rede ex aequo

Olá Visitante06.mar.2021, 01:36:18

Autor Tópico: Amigo sentimentalmente hetero mas sexualmente homo?  (Lida 33384 vezes)

Amigo sentimentalmente hetero mas sexualmente homo?

Offline rickycosta

• *
  • Novo Membro
Olá.
Eu sou hetero e socialmente super liberal, tendo sempre defendido os direitos dos gays e lésbicas (confesso que transexuais me fazem alguma confusão, mas não recrimino ninguém) mesmo perante pessoas conservadores e que perante o meu liberalismo têm reacções que devem imaginar.
Faz agora pouco tempo que o meu melhor amigo sentiu confiança suficiente e desabafou comigo que apesar de ter relações heterosexuais, e segundo ele sentir-se realmente apaixonado por raparigas, têm desejos homosexuais, segundo ele apenas desejo carnal e sem peso sentimental.
Eu disse que compreendia e que o apoiaria fosse ele como fosse, porque imagino que deve ser dificil ser-se "diferente" numa sociedade ainda conservadora...
Mas a verdade é que não compreendi. Não será que ele está apenas a tentar esconder (deliberadamente ou não) a sua verdadeira orientação.

Se alguém com experiência na comunidade LGBT me conseguir explicar, talvez eu possa apoiá-lo de maneira mais eficaz. É que o resto dos nossos amigos são bastante conservadores, por isso acho que só mesmo eu poderia falar com ele abertamente sobre este assunto.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2011 por Boreas »

Sentimentalmente hetero, sexualmente homo?

Offline sugar

• Membro Ultra
    • Género: Feminino
    A sexualidade pode não ser estanque ao longo da vida, uma pessoa pode ser hetero ou homo ou de qualquer

outra orientação e chegar à conclusão de que na verdade não é aquilo que queria, quantas vezes isso não

aconteceu? Quanto ao teu amigo não sei se é exactamente isto que se passa, possivelmente pode até ter apenas

curiosidade e isso não faz dele homo ou bissexual pois isso envolve uma atracção a todos os níveis física, psicplógica

e emocional por isso acho que deves sentar-te com o teu amigo e tirar todas as dúvidas com ele quanto ao que

realmente ele sente

Offline Jason Mill

• Membro Sénior
      • Género: Masculino
      sou assim, sentimentalmente hetero, e sexualmente homo-hetero  8-)

Offline paulosabino

• Associad@
        • Membro Vintage
        Quando se fala de sentimentalmente hetero e sexualmente homossexual, fico com a ideia de que se está a falar de duas pessoas diferentes.  O ser sentimentalmente heterossexual exclui a atracção sexual pelo sexo oposto?

Creio que os sentimentos e o desejo estão ligados ao sexo por quem nos sentimos atraídos, no entanto mesmo antes de nos apaixonar-mos à séria por alguém, podemos ser homossexuais e ter apenas desejo sexual, o que não significa que não tenhamos a capacidade de ter sentimentos por pessoas do mesmo sexo, simplesmente ainda não aconteceu.

na minha visão para nos apaixonar-mos por alguém, basta amizade e atracção sexual. Amizade e cumplicidade julgo que conseguimos ter por qualquer sexo, pelo que na minha opinião a atracção sexual será mais determinante para a orientação sexual do que o gostar que pode ser muito relativo. Claro que dependerá da atracção, sentir um encantamento esporádico ou permanente são coisas diferentes. Que bichinhos complexos somos ;D

No caso do teu amigo, sim pode estar a esconder quem sabe de si mesmo aquilo que não quer ver, como pode não estar. Quem sabe seja bissexual, quem sabe seja homossexual...  O importante julgo que será, falarem disso e deixares claro que independentemente da sua orientação sexual/afectiva pode contar contigo, o tempo ajudará ao resto se for o caso. :)
          - Vai chover...   
           - Vai tu!!!!!!!!!!

