rede ex aequo

Olá Visitante14.jul.2020, 17:36:15

Autor Tópico: Ensino Técnico Profissional  (Lida 3520 vezes)

Ensino Técnico Profissional

Offline Sofia5249

• Membro Elite
  • Género: Feminino
  • Amar-te á o meu maior vicio -.-'
Olá a todos,
eu fiz este tópico porque depois de procurar não encontrei nada do género...

Vi que há tópicos sobre as Universidades  e escolas secundárias e o Trabalho, mas não vi nenhum sobre o Ensino Técnico Profissional...

Então e tu?
Se estás no ensino Profissional, estás e que curso e porquê?
E se quiseres diz qual é a escola profissional em que estás...

Eu vou começar...

Eu sou uma aluna num Curso Técnico Profissional..(sim de trolha  :P) na vertente de Condução de Obra...
Estudo na Escola Profissional Gustave Eiffel (EPGE) do Lumiar...
E porque é que escolhi o Curso... Escolhi este curso porque quero seguir arquitectura e este curso vai me dar muitas bases
(não tem é muitas raparigas)...
E quase me esquecia este curso que estou a tirar dá equivalência ao 12º...

Fiquem bem,
Sofia5249
« Última modificação: 14 de Setembro de 2010 por Sofia5249 »

Cursos profissionais

Offline 777aqua

• *
    • Novo Membro
    queria voltar a estudar no ensino normal mas temo perder o «9ano»e preciso para  arranjar emprego  :(  obrigado pelas vossas respostas :)
    « Última modificação: 23 de Fevereiro de 2013 por 777aqua »

dá pra fazer o 9ano no ensino normal depois de ter feito o 9ano com curso prof.?

Offline castlox

• Membro Elite
      • Género: Masculino
      tu já tens o 9º ano feito, independentemente de ter sido por um curso tec. profissional. se quiseres voltar a estudar, entras logo para o 10º ano.

dá pra fazer o 9ano no ensino normal depois de ter feito o 9ano com curso prof.?

natacha

• Visitante
        Se tens o 9º ano completo o que podes fazer é ir para um curso profissional mas que dê equivalência ao 12º ano.  ;)

Offline heaven

• Membro Total
          Sim, o teu 9º ano já está feito, podes prosseguir para o 10º ano "normal" se assim o queres chamar, sem qualquer problema, ou até mesmo profissional, como quiseres.

Cursos profissionais

Offline Danielasofs

• **
            • Membro Júnior
            Boas pessoal,
            Estou com algumas duvidas em relação ao que fazer ao meu futuro e preciso da opinião de alguém que tenha mais voto na matéria.
            Estou no 10º ano de Linguas e Humanidades mas sinceramente não sei se será o que eu quero seguir devido a alguns fatores.
            O que me leva a estar com tantas dúvidas de continuar nesta área são as minhas médias, pois infelizmente não acho que tenha médias demasiado boas na área em que estou. Pelo que as minhas colegas me disseram, o 10º ano vai influenciar bastante o 11º e o 12º, e eu não sei se me vou safar se continuar nesta área.
            Por isso estou a pensar mudar para um curso profissional, dentro do Turismo ou Informática.. mas estou mais virada para Informática.
            Sinceramente não sei se o deva fazer mas gostava de saber a vossa opinião.

Cursos profissionais

Offline lily93

• Membro Total
              olá :)
              Eu decidi não frequentar o ensino regular pq sempre achei que era muita teoria pouca prática. Acabei por inscrever-me num curso de Turismo em Lisboa e antes de lá andar sempre pensei que seria excelente. Bem acredita q fiquei um pouco desiludida, sao poucas horas de linguas e o pior é a teoria q parece q nunca mais acaba :/
              Mas para arranjar emprego acaba por ser bastante influenciavel estes cursos.

