rede ex aequo

Olá Visitante18.out.2019, 19:51:01

Autor Tópico: Suicidas: serão realmente cobardes?  (Lida 80838 vezes)

Suicidas: serão realmente cobardes?

Offline Magia

• Membro Ultra
  • Género: Feminino
  • É preciso luz... senão a escuridão não descansa!
    • A minha galeria
:curtain Oi!
Algo k me tem vindo a martelar na cabeça já há uns anitos: o suicídio! A ideia da morte, taum má k anda a sua fama...
Kem é k são os cobardes realmente, as pessoas k ñ conseguem enfrentar a vida (serão mais sensíveis e n aguentam a pressão) e decidem vencê-la, matando-se...
Ou as pessoas k tb o pensam mas n têm a coragem de se matar e pedem ajuda á ultima da hora?
E os outros, os amigos, familias, etc? Qd choram por alguém k morreu... pk xoram? por egoismo, por pena, por k?
Pk as pessoas pensam tão mal da morte? e se ela for apenas uma mudança de estado, km a agua, do likido po gasoso? uma passagem pra outro nivel?

Digam-me, digam-me o k pensam... :)
    Podem fazer-me de tudo que eu perdoo, desde que não me mintam.

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
    • Membro Vintage
      • Homofobia
    Olá magia,

Não estou com muito tempo neste momento para comentar o teu post, mas ao menos digo para já qualquer coisa... as experiências da morte de alguém (especialmente por suicídio) são pessoais e depende muito do tipo de relação que tinhas com essa pessoa. Acho que as pessoas choram essencialmente por impotência e por sentirem a falta da pessoa, por saberem que de repente já não têm acesso à pessoa de quem gostam. Os motivos para um suicídio podem ser variáveis e acredito que em muitos casos poderiam ser evitáveis, mas... cada caso é um caso. Há pessoas doentes, que sofrem muitíssimo e que para elas é o melhor. É difícil balançar os nossos sentimentos entre a "escolha" da pessoa e pensar se fez o melhor para si ou não. Em última instância, sou da opinião que a vida é sempre a melhor opção, a mais feliz, mas pode haver excepções. Nós não estamos na cabeça das pessoas, não sofremos o seu sofrimento e por isso é para mim difícil julgar e chamar-lhes de egoístas. Acredito que se suicidam é porque já estão num estado último e que não o fazem levianamente. Mas...

As pessoas que decidem matar-se e a última da hora pedem ajuda, é mesmo isso que estão a fazer... um pedido de ajuda. É preciso tê-las em atenção e ajudar.

Sobre a morte... enfim. Há um grande medo, porque é o desconhecido. Acho que se resume a isso. E a que se calhar muitos de nós, apesar de tudo, até gostam de andar por aqui e não se querem ir embora tão cedo... ;)
      "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline mega

• Associad@ Honorári@
      • Membro Sénior
      Concordo com a bluejazz mas apenas no que se refere ao suicidio por doença... e a isso não chamo suicidio e sim eutanásia. Creio que pode haver um momento em que a "melhor" alternativa à vida é a morte.  Mas, like bluejazz said cada caso é um caso. Há sempre alternativas... por exemplo, a criogenia :)
      Nos restantes casos, acho que sim... são cobardes. Pode ser uma afirmação muito forte, até mesmo ofensiva, mas acho que ninguém tem o direito de tirar uma vida, principalmente a sua. A vida é o que mais precioso possuimos e nunca ninguém disse que seria fácil (ou difícil). Nada cai do céu (isto é uma metáfora!!!!), e quando alguma coisa não nos corre bem não é razão para desistirmos, até pelo contrário... mais uma razão para voltarmos à carga e trabalharmos para conseguir o que queremos. Trabalhar, investir, descobrir coisas novas e/ou coisas velhas... tudo isto é necessário para que de manhã possamos nos olhar ao espelho e dizer "Bom dia" com um sorriso na cara (yah yah yah... ok... 5 minutos depois de lavar a cara  - ou o café da manhã - e o mau humor passar). Acho que as pessoas que tiram a própria vida são, na minha opinião (note-se), desequilibradas que optam pela saída mais "fácil".... que desistem.... por elas, pelos seus e pelos outros.