Offline Safira

• Membro Elite
          • "Tempus Omnia Revelat"
          Este topico acho que será mesmo um pé de vento pra quem tem ainda duvidas xD
          Então bisexuais com duvidas... xD

Ora... ... Hun.....
          Deixa cá filosofar e fazer introspectiva xD
          Poderia haver um genero de "estatisticas" :]
            "Tempus Omnia Revelat"

Offline diogol

• Membro Total
            • Where are you?
            Bem, eu também me sinto atraído fisicamente por rapazes e emocionalmente por raparigas.
            Mas, penso que com o tempo isso mudará, quando conhecer um rapaz que goste verdadeiramente. Talvez o gostar emocionalmente de raparigas seja apenas uma forma de tentar ser normal, como tu disseste. Mas, mesmo gostando de uma rapariga apenas pelo lado emocional, não consigo ter nada com ela porque falta a outra atracção, o que me faz crer que sou homossexual.

Offline pepe444

• Membro Ultra
              Sou snetimentalmente e sexualmente homossexual  :P
                ""Que estranho mundo este em q as pessoas se podem matar à luz do dia, mas para se amar só o podem fazer às escondidas na escuridão da noite"

filipocas

• Visitante
                Sexualmente gosto de rapazes e raparigas, amorosamente de raparigas :D

Offline Jason Mill

• Membro Sénior
                  eu sexualmente raparigas e aventuras com rapazes ,emocionalmente apenas raparigas  8-)

Não te espantes.
                    Há muita gente nessa situação. Será passageira? Logo se vê.

Falando por mim..tenho uma grande atracção física por pessoas do mesmo sexo (já ouviram falar em bears, certo? :P). No entanto não me imagino a ter uma relação sentimental com um homem...talvez por isso nunca ter acontecido. Não digo o contrário.

Offline Vera V

• *
                      • Novo Membro
                      É curioso, sempre pensei que tivesse algum tipo de probplema de identidade, por sentir exatamente isso.  Sempre senti atracção sexual pelos dois sexos. No entanto só consigo passar do patamar sexual, para o sentimental, e ter relação de namoro com raparigas.  Aliás, eu tenho uma namorada, mas mesmo assim dou por mim a fantasiar com rapazes. Embora isso me faça sentir mesmo muito mal em relação a ela, por ser quase 100% lésbica, não há muito que eu possa fazer =\

Talvez o teu amigo goste mesmo é de pessoas independentemente do seu sexo. Simplesmente até a data ainda so gostou de pessoas fêmea...

O rapaz não tem nada que se sentir mal com isso! Só tem de meditar um bocado sobre o assunto e se aceitar-se a ele próprio!

doorbell

• Visitante
                        eu acho que é algo bastante possível ' sentimentalmente hetero, sexualmente homo' , podemos nutrir sentimentos pelo sexo oposto e não conseguirmos o mesmo pelo mesmo sexo.
                        podem surgir atracções momentâneas pelo sexo oposto/mesmo sexo mas isso não é determinante para caracterizar o sermos 'heterossexuais' ou 'homossexuais'. acho que me expliquei bem, não sei se me baralhei ???

Offline Arms

• Membro Vintage
                            • Reflection
                          OK. Alguém que me explique esta porque não percebi. É, tipo, alguém que se apaixona por alguém do sexo oposto mas só consegue fazer sexo com pessoas do mesmo sexo?
                            Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
                            Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

filipocas

• Visitante
                            sim, parece que sim. embora a parte mais certa seria sentimentalmente hetero, sexualmente bi

Offline Back Room

• Membro Elite
                              Já me tinha questionado se isto, ou o contrário, existia. Fazia sentido na minha cabeça e pelos vistos sim.

Talvez seja uma variação de bissexualidade, uma pessoa passa por várias fases durante a vida.

Opá, todo eu sou homossexual, felizmente.  ;D

Mas como eu digo, são só rótulos. Não se prendam a isso, não vos vai fazer mais ou menos felizes.
                                "I started being proud of being gay, even though I wasn't." Kurt Cobain.

