rede ex aequo

Olá Visitante23.jan.2023, 04:43:43

Sondagem

Porque não vens às Reuniões?

Eu costumo ir/ vou sempre que posso
6 (19.4%)
Tenho vergonha
7 (22.6%)
Tenho medo de ser reconhecido
5 (16.1%)
O horário não me é conveniente
0 (0%)
Dificuldades em transportes
4 (12.9%)
Localização das Reuniões
1 (3.2%)
Não me interessam as reuniões
5 (16.1%)
Não tenho idade
0 (0%)
A coordenação não me agrada
1 (3.2%)
Os meus pais não deixam
1 (3.2%)
Vou às de outro grupo local
1 (3.2%)

Votos totais: 27

Autor Tópico: Porque não vens (mais vezes) às Reuniões?  (Lida 14302 vezes)

 
Porque não vens (mais vezes) às Reuniões?
#0

Offline JohnDoe21

  • *****
  • Membro Elite
  • Género: Masculino
Boas pessoal,
estou aqui na qualidade de participante do grupo de Setúbal e não de outra qualquer.
Em tempos quando conheci a rede o grupo de Setúbal estava encerrado e haviam pessoas que diziam que Setúbal faz falta e se houvesse eu participaria. Actualmente vejo o grupo quase sem participantes e pessoas interessadas. A meu ver se o grupo voltasse fechar esses comentarios iram voltar a existir e como membro assiduo pergunto me porque é que não aparece mais gente? Eu conheço algumas dificuldades e falo por mim quando digo que giro as minhas para participar no grupo. Ajudem me a perceber o porquê e talvez ajudando o grupo a alterar a sua dinamica.

Antes de terminar digo que este tópico foi baseado num topico de Coimbra e agradeço ao utilizador que o fez.

Agradeço a quem responder.
Cumprimentos, JohnDoe21!
« Última modificação: 5 de Dezembro de 2010 por JohnDoe21 »

    Porque não vens (mais vezes) às Reuniões?
    #1

    Offline sweet_poison

    • *****
    • Membro Vintage
    • Género: Feminino
    • Don't wasted, it's only here for today
    Eu já votei  ;D Eu vou e vou sempre!  :P
      "I guarantee that we'll have tough times.I guarantee that sooner or later one,or both of us will want to get out.But I also guarantee that if I don't ask you to be mine,I'll regret it for the rest of my life because I know in my heart you're the only one for me."

      Porque não vens (mais vezes) às Reuniões?
      #2

      Offline Nips

      • *****
      • Membro Ultra
      • Género: Masculino
      Boas pessoal,

      Este tópico releva-se de extrema importância, permitindo criar uma discussão entre os demais membros sobre os motivos que justificam a falta de pessoal nas reunião da rede. Por outro lado poderá servir para sensibilizar e desmistificar medos pré-concebidos sobre a motivação e conteúdos das reuniões.

      As reuniões servem essencialmente para criar um espaço de partilha de ideias entre um grupo de membros sobre um determinado tema pré-definido pela coordenação local. Entenda-se membros como todos aqueles que desejem participar numa reunião, venham pela primeira vez ou não. Este espaço permite que cada um adquira novas aprendizagens e visões diferentes sobre um mesmo tema sejam debatidas. Qualquer opinião, mito, experiência conta e é valida para o debate.

      É importante referir que nas reuniões o sigilo dos membros que nela participam é mantido. Ninguém mas ninguém é obrigado a revelar o nome, nem a partilhar algo que não queira. Claro está que tudo o que for dito nas reuniões, relativamente a dados ou experiências pessoais, será mantido entre os membros que participaram. O reconhecimento de um novo membro por outro alguém pode acontecer, no entanto todos nós somos adultos e devemos perceber que é necessário respeitar o espaço de um novo membro para se adaptar, sem criar alaridos e euforias, seja na reunião ou no dia-a-dia.

      Espero ter dito tudo o que era importante, alguma gralha os coordenadores e restantes membros corrijam-me.