Cursos profissionais

Offline heaven

• Membro Total
                Se estás preocupada com a média não é por ires para um curso profissional que vai mudar. Se queres realmente seguir para a faculdade, um curso profissional tem o seu down side e falo por experiência própria, podes não ter certas disciplinas que mais tarde possas precisar para exames nacionais e, keep in mind, em cursos profissionais não fazes exames obrigatórios, só caso queiras entrar para a faculdade.
                Por outro lado, caso não seja esse o teu interesse, um curso profissional é um pouco mais prático e tem outras exigências, terás de fazer estágio e um trabalho final de curso.
                O melhor conselho que posso dar: pensa muito bem, vê o que mais te interessa e quando tiveres a certeza, escolhe o curso adequado :)

Cursos profissionais

Di HF

• Visitante
                  Vou-te falar um pouco de mim.

Eu fiz dois anos no ensino regular, sim dois! Mudei para um curso profissional e não me arrependo nem um pouco. Ou foi da maturidade, ou talvez não, mas tive melhor média do que aquela que iria ter se continuasse no regular. As aulas são mais pacificas, mas sinceramente aprendes mais. Se não quiseres seguir, consegues trabalho mais depressa, porque já tiveste o estágio e tal, tudo isso é valorizado. Se quiseres seguir, consegues fazer bem o exame de português, pelo menos eu consegui um 15 com pouco estudo mas empenho nas aulas. Entrei para psicologia no ensino superior.

Quando me perguntam, eu acho sempre que os profissionais têm mais vantagem, mas a escolha é tua  :)

Cursos profissionais

Offline JoanaWildy

• Membro Vintage
                    Olá :)

Eu posso falar da minha experiência, se bem que na altura que tirei o meu curso profissional, existiam poucos cursos e ainda não era muito falado, foi em 2000. De qualquer forma, fui para um curso profissional devido a problemas que estava a enfrentar na altura, nomeadamente familiares, e que estava a reflectir-se na escola.

Desde sempre que ouço, segue aquilo que gostas. E apesar de haver cursos com mais saídas do que outros, na altura, eu segui sempre o que gostava e que me sentia melhor vocacionada. Hoje em dia é muito relativo o que tem mais saídas ou não, está tudo desempregado e está.

De qualquer forma, seguindo ainda a tua situação, eu acho que tu deves além de seguir aquilo que gostas, ver o que queres, se queres ir para a faculdade começares a ver os cursos que gostavas de seguir, as médias que eles têm tido em cada ano (porque elas alteram bastante na maioria deles), ver que disciplinas precisas e começares a planear bem o teu futuro.
                    Um curso profissional é bom para teres mais prática mas claro só a tens quando começares a estagiar (o que normalmente acontece ao longo dos teus 3 anos, dependendo de cada escola) mas ir para um curso profissional para aumentar as médias é um tiro no escuro. Literalmente.

Eu tirei um curso profissional e depois tive sempre em mente ir pra faculdade, apesar de ter terminado e não ter ido para a faculdade logo  e digo-te não foi fácil, o que dava no curso não era a mesma matéria leccionada nas escolas e tive que tirar um ano extra para ir assistir a aulas, de modo a poder-me preparar para os exames nacionais. Fiz pesquisa, vi o que queria, que disciplinas precisava e estudei bastante para isso. Lá consegui. Entrei.

Sou licenciada, tirei Assessoria e Tradução no ISCAP, era o curso que queria (por acaso, estou a trabalhar na minha área :D) a média na altura estava mto baixa (11 valores) e foi fácil entrar. No ano a seguir a média subiu para (16 valores) e depois no outro a seguir desceu para (14 valores). Como vês oscila. É uma questão de estares atenta.

Espero ter ajudado :)
                      "Someone once said if you want something very badly, set it free... If it comes back to you, it's yours forever. If it doesn't, it was never yours to begin with."

Cursos profissionais

Offline Danielasofs

• **
                      • Membro Júnior
                      Olá :)

Eu posso falar da minha experiência, se bem que na altura que tirei o meu curso profissional, existiam poucos cursos e ainda não era muito falado, foi em 2000. De qualquer forma, fui para um curso profissional devido a problemas que estava a enfrentar na altura, nomeadamente familiares, e que estava a reflectir-se na escola.