"Quelle est votre plus grand ambition dans la vie? Devenir immortel... et puis... mourir." À Bout de Souffle, Godard.

"One of the great tragedies of mankind is that morality has been hijacked by religion." Arthur C. Clark

Offline Shitmydadsays

• Membro Total
                                sim, parece que sim. embora a parte mais certa seria sentimentalmente hetero, sexualmente bi

same here, nunca me apaixonei por ninguém mas consigo ter crushes com raparigas, mas nunca tive com rapazes,
                                já sexualmente pretty much anything goes

Offline Argos

• *
                                  • Novo Membro
                                  OK. Alguém que me explique esta porque não percebi. É, tipo, alguém que se apaixona por alguém do sexo oposto mas só consegue fazer sexo com pessoas do mesmo sexo?

Arms,
                                          Não necessariamente, pode ser uma espécie de medo.A pessoa sabe que só consegue sentir atração sexual por um  
                                  pessoas do mesmo sexo, mas não se sentiria a vontade em ter uma relação amorosa, não a conseguiria "amar".Ao contrario se sentiria muito confortável em ter um relacionamento afetivo amoroso, com pessoas do sexo oposto porém não passaria disso, já que sabe que não sente atração sexual pelo sexo oposto.
                                           Bem isso pode parecer complexo ,mas ao mesmo tempo é bem simples:Se uma pessoa nasce em uma família conservadora, convive em uma sociedade que recrimina as suas anormalidades, é claro que essa pessoa vai se sentir pressionado em ser igual aos outros, em pensar como os outros, de gostar do que os outros gostam....
                                  As maioria das pessoas, infelizmente,  ainda vêm a sexualidade como uma opção sexual, o que na verdade é uma condição sexual, desde que nascemos já somos homossexuais, bi, heteros.É nos imposto e uma forma de viver.
                                  Enfim, se você é pressionado a ser como os outros, provavelmente terá esses desvios sexuais, em que não se imagina convivendo, amando uma pessoa do mesmo sexo. Porém sente tesão por ela.

Obs: Ah sim, espero que não me entendam mal,  a palavra anormalidade não diz respeito a discriminação, mas sim o incomum... se é que me entendem?

« Última modificação: 28 de Setembro de 2010 por Argos »

Offline Kharon

• Membro Total
                                    Bem, não é novidade para mim a separação de sentimentos românticos de sentimentos sexuais (ou pelo menos o conceito). Já naveguei por muito sítio queer e há uns em que definições como "heterossexual, pan-romantic, demisexual" são bastante comuns (neste caso seria alguém que nutre geralmente sentimentos sexuais pelo sexo oposto, que pode nutrir sentimentos românticos por qualquer sexo e que não tem atracção sexual primária. Este último não vai ao encontro do tópico exactamente, são mais umas achas para a fogueira. Se alguém quiser eu explico quando tiver a mente mais clara).

Já tive conhecimento de uma pessoa que se sentia atraída sexualmente por ambos os sexos (assumindo aqui um sistema binário) mas romanticamente só pelo sexo oposto. A própria pessoa diz que não se consegue imaginar numa relação romântica com alguém do mesmo sexo mas que não sabe se será por nunca se ter apaixonado por alguém do mesmo sexo ou se por ser menos aceitável pela sociedade e estar a provocar isso inconscientemente. No entanto acho que isso não invalida a possibilidade desta pessoa não ter genuinamente qualquer interesse romântico pelo mesmo sexo.

