rede ex aequo

Olá Visitante01.mar.2021, 04:30:15

Autor Tópico: Amigo sentimentalmente hetero mas sexualmente homo?  (Lida 33349 vezes)

Sentimentalmente hetero, sexualmente homo?

Offline Arms

• Membro Vintage
  • Género: Masculino
    • Reflection

Arms,

Desculpe, mas não acho que devamos dividir a heterossexualidade e a homossexualidade por gostos, comportamentos ou expressões.Mas sim entre o masculino e o feminino.
  Deixe me dar um exemplo, tu falastes que gostas de automóveis e motocicletas, bom, eu também sou fanático por essas maquinas, e outras mais da genialidade humana (talvez por isso eu faça engenharia, mas não vem ao caso), isso está ligado ao mundo de gostos e interesses mais masculinos.O problema, é que a mente humana sempre quer achar um padrão, uma equação que possa descrever porque gostamos disso, ou aquilo, e se gostamos o que somos, ou melhor para onde vamos....
  Certo, falarei um pouco de mim para ver se me faço mais compreensível.Imaginemos que eu Argos, estivesse vivendo no século XX, lá por 1950, 1960.E fosse exatamente como sou hoje, uma pessoa muito curiosa ( para ter uma noção, os canais que eu mais gosto de assistir são o NatGeo e o Discovery.. ;D) beirando a chatice de tão curioso, apaixonado pelas ciências naturais e exatas tais como Matemática, Química e Física.E fosse aluno de uma escola politécnica, age e veste-se de forma normal para época, nada excêntrico, tem amigos de mesmo padrão e adora pensar, questionar-se  e refletir sobre tudo, sobre a vida.Bom até o momento poderiam pensar que fosse um pessoa lunática, perdida em seus devaneios internos.Se perguntassem ao meu pai, supondo na época, por que o seu filho não está apaixonado por nenhuma rapariga?Ou porque não fala sobre elas?Meu pai certamente diria, talvez porque ele não é muito romântico e não achou ninguém que lhe interessasse , então ele se preocupa mais com a sua vida pessoal do que amorosa, e certamente não acharia que eu fosse de modo algum o que na época eram conhecidos como maricas, afeminados....Pois para ele essas pessoas eram "falavam agudo", apenas conviviam entre as mulheres e tinham interesses por futilidades da época....

Hoje em dia, o gay está começando a ser dissociado do seu antigo modo de viver, pessoas promíscuas, fúteis, afeminadas.... tanto porque tem héteros que estão se encaixando nesse estilo de vida.

Bom a questão da aceitação de ser gay, para mim é um tanto problemática, já que eu não tenho ,até o momento, amigos abertamente homossexuais e sim heterossexuais um tanto quanto homofóbicos.Minha família é bem conservadora, tanto é que como sou dos três filhos o único homem, e de toda a geração da minha família o único homem...ou seja, eu sou o varão da família, se não tiver filhos, esse ramo do meu sobrenome será extinto...
Em outras palavras, eu sou o único homem dessa "linhagem" e ainda por cima gay?!Quando o meu pai souber disso, provavelmente vai querer cortar o meu pênis fora, literalmente falando.... lol...Minto, minto, o meu pai não é tao radical, mas que vai ser bem difícil para ele aceitar, há isso vai...
Então o único jeito de encontrar e ter amigos homossexuais, será freqüentar bares e discotecas LGBT, mas o problema é que eu não gosto desse tipo de locais.Sei lá, eu não sou fã de Lady Gaga, ou Madonna.Prefiro ouvir rock, punk rock, metal, jazz, blues....Infelizmente acho que será o jeito, pois sem amigos gays fica muito difícil assumir-se publicamente, perder o medo, vergonha... Sem alguém para te apoiar, ou te entender fica difícil.Mesmo para um lobo solitário que sou     

Não foi a minha intenção dar a entender que faço essa distinção. Atenção, os exemplos que dei são referentes ao estereótipo... A verdade é que apenas os usei para tentar dar a entender de que formas me identifico mais como homem hetero que homem homo. Tal como tu, não sou apreciador de Lady Gaga ou Madonna e não tenho curiosidade ou interesse em frequentar espaço LGBT, mas não é por causa disso que digo que me sinto hetero, sendo homo.

Na verdade, quando leio o título do tópico, é para aí que o meu pensamento se remete: para a associação típica do que é ser homossexual. A palavra "típica" sendo mais no sentido de "vulgarmente imaginado pelas pessoas". E foi por aí que segui...