      Cumps
      Nips
      « Última modificação: 10 de Outubro de 2010 por Nips »

        Porque não vens (mais vezes) às Reuniões?
        #3

        Offline timtimboy

        • ****
        • Membro Sénior
        • Género: Masculino
        Pessoal reparei que existem pessoas que não vão ás reunioes por dois motivos que podem ser contornados...
        Os que dizem que tem medo de ser reconhecidos não tenham medo nem receio, pois somos um grupo de pessoas que estamos todos lá para o mesmo conviver e conhcermo-nos uns aos outros debatento temas da tematica lgbt e o grupo tambem é para simpatizantes...por isso nao tenhma medo...
        Relativamente aos transportes...é uma questão de falarem no forum que querem ir mas não tem como ir que o pessoal depois por MP tenta organizar-se ...
          _tim_tim_boy_

          Porque não vens (mais vezes) às Reuniões?
          #4

          Offline _tiago_

          • *****
          • Membro Elite
          • Género: Masculino
          • Why not??!!?
          Olá a todos  :)
          Começo por dizer que estou realmente decepcionado com a fraca participação dos últimos tempos nas reuniões do grupo ex aequo Setúbal.

          Se acharem que há algo a melhorar ou se não gostam da maneira como as reuniões são feitas, digam mas não deixem de participar!
          Foi feito um esforço grande para reabrir o grupo, e quer coordenadores quer membros têm perdido o seu tempo pessoal porque acreditam neste projecto. Não o deixemos acabar!

          Acho que o Nips já disse tudo o que é relevante para este tema e não vou me prolongar mais. :)

          Mas lembrem-se: participem!

          Abraços  :)

          Edit: Onde é que está a opção "Não vou ás reuniões porque estou no Alentejo!"??? lol

            Porque não vens (mais vezes) às Reuniões?
            #5

            Offline JoanaWildy

            • *****
            • Membro Vintage
            • Género: Feminino
            Olá  :)

            Eu cá votei no vou sempre que posso às reuniões porque é verdade e toda a gente sabe  :P
            É um grupo espectacular que deve continuar.
            Quanto ao resto, penso que se foi falando de tudo no entanto qualquer problema convém expor que há sempre pessoas aptas para ajudar  ;)
            O primeiro passo é dar opinião/falar, o resto lá se vai resolvendo.
              "Someone once said if you want something very badly, set it free... If it comes back to you, it's yours forever. If it doesn't, it was never yours to begin with."

              Porque não vens (mais vezes) às Reuniões?
              #6

              Offline biri

              • *****
              • Membro Vintage
              • Género: Outro
              • Sometimes the within is piano black
              Ainda não tive oportunidade.
                You live long enough to hear the sound of guns, to find yourself screaming every night, long enough to see your friends betray you. For years I've been strapped unto this altar. Now I only have 3 minutes and counting. I just wish the tide would catch me first and give me a death I always longed for.

                Porque não vens (mais vezes) às Reuniões?
                #7

                Offline

                • ***
                • Membro Total
                • Género: Feminino
                não sei porque nunca fui, mas um dia experimento

                  Porque não vens (mais vezes) às Reuniões?
                  #8

                  Offline Nips

                  • *****
                  • Membro Ultra
                  • Género: Masculino
                  não sei porque nunca fui, mas um dia experimento


                  Ainda não tive oportunidade.


                  Agora têm uma boa oportunidade para participar ;) Não se acanhem e apareçam, depende de todos nós fazer com que o grupo ganhe expressão junto da comunidade jovem de Setúbal e ajude-a de forma positiva a ultrapassar o preconceito.

                  Se têm dúvidas relativamente à utilidade das reuniões revejam os comentários feitos por diversos utilizadores do forum que participaram. Estes encontram-se nos registos de actividade do grupo, em http://www.rea.pt/forum/index.php?topic=21545.0.

                  Como sabem e para relembrar, as reuniões realizam-se em todos os segundos e quartos sábados de cada mês na delegação do IPJ de Setúbal, junto ao largo José Afonso.

                  Peace ;)

                    Porque não vens (mais vezes) às Reuniões?
                    #9

                    Offline Nips

                    • *****
                    • Membro Ultra
                    • Género: Masculino
                    Ei pessoal, boa noite ;)

                    Peço desculpa por estar aqui a chatear de novo, mas reparei que muitos dos membros do forum vêm ver o tópico mas não participam na votação  :(

                    Nunca é demais lembrar que a vossa participação é importante para que os coordenadores percebam quais são os problemas que impossibilitam a comunidade juvenil de Setúbal de frequentar as reuniões. Só desta forma se pode proceder a pequenas alterações e adaptações para que a maioria de vós tenha condições para participar activamente.

