místico, começa devagar e vai ganhando presença. Faz-me lembrar um bocado a banda sonora d'A História Interminável.
      Plutão tem algum ar bélico mas parece que é o 'depois'. E depois vais ganhando um ritmo pesado e duro, com tambores e pratos.

é muito bom. 8-)

Aqui está um link que vai dar ao conjunto no Youtube.
        Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
        Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Música Erudita

Offline Til

• Membro Sénior
        • Alt+126
        Schütz, Bach, Vivaldi, Haendel, Mozart, Beethoven, Strauss, Wagner, Verdi, Debussy, Gustav Holst.

São os que já ouvi e dos que me recordo. Gosto especialmente da Obra "Os Planetas" de Gustav Holst. Um conjunto de 9 músicas diferentes, retratando o espírito clássico associado a cada planeta, baseado nos deuses (na minha opinião) romanos que lhes dão nome.
        Neptuno é místico, começa devagar e vai ganhando presença. Faz-me lembrar um bocado a banda sonora d'A História Interminável.
        Plutão tem algum ar bélico mas parece que é o 'depois'. E depois vais ganhando um ritmo pesado e duro, com tambores e pratos.

é muito bom. 8-)

Uaaau! Muito bom! Desconhecia Holst! :D

Mas os movimentos da Terra e de Plutão a que te referes não fazem parte da suite original, pois não? Parece que a Terra ficou de fora e que Plutão só foi descoberto mais tarde (o que até calhou bem, visto que acabou por ser despromovido)! :P

Uau, belo tópico!

Confesso que ando presa a "isto":
        Ludwig Van Beethoven - Piano Sonata No.14 "Moonlight Sonata"

É incrivelmente bonito.

Mesmo! :heart

Sonatas para piano são sempre qualquer coisa.. ::)

Chopin: Piano Sonata No. 2 in B-flat minor, Op. 35
        1. Grave - Doppio movimento
        2. Scherzo
        3. Marche funèbre: Lento
        4. Finale: Presto

O terceiro movimento será, certamente, o mais conhecido de todos: a Marcha Fúnebre! [smiley=hipnotizado.gif]

Pollini plays Chopin Sonata No.2 in B flat Minor, Op.35 - 3. Marche funèbre
        « Última modificação: 16 de Outubro de 2010 por Til »

Música Erudita

Offline Arms

• Membro Vintage
            • Reflection

é muito bom. 8-)

Uaaau! Muito bom! Desconhecia Holst! :D

Mas os movimentos da Terra e de Plutão a que te referes não fazem parte da suite original, pois não? Parece que a Terra ficou de fora e que Plutão só foi descoberto mais tarde (o que até calhou bem, visto que acabou por ser despromovido)! :P

Foste à Wikipédia, não foste? Verificar a informação...

A Terra e Plutão fazem parte da suite original, sim senhor. Eu tenho a suite original cá em casa e estão lá todos os planetas. Repara que Holst baseia-se nos planetas a nível astrológico e não a nível astronómico. É mais no sentido dos planetas no sentido de deuses do que planetas no sentido científico. ;)
            Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
            Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Música Erudita

Offline Til

• Membro Sénior
            • Alt+126

A Terra e Plutão fazem parte da suite original, sim senhor. Eu tenho a suite original cá em casa e estão lá todos os planetas. Repara que Holst baseia-se nos planetas a nível astrológico e não a nível astronómico. É mais no sentido dos planetas no sentido de deuses do que planetas no sentido científico. ;)

Fui pois, para conhecer melhor a composição e o compositor! :)

Também não achei a Terra no Youtube, e o Plutão que encontrei não era do Holst! :P

A razão para a exclusão da Terra parece estar exactamente aí, no carácter astrológico (e não astronómico) d'Os Planetas: a Terra, sendo influenciada pela posição relativa de outros corpos celestes, não é mais do que um ponto de referência. Isto é sustentado pelo facto de nenhum signo do zodíaco ter a Terra como planeta regente. Visto assim, até faz algum sentido que não tenha sido incluída.

Plutão foi descoberto mais de dez anos após a composição d'Os Planetas, mas ainda quatro anos antes da morte de Holst. Contudo, este não se mostrou interessado em incluir o novo planeta. Por essa altura, o compositor sentia.se altamente desagradado com a excessiva popularidade que esta peça havia adquirido junto do público, ao ponto de ter eclipsado toda a sua restante obra (que ele até considerava superior).

Existe, sim, um movimento para Plutão, mas foi composto apenas muito recentemente, poucos anos antes da despromoção do ex.planeta. Mas lá está, não faz parte do original! Talvez seja esse o Plutão que conheces?