Nota: 'Identifico' no sentido da forma como me sinto, não na forma como me apresento. :P
« Última modificação: 9 de Outubro de 2010 por Arms »
    Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
    Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Berlim

• Visitante
    e porque não o contrário?

Sentimentalmente homo, sexualmente hetero?

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
      • Membro Elite
      e porque não o contrário?

Sentimentalmente homo, sexualmente hetero?

O meu ex era um pouco assim! ::)

Offline btsferreira

• Membro Elite
          • facebook btsferreira
        Amor sem sexo é amizade, sexo sem amor é vontade. Acho que esta tudo dito :)

Propõe um debate na tua Escola/Universidade. Info: educacao@rea.pt
          No matter gay, straight or bi, lesbian, transgendered life. I'm on the right track baby, I was born this way

Offline Kharon

• Membro Total
          Amor sem sexo é amizade

Mas então e se for uma relação romântica (não apenas amizade mas sem sexo, que acho que é a isso que o tópico se refere)? Então e os assexuais ("asexuals", não sei se em português é assim)?  :devil
            Estejam à vontade para me contactar por MPs. : )

Offline Kharon

• Membro Total
            Acho que quando se discutia de se ser sexualmente isto ou aquilo estava-se a referir apenas a sexo mesmo e a parte sentimental era atracção romântica. Foi isso que percebi. Nada de amizade. Daí a controvérsia: pessoas que podem sentir-se só romanticamente atraídas por um sexo/género sem haver atracção física e vice-versa.

Offline Shitmydadsays

• Membro Total
              Só entendo esta questão de uma forma. Sentimentalmente hetero? Todos. Ou seja, todos nós somos capazes de criar laços de amizade com pessoas do mesmo sexo e do sexo oposto. Sexualmente homo no sentido romântico da coisa por razões óbvias: atracção física, emocional e intelectual por pessoas do mesmo sexo.

Nada disso, mesmo.

Offline Nips

• Membro Ultra
                Acho que quando se discutia de se ser sexualmente isto ou aquilo estava-se a referir apenas a sexo mesmo e a parte sentimental era atracção romântica. Foi isso que percebi. Nada de amizade. Daí a controvérsia: pessoas que podem sentir-se só romanticamente atraídas por um sexo/género sem haver atracção física e vice-versa.

Mas nesse sentimento romântico existe a sexualidade, a atracção física. Aliás é por isso que se diferencia o amor romântico de outros tipos de amor como pelos pais, amigos, familiares, etc. Para mim é mais fácil perceber que uma pessoa se apaixone (sentimento romântico vá) por uma pessoa de um dos sexos e seja capaz de se envolver sexualmente com pessoas de ambos os sexos do que uma que se apaixone por ambos os sexos e só se envolva com alguém do mesmo sexo ou sexo oposto.

Bom na minha visão parece-me que estão forçosamente a tentar dividir tudo em caixinhas e isolá-las, retirando qualquer ligação entre a parte sentimental e sexual.
                Sendo assim tenho uma questão. Gostaria de saber como acham que uma relação entre duas pessoas, independentemente do género, é estável se não existir um equílibrio entre o sentimento romântico e a atracção fisíca?

A mim parece-me que existe alguma confusão relativamente à orientação sexual quando uma pessoa diz que se sente sentimentalmente hetero e sexualmente homo. Ou então encorre no risco de não conseguir almejar uma relação estável, até derrobar o preconceito e perceber efectivamente o que quer para si.

Offline Kharon

• Membro Total

Mas nesse sentimento romântico existe a sexualidade, a atracção física. Aliás é por isso que se diferencia o amor romântico de outros tipos de amor como pelos pais, amigos, familiares, etc. Para mim é mais fácil perceber que uma pessoa se apaixone (sentimento romântico vá) por uma pessoa de um dos sexos e seja capaz de se envolver sexualmente com pessoas de ambos os sexos do que uma que se apaixone por ambos os sexos e só se envolva com alguém do mesmo sexo ou sexo oposto.

Quanto ao amor romântico ter de estar ligado a atracção física não sei, há quem defenda que não. Pessoalmente, é-me dificil imaginá-los separados. Já me perguntei se amor romântico (sem atracção física/sexual) e amor platónico serão a mesma coisa. Creio que é capaz de ser uma daquelas coisas que posso não vir a saber como é ou se existem mesmo a não ser que algum dia sinta a mesma coisa ou consiga ler mentes.

Bom na minha visão parece-me que estão forçosamente a tentar dividir tudo em caixinhas e isolá-las, retirando qualquer ligação entre a parte sentimental e sexual.
                  Sendo assim tenho uma questão. Gostaria de saber como acham que uma relação entre duas pessoas, independentemente do género, é estável se não existir um equílibrio entre o sentimento romântico e a atracção fisíca?