Andam por aí tantas definições novas (ou, pelo menos, novas para mim) de sexualidade, identidade de género e outros que já começo a ter dificuldade em acompanhar algumas. Parece que "partem" as generalizações mais abrangentes ou fazem sub-generalizações mais e mais ultimamente. Há esta necessidade de classificar que por vezes acho quase obcessiva, se bem que acho que também podemos aprender mais sobre nós ao fazê-lo. E se por um lado é bom porque quer dizer que a diversidade é mais aceite e talvez seja mais fácil para algumas pessoas encontrarem uma "caixa" (gosto mais de usar "gaveta", prefiro gavetas a caixas) onde caibam mais confortavelmente, por outro acho que deviamos parar de dar tanta importância a isso se faz favor e deviam era preocupar-se mais em ser felizes.

Spoiler (clica para mostrar/esconder)
                                      Estejam à vontade para me contactar por MPs. : )

Offline Arms

• Membro Vintage
                                        • Reflection

Arms,
                                              Não necessariamente, pode ser uma espécie de medo.A pessoa sabe que só consegue sentir atração sexual por um  
                                      pessoas do mesmo sexo, mas não se sentiria a vontade em ter uma relação amorosa, não a conseguiria "amar".Ao contrario se sentiria muito confortável em ter um relacionamento afetivo amoroso, com pessoas do sexo oposto porém não passaria disso, já que sabe que não sente atração sexual pelo sexo oposto.
                                               Bem isso pode parecer complexo ,mas ao mesmo tempo é bem simples:Se uma pessoa nasce em uma família conservadora, convive em uma sociedade que recrimina as suas anormalidades, é claro que essa pessoa vai se sentir pressionado em ser igual aos outros, em pensar como os outros, de gostar do que os outros gostam....
                                      As maioria das pessoas, infelizmente,  ainda vêm a sexualidade como uma opção sexual, o que na verdade é uma condição sexual, desde que nascemos já somos homossexuais, bi, heteros.É nos imposto e uma forma de viver.
                                      Enfim, se você é pressionado a ser como os outros, provavelmente terá esses desvios sexuais, em que não se imagina convivendo, amando uma pessoa do mesmo sexo. Porém sente tesão por ela.

Obs: Ah sim, espero que não me entendam mal,  a palavra anormalidade não diz respeito a discriminação, mas sim o incomum... se é que me entendem?

É provável - embora não consigo conceber como alguém se sujeita a comportar-se como não é. E digo isto vindo de uma família conservadora.

A verdade é que coloquei a questão porque tenho dúvidas acerca do título.

"Sentimentalmente hetero" dá-me a entender que a) ou a pessoa se sente hetero (ou identifica-se mais com o estereótipo de rapaz hetero) ou b) a pessoa tende a apaixonar-se por pessoas do sexo oposto.
                                      "Sexualmente homo"... bom, sexualmente homo não dá asas para muitas dúvidas. A pessoa sente atracção sexual por pessoas do mesmo sexo.

Isto remete-me para duas possibilidades de pessoas (ou até mais):

a) Um/uma homossexual assumido/a que simplesmente se sente mais heterossexual que homossexual, quer através dos seus gostos e interesses, quer através dos seus comportamentos e expressões. Provavelmente não tem interesse por assuntos e/ou locais assumidamente LGBT.

b) Um/uma homossexual não-assumido/a que, para evitar ser reconhecido/a como tal, mantém uma farsa identificando-se, quer a nível dos gostos como a nível dos comportamentos, como heterossexual. Provavelmente evita quais assuntos que tendem à questão da homossexualidade: conversas, locais, filmes, livros, etc.