Música Erudita

Offline Arms

• Membro Vintage
                • Reflection

Fui pois, para conhecer melhor a composição e o compositor! :)

Também não achei a Terra no Youtube, e o Plutão que encontrei não era do Holst! :P

A razão para a exclusão da Terra parece estar exactamente aí, no carácter astrológico (e não astronómico) d'Os Planetas: a Terra, sendo influenciada pela posição relativa de outros corpos celestes, não é mais do que um ponto de referência. Isto é sustentado pelo facto de nenhum signo do zodíaco ter a Terra como planeta regente. Visto assim, até faz algum sentido que não tenha sido incluída.

Plutão foi descoberto mais de dez anos após a composição d'Os Planetas, mas ainda quatro anos antes da morte de Holst. Contudo, este não se mostrou interessado em incluir o novo planeta. Por essa altura, o compositor sentia.se altamente desagradado com a excessiva popularidade que esta peça havia adquirido junto do público, ao ponto de ter eclipsado toda a sua restante obra (que ele até considerava superior).

Existe, sim, um movimento para Plutão, mas foi composto apenas muito recentemente, poucos anos antes da despromoção do ex.planeta. Mas lá está, não faz parte do original! Talvez seja esse o Plutão que conheces?

Tens razão. Plutão foi composto por Colin Matthews, um compositor britânico. No entanto, não vejo referências à Terra, no entanto, há uma música feita para a Terra. Tenho que ir ver no CD.

Não encontro referências lá... Tenho que pesquisar sobre isso.

Música Erudita

Offline Til

• Membro Sénior
                • Alt+126
                Tens razão. Plutão foi composto por Colin Matthews, um compositor britânico. No entanto, não vejo referências à Terra, no entanto, há uma música feita para a Terra. Tenho que ir ver no CD.

Não encontro referências lá... Tenho que pesquisar sobre isso.

Depois dá notícias! ;)

Música Erudita

Offline Boreas

• Moderação Sénior
                  • Membro Vintage
                  • "Tu és rato!"
                  Por acaso já conhecia algumas coisas de Holst há muitos muitos anos (desde 1994), mas só há cerca de 2 anos ou 3 é que finalmente associei o que conhecia a um nome. Devo dizer que prefiro Marte (isto parece um tópico de astronomia)  lol
                  Apela-me imenso à imaginação e à criatividade e a um certo espírito guerreiro. Não admira que tenha sido fonte de inspiração para tantas outras coisas (John Williams na OST de Star Wars por exemplo).

Não sabia que tinham feito um Plutão, depois vou ouvir  :)
                    Just live!!! WILL POWER HOPE COMPASSION LOVE

Música Erudita

Offline Til

• Membro Sénior
                    • Alt+126
                    Por acaso já conhecia algumas coisas de Holst há muitos muitos anos (desde 1994), mas só há cerca de 2 anos ou 3 é que finalmente associei o que conhecia a um nome. Devo dizer que prefiro Marte (isto parece um tópico de astronomia)  lol

Acontece a toda a hora! Músicas conhecidas, algo perdidas, finalmente associadas a um nome, a um compositor! :D

Por exemplo, quem diria que esta peça, estranhamente familiar, é um original de Vivaldi? Ou que o instrumento principal é um bandolim? lol

Vivaldi - Concerto for Mandolin in C Major RV425

Ou que a Marcha Fúnebre é do Chopin? Ou que a Morning Mood é do Grieg?.. ::)

Verdadeiras eurekas musicais! ;D
                    « Última modificação: 17 de Outubro de 2010 por Til »

Música Erudita

Offline Til

• Membro Sénior
                      • Alt+126
                      Pachelbel's Canon in D major

Pachelbel Canon in D Original Instruments

:heart

Música Erudita

zerpp

• Visitante
                        Stravinsky - La sacre du printemps. Genial. Apesar da aparente desconstrução da composição nota-se sempre um ténue linha melódica. Agrada-me imenso! E de momento escuto-a.
                        e a seguir, na playlist, está Overture da "1812", de quem, de quem? Tchaikovsky. Mt bom!

Música Erudita

Offline Til

• Membro Sénior
                          • Alt+126
                          Stravinsky - La sacre du printemps. Genial. Apesar da aparente desconstrução da composição nota-se sempre um ténue linha melódica. Agrada-me imenso! E de momento escuto-a.
                          e a seguir, na playlist, está Overture da "1812", de quem, de quem? Tchaikovsky. Mt bom!

NO WAY!  :o A 1812 Overture é do Tchaikovsky? Desconhecia! lol Outro grande achado musical! Спасибо!  ;)

E já que estamos numa de finais apoteóticos, porque não referir a majestosa Nona Sinfonia de Beethoven?  :heart

Beethoven Symphony 9 in D minor Op. 125 (7/7)

Awesomeness a partir do instante 8:15! [smiley=hipnotizado.gif]

Epicness do início ao fim!.. ::)

Música Erudita

Offline Til

• Membro Sénior
                            • Alt+126
                            Troisième Gymnopédie: Lent et grave de Erik Satie

Erik Satie - Gymnopédie No.3

E a respectiva orquestração por Claude Debussy..

