rede ex aequo

Olá Visitante29.mar.2020, 19:46:01

Autor Tópico: Dúvidas sobre orientação sexual  (Lida 213280 vezes)

Dúvidas sobre orientação sexual

Offline nura

• *
  • Novo Membro
  • Género: Feminino
Olá!

Sou nova aqui e juntei-me precisamente por ter dúvidas em relação à minha orientação sexual.

Desde pequena que era aquilo a que se chama maria-rapaz, mas sei que isso não determina de modo algum a orientação sexual. Durante a infância sempre me dei mais com rapazes, eram os únicos interessados e jogar à bola :P Mas já há muito que me dou mais com raparigas, até porque entretanto fiz algumas amigas que também gostavam de jogar. Agora na faculdade o meu grupo de amizades é, de facto, só raparigas (apesar de nenhuma jogar). Bem, nunca me senti atraída por nenhuma delas. De todo, por isso as minhas dúvidas não advêm daí. Sinceramente, não sei dizer bem como surgiram. Penso que certo dia tive curiosidade sobre isso, talvez por alguma cena nalguma série ou num filme, algo que me entusiasmou nessa direção. Lembro-me de um filme "(A flor do deserto") em que numa cena fixam a cara da actriz principal e ela mostra um olhar intenso directamente para o público - lembro-me que fiquei colada ao ecrã. Ultimamente (talvez durante o último ano) tenho vindo cada vez mais a reparar em raparigas, se elas reparam em mim...

Nunca namorei. Já me interessei por rapazes, mas ultimamente tenho vindo a questionar se seria mesmo interesse ou se apenas estava a obrigar-me a sentir/fazer o que era esperado de mim - ser heterossexual. O interesse mais recente que tive penso que foi devido ao facto de termos algumas ideologias e opiniões em comum. Mas, ultimamente tenho mais vontade em estar com raparigas, fazer amizades com raparigas.

No ano passado, durante uma aula, vi uma rapariga que me chamou muito à atenção. Era gira sim, mas havia mais qualquer coisa nela que me atraía, não sei bem. Eu via-a e queria meter conversa com ela, mas não sou pessoa para fazer isso. E ela, de certo modo, intimidava-me, não sei explicar. Era um fascínio simplesmente olhar para ela.

Quando a via olhava para ela e queria que ela viesse falar comigo, não sei porquê. Sentia que tinha de a conhecer.

Finalmente, por estarmos na mesma turma tive ocasião de falar com ela algumas vezes (estava tão nervosa). E pronto, quando passamos uma pela outra dizemos olá e/ou falamos um bocado, já chegamos a almoçar juntas (com e sem outras pessoas), mas falamos só da faculdade, das disciplinas, do futuro, empregos, enfim nada de mais. Portanto, não sei dizer se gosta de mim. Mas eu nem sei se quero que ela goste de mim, pelo menos nesse sentido. Acho que quero, mas no fundo a minha dúvida é uma questão de "será que tudo isto é só a minha cabeça? " Sinto que posso ter metido esta ideia na cabeça e agora estar a forçar-me a isso, não sei bem porquê, talvez por ser algo diferente, entusiasmante até.

E pensei em falar aqui porque sinto que não posso falar sobre isto com mais ninguém. É como se a partir do momento em que falar sobre isso, é real. E sempre que olharem para mim vão pensar nisso. Até tenho um amigo que recentemente contou que é gay, e mesmo com ele não consigo falar. No fundo gostava de lhe perguntar como é que ele soube. E se calhar, no fundo, é o que estou a perguntar-vos. Como é que souberam? Como é que se pode ter a certeza? No fundo eu não quero dar um passo em frente tendo tantas dúvidas sobre se há mesmo algum passo a tomar.

Offline mIsS

• Membro Elite
    • my smile
    Como é que soubémos? Não pensando tanto nisso e "deixando-nos" livres para viver, independentemente de ser O ou A.  :)
      Gosto que me ensinem a ver o que me rodeia com outros olhos, não importa se é bom ou mau, isso eu decido.

Offline TheCaptainOfMySoul

• Associad@
      • Novo Membro
      Não há nenhuma regra, nenhum método que se siga para se descobrir o que se é ou não. A partir de certo momento, as coisas simplesmente passam a fazer sentido de uma certa forma...e passamos a fazer parte da comunidade LGBT!... Para mim, também foi tudo mais ou menos recente, por isso compreendo perfeitamente a tua dúvida. O que tenho a aconselhar-te é que não moas muito a cabeça a pensar nisso. Não é preciso darmos nomes às coisas. A sociedade parece que nos obriga a fazê-lo, mas na realidade basta-nos ir vivendo o dia a dia da forma que nos parecer melhor para nós. Se achas que podes gostar de uma rapariga, ótimo para ti, investe nisso! Se acabares por conhecer um rapaz por quem te apaixones, perfeito na mesmo! ;-) O importante é seres feliz, sem rótulos, lembra-te disso!
        "And the day came when the risk to remain tight in a bud was more painful than the risk it took to blossom."