Isso volta a lembrar-me de pessoas que são assexuais. Se fossem duas pessoas assexuais, ou seja, ambas não ligam muito ou nada a sexo e atracção física, presumo que possa resultar, em teoria, no campo romântico/sexual. Agora se só uma delas o fosse, seria mais complicado. Ou a relação falhava ou chegavam a um consenso (como a pessoa que não é poder ter sexo com outra/s pessoa/s ou a pessoa que é resolver ter sexo na mesma com o namorado/a mas provavelmente não tantas vezes).

Numa situação com duas pessoas em que uma só tem atracção romântica por outra e a outra tem as duas pela primeira acho que os problemas, soluções e resultados serão semelhantes.

Volto a dizer que posso apenas teorizar sobre o assunto. Acho que precisamos de quem "viva do outro lado" para aprofundarmos estas questões.

A mim parece-me que existe alguma confusão relativamente à orientação sexual quando uma pessoa diz que se sente sentimentalmente hetero e sexualmente homo. Ou então encorre no risco de não conseguir almejar uma relação estável, até derrobar o preconceito e perceber efectivamente o que quer para si.

Não nego essa possibilidade, assim como não nego que talvez isso possa mesmo acontecer, indo ao encontro do que já disse acima acerca de amor romântico.

Offline Shitmydadsays

• Membro Total
                    Volto a dizer mais uma vez, e começo a ficar absolutamente frustrado com alguns membros desta comunidade, que para um sítio que se baseia e luta pela igualdade e falta de preconceito tem muito pouco para oferecer.

Virem dizer mais uma vez que estes sentimentos existem por preconceito e porque ainda não se sabe o que se quer realmente é absurdo! Só porque não é o vosso caso não partam do princípio que não existe!

A mim parece-me que este é um quadro bissexual, e embora o tópico diga sexualmente homo não impede que o sujeito tenha relações sexuais heteros. Aquele quadro de homossexualidade que existe parece-me interpretar bem o que se passa aqui.

Embora uma pessoa, e neste caso falo mais na minha situação, se sinta mais fisicamente atraída pelo mesmo sexo apenas se vê em relações hetero. Eu pessoalmente não me considero sexualmente homo, mais sexualmente bi e sentimentalmente hetero. Nunca na vida me apaixonei por um homem, nunca na vida me imaginei com um e não penso que isso vá mudar.

É a situação ideal? Claro que não é, parece que todas as ofertas são incompletas, mas aqui quem é que está na situação ideal?

Não quer ser bruto, mas se não compreendem e não têm nada para acrescentar, a não ser "não sabem o que querem" então façam o favor de guardar esses pensamentos para vocês.

Offline btsferreira

• Membro Elite
                        • facebook btsferreira
                      Volto a dizer mais uma vez, e começo a ficar absolutamente frustrado com alguns membros desta comunidade, que para um sítio que se baseia e luta pela igualdade e falta de preconceito tem muito pouco para oferecer.

Virem dizer mais uma vez que estes sentimentos existem por preconceito e porque ainda não se sabe o que se quer realmente é absurdo! Só porque não é o vosso caso não partam do princípio que não existe!

A mim parece-me que este é um quadro bissexual, e embora o tópico diga sexualmente homo não impede que o sujeito tenha relações sexuais heteros. Aquele quadro de homossexualidade que existe parece-me interpretar bem o que se passa aqui.

Embora uma pessoa, e neste caso falo mais na minha situação, se sinta mais fisicamente atraída pelo mesmo sexo apenas se vê em relações hetero. Eu pessoalmente não me considero sexualmente homo, mais sexualmente bi e sentimentalmente hetero. Nunca na vida me apaixonei por um homem, nunca na vida me imaginei com um e não penso que isso vá mudar.

É a situação ideal? Claro que não é, parece que todas as ofertas são incompletas, mas aqui quem é que está na situação ideal?

Não quer ser bruto, mas se não compreendem e não têm nada para acrescentar, a não ser "não sabem o que querem" então façam o favor de guardar esses pensamentos para vocês.

Tens toda a razão de achar que as vezes as pessoas não são compreensivas e eu considero que mesmo não me identificando acho k se sentes isso é pk existe :) ha um mito em alguns homossexuais que a bissexualidade não exite e é obvio k existe. Eu sou homossexual,a minha irma é heterossexual e tu es bissexual e somos todos pessoas e sabemos o k sentimos :) abraço e tudo de bom

Propõe um debate na tua Escola/Universidade. Info: educacao@rea.pt
                        No matter gay, straight or bi, lesbian, transgendered life. I'm on the right track baby, I was born this way

Offline Shitmydadsays

• Membro Total
                        obrigado ferreira,

eu nem fui muito vitima disso aqui mas já vi quem tivesse sido algo injustamente, compreendo que seja um bocado difícil de compreender mas duvidar da sua existência é injusto e incompreensível.