Desde sempre que ouço, segue aquilo que gostas. E apesar de haver cursos com mais saídas do que outros, na altura, eu segui sempre o que gostava e que me sentia melhor vocacionada. Hoje em dia é muito relativo o que tem mais saídas ou não, está tudo desempregado e está.

De qualquer forma, seguindo ainda a tua situação, eu acho que tu deves além de seguir aquilo que gostas, ver o que queres, se queres ir para a faculdade começares a ver os cursos que gostavas de seguir, as médias que eles têm tido em cada ano (porque elas alteram bastante na maioria deles), ver que disciplinas precisas e começares a planear bem o teu futuro.
                      Um curso profissional é bom para teres mais prática mas claro só a tens quando começares a estagiar (o que normalmente acontece ao longo dos teus 3 anos, dependendo de cada escola) mas ir para um curso profissional para aumentar as médias é um tiro no escuro. Literalmente.

Eu tirei um curso profissional e depois tive sempre em mente ir pra faculdade, apesar de ter terminado e não ter ido para a faculdade logo  e digo-te não foi fácil, o que dava no curso não era a mesma matéria leccionada nas escolas e tive que tirar um ano extra para ir assistir a aulas, de modo a poder-me preparar para os exames nacionais. Fiz pesquisa, vi o que queria, que disciplinas precisava e estudei bastante para isso. Lá consegui. Entrei.

Sou licenciada, tirei Assessoria e Tradução no ISCAP, era o curso que queria (por acaso, estou a trabalhar na minha área :D) a média na altura estava mto baixa (11 valores) e foi fácil entrar. No ano a seguir a média subiu para (16 valores) e depois no outro a seguir desceu para (14 valores). Como vês oscila. É uma questão de estares atenta.

Espero ter ajudado :)
                      Muito obrigada por ter disponiblizado o seu tempo a ajudar-me. :)
                      Bem mas o que me têm dito é que informática hoje em dia é um bom curso, devido a atualmente estar tudo centrado nisso e eu até gosto disso.. Mas não sei :/

Cursos profissionais

Offline JoanaWildy

• Membro Vintage
                        Bem mas o que me têm dito é que informática hoje em dia é um bom curso, devido a atualmente estar tudo centrado nisso e eu até gosto disso.. Mas não sei :/

Não me trates por você lol
                        Espero é que tenha dado para ajudar.
                        Informática? Olha que informática está muito cheio.
                        Se fores para programação és capaz de te safares, quanto mais não seja lá fora mas se estás em letras, vais ter imensa dificuldade porque informática é matemática pura e dura.
                          "Someone once said if you want something very badly, set it free... If it comes back to you, it's yours forever. If it doesn't, it was never yours to begin with."

Cursos profissionais

Offline Malayka

• Membro Sénior
                            • Twitter

Não me trates por você lol
                          Espero é que tenha dado para ajudar.
                          Informática? Olha que informática está muito cheio.
                          Se fores para programação és capaz de te safares, quanto mais não seja lá fora mas se estás em letras, vais ter imensa dificuldade porque informática é matemática pura e dura.

não é assim tanta matemática. Precisas é de ter um raciocínio lógico. E sim é uma área que está a encher, mas se fores a ver informática está em todo o lado. vai haver sempre emprego. Informática, Electrónica, Mecância e Gestão(acho!)
                            Esperando o melhor, preparada para o pior.

Cursos profissionais

Offline Mag

• *
                            • Novo Membro
                            Eu já estive na mesma situação que tu, segui ciências e tecnologias até mais de meio do 10ºano  mas minhas notas não iam chegar para o que queria seguir..
                            a cabei por mudar  para cozinha (nada a haver) xD
                            cursos profissionais tem sempre aquel vertente de que pudemos não estar tão bem preparados para os exames se quisermos seguir outra coisa, mas com estudo e esforço acho possivel :)
                            Agora estou muito feliz na area em que estou e já passou quase um ano, só posso aconselhar a fazeres aquilo que te possa fazer mais feliz :)
                              Devíamos poder ser livres, e porque não? A nossa felicidade passa por isso, por sermos quem somos e não quem querem que sejamos. Todos merecem ser felizes!
                              sem excepções. :)

Cursos profissionais

Offline theone111

• Membro Ultra
                              Boas pessoal,
                              Estou com algumas duvidas em relação ao que fazer ao meu futuro e preciso da opinião de alguém que tenha mais voto na matéria.