Enfim... é muito polémica esta questão...

Quanto à morte, a minha ideia da mesma é muito simples.... a morte é o fim e pronto. Porque é que há tanta necessidade que haja algo para além disto? Existem 'n' culturas, ideiologias, religiões, etc etc que mistificam a morte como uma passagem, como um regresso, como sei lá mais o que.... Porque??? Porque digo eu..... mas se houver realmente vida depois da morte, vou passar a eternidade a espancar S. Pedro pois ele e eu temos umas desavenças relacionadas com chuva e autocarros! lol lol lol lol lol lol lol lol (para os mais religiosos.... that was a joke!)

Bjs,
      Cristina :D
        "Grief is the price we have to pay for Love, it is the cost of Commitment"

Offline Magia

• Membro Ultra
          • A minha galeria
        :curtain
        Blue disse: as experiências da morte de alguém (especialmente por suicídio) são pessoais e depende muito do tipo de relação que tinhas com essa pessoa.

Essa pessoa? Humm, k pessoa? Lol... A kestão martela-me mm, não pk alguém k me é próximo se suicidou... (ok, blue, eskece este post!!! :p )

E prontos, era só pa nao haber mal entendidos.. :)

:up fikem benhe...  :-*

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
          • Membro Vintage
            • Homofobia
          Mega, falava de doenças mentais, não físicas... ;)

Magia, disse "dessa pessoa" porque perguntaste por opiniões sobre as reacções das pessoas que veêm alguém próximo suicidar-se... não acho descabido o meu comentário perantes as várias vertentes da questão que colocaste, principalmente...
          Responder
          os outros, os amigos, familias, etc? Qd choram por alguém k morreu... pk xoram? por egoismo, por pena, por k?

Posso é não ter respondido a todas... mas foi intencional. :) Acredito que tenhas metido uma molhada de perguntas, mas só algumas respostas te interessem mais. ;) E correcção: nunca na vida pensei que alguém próximo de ti se teria suicidado após ler o teu post... no máximo pensei que poderás estar intrigada com o assunto ou estar a pensar na questão (e, sim, isto pode incluir poderes estar a pensar em suicidar-te ou não...), e aqui é que poderá haver mal-entendidos da minha parte e aqui é que poderei estar a fazer assumpções sobre ti pouco correctas... ;)

"I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline Ines

• Membro Sénior
            • aprende a amar as tempestades, não fujas delas...
            :curtain  ;)

Ora aki está um tema mto complexo???Eu n me sinto no dever de julgar ou criticar ng k tome qq tipo de atitude, e esta do "suícidio" mto sinceramente mto menos :-/ até pk esta tomada de atitude qd se reflecte ela é projectada por uma vida de inseguranças, ou puros medos k de qq forma deixam essa pessoa sem respostas p continuar esta luta  :-X :-/
            Eu acredito k somos donos do nosso próprio destino, qd acordamos estamos a escrever mais umas qts páginas da nossa vida e tb somos nós k podemos decidir parar de escrever esse livro  :-X
            Axo k estar a xamar ao suícidio acto de cobardia seria mto forte e mto agressivo, pk n podemos por e simplesmente condenar alguém pk decidio pôr termo à dua vida???Fê-lo pk nakele momento td se proporcionou p tal, movido por vezes por várias razões, k possívelmente p nós seriam até simples de reponder ou ultrapassar...mas cada caso é um caso, e cada pessoa é um pessoa :-X
            Qd xoramos a morte dos k nos s keridos...xoramos pk possívelmente n voltaremos a ver mais akele sorriso k um dia nos alegrou tt e nos fez tb sorrir, n voltaremos a ver akele olhar k nos acalmava por vezes...sei lá tt coisa perdemos qd alguém k amamos morre...perdemos uma parte da nossoa vida física em conjunto c essa pessoa :'( :'( por isso este tipo de sentimento nc, mas nc pode ser tido como mero egoísmo ou pena...
            Por vezes a morte é associada a algo "mau" pk n temos qq percepção do k se passa além dela, é o desconhecido...e esta palavra "desconhecico" por si só, assusta, pk estamos a pisar num terreno k desconhecemos... :-X Ao longo dos milhares de séculos a kestão da vida, ou se existe vida alem da morte, tem sido focada e por vezes até respostas tem...mas nada k n vá além do nosso imaginário, tlz esta tb seja uma forma de encarar a morte de uma forma mais "amena" (n concordo mto c esta palavra, mas n encontrava outra)...e axo k ainda hj procuramos um pouco resposta p essa kestão  ::)