Offline Danny

• *
                          • Novo Membro
                          • olá pessoal de Tras-os-Montes
                          pode ser que seja bisexual...depende de muita coisa...e é uma questao de rótulos. MAS...e numa sociedade como nossa (ainda pouco liberal) por preconceito, vergonha etc etc muitos homens sexualmente atriados por outros homens sentem esse receio em se aceitar a si próprios e logo bloqueiam ou reprimem a  sua homosexualidade. A definicao de heterosexual e homosexual determina a orientacao sexual de um individuo, portanto nao acho correcto falarmos de "sentimentalmente hetero"!

Offline Eruasemmo

• **
                            • Membro Júnior
                            Acho que não é bem assim. Nós não somos uma coisa ou outra, preto ou branco - existe um espectro sexual e portanto vários tons de cinzento. Quando conheces uma pessoa, está a conhece-la pelo que ela é e não por esta ou aquela orientação sexual. Logo eu acho bastante possível sermos atraidos sexualmente pelo mesmo sexo e sentimentalmente apaixonarmo-nos por alguém do sexo oposto (onde o desejo sexual depois acaba por surgir), sem termos de ser categorizados logo em bissexuais.

Offline abyssos

• Membro Sénior
                              pode ser que seja bisexual...depende de muita coisa...e é uma questao de rótulos. MAS...e numa sociedade como nossa (ainda pouco liberal) por preconceito, vergonha etc etc muitos homens sexualmente atriados por outros homens sentem esse receio em se aceitar a si próprios e logo bloqueiam ou reprimem a  sua homosexualidade. A definicao de heterosexual e homosexual determina a orientacao sexual de um individuo, portanto nao acho correcto falarmos de "sentimentalmente hetero"!

@ Danny:

A expressão utilizada é só uma forma de tornar claro o que é complexo.  :)
                              Assim em vez de 3 linhas de texto seguido ele explicou a ideia geral em 2 ou 3 palavras.  ;)
                              Não é uma questão política mas sim de praticabilidade em passar um conceito quando não existe termo adequado.  :-\
                              Não vale a pena começarmos a desconstruir e a pesar individualmente cada palavra de texto teclado.  :D

Acho que não é bem assim. Nós não somos uma coisa ou outra, preto ou branco - existe um espectro sexual e portanto vários tons de cinzento. Quando conheces uma pessoa, está a conhece-la pelo que ela é e não por esta ou aquela orientação sexual. Logo eu acho bastante possível sermos atraidos sexualmente pelo mesmo sexo e sentimentalmente apaixonarmo-nos por alguém do sexo oposto (onde o desejo sexual depois acaba por surgir), sem termos de ser categorizados logo em bissexuais.

@Eruasemmo:

Compreendo o que queres dizer e concordo contigo.
                              A sensação que me chega é que na comunidade os rótulos são apreciados e às vezes condição si ne qua non no que toca a sexualidade.
                              Por muito que odeie rotular os outros e a mim próprio adoptei o "tag" de bi por ser o que mais se adequa.
                              Diz toda a verdade? Não  :(
                              Consegue descrever a complexidade do que sou, sinto e desejo? Nem de longe   >:(
                              Consegue transmitir de forma inadequada e aproximada a minha sexualidade? Talvez  :-\
                              Sinto-me rebaixado por usá-lo? Um pouco, afinal é redutor e bidimensionaliza algo no mínimo tridimensional...  ::)
                              Uso a palavra como forma de dar aos outros um vislumbre do que sou e não como forma de me descrever, simplesmente porque é mais claro para os outros do que dizer "eu sou... EU"  :)

Relativamente ao tópico compreendo completamente o teu amigo, nunca me senti emocionalmente próximo de um homem, apesar de fisicamente me sentir atraído... o que isso faz de mim e do teu amigo??
                              Não faço a mínima ideia... a sexualidade de cada um é um universo, quanto mais tentamos standardizar as coisas, pior é.
                              Eu já AMEI mulheres e isso não impossibilitou a minha capacidade de me sentir fisicamente atraído por um homem, por isso não me quer parecer que ele esteja a confundir amor com amizade, afinal são coisas bem faceis de distinguir e se ele te confessou esta questão, não me parece que esteja a tentar camuflar a sua sexualidade.
                              Talvez não tenha surgido nenhum homem que possibilite ao teu amigo uma aproximação emocional.
                              Quando isso acontecer quer-me parecer que ele obterá as respostas que necessita e pode ser que consiga ter algumas respostas para te dar.
                              Não te preocupes por não compreenderes porque provavelmente nem ele próprio compreende, é normal que precises de respostas mas nesta fase da vida dele, quer-me parecer que ele não as tem para dar. Sê paciente.
                                "It is better to be hated for what you are than to be loved for something you are not." - Andre Gide