É o que o título me faz lembrar. Assim sendo, eu poderia integrar-me no grupo a. Sou um gay assumido mas os meus comportamentos, hábitos, gostos e interesses não tendem aos estereótipos vulgarmente associados aos gays masculinos. Além disso, não tenho interesse absolutamente nenhum em frequentar bares e discotecas LGBT. Não quer dizer que evito, nada disso, simplesmente não vou por hábito. Se algum amigo me convidar irei resistir um bocado por não apreciar mas acabo por ir. Tenho curiosidade por automóveis e motas que não está habitualmente associado ao gay masculino. A minha forma de estar e de me vestir é mais masculina: não tenho tiques nem maneirismos, a minha roupa é banalíssima, uso muito poucos acessórios. Mas, mais importante que tudo isto, já por várias vezes e já por algum tempo que tenho sentido e dito aos meus amigos, que me sinto diferente do habitual gay estereotipado. E que, para além disso, sinto-me diferente do tipo de gay a que geralmente me associam (num dos esterótipos de tipos de gays). Que, muitas vezes, me sinto mais heterossexual do que gay e muitos aspectos da minha personalidade. Na verdade, em muitos aspectos me sinto mais criança do que adulto mas isso é toda uma outra questão. Para não vos assuntar, tem muito a ver com a minha curiosidade inerente e forma de ver o mundo... e criatividade e essas coisas. De resto sou bastante adulto... tenho é a minha criança-interior bastante viva e boa de saúde. ;D
                                        Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
                                        Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Offline Argos

• *
                                        • Novo Membro

Arms,

É provável - embora não consigo conceber como alguém se sujeita a comportar-se como não é. E digo isto vindo de uma família conservadora.

A verdade é que coloquei a questão porque tenho dúvidas acerca do título.

"Sentimentalmente hetero" dá-me a entender que a) ou a pessoa se sente hetero (ou identifica-se mais com o estereótipo de rapaz hetero) ou b) a pessoa tende a apaixonar-se por pessoas do sexo oposto.
                                        "Sexualmente homo"... bom, sexualmente homo não dá asas para muitas dúvidas. A pessoa sente atracção sexual por pessoas do mesmo sexo.

Isto remete-me para duas possibilidades de pessoas (ou até mais):

a) Um/uma homossexual assumido/a que simplesmente se sente mais heterossexual que homossexual, quer através dos seus gostos e interesses, quer através dos seus comportamentos e expressões. Provavelmente não tem interesse por assuntos e/ou locais assumidamente LGBT.

b) Um/uma homossexual não-assumido/a que, para evitar ser reconhecido/a como tal, mantém uma farsa identificando-se, quer a nível dos gostos como a nível dos comportamentos, como heterossexual. Provavelmente evita quais assuntos que tendem à questão da homossexualidade: conversas, locais, filmes, livros, etc.

É o que o título me faz lembrar. Assim sendo, eu poderia integrar-me no grupo a. Sou um gay assumido mas os meus comportamentos, hábitos, gostos e interesses não tendem aos estereótipos vulgarmente associados aos gays masculinos. Além disso, não tenho interesse absolutamente nenhum em frequentar bares e discotecas LGBT. Não quer dizer que evito, nada disso, simplesmente não vou por hábito. Se algum amigo me convidar irei resistir um bocado por não apreciar mas acabo por ir. Tenho curiosidade por automóveis e motas que não está habitualmente associado ao gay masculino. A minha forma de estar e de me vestir é mais masculina: não tenho tiques nem maneirismos, a minha roupa é banalíssima, uso muito poucos acessórios. Mas, mais importante que tudo isto, já por várias vezes e já por algum tempo que tenho sentido e dito aos meus amigos, que me sinto diferente do habitual gay estereotipado. E que, para além disso, sinto-me diferente do tipo de gay a que geralmente me associam (num dos esterótipos de tipos de gays). Que, muitas vezes, me sinto mais heterossexual do que gay e muitos aspectos da minha personalidade. Na verdade, em muitos aspectos me sinto mais criança do que adulto mas isso é toda uma outra questão. Para não vos assuntar, tem muito a ver com a minha curiosidade inerente e forma de ver o mundo... e criatividade e essas coisas. De resto sou bastante adulto... tenho é a minha criança-interior bastante viva e boa de saúde. ;D