:-* a tod@s  :wings
              De todos os canto do mundo
              Amo com um amor mais forte e mais puro
              Aquela praia extasiada e nua,
              Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
              • Membro Vintage
              • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                • Mais sobre mim...
              gente,

sugiro que demos todos uma espreitadela:

http://www.suicide-parasuicide.rumos.com/en/articles/suicide/who_guia_medi.htm

...não há nada melhor que conhecer um assunto para se melhor lidar com ele.

Fiquem bem!
                Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Offline Hain

• Membro Elite
                • Género: Masculino
                • God help the outcasts
                Oi a todos :)

Magia wrote:

Responder
                Kem é k são os cobardes realmente, as pessoas k ñ conseguem enfrentar a vida (serão mais sensíveis e n aguentam a pressão) e decidem vencê-la, matando-se...
                Ou as pessoas k tb o pensam mas n têm a coragem de se matar e pedem ajuda á ultima da hora?

Realmente, não acho que existam cobardes. O acto de terminar a própria vida não pode ser definido como um acto de coragem, mas sim como um acto de angústia, de solidão, de perda e tristeza.
                Numa sociedade que aposta cada vez mais na mecanização de tudo, a comunicação perdeu muito terreno. Acho que esta falta de comunicação impede que as pessoas tentem pedir ajuda... é como que uma barreira invisível; cada vez mais as pessoas sentem que devem ser independentes e capazes de enfrentar a vida com as suas próprias armas/capacidades. Embora isto seja verdade, isso não quer dizer certamente que não possamos aceitar ajuda das pessoas que nos querem bem. A verdadeira independência/maturidade vem quando nos apercebemos das nossas dificuldades e pedimos ajuda para as resolvermos. Bem, este palavreado todo só para dizer que muitos dos casos de suicidio poderiam facilmente ser evitados se os pais/amigos/pessoas queridas comunicassem com a pessoa em questão.

Responder
                E os outros, os amigos, familias, etc? Qd choram por alguém k morreu... pk xoram? por egoismo, por pena, por k?
                Pk as pessoas pensam tão mal da morte? e se ela for apenas uma mudança de estado, km a agua, do likido po gasoso? uma passagem pra outro nivel?

Muitos chorarão pela perda de uma pessoa querida. Pela revolta de não mais poderem ver essa pessoa. Não penso que chorem por pena, e espero mesmo que não chorem por egoísmo (aliás, egoísmo... porquê??). Não nos esqueçamos também que o funeral é um rito social e é uma forma de dar ainda mais valor à nossa vida.
                E quanto à morte... bem, a única certeza que temos nesta vida é que vamos morrer. Para além de todas as crenças individuais e colectivas, ninguém pode afirmar com 100% de certeza que quando morremos, vamos para o céu... ou que reencarnamos... O homem sempre teve medo do desconhecido. E o pior é que não há forma de saber o que está por detrás da morte. Há muitos "ses", muitas hipóteses, mas na prática não sabemos nada.
                  A life without passion would be a life barely worth living.