                    Cumps
                    Nips
                    « Última modificação: 18 de Outubro de 2010 por Nips »

                      Porque não vens (mais vezes) às Reuniões?
                      #10

                      Offline biri

                      • *****
                      • Membro Vintage
                      • Género: Outro
                      • Sometimes the within is piano black
                      Ainda não vai ser este sábado que vou a uma reunião... Pode ser que na próxima consiga ir...
                        You live long enough to hear the sound of guns, to find yourself screaming every night, long enough to see your friends betray you. For years I've been strapped unto this altar. Now I only have 3 minutes and counting. I just wish the tide would catch me first and give me a death I always longed for.

                        Porque não vens (mais vezes) às Reuniões?
                        #11

                        Offline sweet_poison

                        • *****
                        • Membro Vintage
                        • Género: Feminino
                        • Don't wasted, it's only here for today
                        Ainda não vai ser este sábado que vou a uma reunião... Pode ser que na próxima consiga ir...

                        Serás sempre bem vindo venhas quando vieres. É pena não poderes vir na próxima. O tema é muito interessante.
                          "I guarantee that we'll have tough times.I guarantee that sooner or later one,or both of us will want to get out.But I also guarantee that if I don't ask you to be mine,I'll regret it for the rest of my life because I know in my heart you're the only one for me."

                          Porque não vens (mais vezes) às Reuniões?
                          #12

                          Offline biri

                          • *****
                          • Membro Vintage
                          • Género: Outro
                          • Sometimes the within is piano black
                          Ainda não vai ser este sábado que vou a uma reunião... Pode ser que na próxima consiga ir...

                          Serás sempre bem vindo venhas quando vieres. É pena não poderes vir na próxima. O tema é muito interessante.

                          Calha sempre em fins-de-semana em que não posso ir... E ainda por cima são eleições!!! Nunca participei em eleições enquanto associado...
                            You live long enough to hear the sound of guns, to find yourself screaming every night, long enough to see your friends betray you. For years I've been strapped unto this altar. Now I only have 3 minutes and counting. I just wish the tide would catch me first and give me a death I always longed for.

                            Porque não vens (mais vezes) às Reuniões?
                            #13

                            Offline sweet_poison

                            • *****
                            • Membro Vintage
                            • Género: Feminino
                            • Don't wasted, it's only here for today
                            Ainda não vai ser este sábado que vou a uma reunião... Pode ser que na próxima consiga ir...

                            Serás sempre bem vindo venhas quando vieres. É pena não poderes vir na próxima. O tema é muito interessante.

                            Calha sempre em fins-de-semana em que não posso ir... E ainda por cima são eleições!!! Nunca participei em eleições enquanto associado...

                            Podes sempre ir só a uma parte da reunião se conseguires. O intuito deste tópico é mesmo tentarmos perceber porque é que as pessoas interessadas em ir às reuniões não vêm, para que possamos em conjunto arranjar uma solução que seja o mais aproximado possível vantajoso para todos
                              "I guarantee that we'll have tough times.I guarantee that sooner or later one,or both of us will want to get out.But I also guarantee that if I don't ask you to be mine,I'll regret it for the rest of my life because I know in my heart you're the only one for me."

                              Porque não vens (mais vezes) às Reuniões?
                              #14

                              Offline biri

                              • *****
                              • Membro Vintage
                              • Género: Outro
                              • Sometimes the within is piano black
                              Ainda não vai ser este sábado que vou a uma reunião... Pode ser que na próxima consiga ir...

                              Serás sempre bem vindo venhas quando vieres. É pena não poderes vir na próxima. O tema é muito interessante.

                              Calha sempre em fins-de-semana em que não posso ir... E ainda por cima são eleições!!! Nunca participei em eleições enquanto associado...

                              Podes sempre ir só a uma parte da reunião se conseguires. O intuito deste tópico é mesmo tentarmos perceber porque é que as pessoas interessadas em ir às reuniões não vêm, para que possamos em conjunto arranjar uma solução que seja o mais aproximado possível vantajoso para todos

                              O problema é mesmo a visita de familiares... não dá para coiso... e nas outras vezes tenho ido à terra (casa).
                                You live long enough to hear the sound of guns, to find yourself screaming every night, long enough to see your friends betray you. For years I've been strapped unto this altar. Now I only have 3 minutes and counting. I just wish the tide would catch me first and give me a death I always longed for.