Offline mIsS

• Membro Elite
                                • Género: Feminino
                                • my smile
                                No meu caso diria que me sinto atraída sexualmente pelos dois sexos, no entanto e pelo menos até  hoje (talvez um pouco em parte pela força das circunstâncias) só me imagino a ter uma relação com uma mulher porque com elas conjugo a atracção sexual com a identificação sentimental por assim dizer :), mas não é coisa que ache impossível de acontecer com um rapaz e nessa medida considero-me bissexual.
                                  Gosto que me ensinem a ver o que me rodeia com outros olhos, não importa se é bom ou mau, isso eu decido.

Caio

• Visitante
                                  Isso quer dizer que uma pessoa que seja sentimentalmente hetero e sexualmente homo é alguém que separa sexo de afecto? Na minha opinião os dois não se separam. É porque eu compreendo que se tenha sexo sem ter afectos por essa pessoa, mas não compreendo o contrário, pelo menos não no sentido da paixão propriamente dita.

Eu sou sentimentalmente homo e sexualmente homo.

Offline mIsS

• Membro Elite
                                    • my smile
                                    Isso quer dizer que uma pessoa que seja sentimentalmente hetero e sexualmente homo é alguém que separa sexo de afecto? Na minha opinião os dois não se separam. É porque eu compreendo que se tenha sexo sem ter afectos por essa pessoa, mas não compreendo o contrário, pelo menos não no sentido da paixão propriamente dita.

O sentires-te sexualmente atraído por um género pelo menos para mim prossupõe afecto, de outra forma o sexo seria impensável. Se para ti não é,é essa a tua verdade, mas existe muitas verdades e assim sendo para algumas pessoas a atracção sexual por determinado género é passível de acontecer, sem no entanto essa pessoa conseguir identificar-se sentimentalmente.
                                      Gosto que me ensinem a ver o que me rodeia com outros olhos, não importa se é bom ou mau, isso eu decido.

Caio

• Visitante

O sentires-te sexualmente atraído por um género pelo menos para mim prossupõe afecto, de outra forma o sexo seria impensável. Se para ti não é,é essa a tua verdade, mas existe muitas verdades e assim sendo para algumas pessoas a atracção sexual por determinado género é passível de acontecer, sem no entanto essa pessoa conseguir identificar-se sentimentalmente.

Eu não disse qual era a minha verdade. Só disse que compreendia existir apenas desejo sexual, mas mesmo que isso faça-me perceber o porquê de alguém fazer sexo com pessoas do mesmo sexo e não ter afectos por elas, o contrário é estar sentimentalmente apaixonado por uma pessoa do sexo oposto e não querer sexo com essa pessoa, isso é esquisito. A situação se realmente existe e é sincera, imagina que apaixonas-te por uma mulher que quer estar contigo sexualmente, mas para dar flores; beijos e ver filmes românticos é com um homem. Não digo que não seja sincero, mas é estar a desligar duas coisas que como disseste não se separam, sexo e afectos. ;)
                                      « Última modificação: 13 de Dezembro de 2010 por Caio »

Offline mIsS

• Membro Elite
                                        • my smile
                                        Sim eu percebo o que dizes, mas aqui a grande questão é que a atracção sexual por homens eu sempre senti, emocionalmente é que nunca me identifiquei, e nessa medida não me vejo a vir ficar com um homem, mas não digo que é impossível, secalhar nunca me cruzei com o "certo", percebes?

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          122 Respostas
                                          28919 Visualizações
                                          Última mensagem 11 de Agosto de 2009
                                          por Elijah Keat
                                          12 Respostas
                                          6980 Visualizações
                                          Última mensagem 18 de Julho de 2010
                                          por fmateus
                                          87 Respostas
                                          10137 Visualizações
                                          Última mensagem 26 de Dezembro de 2011
                                          por O'Connell
                                          3 Respostas
                                          1447 Visualizações
                                          Última mensagem 1 de Junho de 2017
                                          por dinismapper
                                          1 Respostas
                                          5844 Visualizações
                                          Última mensagem 7 de Julho de 2019
                                          por sleepy_heart