Offline graven

• Membro Total
                  • LiveRockDie
                  :curtain Hello

Hummm... muito interessante esta questão. é algo que eu proprio já pensei muitas vezes. No fundo acho que a vida não é para vencer mas sim para viver, para bem ou para mal... Este tipo de pensamento surge do facto de não acreditar nem no paraiso nem no inferno. Parece-me algo demasiado linear. Bem como a reincarnação. Então e agora? Bem... só mesmo morrendo é que descobrimos. E este salto para o desconhecido não deve ser nada fácil... no entanto acho que é um pouco batota ;)
                  As outras pessoas? Bem... acho que cada um faz o seu proprio luto  porque cada um sente a ausência da pessoa à sua propria maneira. Eu cá preferia que não houvesse tristeza no meu funeral... mas não há nada que possa fazer nesse sentido  :-/
                  magia... não penses que o teu post não tem sentido. Fica sabendo que está aqui outra pessoa que, de tempos a tempos, pensa na morte (não.... nada a ver com necrofilia lol). É algo que faz parte da nossa vida terrena.... alias, a meu ver é algo bastante saudável pensar de vez em quando na mortalidade deste corpito feito de estrelas hihihihi O que vem a seguir? Algo melhor... algo pior.... algo definitivamente diferente, isso é certo. Enquanto isso vou pedir outra bica (espero que a eternidade tenha café  :devil :devil :devil :devil)
                  Hugz
                    Graven

Offline Magia

• Membro Ultra
                      • A minha galeria
                    :curtain Oi!

Bem, outra vez, pa não haver mal entendidos...
                     :´
                    Egoísmo pk, komo disse o hain? Bom, chamaste "revolta de não poder ver mais a pessoa" ao k eu chamo de egoísmo, pk keremos k essa pessoa volte, k fike, pra aproveitarmos melhor o time kom ela, talvez até mudarmos os nossos comportamentos, usufruir da presença da pessoa, e eskecem-se k, se calhar a pessoa nada mais tem a fazer aki (tava a referir-me a um ponto de vista espiritual ou mental de evoluçao, cacao!!!) e até gostou, de morrer, sabe-se lá!? (piada, mas não tanto, sabes lá se a morte não é boa, se dps n é bom? e, mm k n seja, o inferno sao os outros, komo já dizia o outro! tipo, n é bom nem mau, é apenas diferente! penso eu...) hehehe, só poderemos ter a certeza kd morrermos... ???

Bom, kto ao k o graven disse: " Eu cá preferia que não houvesse tristeza no meu funeral..." reflecte exactamente o k eu tb prefiro e kero! :)

i rest my case... lol (sp kis dizer isto!)  :clown

fikem bem...  :up  a tds :-*

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                      • Membro Vintage
                        • Mais sobre mim...
                      magia,

não acho que a pessoa que ponha fim à sua vida o faça porque já não tem nada a fazer aqui ou que tenha gostado de morrer...  >:( >:( Acho um assunto demasiado sério para que se façam piadinhas com ele.
                      .........................

Sou da opinião do Hain quando diz que não deve ser visto como um acto de cobardia ou de coragem mas sim como um acto de angústia, de solidão e de uma tristeza patológica muito grande.

Fica bem!  

Offline graven

• Membro Total
                        • LiveRockDie
                        :o :o :o AHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!  :o :o :o
                        Mas acho que tens toda a razão cacao.... Isto é um assunto muito sério... por isso mesmo é que nos devemos rir  lol lol lol acho o riso bastante terapeutico  :up :up

Olhem.... eu cá penso assim (e não sou o unico ;)): Quando for para morrer... que não seja doloroso! e que haja café, já agora lollollollol mas batota não vale okay? ;) ;)

Hugz e agora back to work  :´ ::)
                          Graven

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                          • Membro Vintage
                            • Homofobia
                          Magia disse:
                          Responder
                          e até gostou, de morrer, sabe-se lá!? (piada, mas não tanto, sabes lá se a morte não é boa, se dps n é bom? e, mm k n seja, o inferno sao os outros, komo já dizia o outro! tipo, n é bom nem mau, é apenas diferente! penso eu...)