                                Porque não vens (mais vezes) às Reuniões?
                                #15

                                Offline hungup

                                • *
                                • Novo Membro
                                • Género: Masculino
                                Olá a todos,

                                Já faz algum tempo que por aqui não deixo a minha opinião. O tema em discussão por pertinente que seja (e não retiro importancia ao mesmo), é alvo da minha consideração desde o inicio das primeiras reuniões. Sempre fui franco em pensar que o contexto no qual nos estamos a inserir pode representar para alguns de nós barreiras, algumas intransponíveis, outras apenas por puro mito. Desta forma desde cedo julguei ser complicado a manutenção das dinamicas de grupo, das reuniões e das actividades com a mesma energia que de inicio se aprensentavam. As intenções muitas vezes esbarram na falta de possibilidades, outras vezes na incapacidade de se desenvolverem, e ainda, no fraco empenho e desanimo. Contra mim falo pois como alguns de vós sabem eu outrora fui um membro assíduo e presente, e actualmente a minha visita tornou-se inexistente. Tive pena de ir ao longo dos tempos constatando que a dinamica se ia perdendo, as pessoas não aderiam ao projecto, as vontades se iam sumindo e a sala ia ficando cada vez mais vazia, actualmente nao sei como se encontra, mas as previsões (pessoais), nao me deixam muito optimista.

                                Porque nao vou?
                                Afinal de contas a pergunta deve ser respondida, e a fundamentação nunca justifica acções. A minha presença tornou-se menos constante pelos seguintes motivos: Compreendo que a intenção das reuniões seja uma abordagem geral e nao profunda acerca dos mais diversos temas LGBT, neste ponto a opinião pessoal assume o papel major e é esperado que todos participem de igual forma, partilhem e possam aprender. Contudo para mim muitos dos assuntos eram abordados de forma leviana e sem profundidade, deixando muitas vezes perguntas no ar, falsos pressupostos e incertezas. Para mim certos temas devem ser primeiramente abordados e tecnicamente contextualizados, e sim depois passarmos ao debate; A organização e gestão das reuniões. Ser critico é sempre o passo mais fácil, e e sei por experiencia pessoal que quando nao temos experiencia ns processos de gestão interpessoal muitos dos problemas podem passar ao nosso lado. Para mim a dinamica do grupo foi perdendo pontos e interesse pela própria gestão dos responsáveis, que muitas vezes nao conseguiram ser suficientemente persuasivos, acertivos e dinamicos, criando uma atmosfera de mudança e partilha.

                                Sem mais a acrescentar, espero poder estar presente na próxima reunião,
                                hungup


                                  Porque não vens (mais vezes) às Reuniões?
                                  #16

                                  Offline - Miguel -

                                  • *****
                                  • Membro Ultra
                                  • Género: Masculino
                                  Saudações.

                                  Respondendo directamente:
                                  - Quando eu não vou às reuniões é porque estou com alguma dificuldade em gerir o tempo e/ou outros afazeres de "maior importância" se colocaram, fora isso gosto de ir e sinto necessidade em ir, não tanto pela necessidade de falar sobre as coisas mas sim para ouvir e perceber diferentes pontos de vista sobre o assunto em questão.

                                  Se me permites hunghup, vou contra-argumentar alguns dos motivos pelo qual não vais, sendo eles, e saliento o facto válidos e de respeitar, contudo tenho uma visão um pouco diferente da que tens.
                                  Antes de mais, saliento que não venho aqui em defesa de quem quer que seja mas sim na qualidade de alguém que já teve oportunidade de estar em diferentes reuniões - de grupos locais diferentes e com coordenadores/dinamizadores diferentes -.
                                  Quando dizes:
                                  Compreendo que a intenção das reuniões seja uma abordagem geral e nao profunda acerca dos mais diversos temas LGBT, neste ponto a opinião pessoal assume o papel major e é esperado que todos participem de igual forma, partilhem e possam aprender.
                                  Eu discordo por isto, quando entrei pela primeira vez "nas" instalações da rede ex aequo, quando houve a apresentação/introdução do que era, como funcionava etc. levantou-se essa questão, pois como é sabido nem todos têm o mesmo à vontade para debaterem ideias, não por falta de argumentação válida mas por variados factores. Ao estarmos quase que a exigir igual participação se calhar muitos irão embora pois não se sentem à vontade mas, com o tempo, a participação poderá ser maior.