Daniela,

Em primeiro lugar tem atenção ao seguinte. Ninguém tem mais "voto na matéria" que tu. Trata-se do teu futuro...

Deixo, já agora o meu testemunho. Quase terminei o 12ano no ensino "normal" - área de científico-natural. Acabei por chumbar no 12 ano (a psicologia)... Sucks!

Não pensava prosseguir estudos superiores. Assim, vez de perder o ano inteiro a tentar acabar uma cadeira, optei por terminar o secundário com um curso profissional de informática.

Não me arrependi. As vezes penso que teria sido de mim se tivesse terminado o 12 ano pela via normal (não tendo pretensões de seguir estudos)... Teria sido pior!

O curso acabou por me dar, além do 12 ano, as competências (e currículo) que precisava para o primeiro emprego. Sem o curso, provavelmente teria sido mais complicado entrar na área. Uma vez trabalhando na área, vai se aprendendo todos os dias (especialmente em informática). Para mim que não pretendia seguir estudos, posso dizer que foi a escolha correcta...

Informática tem vantagens e desvantagens. A grande desvantagem é ser uma área estupidamente abrangente. Leio por vezes anúncios de emprego, dos quais não entendo patavina do que se procura. A especialização numa área/tecnologia é fundamental se pretenderes uma carreira em vez de um emprego. Quanto a vantagens, vai havendo emprego... Mal pago, mas ao menos vai havendo.

Após 6 anos na área, naturalmente fui-me especializando em algumas vertentes da informática, e a licenciatura que queria há uns tempos, deixou de parecer tão importante. Há tanto para aprender na informática, que a licenciatura vai perdendo prioridade. Quando quiser tratar disso (ia sendo no ano passado), tenho sempre o concurso para M23, pelo que os exames (e a física) deixam de ser um problema.

No teu caso, assumindo que pretendes seguir estudos, recomendo sempre seguir o ensino normal. Se por um lado este não te prepara para o mercado de trabalho, pelo menos prepara-te para os exames nacionais, o que deverá ser uma prioridade se pretendes prosseguir.

Desculpa a extensão da coisa... Queria apenas reforçar com isto que um curso profissional não é o fim da linha. Pelo contrário! Resta-te entender se isso se adapta às necessidades da pessoa que queres ser. Porque essa, és tu quem escolhes.

Boa sorte!

Sent from my Xperia S using Tapatalk
                              « Última modificação: 23 de Março de 2014 por theone111 »
                                E acredita, a vida é bastante melhor com bolachas! lol

Cursos profissionais

Offline Danielasofs

• **
                                • Membro Júnior
                                Boas pessoal,

Daniela,

Em primeiro lugar tem atenção ao seguinte. Ninguém tem mais "voto na matéria" que tu. Trata-se do teu futuro...

Deixo, já agora o meu testemunho. Quase terminei o 12ano no ensino "normal" - área de científico-natural. Acabei por chumbar no 12 ano (a psicologia)... Sucks!

Não pensava prosseguir estudos superiores. Assim, vez de perder o ano inteiro a tentar acabar uma cadeira, optei por terminar o secundário com um curso profissional de informática.

Não me arrependi. As vezes penso que teria sido de mim se tivesse terminado o 12 ano pela via normal (não tendo pretensões de seguir estudos)... Teria sido pior!

O curso acabou por me dar, além do 12 ano, as competências (e currículo) que precisava para o primeiro emprego. Sem o curso, provavelmente teria sido mais complicado entrar na área. Uma vez trabalhando na área, vai se aprendendo todos os dias (especialmente em informática). Para mim que não pretendia seguir estudos, posso dizer que foi a escolha correcta...