As pessoas lidam com a morte e olham para ela de forma diferente  vezes em fases diferentes da vida... eu lembro-me de um período quando tinha 16 anos em que a ideia de morrer não me metia medo nenhum nem me desagradava. Lembro-me de comentar isto com o meu professor de Latim numa aula e ele só me disse (e ele era uma pessoa bem sábia...) curto e grosso: "Espera até teres mais idade, quando a morte de facto poderá estar mais próxima!". E ele tem razão, acho. Mas não é só isso. Poucos anos depois mudei completamente de atitude e ideias e sei agora que se tive esse à vontade com a ideia de morrer, foi justamente porque naquele período dos 16-17 anos na realidade não estava bem, estava em baixo (embora não parecesse para mim e para outras pessoas), estava a processar o facto de estar apaixonada por uma rapariga e o que isso implicava. Assim que me assumi e consegui alcançar o estado de total auto-aceitação e reconhecimento do que era, curiosamente, coincidiu com o período em que, sem sombra de dúvida, o medo voltou. Até hoje. :) Isto é a minha experiência pessoal. Acho que há que resistir até ao fim, se pudermos, contra certas ideias quando são coisas radicais. Apesar de não ter tentado ou pensado em de facto suicidar-me, o facto de não ter medo da morte, para mim, significa hoje que eu não estava bem naquela altura. Era um sinal.

My two cents... :)
                          Fiquem bem!

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                            • Membro Vintage
                              • Mais sobre mim...
                            Graven,

«rir é o melhor remédio»... mas acho fazer risota com temas como o suicídio falta de gosto.

Em relação à morte lá diz a canção que é uma passagem para a outra margem ;)

Offline graven

• Membro Total
                              • LiveRockDie
                              Hello cacao  :curtain

Falta de gosto? Talvez.... a teu ver é de certeza! :D mas para mim é apenas a minha maneira de ver este assunto. Nada mais... taste is sooooo subjective after all  lol

Muitos hugz  :up
                                Graven

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                • Membro Vintage
                                  • Homofobia
                                Responder
                                «rir é o melhor remédio»...

Olha outra coisa que o meu professor de Latim também dizia era: Não há nada melhor do que rirmo-nos de nós próprios! eheheh... ;D E eu pessoalmente digo... vezes uma pessoa só se pode rir, porque se não chora! Pensando bem, acho que até digo isto muitas vezes! lol

Graven, sobre a questão de ser falta de gosto brincar com o suicídio, se calhar até é... implica coisas muito sérias, sentimentos e MUITAS VEZES sofrimentos profundos. Podemos é tentar não levar a mal... há gostos e sensibilidades diferentes. Mas se os gostos não se ferem, as sensibilidades já sim. ;)

naif

• Visitante
                                  oi pessoal :)

tema complicado... :-/  nunca sei bem o que dizer quando o assunto é a morte ou suicídio...

Para começar posso dizer que sou da opinião, como ja foi aliás referido pela jazz, que cada caso é um caso.

A morte
                                  Para mim, é tão natural quanto o nascimento... Afinal, para morrer, basta estar vivo. É incontestavelmente uma passagem, mas ainda não sei ao certo para que ou para onde. Não penso mt na morte mas basta imaginar que um dia as pessoas que amo vão morrer para ficar com lágrimas nos olhos...

O suicidio
                                  Acho que resulta de actos impulsivos, desesperados e também de mta dor e angustia... Por vezes, são o culminar de várias tentativas de chamar à atenção e dizer "eu não estou bem". Desculpem, não consigo comentar mais que isto. Este é um daqueles temas em que n consigo estruturar uma argumentação...

