Agradeço a todos as respostas, e mais uma vez peço desculpa, mas é-me dificil encontrar tempo suficiente para vir aqui escrever uma resposta minimamente decente.
Entendo o que me dizem. Não foram os primeiros, até porque tenho consultado com amigos, e todos me aconselham a ter calma. A única coisa que posso garantir é que não faço isto pelo namorado (até porque já o planeio há alguns anos), faço isto pela minha sanidade mental.
Tenho duas irmãs mais velhas. Uma vive agora a 300km daqui, longe do controlo que os pais podem exercer. A outra deixou practicamente de falar aos pais, pela mesma razão.
E o pior é que eu sou o último. A mãe percebeu agora que perdeu duas filhas, e não me quer perder a mim, o que só a faz tomar decisões mais irracionais e que me afastam ainda mais.
Não me compensa de forma alguma continuar aqui, a não ser monetariamente. Entro às 8h da manhã na faculdade duas vezes por semana, e tenho que me levantar às 6h45m para poder estar na faculdade às 7h40m. Se morasse numa residência de estudantes (que nunca vou conseguir, porque apesar de demorar 1h a chegar à faculdade, estou em Lisboa na mesma), bastava levantar-me às 7h30m. Mais ainda, a viagem de volta todos os dias. Não tenho tempo para estar com amigos, porque tenho que jantar em casa, senão é mais um drama. Não posso jantar fora demasiadas vezes porque senão a mãe faz birra.
A última gota de água, para mim, foi chegar a casa depois de um jantar com amigos, e a mãe me dizer que eu andava a gastar demasiado dinheiro, e que não devia porque ia passar a pagar as minhas propinas. Eu, que queria parar durante um ano para trabalhar e juntar dinheiro, e que practicamente fui forçado a inscrever-me na Universidade por causa dela.
A sério que estou consciente do que me dizem. Tenho plena noção que posso estar a deitar o meu futuro por água abaixo. Mas mais 3 anos disto? Aguentar 3 anos, desperdiçar 3 anos porque os meus pais não percebem que eu tenho uma vida? Já tentei falar com eles, explicar-lhes que tenho amigos e que não passo o tempo de aulas com eles, sem sucesso.
Tendo em conta que vou ter que pagar propinas (350€ de 3 em 3 meses), ia basicamente estar a trabalhar 80h por mês para ter direito a 150€ para mim, dos quais teria que deduzir 30€ mensais para passe e telemóvel. Não.
Noutro detalhe, penso que talvez não me tenha explicado propriamente bem.. O que eu queria com o meu pedido de ajuda não era uma casa para viver, nem alguém que me arranjasse um trabalho. Precisava de alguém que tenha passado por isto, que seja capaz de me explicar passo a passo o que eu tenho que fazer, TODAS as despesas que vou ter, etc.
Lambuças, posso mandar-te uma mensagem com o meu e-mail? Se calhar falavamos mais facilmente (e regularmente) por lá. Se não, podemos falar mesmo por aqui..
Obrigado mais uma vez a todos pelas respostas. Não quero parecer "ingrato" ou "teimoso", mas não tomei esta decisão de cabeça quente, nem foi algo que me surgiu na semana passada. Estou convicto do que quero fazer, e quero fazer resultar.
Abraços a todos,
Pedro