Offline jakejus1

• **
        • Membro Júnior
        • Género: Masculino
        • Change starts first always inside
        Apesar de falarem de não nos rotularmos, por vezes parece que há mesmo essa necessidade interior para encontrarmos paz dentro de nós mesmos. Para chegarmos ao fim do dia e dizermo-nos a nós mesmos: "Sim, estou feliz, porque descobri um pouco mais de mim".

Apesar de a minha maior fase de dúvidas já ter passado e de cada vez mais sentir que sou realmente gay, por vezes tendo a questionar-me, entre outras coisas...Acho que é mais uma partida da nossa mente. Sem querer menosprezar a mente, que é deveras importante, neste campo, convém seguir o coração e talvez não pensar tanto no assunto.
        Talvez uma boa forma de nos aceitarmos, se realmente formos, é pensarmos que gostar de uma pessoa do mesmo sexo é tão normal como gostar de uma pessoa do sexo oposto (o que convém também ter em conta se não formos, porque amor é amor, seja com quem for). É não colocar barreiras a nós mesmos.
        Depois só com o tempo e experiência de vida, vais ver que as respostas aparecem, bem mais esclarecidas.
          Courage doesn’t always roar. Sometimes courage is the quiet voice at the end of the day that says, “I will try again tomorrow.”—Mary Anne Radmacher

Offline nura

• *
          • Novo Membro
          Exacto jakejus1. Algo que me irrita é que se eu estivesse  a sentir isto por um rapaz, nem me questionava nem stressava tanto com isto. Parece que, sem querer, acabo por sentir vergonha daquilo que sinto e parece que tenho de fazer uma grande declaração ao mundo sobre a minha vida pessoal. Mas, neste momento, sinto que avançando estou a fazer uma declaração sobre aquilo que sou ou posso ser. E não quero isso.

E entendo as vossas respostas de viver sem essa preocupação e fazer o que me faz feliz (é isso que eu quero!), mas este jogo entre o emocional e o racional está a dar cabo de mim. Sinto-me a andar por território desconhecido e sem ter alguém próximo com quem falar. Por isso agradeço as vossas respostas (:

Offline maluisa

• *
            • Novo Membro
            Como disse noutro post, tenho namorada há meses e amo-a muito...
            Nunca estive apaixonada por ela (mas já estive por outra menina) e sinto falta disso, e de mais atração física do que existe (até porque... é necessária no momento  :-X)

Cada vez mais me sinto atraída por homens... Mais do que por ela... Mas por ela sinto algo muito mais profundo...

Não sei que fazer, eu acho que estou na situação oposta que o resto do people no fórum..

Alguém tem alguma opinião??

Offline paulosabino

• Associad@
              • Membro Vintage
              • Género: Masculino
              Nunca estive apaixonada por ela (mas já estive por outra menina) e sinto falta disso, e de mais atração física do que existe (até porque... é necessária no momento  :-X)

Cada vez mais me sinto atraída por homens... Mais do que por ela... Mas por ela sinto algo muito mais profundo...

Não sei que fazer, eu acho que estou na situação oposta que o resto do people no fórum..

Ola, amas(?) mas não estás apaixonada, sentes algo profundo mas não sentes atração suficiente. Parece que estás a falar de uma grande amiga.
                - Vai chover...   
                 - Vai tu!!!!!!!!!!

Offline alexa87

• **
                • Membro Júnior
                • If life is so short....

Sim entendo que tenhas um grande carinho por ela e que a queiras bem. A queiras manter na tua vida e no fundo tenhas um grande amor por ela.

Mas ao nivel de atracção entendes que sentes atracção física e até sexual por outras mulheres e homens.

Não penses que estás mal porque és diferente das outras pessoas. Cada pessoa é diferente na forma como sente a sua sexualidade e se sente atraído ou não pelo mesmo e pelo sexo oposto.

Tens é que perceber se essa relação que tens é amorosa ou de amizade porque podem acabar muito magoadas.

Força e coragem.
                  take a chance to be different

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                  51 Respostas
                  55780 Visualizações
                  Última mensagem 6 de Abril de 2014
                  por ruben5
                  84 Respostas
                  16828 Visualizações
                  Última mensagem 18 de Novembro de 2014
                  por a human being