Naif*

Offline pink

• **
                                    • Membro Júnior
                                    Magia, como é que te foste lembrar de um tema tão pesado como o suicídio? Isso é que é imaginação!
                                    Se tiveres oportunidade vai ver o filme "Era uma vez um rapaz" que estreou ontem em todo o país. É sobre um homem que vive isolado da sociedade a não ser em matéria de encontros sexuais e que se considera uma ilha, a Ilha de Ibiza, mais especificamente. E é sobre um rapaz que é gozado e maltratado na escola, filho de pais divorciados e que vê a mãe em constante depressão, chegando a tentar o suicídio.
                                    O filme não é melodramático, está bastante bem feito e as frases que mais me marcaram do filme são estas: no final o homem continua a afirmar que é uma ilha, mas reconhece que está inserido numa cadeia de ilhas - a namorada, o filho da namorada, o rapaz, a mãe do rapaz e os amigos - e o rapaz, que estava apaixonado por uma colega, chega à conclusão que as relações a dois não funcionam se não existirem reforços ( amigos, apoio emocional ), no caso de uma pessoa perder a outra.

O ser humano pertence ao Reino Animal, certo? E o que é que nos rege? O instinto de sobrevivência.
                                    O suicídio é consequência de distúrbios ou insuficiências. Na minha opinião é um acto agressivo, quando estamos frustrados  vezes magoamos ou temos vontade de bater em alguém, acho que no caso do suicídio estamos a fazer explodir essa frustração sobre nós mesmos, mas com apoio emocional e psicológico penso que podemos combater a causa da nossa frustração, superar o obstáculo que nos parece intransponível ou o objectivo que nos parece inalcançável.

Beijinhos
                                      Pink

Free your mind and the rest will follow

http://patriciaventura.no.sapo.pt

Offline M

• Membro Total
                                      • Let me be empty and I'll find some peace tonight.
                                      Bem... eu n considero o suicídio um acto cobarde, porém, acho que quem tenho pensamentos desse tipo deve tentar falar com alguém no campo da psiologia, porque embora realmente os amigos, etc possam ajudar, para uma solução + a longo prazo terapia acaba por ajudar mais.

Eu há algum tempo fazia cortes nos braços porque me sentia sozinha no campo amoroso e achava que nunca ia encontrar ninguém e hoje, mesmo continuando a estar na situação de não ter namorada nem de me pareçer provável vir a ter, consigo lidar com essa frustração de outra forma e estou consciente de que a terapia que tive durante 8 meses ajudou bastante (tive alguma sorte porque arranjei uma psicóloga muito fixe) e já não me corto há mais de um ano. :)

Anyway... só para dizer que suicídio embora não seja cobardia, é uma solução pior que muitas outras que se nos podem oferecer, entre as quais está, como referi a psicoterapia.

Inté!  :wings

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                                        • Membro Vintage
                                          • Mais sobre mim...
                                        Pink,

frustração não é a palavra mais adequada... nem a vida é tão linear. Tb não acho que a magia tenha tido imaginação ao propôr um post com este tema já que a realidade supera a ficção e imaginação.

Fica bem!

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          173 Respostas
                                          34321 Visualizações
                                          Última mensagem 28 de Maio
                                          por Fernando Pinheiro
                                          12 Respostas
                                          6658 Visualizações
                                          Última mensagem 28 de Maio
                                          por Fernando Pinheiro
                                          3 Respostas
                                          1302 Visualizações
                                          Última mensagem 2 de Junho de 2012
                                          por x3na
                                          O que eu realmente quero?

Iniciado por sadyworld « 1 2  Todas » Outras Conversas

29 Respostas
                                          5189 Visualizações
                                          Última mensagem 15 de Fevereiro de 2013
                                          por sandy_90
                                          6 Respostas
                                          1789 Visualizações
                                          Última mensagem 15 de Setembro de 2014
                                          por Kaiser