Arms,

Desculpe, mas não acho que devamos dividir a heterossexualidade e a homossexualidade por gostos, comportamentos ou expressões.Mas sim entre o masculino e o feminino.
                                          Deixe me dar um exemplo, tu falastes que gostas de automóveis e motocicletas, bom, eu também sou fanático por essas maquinas, e outras mais da genialidade humana (talvez por isso eu faça engenharia, mas não vem ao caso), isso está ligado ao mundo de gostos e interesses mais masculinos.O problema, é que a mente humana sempre quer achar um padrão, uma equação que possa descrever porque gostamos disso, ou aquilo, e se gostamos o que somos, ou melhor para onde vamos....
                                          Certo, falarei um pouco de mim para ver se me faço mais compreensível.Imaginemos que eu Argos, estivesse vivendo no século XX, lá por 1950, 1960.E fosse exatamente como sou hoje, uma pessoa muito curiosa ( para ter uma noção, os canais que eu mais gosto de assistir são o NatGeo e o Discovery.. ;D) beirando a chatice de tão curioso, apaixonado pelas ciências naturais e exatas tais como Matemática, Química e Física.E fosse aluno de uma escola politécnica, age e veste-se de forma normal para época, nada excêntrico, tem amigos de mesmo padrão e adora pensar, questionar-se  e refletir sobre tudo, sobre a vida.Bom até o momento poderiam pensar que fosse um pessoa lunática, perdida em seus devaneios internos.Se perguntassem ao meu pai, supondo na época, por que o seu filho não está apaixonado por nenhuma rapariga?Ou porque não fala sobre elas?Meu pai certamente diria, talvez porque ele não é muito romântico e não achou ninguém que lhe interessasse , então ele se preocupa mais com a sua vida pessoal do que amorosa, e certamente não acharia que eu fosse de modo algum o que na época eram conhecidos como maricas, afeminados....Pois para ele essas pessoas eram "falavam agudo", apenas conviviam entre as mulheres e tinham interesses por futilidades da época....

Hoje em dia, o gay está começando a ser dissociado do seu antigo modo de viver, pessoas promíscuas, fúteis, afeminadas.... tanto porque tem héteros que estão se encaixando nesse estilo de vida.

Bom a questão da aceitação de ser gay, para mim é um tanto problemática, já que eu não tenho ,até o momento, amigos abertamente homossexuais e sim heterossexuais um tanto quanto homofóbicos.Minha família é bem conservadora, tanto é que como sou dos três filhos o único homem, e de toda a geração da minha família o único homem...ou seja, eu sou o varão da família, se não tiver filhos, esse ramo do meu sobrenome será extinto...
                                        Em outras palavras, eu sou o único homem dessa "linhagem" e ainda por cima gay?!Quando o meu pai souber disso, provavelmente vai querer cortar o meu pênis fora, literalmente falando.... lol...Minto, minto, o meu pai não é tao radical, mas que vai ser bem difícil para ele aceitar, há isso vai...
                                        Então o único jeito de encontrar e ter amigos homossexuais, será freqüentar bares e discotecas LGBT, mas o problema é que eu não gosto desse tipo de locais.Sei lá, eu não sou fã de Lady Gaga, ou Madonna.Prefiro ouvir rock, punk rock, metal, jazz, blues....Infelizmente acho que será o jeito, pois sem amigos gays fica muito difícil assumir-se publicamente, perder o medo, vergonha... Sem alguém para te apoiar, ou te entender fica difícil.Mesmo para um lobo solitário que sou     

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          122 Respostas
                                          28958 Visualizações
                                          Última mensagem 11 de Agosto de 2009
                                          por Elijah Keat
                                          12 Respostas
                                          6994 Visualizações
                                          Última mensagem 18 de Julho de 2010
                                          por fmateus
                                          87 Respostas
                                          10147 Visualizações
                                          Última mensagem 26 de Dezembro de 2011
                                          por O'Connell
                                          3 Respostas
                                          1454 Visualizações
                                          Última mensagem 1 de Junho de 2017
                                          por dinismapper
                                          1 Respostas
                                          5887 Visualizações
                                          Última mensagem 7 de Julho de 2019
                                          por sleepy_heart