                                  Contudo para mim muitos dos assuntos eram abordados de forma leviana e sem profundidade, deixando muitas vezes perguntas no ar, falsos pressupostos e incertezas. Para mim certos temas devem ser primeiramente abordados e tecnicamente contextualizados, e sim depois passarmos ao debate;
                                  Sobre o que falas, tenho que te dar alguma razão, contudo penso que há coisas distintas, que se misturam ou confundem-se. Não nos podemos esquecer que quem dá a cara e tem o trabalho está numa função voluntária, querendo com isto dizer que dá de si o que tem (e por vezes o que não tem) em prol dos outros. Neste contexto, acho que se percebe, os voluntários muitas das vezes não têm formação específica sobre o assunto que vão falar e, às vezes, arranjar alguém que vá falar sobre o assunto não é fácil.
                                  Isto tudo para dizer o quê? Que acho que cabe - não numa óptica de obrigatoriedade mas sim de ajuda - a detentores do conhecimento poder contribuir para desmistificar ou esclarecer determinadas ideias erradamente concebidas.

                                  Por fim isto:
                                  Para mim a dinamica do grupo foi perdendo pontos e interesse pela própria gestão dos responsáveis, que muitas vezes nao conseguiram ser suficientemente persuasivos, acertivos e dinamicos, criando uma atmosfera de mudança e partilha.
                                  Acho que atribuires as culpas para os coordenadores não será de todo verdade, isto porque: "um bolo não se faz só de farinha". Quero eu dizer com isto que nem sempre é possível ter uma reunião com dinâmicas participativas, alegres, etc. pois se quem participa não quer, não será o coordenador a conseguir convencer o contrario, por vezes penso que é o resto do grupo que consegue convencer alguém em particular ou motivar-se no conjunto ao trabalho dos coordenadores. Digo isto porque reconheço que já estive em reuniões em que, quer pelo número quer pela antiguidade da função de coordenação - o que lhes confere mais experiência e mais assertividade -, os coordenadores bem insistiam no entanto graças ao grupo que se criava na reunião é que se conseguiu a participação na dinâmica de grupo.

                                  :-* e [[]] para tod@s.
                                    "Um Amigo é alguém que sabe tudo a teu respeito e, mesmo assim, gosta de ti." - E. Hubbard
                                    "Viver é a coisa mais rara do Mundo.A maioria das pessoas não faz mais do que existir!" - O. Wilde
                                    Weit weg von den Augen, aus dem Sinn

                                    Porque não vens (mais vezes) às Reuniões?
                                    #17

                                    Offline Links

                                    • ****
                                    • Associad@
                                    • Membro Sénior
                                    • Género: Masculino
                                    • Dum spiro, spero
                                    Tive o problema da dificuldade de transportes (para chegar a Setúbal), mas já esta resolvido.

                                    De resto se não aparecer nenhum "entrave" de ultima hora contem com mais um lol

                                      Porque não vens (mais vezes) às Reuniões?
                                      #18

                                      Offline Nips

                                      • *****
                                      • Membro Ultra
                                      • Género: Masculino
                                      Tive o problema da dificuldade de transportes (para chegar a Setúbal), mas já esta resolvido.

                                      De resto se não aparecer nenhum "entrave" de ultima hora contem com mais um lol

                                      Serás com certeza bem recebido ;) Já fostes a alguma?

                                        Porque não vens (mais vezes) às Reuniões?
                                        #19

                                        Offline biri

                                        • *****
                                        • Membro Vintage
                                        • Género: Outro
                                        • Sometimes the within is piano black
                                        Não vou à próxima reunião, mas... Alguém costuma ir de comboio até Setúbal, ou passa pela estação ou pelo Quebedo? É que tive a ver o mapa e acho que sou bem capaz de me perder... Ou sabem se há autocarros ao sábado desde uma das estações até próximo do IPJ?
                                          You live long enough to hear the sound of guns, to find yourself screaming every night, long enough to see your friends betray you. For years I've been strapped unto this altar. Now I only have 3 minutes and counting. I just wish the tide would catch me first and give me a death I always longed for.

                                           

                                          Tópicos relacionados

                                            Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          188 Respostas
                                          56991 Visualizações
                                          Última mensagem 28 de Outubro de 2011
                                          por EllieDurden
                                          37 Respostas
                                          14900 Visualizações
                                          Última mensagem 21 de Novembro de 2010
                                          por kinhopazz
                                          77 Respostas
                                          25992 Visualizações
                                          Última mensagem 29 de Janeiro de 2014
                                          por Nutopia
                                          13 Respostas
                                          6573 Visualizações
                                          Última mensagem 26 de Dezembro de 2011
                                          por Fábio B.
                                          0 Respostas
                                          2515 Visualizações
                                          Última mensagem 9 de Fevereiro de 2012
                                          por Alexandre Teixeira