Informática tem vantagens e desvantagens. A grande desvantagem é ser uma área estupidamente abrangente. Leio por vezes anúncios de emprego, dos quais não entendo patavina do que se procura. A especialização numa área/tecnologia é fundamental se pretenderes uma carreira em vez de um emprego. Quanto a vantagens, vai havendo emprego... Mal pago, mas ao menos vai havendo.

Após 6 anos na área, naturalmente fui-me especializando em algumas vertentes da informática, e a licenciatura que queria há uns tempos, deixou de parecer tão importante. Há tanto para aprender na informática, que a licenciatura vai perdendo prioridade. Quando quiser tratar disso (ia sendo no ano passado), tenho sempre o concurso para M23, pelo que os exames (e a física) deixam de ser um problema.

No teu caso, assumindo que pretendes seguir estudos, recomendo sempre seguir o ensino normal. Se por um lado este não te prepara para o mercado de trabalho, pelo menos prepara-te para os exames nacionais, o que deverá ser uma prioridade se pretendes prosseguir.

Desculpa a extensão da coisa... Queria apenas reforçar com isto que um curso profissional não é o fim da linha. Pelo contrário! Resta-te entender se isso se adapta às necessidades da pessoa que queres ser. Porque essa, és tu quem escolhes.

Boa sorte!

Sent from my Xperia S using Tapatalk
                                Desde já obrigada por teres perdido um pouco do teu tempo a ajudar-me. Bem já andei a pensar e sinceramente acho que o que faço de melhor é continuar onde estou. As coisas mudam e poderia vir-me q arrepender caso mudasse. A minha prioridade é acabar o 12, o que vier Apartir dai  ,  eu aceito.
                                Pelo que me disseram, a onformatica tem matemática puxada,  seria a mesma coisa que estar a ter matemática A ,  o que tenho a certeza que não me ia safar.
                                Bem mas obrigada pelos conselhos e espero que estejas com um bom trabalho. Cumps :D

Curso/indecisa

Offline Danielasofs

• **
                                  • Membro Júnior
                                  Boas pessoas. Bem estou com uma grande dificuldade em tomar uma decisão e preciso das vossas opiniões para ver se me decido.. É o seguinte, eu estou na área de Línguas e Humanidades mas estou com médias baixas e sinceramente não me estou a inserir nesta área porque nada disto me motiva .. Estou a pensar mude para um curso profissional de informática de gestão mas não sei se será uma boa opção de escolha.. O que acham? Digam-me as vossas experiências nestes assuntos. Agradeço todas as opiniões pessoal

Curso/indecisa

Offline theone111

• Membro Ultra
                                    Na minha opinião, cursos profissionais são excelentes escolhas quando não se pretende seguir estudos no imediato. Optei por um desses (informática) e não me arependo... Quando sentir necessidade da licenciatura trato...

Relativamente a empregabilidade é uma área relativamente sobrelotada. Se bem que vai havendo oportunidades, não esperes altas retribuições.

Voltando ao curso profissional, recomendo se não pretendas seguir estudos por agora... Mais tarde, tens sempre o concurso M23 que sempre ajuda a entrar e acabas por conseguir uma escolha mais consciente da área de estudos. No meu caso específico, não me vejo a tirar uma licenciatura na MESMA área onde já trabalho (informática). Não acho que faça grande sentido e me valorize muito. Tenciono dentro de alguns anos licenciar-me em matemática. Por um lado, é uma área que me interessa, e por outro, acabo por ganhar um novo conjunto de skills, para usar mais tarde...
                                      E acredita, a vida é bastante melhor com bolachas! lol

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                      23 Respostas
                                      6241 Visualizações
                                      Última mensagem 23 de Novembro de 2010
                                      por btsferreira
                                      6 Respostas
                                      3244 Visualizações
                                      Última mensagem 18 de Janeiro de 2012
                                      por Boreas
                                      640 Respostas
                                      136669 Visualizações
                                      Última mensagem 15 de Fevereiro de 2018
                                      por carolinalg