Erik Satie - Gymnopedie No.1 (Orchestrated by Debussy)

Dolorosamente belo! [smiley=choro.gif]

Música Erudita

Offline Til

• Membro Sénior
                              • Alt+126
                              Desta vez, algo mais.. divertido! ;D

Mozart: Divertimento KV 136 em Ré Maior
                              1. Allegro
                              2. Andante
                              3. Presto

Mozart K.136 Divertimento in D 1st mov. Allegro

Música Erudita

zerpp

• Visitante
                                a Cecilia Bartoli lançou um cd, há pouco tempo, que reunia um conjunto de músicas compostas para castrati. Chama-se Sacrificium, o cd. Descarreguem, é mt bom!

Música Erudita

Offline Til

• Membro Sénior
                                  • Alt+126
                                  a Cecilia Bartoli lançou um cd, há pouco tempo, que reunia um conjunto de músicas compostas para castrati. Chama-se Sacrificium, o cd. Descarreguem, é mt bom!

Muito bom mesmo! Tem sido um prazer conhecer o trabalho da senhora Bartoli! Entretanto, ela lançou um novo álbum: Sospiri!

Música Erudita

Elijah Keat

• Visitante
                                    Gosto bastante, apesar de conhecer só o mainstream da música erudita.

Gosto especialmente de Bach e Vivaldi (toccata e fuga em D menor e As Quatro Estações - Inverno são as que mais gosto).

De resto, música clássica o que mais oiço ainda é bandas sonoras de filmes, tais como a banda sonora do Senhor dos Anéis. Que nem sequer sei se se enquadra na música erudita.

Música Erudita

zerpp

• Visitante

Gosto especialmente de Bach e Vivaldi (toccata e fuga em D menor e As Quatro Estações - Inverno são as que mais gosto).

De resto, música clássica o que mais oiço ainda é bandas sonoras de filmes, tais como a banda sonora do Senhor dos Anéis. Que nem sequer sei se se enquadra na música erudita.

Há um post para bandas sonoras, senão me engano tb criado pelo Til. ;)
                                      Música erudita usava-se para descrever o género musical ouvido pela alta sociedade, burgueses, cortes e aristocracia, que se demarcavam do do leigo, do analfabeto, do povo. Actualmente é uma expressão que já não se usa. Geralmente designa-se música erudita por música clássica. Julgo que é o termo mais adequado. Lembro de uma vez um musicólogo ter falado disto no Câmara Clara.

Música Erudita

Offline Til

• Membro Sénior
                                        • Alt+126

Exactamente como eu! ;D

1) Conheço o mais conhecido. :)
                                        2) Prefiro a música barroca. :D
                                        3) I'm a sucker for soundtracks! lol

Música erudita ou não, a banda sonora da trilogia d'O Senhor dos Anéis foi um projecto imponente que, além da estrutura orquestral e coral, também contou com a participação de solistas instrumentais e vocais (muitos deles líricos). Anos de desenvolvimento (pelo compositor Howard Shore) resultaram em largas horas de gravações (ainda estou para ouvir as Complete Recordings :P). Para mim, foi A banda sonora que me introduziu ao género! :heart

Há um post para bandas sonoras, senão me engano tb criado pelo Til. ;)
                                        Música erudita usava-se para descrever o género musical ouvido pela alta sociedade, burgueses, cortes e aristocracia, que se demarcavam do do leigo, do analfabeto, do povo. Actualmente é uma expressão que já não se usa. Geralmente designa-se música erudita por música clássica. Julgo que é o termo mais adequado. Lembro de uma vez um musicólogo ter falado disto no Câmara Clara.

Ah, não, não fui eu que o criei! lol Apenas posto lá frequentemente! ::)

Música clássica é o termo mais correcto? Dang! Acho que fiz asneira! :P

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          66 Respostas
                                          11015 Visualizações
                                          Última mensagem 17 de Agosto de 2011
                                          por David K.
                                          199 Respostas
                                          108456 Visualizações
                                          Última mensagem 16 de Setembro de 2018
                                          por Sekh
                                          22 Respostas
                                          8279 Visualizações
                                          Última mensagem 5 de Outubro de 2009
                                          por lunipip
                                          13 Respostas
                                          4965 Visualizações
                                          Última mensagem 18 de Dezembro de 2010
                                          por Miguel★
                                          Músicas Japonesas

Iniciado por Hazeo « 1 2 3 » Música, Rádio e Dança

50 Respostas
                                          12767 Visualizações
                                          Última mensagem 18 de Novembro de 2018
                                          por Ember